Por muitos anos As uvas são um símbolo de fertilidade, uma fonte de vitaminas úteis e as melhores matérias-primas para a produção de vinho.
O dono da vinha não permanecerá no colo, especialmente se ele cuidar da futura colheita corretamente. Na nossa região, as uvas crescer como uma cultura de efeito estufa, o que provoca um curto período de verão, frio precoce, freqüentes geadas da primavera.
Prós de crescer em uma estufa
O cultivo de uvas na estufa é relevante tanto para a faixa central da Rússia como para as regiões do sul. No primeiro caso pode crescer variedades, que simplesmente não tem tempo para amadurecer em condições de campo aberto, e no sul você pode obter uma colheita de bagas muito mais cedo do que o tempo estabelecido. Além disso:
- crescer em condições de estufa pode proteger a planta das adversidades da natureza (chuva, vento, neblina, mudanças de temperatura);
- é muito mais conveniente realizar cuidados, especialmente na primavera e no outono;
- aromatizante qualidade de bagas não é pior aqueles que amadurecem em plantas no campo aberto;
- Bagas menos crack, porque eles são protegidos de gotas de chuva caindo;
- abrigo pode proteger contra insetos e pássaros, bem como de muitas doenças e pragas. Reduz o número de tratamentos químicos contra oídio, oídio;
- ao lado das uvas Você pode plantar outras culturas em fileiras: morangos, rabanetes, nabos, verduras (salsa, cebola, endro, manjericão);
- às vezes na mesma sala jardineiros crescer Tulipas e outras flores bulbosas para venda adicional.
Escolha de variedades
Em condições de estufa, você pode cultivar diferentes variedades de uvas. A experiência dos viticultores mostra que os mais bem sucedidos entre eles são as variedades de mesa com maturidade precoce ou muito precoce:
Bulgária é estável (Rainha de Paris) - uvas búlgaro âmbar amarelo. Caracteriza-se pela alta resistência a doenças, não requer polinização química, frutifica bem.
The Song (Milagre branco) - difere maturação muito cedo. Bagas são grandes, açúcar, cor verde-amarelo.
Laura - dá altos rendimentos, distingue-se por grandes cachos e bagas suculentas. Com bons cuidados, o peso dos cachos individuais pode atingir 2-2,4 kg.
Transparente - uma boa variedade para comer, cozinhar pratos caseiros e bebidas. Bagas amadurecem açúcar e sabor.
Além das espécies listadas, você pode escolher: Arcadia, início do norte, Corinto russo, Moscou Stable, Michurinsky e outros.
Alguns produtores adquirem mudas de diferentes condições de forçar, que permite a colheita durante a estação quente da primavera até o final do outono. Você pode combinar variedades precoces com variedades posteriores.
Requisitos para a estufa
Como cultivar uvas em uma estufa? Antes de começar a plantar as videiras que você precisa escolher e equipar corretamente a sala.
- A construção mais bem sucedida é considerada tipo de arco. Estes são frequentemente escolhidos para o cultivo de flores;
- A altura da estufa deve ser entre dois e meio a três metros. A área total é escolhida com base nos propósitos do cultivo. Para comer bagas em alimentos e preparações domésticas uma pequena sala é adequadae para venda sua área pode ser mais de 20-30 metros quadrados.
Sobre como construir e fortalecer uma estufa feita de policarbonato, como fazer um único convés arqueado (parede)a partir dos caixilhos das janelas ou escolher uma estufa já pronta, bem como a forma correta de colocar o edifício no site, você pode verificar em nosso site.
Tipos de estufas para uvas:
- Filme - bom como um refúgio sazonal. Eles permitem proteger a planta dos caprichos da natureza, para apoiar seu desenvolvimento e crescimento, para obter uma colheita melhor.
- Abrigo de policarbonato - adequado para fora de temporada (durante todo o ano) aplicação. Eles são apoiados por uma estrutura de apoio e saídas de ventilação especiais para ventilação.
Em lojas especializadas, há uma ampla seleção de designs que você pode adquirir no site. Para cada projeto Uma instrução de montagem detalhada está incluída. e use. Algumas empresas até oferecem serviços para a montagem de tais instalações.
Isso aumenta o custo do dinheiro, mas minimiza o incômodo e o tempo gasto. Muitos jardineiros preferem fazer tais desenhos independentemente de meios improvisados, porque economiza custos de dinheiro 4-5 vezes.
Trabalho preparatório
Preste atenção ao trabalho preparatório que deve ser realizado antes do desembarque mudas:
- A videira pode estar localizada dentro e fora da estrutura. A haste principal da planta deve necessariamente entrar em uma zona fechada, então uma abertura é feita na parte inferior da parede.
