Strawberry Eliane - hóspede holandês em jardins domésticos

Pin
Send
Share
Send

Os benefícios dos morangos para o corpo são conhecidos por todos - ele contém uma grande quantidade de vitamina C, fibra, ácido fólico e antioxidantes. Na estação quente, desfrutamos de frutas frescas refrescantes e, no inverno, é tão agradável abrir um pote de geléia perfumada ou fazer chá com folhas secas. A ampla disseminação dessa cultura de jardim torna os morangos um produto acessível. E quase todo jardineiro considera uma questão de honra cultivá-lo em sua trama. Existem muitas variedades de frutas, cada uma com características próprias. Entre os mais bem sucedidos - morangos com um nome incomum e delicado Eliane.

A história do cultivo e descrição da variedade de morango Eliana

Variedade de morango Eliana foi criada na Holanda no final dos anos 90. O autor é Albert Konnings. A variedade é ótima para crescer em um clima continental. Recomendado para pequenas fazendas privadas, embora na Europa seja freqüentemente produzido em escala industrial.

Possui um arbusto forte e poderoso, com pedúnculos altos, localizados no nível da folha ou superior. Eliana é uma variedade precoce: você pode começar a colher frutas no final de maio. Com os devidos cuidados, produz uma grande colheita - até 2 kg de cada arbusto. Continua a dar frutos até o final de julho. À medida que amadurecem, as bagas não se tornam menores. A variedade é de frutos grandes - o peso das bagas pode chegar a 90 g. Os frutos têm uma forma cônica alongada, polpa densa, mas delicada, uma cor vermelha brilhante e brilhante, saem facilmente do pedúnculo, têm um agradável aroma a morango e excelente sabor.

Os frutos de morango de Eliane combinam doçura de sobremesa e um pouco de acidez

Características da classe

Como qualquer agricultura, Eliana tem várias características positivas e algumas desvantagens.

Vantagens:

  • auto-polinizado. Isso possibilita que a planta não dependa de insetos polinizadores, permite o cultivo de morangos em espaços fechados (na varanda, na estufa);
  • tolera bem o frio. Por exemplo, o inverno é bom nos subúrbios e na Carélia, especialmente com bons abrigos. Mas deve-se notar que, após invernos muito severos, pode restaurar a massa vegetativa e a produtividade por um longo tempo;
  • tem imunidade a várias doenças de podridão, mofo e fungos;
  • pouco exigente para a qualidade e composição do solo;
  • não precisa de transplante frequente - em um local é capaz de dar frutos por 8 a 10 anos sem perder o rendimento.

Desvantagens:

  • não tolera calor extremo. Em altas temperaturas e escassez de água, as bagas estão ganhando massa fracamente, podem secar. Uma planta sob tais condições forma mal um bigode;
  • com alta umidade e tempo chuvoso, as bagas perdem seu sabor doce, o excesso de ácido aparece.

Eliana atende plenamente a expectativa de uma grande colheita

Características do plantio e cultivo de variedades de morango Eliana

A tecnologia de plantio da variedade como um todo atende a todos os requisitos gerais para o cultivo de morangos.

Seleção de mudas

Você pode comprar mudas de morango quase em qualquer época do ano, mas isso afetará a forma como ela criará raízes. Comprar e plantar plantas jovens no final do verão ou no outono não é considerado o período mais favorável, pois os morangos terão pouco tempo para se enraizar. Os arbustos podem não sobreviver ao inverno frio. Mais favorável para iniciar o cultivo de morango será o período da primavera. Com a escolha certa, plantio competente e condições favoráveis, as plantas rapidamente se enraízam e têm tempo para produzir colheitas. No entanto, o melhor momento para pousar é considerado no meio do verão. Obviamente, você não terá tempo para remover as bagas nesta temporada, mas peça um bom começo para futuras colheitas, pois os arbustos jovens terão tempo suficiente para se instalar em um novo local, desenvolver o sistema radicular e os botões de flores.

Ao escolher mudas, atenção especial deve ser dada à aparência e qualidade das mudas:

  1. Não deve haver pontos ou manchas nas folhas. A presença deles indica que o morango é afetado pela doença.
  2. Lâminas de folha pálidas ou enrugadas são sinais de necrose da praga tardia e presença de um carrapato na terra. As folhas devem ser verde-escuras.
  3. As mudas podem ser realizadas com raízes abertas e seu comprimento deve ser de 7 a 9 cm. Se a planta for vendida em recipientes fechados, as raízes deverão crescer sobre todo o volume do solo.
  4. Quanto mais espesso o tamanho do pescoço da raiz e dos chifres em crescimento (o diâmetro deve ser de pelo menos 6-7 mm), melhor para a planta.

Jardineiros experientes escolhem cuidadosamente mudas de morango

Além disso, é possível desinfetar as mudas antes do plantio, colocando arbustos e vasos em uma quente (cerca de 50sobreC) água. Isso é feito em duas etapas, mantendo-se entre elas por meia hora. A permanência dos morangos na água em cada etapa não passa de 20 minutos. Este procedimento ajudará a se livrar da maioria dos insetos nocivos que podem estar na planta. E para a prevenção de doenças, imediatamente antes do plantio, as mudas são colocadas por 5 minutos em uma solução de sulfato de cobre e sal (1 e 3 colheres de chá., Respectivamente, por 10 l de água). Depois disso, os arbustos devem ser lavados com água pura.

