É improvável que haja um jardineiro que nunca veja ou experimente o melão da garota da fazenda coletiva. O sabor do mel lembra a infância. Agora muitos estão tentando cultivar melões em suas parcelas, mas os sucessos estão longe de ser sempre bem-sucedidos. A cultura, apesar de pertencer à mesma família dos pepinos e da medula vegetal bem conhecidos dos jardineiros há muito tempo, é muito mais exigente em termos de cuidados. A variedade Kolkhoznitsa é uma exceção agradável, combinando relativa falta de humor com boa resistência ao frio e produtividade abundante. Muitos jardineiros não trocam esse tipo de melão por nenhum híbrido moderno.
Melão Kolkhoznitsa, suas vantagens e desvantagens
O melão Kolkhoznitsa, como o próprio nome sugere, é uma conquista dos criadores soviéticos. Foi retirado na região de Rostov no final dos anos 30 do século passado e entrou no Registro Estadual em 1943. A variedade é recomendada para o cultivo na região do Mar Negro, no norte do Cáucaso, na região do Volga, nos Urais, na Sibéria e no Extremo Oriente, ou seja, em quase todas as regiões da Rússia. Isso se deve à resistência atípica ao melão, que é uma das principais vantagens do agricultor coletivo. E para provar, quase não é diferente dos frutos do "mel" do sul.
Este tipo de melão é classificado como meio da temporada. Desde o momento da germinação das sementes até o corte dos primeiros frutos, passam de 77 a 95 dias. O período de maturação específico é bastante afetado pelo clima.
Os arbustos não são muito grandes, mas você também não os chamará de compactos. Os rebentos do agricultor coletivo estão se espalhando o suficiente. As hastes são finas, levemente ásperas ao toque. As folhas são de tamanho médio, em forma de coração, as bordas são esculpidas em pequenos recuos.
A fruta (abóbora) na forma de uma bola quase regular ou oval. O peso do melão é pequeno - 0,7-1,3 kg. Existem "campeões" pesando cerca de 2 kg, mas raramente. Alguns consideram esse tamanho até uma vantagem da variedade. O melão pode ser consumido por vez, não irá ao ar na geladeira. Sujeito ao esquema de plantio, o rendimento total é de aproximadamente 2,1-2,6 kg / m².
A pele é brilhante ao sol, suave ao toque, amarelo-alaranjado ou dourado brilhante, na maioria dos casos sem padrão. Apenas ocasionalmente no lado que estava de frente para o sol é exibida uma "malha" grossa. A pele não é grossa. É flexível, mas forte o suficiente. Isso leva a uma boa transportabilidade. Mas salvar o agricultor coletivo por um longo tempo não vai funcionar. Você pode estender um pouco esse período removendo os melões ligeiramente verdes.
A polpa é branca cremosa ou cor de manteiga, densa, com fibras fracamente expressas, triturações leves. Não há necessidade de falar sobre o gosto - todo mundo sabe e quase todo mundo gosta. A polpa também possui um aroma característico com notas de mel e baunilha. O agricultor coletivo é elogiado por melão e doçura. O teor de açúcar da polpa é alto - 11-12%.
A variedade possui imunidade "inata" a todas as variedades de bacteriose, mas é suscetível a outras doenças. Especialmente, o agricultor coletivo sofre de oídio, antracnose e fusarium.
Na maioria das vezes, esse melão é consumido fresco. Mas a Collective Farm Girl é adequada para trabalhos caseiros. Conservas em calda de açúcar, compotas cozidas, conservas, marshmallows, até fazem doces, frutas cristalizadas e marmelada. O sabor é preservado, apenas o aroma desaparece.
Um agricultor coletivo é uma variedade, não um híbrido, respectivamente, as sementes podem ser coletadas independentemente. Mas, ainda assim, após alguns anos, as plantas obtidas dessa maneira tendem a degenerar, caracteres varietais são amplamente perdidos. Portanto, o material de plantio precisa ser atualizado.
O melão Kolkhoznitsa não é apenas saboroso, mas também extremamente saudável. A polpa contém muitas vitaminas A, C, E, grupo B. Dos oligoelementos, pode-se notar a presença de potássio, magnésio, zinco, cobre, manganês e iodo. Frutas frescas, devido ao seu baixo teor calórico (33-35 kcal por 100 g), são uma adição muito agradável a qualquer dieta. Mas a partir do uso de melão seco para quem quer perder peso, é melhor abster-se. O conteúdo calórico de uma sobremesa é quase 10 vezes mais.
O melão promove a produção de hormônios, em particular a serotonina. Também é conhecido como "hormônio da felicidade". O consumo regular de polpa nos alimentos ajuda a eliminar a depressão crônica, os ataques de ansiedade sem causa e a lidar com a insônia.
A fibra ajuda a digerir alimentos pesados; portanto, o melão é frequentemente servido com presunto, carne de porco cozida e faz parte de muitas saladas de carne. Isto é principalmente típico da cozinha mediterrânea. Também ajuda a lidar com as consequências do envenenamento, removendo toxinas do corpo, toxinas, sais de metais pesados e radionuclídeos.
A baga também é procurada em cosmetologia. O betacaroteno contido na polpa melhora a cor da pele, nutre e amacia e ajuda a suavizar as rugas finas. Máscaras feitas de melão ajudam a eliminar manchas e sardas da idade. Quando o suco é adicionado à água para enxaguar os cabelos, eles adquirem um brilho natural, os bulbos se fortalecem, a caspa desaparece.
Vídeo: benefícios de saúde dos melões
Plantando sementes para mudas e cuidados adicionais
O melão Kolkhoznitsa pode ser cultivado a partir de sementes adquiridas e de auto-coleta. Mas neste último caso, eles precisam se deitar por 2-3 anos. A taxa de germinação de sementes frescas é muito menor, e as plantas obtidas a partir delas formam flores "masculinas" muito mais do que "femininas". As sementes de melão maiores e mais pesadas são selecionadas para o plantio. Certifique-se de pré-implantar. Isso ajuda a aumentar a germinação e ajuda a proteger futuras plantas contra doenças fúngicas.
A primeira coisa a fazer é embeber as sementes por pelo menos 10 a 12 horas em uma solução de bioestimulante. Uma ampla seleção desses medicamentos é oferecida em lojas especializadas. Os mais comuns são Epin, Kornevin, humato de potássio, heteroauxina. Algumas substâncias de origem natural têm um efeito semelhante - suco de aloe, mel, ácido succínico, ácido bórico misturado com sulfato de zinco.
Então o endurecimento é realizado. Durante o dia, as sementes de melão são mantidas em uma garrafa térmica cheia de água quente (cerca de 40 ° C). Em seguida, a mesma quantidade - à temperatura ambiente comum. O passo final é colocar as sementes na geladeira (não no freezer) por 18 a 20 horas.
Doenças fúngicas - um ponto fraco da variedade de agricultores coletivos. Portanto, pouco antes do plantio em vasos ou no canteiro, as sementes são imersas por um quarto de hora ou um pouco mais em um biofungicida diluído em água na proporção especificada nas instruções do fabricante. Os medicamentos mais comumente usados são Alirin-B, Tiovit-Jet, Strobi, Rayek, Topaz. As sementes tratadas devem ser lavadas sob uma corrente de água fria e secas até que se soltem novamente. Você também pode usar uma solução de permanganato de potássio-violeta para a desinfecção. Mas o tempo do procedimento aumenta para uma hora e meia a duas horas.
Vídeo: embeber as sementes de melão antes de plantar
Qualquer transplante, bem como a colheita, o melão percebe muito negativamente. Este é um teste sério, especialmente para mudas jovens, que partem dele, como de uma doença grave. Portanto, as sementes são semeadas imediatamente em vasos individuais de turfa, cujo volume excede ligeiramente um copo. Eles não podem se orgulhar de uma alta porcentagem de germinação, por isso é melhor jogar com segurança, colocando em cada um não um, mas 2-3 peças. Em seguida, as mudas são transferidas para o leito juntamente com um tanque, que gradualmente "se dissolve" no solo.
Em princípio, o agricultor coletivo providenciará o melão para um substrato universal comprado em uma loja. Mas a melhor opção é uma mistura de húmus e turfa com a adição de uma pequena quantidade de areia e esmagada até um estado pulverulento de giz ou carvão ativado. Os dois últimos componentes impedem efetivamente o ataque de fungos patogênicos. Qualquer substrato deve ser esterilizado antes do uso.
As mudas estão se desenvolvendo rapidamente, atingindo os 15 a 17 cm de altura necessários em 25 a 30 dias. Neste ponto, 4-5 folhas verdadeiras já foram formadas. Portanto, as sementes são semeadas antes do dia 20 de abril. Espécimes suficientemente desenvolvidos são plantados em um local permanente no final de maio e possivelmente no início de junho. A data específica é determinada com base nas condições climáticas da região. Ao mesmo tempo, vale a pena notar que as plantas “maduras” se adaptam a um habitat diferente muito pior e por mais tempo. Se for planejado cultivar os agricultores coletivos em estufas, todas as datas serão alteradas 15 a 20 dias atrás.
Para cultivar mudas saudáveis, até um jardineiro iniciante pode pagar:
- Duas sementes são semeadas em tanques cheios com o substrato preparado, imersos no solo por 4-5 cm, antes e depois do substrato é umedecido moderadamente. As capacidades se transformam em um viveiro, fechando com vidro ou um filme transparente. Sementes germinadas não precisam de iluminação. A temperatura na sala onde estão os vasos é mantida a 25-30 ° C durante o dia, reduzindo-a para 20-22 ° C à noite.
- O processo de germinação das sementes é atrasado em cerca de uma semana. Depois disso, as mudas precisam fornecer horário de verão de pelo menos 12 horas. Naturalmente, isso provavelmente não funcionará, então a iluminação é praticada usando lâmpadas convencionais de LED ou fluorescentes ou lâmpadas especiais. A temperatura mais adequada para a formação de mudas saudáveis é de 25 a 28 ° C.
- Para impedir o desenvolvimento da “perna negra”, um pouco de areia fina é adicionada às bases das mudas. O substrato é umedecido em abundância, mas somente quando seca após a rega anterior. A primeira vez que as mudas são regadas somente depois de verem a primeira folha real desdobrada. Não há necessidade urgente de alimentar mudas em desenvolvimento. O solo é nutritivo o suficiente para fornecer tudo o que é necessário até ser transferido para o jardim ou para a estufa. Uma exceção são as plantas que não parecem muito saudáveis. Eles ocorrem após algumas semanas após o surgimento da loja de fertilizantes para mudas, especialmente projetada para mudas. É diluído em água, mantendo com precisão a proporção recomendada pelo fabricante. Não deve conter cloro. A cultura reage inequivocamente a esse microelemento.
- Na fase do aparecimento da segunda folha real dos vasos em que ambas as sementes brotaram, um espécime menos desenvolvido é removido. Para não danificar as raízes das mudas restantes, elas não a retiram do solo, mas a cortam ou prendem o mais próximo possível da superfície.
- Os melões, nos quais três folhas se formaram, são beliscados para estimular a formação de novos brotos laterais pela planta.
- As amostras restantes nos vasos devem ser extintas. Eles começam a realizar esse evento em algum lugar 7-9 dias antes do transplante esperado. No primeiro dia, eles têm horas suficientes para permanecer ao ar livre; então, esse tempo é gradualmente aumentado, de modo a deixar as mudas "passar a noite" ao ar livre no último dia.
Vídeo: como cultivar mudas saudáveis de melão e cuidar dele
Mesmo um melão temperado é transferido para o leito preparado somente depois que a ameaça de geada da primavera provavelmente passa. Mesmo o agricultor coletivo resistente ao frio não sobreviverá a temperaturas negativas. Nesse momento, o substrato deve ser aquecido até 12-15 ° C a uma profundidade de 10 cm.
Entre plantas adjacentes no canteiro, elas mantêm um intervalo de 80 a 90 cm, o espaçamento entre fileiras é de 120 a 140 cm e os poços são derramados abundantemente com água morna e aquecida. Um punhado de húmus e uma colher de chá de superfosfato simples são derramados no fundo. As mudas são colocadas nos orifícios para que o nódulo de terra levemente (não mais que 5 cm) se erga acima do solo. Não é necessário forçar muito o solo. Então, por algumas semanas, é aconselhável proteger as mudas da exposição ao sol brilhante, colocando-as acima do leito do arco e puxando sobre elas qualquer material de cobertura branca. Você também pode cobri-los com capas de papel grossas ou galhos de coníferas.
O leito correto para o melão e o plantio de sementes diretamente no solo
Comparado com pepino e abobrinha, o melão é muito mais exigente na qualidade do solo. Isto também se aplica ao agricultor coletivo não particularmente exigente. Portanto, a preparação do jardim no outono deve receber a atenção principal.
O substrato é leve. Nesse solo, a umidade não fica estagnada. Sierozem ou barro é bom. Para dar a "fofura" necessária, ela é desenterrada duas vezes - no outono e na primavera, em algum lugar algumas semanas antes do plantio. É necessário adicionar areia a um substrato pesado - cerca de 5 l / m².
Outro requisito dos agricultores coletivos para o solo - nutrição. Portanto, no processo de escavação, é necessário introduzir húmus ou composto apodrecido (mas não estrume fresco de vaca). Este último tem um efeito negativo sobre a imunidade da cultura, sabor e aparência da fruta. Um medidor linear exigirá cerca de 10 litros. Se o equilíbrio ácido-base for diferente de neutro, é normalizado. Farinha de dolomita, cinzas de madeira ou casca de frango esmagada em pó são adicionadas ao substrato ácido. Em lascas de turfa alcalina ou serragem fresca (melhor de árvores coníferas).
Fertilizantes minerais são aplicados duas vezes. Durante a escavação do local selecionado no outono - fosfórico (35-45 g / m²) e potássio (20-30 g / m²), na primavera - nitrogênio (10-15 g / m²).
Com um substrato levemente salino, a cultura é acondicionada, bem como com excesso de matéria seca. Mas a água subterrânea que se aproxima da superfície a menos de 1,5 m é um motivo sério para procurar outra área para os leitos. Colinas para melões são melhores que planícies. A cultura não tem muito medo dos ventos, mas o ar úmido e a umidade estagnada no solo por um longo tempo são destrutivos para ela.
Para cada estação seguinte, um novo local é selecionado para o cultivo de melão. Deve estar aberto, bem aquecido pelo sol. Certifique-se de levar em consideração o que cresceu no jardim antes. Cereais de inverno, qualquer leguminosa, todas as variedades de repolho, cebola, alho, adubo verde não prejudicam as plantações. O pobre agricultor coletivo cresce após beterraba (comum e folhosa), cenoura e Solanaceae (especialmente tomate).A cultura só pode ser devolvida ao antigo jardim após 2-3 anos e, se as plantas sofrerem de alguma doença, a "quarentena" será estendida para 5 anos. Eles o plantam o mais longe possível de pepinos, abobrinhas e outros "parentes" da família Pumpkin. A polinização excessiva é possível com um resultado completamente imprevisível. A migração de pragas também é muito provável.
Plantar sementes de melão Kolkhoznitsa imediatamente no jardim, sem abrigo - um método na Rússia disponível apenas para residentes da região do Mar Negro e do norte do Cáucaso. Em todos os outros casos, os canteiros deverão ser apertados com material de cobertura nos arcos, removendo-o no calor e fechando novamente as plantações quando esfriar. 10 ° C para o melão do agricultor coletivo já é um mínimo crítico, a vegetação diminui acentuadamente e, nos Urais e na Sibéria, essas temperaturas não são incomuns no verão. Assim, o jardineiro terá que viver constantemente no local, que nem todo mundo pratica.
O procedimento está previsto para a segunda década de maio ou início de junho. O procedimento de tratamento de sementes acima é necessário. O esquema de desembarque recomendado também é seguido. As sementes em orifícios preparados e umedecidos são semeadas em um par de pedaços, polvilhados com turfa desintegrada ou húmus misturados com cinzas. A espessura ideal da camada é de 4 a 5 cm. Até que as sementes do agricultor coletivo germinem, o leito é mantido sob um plástico preto. Depois é transformado em uma "estufa", puxando os arcos do material de cobertura. Somente quando as mudas atingem o tamanho de mudas adequadas para o plantio no solo é que podem ser removidas por um dia. Após outros 20 a 25 dias, a estufa é completamente removida. Esse abrigo também é útil para proteger o substrato do alagamento. Portanto, aqueles que têm uma grande "experiência" no cultivo de melão aconselham a restaurá-lo, no caso em que o verão é chuvoso e fresco.
O cuidado com as mudas no jardim é quase o mesmo, pois requer mudas dos agricultores coletivos no parapeito da janela. Rega abundante obrigatória do substrato de secagem. Pela primeira vez, os melões são alimentados antes de 1,5 meses após a germinação das sementes. É imperativo dedicar tempo e energia para evitar ataques de pragas. Eles podem causar muito mais dano às mudas jovens do que às plantas adultas.
Dicas para cultivar melão Agricultor coletivo em campo aberto e em estufa
O agricultor coletivo difere favoravelmente de seus "parentes" por um humor menos favorável ao sair, mas isso não significa que se possa esperar fazer uma boa colheita sem ter idéia das nuances da tecnologia agrícola.
Quanto tempo passa entre a rega é afetado pela idade da planta e pelo clima. Durante uma hora e meia a duas semanas após a transferência das mudas para um local permanente, o solo é mantido em um estado moderadamente úmido o tempo todo, regando a mulher da Fazenda Coletiva a cada 2-3 dias. Em seguida, os intervalos entre os procedimentos são aumentados para 6-7 dias (na ausência de precipitação). Porém, no calor, pode ser necessário umedecer diariamente o substrato. 14-16 dias antes do corte planejado das frutas, a rega é completamente interrompida para que o melão obtenha a doçura máxima e não rache.
A taxa de consumo de água para amostras recentemente transferidas para as amostras de jardim é de 1,5 a 2 litros, para melões adultos - de 3,5 a 4 litros. Melhor para a planta, se o procedimento for realizado de manhã cedo. Cada vez depois, o solo é cuidadosamente solto. A água é derramada nas ranhuras nos corredores ou nas ranhuras do anel ao redor da base das hastes. A irrigação por gotejamento é ideal para a cultura, mas organizar tudo que você precisa nem sempre funciona puramente tecnicamente. Mas aspersão e rega de um regador, uma mangueira para um agricultor coletivo não é recomendada com muita força. Gotas caindo nas folhas e brotos provocam o desenvolvimento de podridão, queda de flores e ovários de frutas, especialmente se for usada água fria. Derramar sob as raízes também não vale a pena - o substrato é rapidamente lavado, elas são expostas e secas.
Para um desenvolvimento harmonioso, o melão precisa regularmente de novas porções de macronutrientes, sendo alimentado a cada duas semanas. Pela primeira vez, o procedimento é realizado após algumas semanas (ou um pouco mais) a partir do momento do transplante de mudas no solo. Até que os ovários de frutas se formem, a cultura precisa de nitrogênio. Os fertilizantes mais comuns que contêm esse macroelemento são carbamida, sulfato de amônio e nitrato de amônio. Eles são trazidos na forma seca, espalhando-se na cama após o afrouxamento ou diluídos em água. Uma alta concentração do fármaco na solução não beneficiará as plantas; 10-15 g por 10 litros serão suficientes.
Você pode cozinhar e se alimentar. Estrume de vaca fresco, fezes de frango, folhas de urtiga e folhas de dente de leão são usados como matérias-primas. O recipiente é preenchido com cerca de um terço e adicione água morna. Em seguida, o recipiente é bem fechado e deixado por 3-4 dias ao sol. O fato de o fertilizante estar pronto pode ser julgado pela aparência de um "aroma" característico. Antes do uso, ele deve ser filtrado e diluído com água na proporção de 1:10. A concentração de excrementos na solução é reduzida em outras 1,5 vezes.
Os frutos maduros precisam principalmente de fósforo e potássio. Para alimentar os melões durante esse período, eles passam a usar fertilizantes comprados em lojas para cabaças (Gumi Omi, folha pura, mestre, Bona Forte). Jardineiros que não gostam de produtos químicos os substituem por cinzas de madeira. Você pode simplesmente adicioná-lo à base das hastes ou preparar uma infusão, despejar 0,5 litros de matéria-prima com três litros de água fervente.
Vídeo: Dicas sobre cuidados com o melão
A formação da menina da fazenda coletiva é um procedimento obrigatório. A experiência dos jardineiros indica que exclusivamente flores "masculinas" são formadas na parte principal. "Feminino" e, consequentemente, os frutos são formados apenas nas pestanas laterais. Para estimular a planta a ramificar, aperte o melão na fase de cultivo das mudas. Mas não vale a pena sobrecarregá-lo. Em um clima sulista adequado para a cultura, você pode deixar de 3 a 4 brotos, nos Urais, na Sibéria e em outras regiões com condições climáticas semelhantes - não mais que duas.
Em arbustos poderosos, os agricultores coletivos deixam 5-6 frutos, nos subdesenvolvidos - um máximo de 2-3 peças. Eles devem ser distribuídos de maneira mais ou menos uniforme. O intervalo mínimo entre eles é de cerca de 30 cm e também se concentra no calor e no sol da rua. Se o clima para o melão for claramente inadequado, a carga nas plantas será reduzida.
Então você precisa esperar até que os ovários de frutas atinjam o tamanho de um ovo de galinha. Brotos selecionados beliscam cinco folhas da última fruta. Além disso, eles precisam remover todos os enteados laterais. Sob os frutos maduros, eles colocam papel alumínio, vidro, madeira compensada e feltro para protegê-lo do contato com o solo. Isso pode desencadear o desenvolvimento de podridão. Com o mesmo objetivo, os restos de pétalas de flores são removidos dos ovários de frutas.
Vídeo: Formação Melão
Determinar se um melão está maduro é fácil. Começa a espalhar um aroma característico, a casca adquire uma tonalidade típica, o tom esverdeado desaparece, o caule seca. Se você bater em um melão, um som fraco é ouvido. O agricultor coletivo é cortado de manhã ou à noite, em clima seco, junto com uma parte do pedúnculo com 4-5 cm de comprimento. Ao mesmo tempo, você não pode puxar ou torcer o chicote.