- Prepare o solo. Para o cultivo mistura adequada de solo fértil, solto e leve, que pode ser preparado a partir de terra, areia, argila, turfa, giz triturado (a uma taxa de 90 gramas para cada segundo balde de dez litros de solo) e fertilizantes minerais.Para que uma planta desenvolva raízes profundas e fortes, recomenda-se despejar a mistura em uma vala profunda preparada.
- Por favor, note que a temperatura do solo na sala deve ser mais quente do que na rua. A temperatura ótima pode ser alcançada através de aquecimento artificial.
- Para proteger a planta de queimaduras solares dentro do quarto sistema de tensionamento do fio de suporte (na posição horizontal) com intervalos de 20 a 30 cm, o fio superior é posicionado a 35-40 cm abaixo da crista e a pelo menos 35 cm do vidro.
- Certifique-se de cuidar de uma boa drenagem. Se não existir, coloque os tubos em adição.
Características do desembarque
Tecnologia de cultivo de uvas em uma estufa, inclui uma série de regras:
- Os arbustos jovens começam a ser plantados no final do inverno;
- O esquema para o plantio de uvas na estufa é o seguinte: um poço profundo e largo (pelo menos 35-40 cm) é escavado para o plantio. Na parte inferior da fóvea no centro você pode fazer um pequeno monte (como ao plantar uma macieira), arrume a muda verticalmente no centro, endireite as raízes, encha-a de terra, derrame e derrame levemente;
- Antes do plantio, é desejável fazer fertilizantes orgânicos (composto, adubo maduro demais).
- preste atenção à distância entre as plântulas, que deve ser de pelo menos 50-65 cm. A videira terá espaço livre suficiente para o desenvolvimento e formação do caule principal.
- Não se esqueça de olhar para a aparência de jovens arbustos e raízes antes de plantar. A planta deve ser saudável e forte.
Regras de recorte
Depois de plantar as mudas conduta pasyning. Corte os rebentos fracos, de modo que a fábrica não gaste neles forças durante o crescimento e envie-os a ramos saudáveis.
Inflorescência com flores imaturas, conforme necessário também deve ser excluído. A poda de hastes inférteis executa-se ao nível de 5 folhas. Para brotos de segunda ordem - até a primeira folha.
Com o passar do tempo, é necessário fazer o desbaste dos cachos.Tesoura afiada cuidadosamente cortar bagas internas, juntamente com o que nas videiras remover várias pequenas partículas. Não se esqueça de polinizar as uvas à mão. Para isso, basta sacudir ligeiramente os ramos com inflorescências florescentes.
No outono, corte ramos longos até o nível do broto inicial e corte as hastes em dois terços de todo o comprimento.
Rega e cobertura
Características de rega:
- A primeira rega é realizada imediatamente após o plantio.
- Então, para manter a umidade ideal do solo, os arbustos jovens são regados uma vez a cada 6-7 dias.
- Durante o período de floração, a rega é suspensa, como no período da formação das bagas. A umidade excessiva afetará negativamente a qualidade da cultura.
- Por favor, note que à noite as uvas da estufa não são regadas. A superabundância de umidade no ar causará rachaduras nas bagas.
Aplicação de fertilizantes:
- Os pensos superiores de azoto aplicam-se com muito cuidado;
- Antes do plantio, é desejável fazer fertilizantes orgânicos;
- Durante o florescimento dos botões, você pode demolir o nitrato de amônio para um bom desenvolvimento das folhas ea formação de gemas e antes da floração - superfosfato;
- Durante o crescimento adicional, apenas os fertilizantes foliares são adicionados. O superfosfato e as cinzas são usados após o término do período de floração.
Uvas para invernada
Antes dos primeiros resfriados, a planta precisa esconder ao abrigo (aproximadamente no meio de outubro).
Para isso, as videiras são inclinadas para o chão, cobertas com uma densa camada de ramos de abeto e um material de cobertura.
Como material de cobertura, você também pode usar cobertores, sintepon, serragem.
Se o telhado da estufa é removido, a planta pode inverno no aberto sob a neve.
Problemas com rolamento de frutas
Por que não frutificar as uvas na estufa?
- falta de nutrientes (zinco, manganês, boro) - começar a alimentar corretamente planta;
- pode ocorrer e a situação inversa - um excesso de fertilizantes nitrogenados.Neste caso a planta dá toda a sua força na formação de verdura, frutifica pobremente ou não traz bagas em absoluto;
- afeta a produtividade e tecnologia de poda. Para a cidade, o não amadurecimento das bagas conduz ao desbaste prematuro das videiras. Segue também realizar poda fora de época de ramos.
Cultivar uvas em uma estufa é uma ocupação incômoda, que demanda muito tempo e esforço. Mas o resultado vale a pena. A preparação adequada da sala, a observância da tecnologia de plantio e o bom cuidado permitirão uma colheita rápida, abundante e deliciosa!
Vídeos úteis sobre o cultivo de uvas em uma estufa: