As uvas de mesa Furor fazem jus ao seu nome. Um híbrido relativamente recente surgiu surpreende com suas enormes bagas. A variedade resistente ao gelo e à doença é cultivada com sucesso nas regiões sul da Federação Russa, eles também estão tentando cultivá-la em condições mais severas.
Furor Hybrid Growth History
Este híbrido foi criado pelo criador amador V.U. Kapelyushny na região de Rostov. A forma híbrida (HF) foi obtida como resultado da polinização das uvas da seleção ucraniana Flora com uma mistura de pólen de variedades resistentes relativamente recentemente, no início do século XXI. Os cultivadores comuns o cultivam em suas parcelas desde 2013.
Flora das uvas, também conhecida como Laura, obtida dos pais do grupo oriental. É uma uva alta e alta, com grandes frutos doces, resistente ao oídio e à podridão cinzenta. Essa variedade possui flores do tipo funcional-feminino.
Descrição e características da variedade
Furor híbrido herdou muitas qualidades positivas de seu ancestral. É cultivada sem abrigo nas regiões sul e na faixa do meio; nas regiões mais ao norte, a vinha é protegida durante o inverno. As uvas se distinguem por bagas muito grandes, quase do tamanho de uma ameixa. A pele fina é coberta com um revestimento ceroso claro, a superfície é montanhosa. Bagas de cor preta, dentro de 2 - 3 sementes. A polpa é densa, suculenta e crocante. O cacho está levemente solto, pode ganhar peso de até um quilograma e meio.
Na região de Rostov, as bagas amadurecem até 10 de agosto. Nos subúrbios, para obter uma colheita precoce, é melhor cultivar uvas em uma estufa. O amadurecimento das uvas por mais um mês pode ficar pendurado em um arbusto sem perder suas propriedades de consumo.
O jovem híbrido Furor recebeu um nome varietal apenas por suas excelentes qualidades - frutos grandes, amadurecimento precoce, resistência ao gelo, resistência a doenças. As formas híbridas obtidas como resultado dos primeiros cruzamentos não podem garantir a transferência de um conjunto rigidamente fixo de propriedades positivas para a prole. Uma planta varietal é caracterizada por um conjunto de caracteres estáveis; GF é apenas um dos estágios de seleção. Para que uma forma híbrida se torne uma variedade, são necessários anos de trabalho de criação.
Os testes varietais de Furor ainda estão em andamento, as seguintes propriedades são declaradas:
- Resistente ao gelo. Sem abrigo, pode tolerar geadas até -24 ° C.
- Resistente a doenças.
- Cedo, período de vegetação 105-110 dias.
- As sessões anuais amadurecem em 75%.
- Overgrown.
- Bagas grandes pesando 20-30 ge tamanho 40 x 23 mm.
- O teor de açúcar nas bagas é de 21 a 22%.
- A acidez da fruta é de até 5 - 6 g / l.
- O sabor das bagas é harmonioso, doce.
- A nota é tabela.
As uvas são bem propagadas por estacas e enteados, é fácil plantar em qualquer estoque. As desvantagens do híbrido incluem sua alta produtividade. O cacho é amarrado mais do que o arbusto é capaz de suportar.
Várias fontes indicam a presença de flores bissexuais Furore; a maioria dos amantes que cultivam essa uva observa que ela possui flores do tipo funcional feminino com pólen que não é capaz de fertilizar.
O cultivo de uvas com um tipo de floração funcional feminino envolve sua colocação perto de arbustos - polinizadores. Um bom doador de pólen são as uvas passas. Na estufa, o Furor terá que ser polinizado artificialmente ou polinizado para evitar "descascar", a formação de pequenos frutos sem sementes.
Vídeo: descrição da forma híbrida Furor
Características do plantio e cultivo de variedades de uvas Furor
Este híbrido é atraente não apenas por seus frutos extraordinários, mas também por sua despretensão; não é exigente em cuidados, resistente a doenças, bem adaptada ao inverno.