Os frutos são manuseados com muito cuidado. A casca do agricultor coletivo é bastante densa, mas mesmo o seu pequeno dano leva à deterioração dos melões. O processo está acontecendo muito rapidamente, literalmente em 3-4 dias. Armazene as colheitas na geladeira longe de maçãs e bananas que produzem ativamente etileno. A colheita não é recomendada. Maduro O agricultor coletivo tem um sabor amargo desagradável.
O melão tem a propriedade de amadurecer após ser cortado da planta. Isso permite que você estenda um pouco a vida útil. Tais frutos são mantidos em local escuro, com boa ventilação a uma temperatura de 8 a 10 ° C e umidade de 60 a 65%.
O cultivo de agricultores coletivos em uma estufa permite que você faça uma colheita de 2 a 2,5 semanas mais cedo do que em campo aberto. No outono, o substrato deve ser limpo de detritos de plantas e esterilizado derramando água fervente ou uma solução escura de permanganato de potássio e framboesa. Certifique-se de derramar uma camada de húmus fresco com uma espessura de pelo menos 15 a 20 cm. Limpe os óculos e outras superfícies com uma solução de cal reduzida. Mesmo para a desinfecção, você pode queimar dentro de um pequeno pedaço de enxofre.
Uma diferença significativa do cultivo ao ar livre é que o jardineiro terá que cuidar sozinho da polinização. Para fazer isso, escolha uma flor "masculina", arranque as pétalas e manualmente, com um pincel macio ou uma almofada de algodão, transfira o pólen para as amostras "femininas" (elas podem ser facilmente distinguidas pela presença de um ovário de frutas na base).
O espaço na estufa é limitado, então os melões são cultivados apenas em uma treliça. Isso permite reduzir um pouco o intervalo entre as plantas (até 70 cm). Os brotos emergentes são direcionados para cima e amarrados aos fios estendidos horizontalmente à medida que crescem. Independentemente "rastejar" no apoio, agarrando-se a ele, o agricultor coletivo não é capaz.
Quando os ovários de frutas atingem o tamanho da bola para o tênis, cada um é colocado em uma rede. Ela, por sua vez, se apega a um gancho preso ao mesmo suporte. Melões cultivados em uma estufa são muito mais apresentáveis do que aqueles que amadurecem em campo aberto. São simétricos, de cor uniforme, com pele lisa, sem "tubérculos".
A estufa deve ser ventilada regularmente. Alta umidade e ar fresco são condições ideais para a vida de muitas pragas. Eles são adequados para fungos patogênicos.
A terra natal do melão é a Ásia Central. Portanto, é tolerante ao calor. Mas se a temperatura subir acima de 35 ° C, o processo de desenvolvimento das plantas diminui, "hiberna". Para evitar isso, em clima quente e ensolarado, os caminhos da estufa são cobertos com água fria e as janelas são borrifadas com cal hidratada diluída com água por dentro.
Vídeo: cuidar de melões cultivados em estufa
Uma desvantagem significativa da variedade é a tendência a danos por fungos patogênicos. O cuidado adequado, a rotação de culturas e um intervalo suficiente entre as plantas são uma boa prevenção, mas existem outras medidas eficazes. O mais perigoso para o agricultor coletivo:
- Oídio Folhas e brotos são cobertos com uma fina camada de placa, que lembra a farinha derramada. Gradualmente, engrossa e escurece, mudando de cor para marrom acinzentado. O tecido afetado seca e morre.
- Peronosporose (míldio). Na parte da frente da folha, manchas amarelas pálidas de forma irregular ficam borradas, o lado errado é apertado com uma camada contínua de placa cinza-púrpura. Os tecidos afetados apodrecem, escurecem e morrem.
- Fusarium (podridão da raiz). A base das hastes amolece, coberta com manchas acastanhadas "chorando". Um cheiro desagradável e podre vem do solo.
- Antracnose. As folhas são cobertas com manchas marrom-amareladas, nos rebentos e frutas são formadas pequenas “úlceras” recortadas de cor bege ou rosado. Os tecidos afetados apodrecem e morrem.
Galeria de fotos: sintomas de doenças típicas do melão Agricultor coletivo
- Oídio nas folhas parece ser um revestimento inofensivo fácil de apagar, mas na verdade é uma doença perigosa
- O clima quente e chuvoso contribui para o desenvolvimento da peronosporose
- É quase impossível notar o desenvolvimento do fusarium em um estágio inicial.
- A antracnose é uma doença perigosa que se desenvolve rapidamente.
Impedir o desenvolvimento da doença é muito mais fácil do que combater as consequências negativas mais tarde. Para prevenção, no processo de afrouxamento, o substrato da cama é polvilhado com enxofre coloidal, as próprias plantas são polvilhadas com giz triturado ou cinza de madeira. Vários cristais de permanganato de potássio são adicionados periodicamente à água para irrigação, dando uma tonalidade rosada. Cebola e alho são plantados em torno do perímetro e entre as linhas. Essas plantas produzem fungos patogênicos voláteis e destrutivos.
Os desembarques devem ser inspecionados regularmente, procurando sintomas suspeitos. Nos estágios iniciais do desenvolvimento, os remédios populares são suficientes para o tratamento. O mais comum deles - espuma doméstica ou sabão verde de potássio, diluído em água, carbonato de sódio ou bicarbonato de sódio, infusão de mostarda em pó. Também é adequado um kefir ou soro de leite diluído a 1:10 com a adição de iodo (gota por litro).
Se o tempo for perdido ou não houver um efeito esperado, recorra à "artilharia pesada" - fungicidas. Patógenos não toleram compostos de cobre. Mas deve-se lembrar que eles não podem ser usados para o tratamento de plantas com flores e se restar menos de um mês antes da colheita.
As preparações de origem biológica são preferidas, pois são as menos prejudiciais ao meio ambiente. Mas também há confiabilidade, comprovada por muitas gerações de jardineiros, líquido de Bordeaux e sulfato de cobre. Por via de regra, 3-4 tratamentos com um intervalo de 4-6 dias são suficientes. Mas nas fases posteriores do desenvolvimento da doença, o sucesso não é garantido. Fusarium é especialmente perigoso nesse sentido. O fungo se desenvolve por muito tempo exclusivamente nas raízes, não se manifestando de forma alguma na parte aérea da planta.
As amostras fortemente danificadas que não podem mais ser salvas não devem ser lamentadas. Esta é uma fonte de infecção. Portanto, eles são imediatamente removidos do jardim e queimados. O substrato neste local é desinfetado por derramamento com uma solução violeta saturada de permanganato de potássio ou sulfato de cobre a 5%.
Melões na Sibéria
Cultivar melão Kolkhoznitsa na Sibéria é bastante realista, mesmo em campo aberto. A variedade é bastante adequada devido à sua resistência ao gelo e à curta estação de crescimento.
Uma boa opção para esta região é a chamada cama quente. Uma camada de solo de 10 a 12 cm de espessura é removida em um local selecionado e uma camada de estrume de vaca apodrecido de 4 a 5 cm de espessura é colocada no fundo.Em seguida, o poço resultante é coberto com folhas, folhagem, galhos pequenos, serragem e outros resíduos de plantas. De cima, tudo é derramado com uma solução de fertilizante nitrogenado (20-25 g por 10 l) e uma camada de solo fértil com 20 a 25 cm de espessura é derramada.
As geadas de retorno na Sibéria não são incomuns não apenas na primavera, mas também no verão. Se um resfriamento agudo for esperado, as mudas serão protegidas das consequências negativas, fazendo fogueiras em torno do perímetro da cama. Outra maneira é pulverizar melões com Epin diluído em água fria (ampola de 5 L). O efeito deste tratamento dura 7-8 dias.
Vídeo: o cultivo de cabaças na Sibéria
Gardeners comentários
O agricultor coletivo é um melão no meio da temporada, está escrito "77-110 dias", entenda como você deseja. Talvez ele amadureça na região de Moscou, ou talvez não. Anteriormente, eu geralmente plantei sementes dos melões turcomenos que permaneceram após o melão. Plantei na estufa e, para minha grande surpresa, elas cresceram tão pequenas quanto uma bola, algumas eram doces, outras não.
Mandrake
//www.forumhouse.ru/threads/13024/
No ano passado, um agricultor coletivo cultivou melão em sua própria parcela - a colheita foi excelente, assim como do sul. Mas, se você se lembra, o verão passado foi muito quente. E este ano também há uma colheita, mas os melões são muito pequenos e não amadureceram. Eu pensei que eles amadureceriam no outono, mas o topo de todos eles murchava.
Medic
//indasad.ru/forum/62-ogorod/6437-dynya-kolkhoznitsa-raz-na-raz-ne-prikhoditsya
Melon Kolkhoznitsa estava comigo. Ela é a mais deliciosa de todas. Mas um menos - de uma planta apenas 1-2 frutas, uma vez que é uma variedade!
Charlie 83
//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=1231&start=30
O cultivo de variedades de melão fazendeiro coletivo que praticamos. Todos os anos existem melões, mas têm tanto a gosto de pepino ...