Aterragem
As uvas preferem solos levemente ácidos. Na região noroeste, recomenda-se que, antes do plantio, a farinha de dolomita seja adicionada ao solo com uma reação ácida. Enriquecerá o solo com magnésio e não levará à alcalinização. A farinha de dolomita é adicionada anualmente aos solos ácidos de argila; essa operação é melhor realizada no outono. Para 1 quadrado. m contribuem com 300 - 500 g de farinha.
Para o pouso, escolha um local ensolarado, protegido do vento. Tall Furor reage mal ao vento norte. A água subterrânea deve estar a pelo menos 2,5 metros das raízes do calcanhar.
Dependendo da região, as uvas são plantadas de maneiras diferentes. Em áreas áridas, o calcanhar é enterrado meio metro no solo, em áreas frias é recomendado um plantio raso, com uvas subterrâneas de alto nível plantadas em uma colina. A planta é alta, quando o plantio de arbustos em uma fileira entre eles deixa uma distância de 3-4 metros.
Galeria de fotos: padrões de plantio de uvas
- Plantação de uva em profundidade clássica
- Plantando uvas em uma colina com uma ocorrência próxima de águas subterrâneas
- Uvas plantadas em posição inclinada, mais fáceis de abrigar durante o inverno
- Plantação clássica de arbustos de uva em uma vala
- Vala para o cultivo de uvas na Sibéria
Rega
Uvas não toleram excesso de água. Regue a planta frequentemente após o plantio, regue a videira adulta enquanto o solo seca. Durante o período de maturação, paramos de regar para que as bagas não quebrem. Se o verão estava seco e quente, no outono, preparando as uvas para o inverno, nós "nutrimos" o sistema radicular com água.
Top vestir
No início da primavera, as uvas precisam de nitrogênio, durante a floração e após a colheita das bagas, ele precisa de potássio e fósforo. Você pode conviver com fertilizantes orgânicos, esterco e cinzas. Caso contrário, usamos fertilizantes minerais - carbonato, superfosfato e sulfato de potássio nas doses recomendadas pelas instruções.
- Nitrogênio - introduzimos feridas na primavera e na primeira metade do verão.
- Fósforo - necessário para a planta durante a floração e a formação de frutos, alimentamos na primavera e no verão.
- Potássio - uma cobertura de outono obrigatória, ajuda a planta ao inverno. Quando aplicado na primavera, estimula o crescimento das mudas, a cobertura do verão acelera o amadurecimento da fruta.
É aconselhável "cuidar da videira" no início da primavera, organizando-a para "caroços de nutrientes". Cavas pequenas com 30 cm de profundidade são cavadas entre os arbustos, que são preenchidos com uma mistura de esterco (10 partes) e superfosfato (1 parte). Molhe o conteúdo do poço e encha-o com terra. As raízes crescerão ativamente na camada quente da superfície para alcançar o "tratamento".
Vídeo: regar e alimentar adequadamente as uvas durante a floração
Tratamento de Pragas e Doenças
Recomenda-se que o híbrido resistente à doença seja pulverizado profilaticamente na primavera e no outono, após a colheita, com as preparações usuais da uva. Recomendado para a destruição de um parasita específico são usados contra pragas.
Vídeo: como se proteger contra doenças e pragas
Corte, conformação, normalização
O híbrido Furor alto precisa de poda anual. Recomenda-se que esta operação seja realizada no outono antes do abrigo. Na videira deixe 6 a 8 gomos, o número total de gomos no arbusto deve estar entre 35 e 40 peças. A poda das uvas permite obter uma colheita alta e estável; a normalização é necessária para obter uma colheita de qualidade.
Normalize a colheita e normalize os rebentos. Ao normalizar a colheita, clusters e inflorescências extras são removidos. Ao normalizar por brotos, brotos frutíferos fracos e finos são removidos. Para cada variedade, são desenvolvidas tabelas especiais para calcular a carga da colheita no mato, de acordo com a qual elas realizam a normalização.
Galeria de fotos: normalização de um arbusto de uvas
- Ao normalizar brotos, removemos brotos fracos e subdesenvolvidos com bons brotos
- Após a polinização, é claramente visível quais clusters estão com pouca poeira. Eles podem ser excluídos.
- Deixamos apenas aglomerados fortes, removemos supérfluos
O híbrido de alto rendimento Furor requer normalização obrigatória. A sobrecarga da colheita afeta negativamente o amadurecimento da videira e a colheita do ano seguinte. Os arbustos jovens requerem atenção especial. Uma uva de dois anos de idade já é capaz de trazer uma colheita, sem necessidade de sobrecarregá-la. Recomenda-se deixar 2 - 3 pincéis, um na filmagem.
Monitore a condição do arbusto durante o período de maturação. No verão, os brotos devem crescer vigorosamente; se o crescimento deles parou e a ponta endireitada da parte atesta isso, significa que é gasta muita energia em comer as frutas. Nesse caso, é necessário remover vários clusters sem se arrepender para reduzir a carga.
Vídeo: normalização de uvas por brotos
Vídeo: normalização da colheita em cachos
Aparando o arbusto, formamos simultaneamente. Dependendo do terreno, é recomendável usar as formas de arbusto mais adequadas para as condições de cultivo. Se você planeja abrigar uvas para o inverno, dê preferência a formas não padronizadas: leque, cordão. Os jardineiros iniciantes são incentivados a aplicar a formação de arbustos de acordo com o sistema proposto pelo cientista francês Guyot.
Preparações de inverno
Este híbrido é resistente ao inverno, tem invernos bem nas regiões sul sem abrigo. Nas regiões do norte, deve ser cuidadosamente protegido. Na pista do meio, concentre-se nas características do inverno em sua área. Os gomos e os rebentos amadurecidos de Furor podem suportar geadas de até -24 ° C, mas se houver pouca neve ou inverno instável e o degelo for possível, é melhor cobrir a planta. Em qualquer caso, as plantas jovens precisam de proteção contra geadas.
A planta está acostumada ao clima frio gradualmente: no primeiro ano em que cobrimos, no segundo ano em que também cobrimos, no terceiro ano em que cobrimos parcialmente a videira, deixando uma manga fechada.
Galeria de fotos: preparando uvas para o inverno
- Os brotos da uva podem congelar em locais onde a videira está em contato com o suporte de metal
- Enrole a videira com material não tecido. Você pode usar sacos de açúcar
- Sob a videira, coloque madeira, para que não toque o chão
- A maneira mais “antiga” de cobrir uma videira é enterrá-la no chão
Para preparar a planta para o inverno, você precisa remover a videira de seu suporte, envolvê-la com material de “respiração” e colocá-la no chão. Se o inverno estiver nevado, as uvas hibernam sem problemas. Sob uma camada de neve de 10 cm de espessura, a temperatura é 10 ° C mais alta que a temperatura do ar.
Para as uvas, não é terrível a geada, mas os degelos que ocorrem repetidamente e são substituídos por temperaturas negativas. Sob tais condições, as uvas sob abrigo podem amadurecer e os brotos abertos começam a florescer e a congelar.
A resistência ao gelo das uvas depende diretamente de quantos nutrientes ela acumula durante a estação de crescimento nas raízes, na videira e na madeira perene. Os mais resistentes ao gelo são arbustos com formações de arbor e arco. Depois, existem arbustos com formação de cordão. Formas sem estampar são mais suscetíveis ao congelamento devido à falta de madeira perene.
- Superalimentar com nitrogênio e falta de potássio e fósforo diminui a maturação da videira e pode congelar.
- Doenças, pragas e granizo danificam a massa das folhas e enfraquecem a planta.
- Com um alto nível de frutificação, a maior parte dos nutrientes é enviada para as bagas, e nada resta para o desenvolvimento de raízes e novos rebentos. Um arbusto esgotado pode morrer no inverno, é necessário normalizar.