Milla
//dv0r.ru/forum/index.php?topic=15086.0
Minha mãe criou três melões da cultivar Kolkhoznitsa em uma estufa no ano passado. Os melões são um pouco menores que os de loja, muito perfumados, maduros, mas não muito doces. É verdade que eles foram plantados no canto mais distante da estufa, talvez não houvesse luz suficiente. Este ano, vamos colocá-los no lugar mais iluminado.
Blondilla
//forum.na-svyazi.ru/?showtopic=1486397
Por dois anos plantei melancias (Spark, Chill, Rakhat Lukum, Sugar Baby) e melões (Collective Farm Girl, Golden). Naturalmente, através de mudas, plantei tudo em campo aberto na segunda quinzena de maio. Eles começam a amadurecer em meados de agosto. Os melões não eram grandes, mas muito perfumados e doces.
Mulher turca
//forum.na-svyazi.ru/?showtopic=1486397
Eu moro em uma casa particular, temos um grande jardim e, portanto, estamos tentando plantar tudo. Incluindo melão. Eu realmente gosto de melões. Eu planto a variedade de fazendeiros coletivos há 4 anos, eu gosto, a colheita nunca falhou. Melão Kolkhoznitsa é a variedade mais popular, a variedade é no meio da temporada e generalizada. Os frutos são muito bem preservados e também não se deterioram durante o transporte. Faço geléia e geléia da fruta, preservo-a em potes e, no inverno, recebo uma comida tão deliciosa. Abra a jarra e saboreie. A planta em si, com uma haste fina, é muito alongada. Os frutos crescem esféricos, de cor amarelo alaranjado, macios ao toque. Quando a fruta é cortada, vemos uma polpa branca, gosto muito doce e triturações. E como cheira ... eu simplesmente não posso transmitir a você o aroma de um melão maduro. Frutas muito saborosas! Após a germinação, é necessário aguardar cerca de 80 a 90 dias e os frutos amadurecem. Meu marido e eu coletamos até 5 kg de uma planta. Colha o suficiente para toda a família e feche em potes para doces para o inverno. Às vezes até vendemos e tratamos conhecidos e amigos!
Darinkaa
//otzovik.com/review_925028.html
Existem muitas variedades de melão, você não pode listá-las todas, mas por muitos, muitos e muitos anos a Collective Farm Girl tem sido a minha favorita !!! Como eu a amo !!! Pela suculência, pelo paladar, pela doçura e ternura, e até pelo tamanho pequeno !!! Parece-me que é muito conveniente comê-lo de cada vez, e não está na sua geladeira cortada e com muito vento !!! E se um não for suficiente, você pode comer dois ou três de uma vez! Meu filho ama esse melão. Ela trata o resto com calma, mas a ama muito bem !!!
Pinki
//irecommend.ru/content/moya-samaya-lyubimaya-dynka
O tempo todo ela sonhava em cultivar melões no jardim. Eu moro na região noroeste. Para nossa região norte, uma variedade de melão foi criada em Kolkhoznitsa. Já tentei cultivá-lo várias vezes. Melões cresceram, mas não muito grandes. Temos que cultivá-las em mudas. Esta é outra dor de cabeça. Após o transplante, eles se enraizaram por um longo tempo, pode-se dizer, mesmo dolorosamente. Eles tiveram que alocar um lugar na estufa entre tomates ou pepinos. Esta é uma planta bastante termofílica. Mas, como eu entendi no ano passado, é desejável que o filme tenha sido completamente removido durante o tempo quente do dia. Por acaso, jogamos algumas sementes de melão em um canteiro aberto. Assim, enquanto estava quente, eles alcançaram seus parentes na estufa no desenvolvimento. Mas então, quando chegaram os dias mais frios, eles pararam de crescer. E também notei que essas sementes caídas acidentalmente brotavam mais fortes e saudáveis do que as que brotavam em casa. Curiosamente, os melões, como tomates, podem amadurecer em casa. Em uma queda, levamos um melão verde para casa, por diversão. De verde, ficou amarelo. Embora todos comemos nossos melões crescidos, não notamos muita suculência. Ainda assim, provavelmente devido à falta de sol.
Lezera
//otzovik.com/review_420994.html
Cultivar melões no jardim é uma questão bastante difícil. Mas existem variedades que são bastante adequadas para jardineiros não muito experientes, por exemplo, a Collective Farm Girl, que tem muitas vantagens inegáveis, graças às quais ela tem resistido à constante concorrência de novos produtos de criação por mais de 70 anos. O cuidado com as plantas não é muito complicado, embora, é claro, você precise se familiarizar com as nuances da tecnologia agrícola com antecedência. Pelos esforços despendidos, o agricultor coletivo agradecerá ao jardineiro com uma colheita de frutas muito saborosas.