Mesmo se as uvas congelarem no inverno, há uma chance de que elas se recuperem dos brotos de substituição. Este ano, ele não agradará a colheita, mas formará um arbusto.
Vídeo: dicas de um jardineiro experiente sobre como cobrir uvas
Vídeo: abrigamos uvas nos Urais
Comentários de viticultores
No verão passado, no meu arbusto, Furora foi a primeira colheita. Não havia pincéis grandes, um monte de bagas ovais soltas, quase pretas, peso 10-12 g, carne carnuda, densa, com notas de cereja. A colheita pode ficar pendurada em um arbusto por um longo tempo, transportável e armazenada. Bagas não racham, não são danificadas por vespas. O furor é muito vigoroso, a videira amadureceu bem. Comporta-se muito resistente a doenças. Geralmente, parece ter um bom desempenho, mas havia também um sentimento de que ele ainda não havia se dispersado.
Monakhova Vera Andreevna (Kazan)//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?f=56&t=1335&start=30
O FUROR produz frutos há dois anos. O crescimento é fraco, a videira é fina. No ano passado, deixei um ramo - o peso é de 800 gramas, as bagas dos cachos estão alinhadas, até 20 gramas, a superfície das bagas está irregular, as bagas amadurecem nos cachos ao mesmo tempo, as vespas adoram. No ano passado, havia 8 cachos com peso de 1 a 1,2 kg, amadurecidos em 21 de agosto. Parece-me que o FUROR ainda não foi disperso no meu site .... Na FUROR, a baga é carnuda, mas não líquida; com uma trituração, os tons de cereja estão presentes no sabor.
Zhanna Fayfruk (região de Voronezh)//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?f=56&t=1335&start=20
A forma tem um gosto muito bom! Eu (e não apenas eu) parecia sentir o gosto de geléia de cereja. Muito incomum.
Liplyavka Elena Petrovna (Kamensk)//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?t=1335
Comecei o Furore este ano com rápido crescimento e floração. Desde a primeira frutificação, deixou três pincéis. Cresceu bem, a videira está perto de seis botões de amadurecimento. A baga começou a manchar. Vamos tentar que tipo de uvas com um nome tão promissor. Este ano eu experimentei Furor em sua vinha. Eu o tenho da Biysk da Vanin V.A. , e ele tem de Kapelyushny V.U. Deixou três sinalizando. No final de setembro, a forma, tamanho e cor das bagas são iguais às suas, mas o sabor não parece ter amadurecido. A videira amadureceu e até cortou as estacas. As uvas são lindas, poderosas; enquanto eu sair, economizaremos madeira, normalizaremos a carga, talvez algo dê certo.
Valyaev Andrey Nikolaevich (Território de Altai)//vinforum.ru/index.php?topic=266.0
Ele chamou a atenção para o florescimento de Furora. No entanto, devo admitir que a flor no meu Furoor é feminina.
Mikhno Alexander (Território de Krasnodar)//vinforum.ru/index.php?topic=266.0
Este ano, temos polinização em Furore bastante pobre; embora a produtividade geral seja boa, mas os clusters estão frouxos .... O sabor, é claro, é maravilhoso. Duas frutificações foram observadas em um dos arbustos. A flor é fêmea funcional, a polinização sempre parece muito ruim, mas depois de derramar bagas, você entende que o oposto é verdadeiro - a polinização é suficiente apenas para a formação de cachos soltos nos quais as bagas não esmagam. No ano passado, o mato estava sobrecarregado, a videira amadureceu mal.
Evgeny Polyanin (região de Volgogrado)//vinforum.ru/index.php?topic=266.0
A forma híbrida das uvas Furor cresce bem em campo aberto no sul. Uma variedade resistente a doenças não é exigente em termos de cuidados e de alto rendimento. Suas bagas gigantes têm excelente sabor. Uma estação de crescimento curta e uma resistência ao gelo relativamente alta tornam seu avanço para o norte promissor. A desvantagem é o tipo de floração funcional-feminina; serão necessários vizinhos bissexuais para a frutificação.