Seleção de local e plantio de morangos no chão

O mais bem-sucedido seria uma área sem vento, com boa iluminação. Deve ser plano ou com uma inclinação mínima. A melhor escolha não seria a planície, pois pode acumular excesso de umidade e ar frio. Não quebre as camas à sombra de grandes árvores ou edifícios, e também não muito longe das solanáceas - batatas, tomates, tomates, pimentas. Essas plantas privam os morangos de nutrientes, levando-os em grandes quantidades do solo. Além disso, o risco de infecção da cultura das bagas com a praga tardia aumenta, uma vez que as plantas solanáceas são bastante suscetíveis a ela.

Eliana não é muito exigente quanto à qualidade do solo. No entanto, quanto melhores e mais ricos os nutrientes no solo, mais abundante e saborosa é a colheita do morango. O mais favorável será o terreno com baixa acidez, barro ou barro.

Uma terra rica em nutrientes permitirá que os morangos floresçam e dêem frutos em abundância

Antes do plantio, é necessário cavar bem cedo e profundamente nos canteiros, bem como fertilizar. Seu número dependerá da área de futuros desembarques. As proporções são as seguintes: 1 m2 São necessários 5-6 kg de fertilizantes orgânicos (húmus) e 30-35 g de fertilizantes minerais.

Também será útil tratar o solo com uma solução a 1% de fluido Bordeaux para evitar possíveis danos às plantas por doenças fúngicas.

A marcação das fileiras de morangos é realizada após a sedimentação da terra escavada. É possível plantar mudas a uma distância entre fileiras de 40 a 60 cm e entre arbustos - de 15 a 20 cm.Neste caso, as antenas aparentes devem ser removidas em tempo hábil, mas não menos de três vezes durante a estação.

O mais favorável para o plantio de morangos é o horário da tarde ou um dia nublado. Isso é necessário para evitar que as plantas murchem, pois as raízes ainda não conseguem trazer água para as folhas e o calor provocará uma evaporação excessiva. O solo deve estar moderadamente úmido. Cada arbusto de mudas deve deixar no máximo 3 folhas e encurtar as raízes para 9 a 10 cm, se forem muito longas. O desembarque é realizado em um monte de terra, no qual as raízes são distribuídas uniformemente, após o que o buraco é coberto de terra, garantindo que o rim superior esteja ligeiramente acima do nível do solo. Uma penetração forte pode causar deterioração e, ao contrário, muito alta, secar. Quando o plantio é concluído, as plantas jovens são regadas e cobrem o local com uma camada adicional de solo ou húmus para evitar a secagem.

Vídeo: plantando mudas de morango no chão

Molhar e mulching

Nos primeiros dias após o plantio, os arbustos devem ser regados com uma quantidade moderada de água. Após 1,5 semanas, você pode aumentar a porção de umidade, mas reduza a frequência da rega. Deve-se ter em mente que os morangos são uma planta que ama a umidade, mas não gostam de excesso de água. Portanto, a rega deve ser ajustada dependendo do clima. Em média, é necessário realizar procedimentos de água 2-3 vezes por semana.

Água não deve ser permitida em flores e frutos.

Não se esqueça de soltar o solo para uma melhor penetração de umidade nas raízes. A água usada para irrigação deve estar quente. Para os morangos, a cobertura morta é muito favorável, pois permite reter a umidade do solo por mais tempo e impede o crescimento de ervas daninhas. Grama cortada, serragem, palha e agulhas podem atuar como cobertura morta.

Top vestir

Ao alimentar, a idade das plantas deve ser levada em consideração. Para os jovens, é necessária uma nutrição aprimorada durante o período de crescimento e formação da parte verde, em adultos mais velhos - no momento do amadurecimento das bagas. Para fertilizantes, você pode usar preparações complexas e orgânicas, diluindo-a com água: excrementos de pássaros na proporção de 1:14, esterco misturado com feno ou palha - 1: 7 (dependendo da composição inicial do solo e das condições gerais dos morangos, é usado de 15 a 25 kg de fertilizante por 10 m2) Após a colheita, você também deve alimentar as plantas para que elas possam estocar nutrientes antes da temporada de inverno.

Morangos de inverno e se preparando para a nova temporada

Antes de proteger as cristas de morango para o inverno, é realizada uma inspeção de rotina das plantas. Ao mesmo tempo, as folhas secas e doentes são removidas. Em seguida, os morangos são alimentados e adicionalmente plantados, incluindo espaçamento entre linhas que caem, assim como o solo entre os arbustos. Como material principal para abrigo, use agrofabric ou uma dupla camada de agrofibra.

Com o advento da primavera, o material de cobertura e a cobertura morta são removidos, as plantas são inspecionadas novamente, as peças mortas ou deformadas são removidas. Para que o solo aqueça mais rapidamente, vários centímetros de terra são adicionalmente removidos.

Vídeo: aquecimento de morangos para o inverno

Possíveis doenças e tratamento

Eliana é uma variedade resistente a doenças. No entanto, não há 100% de garantia de que a doença será evitada. Pragas também podem infectar plantas.

Tabela: Doença comum de morango

A doençaSinaisMétodos de tratamento e prevenção
Podridão cinzentaEsta doença fúngica se espalha para as partes verdes e os frutos. Eles são os primeiros a serem atingidos. Ondulações deprimidas de cor cinza são formadas nas bagas, que são cobertas com um revestimento macio e cinza. Posteriormente, se espalha para outras partes da planta. Como resultado, o mato seca.
  1. De fungicidas são utilizados de acordo com as instruções de Horus, Switch, Fundazol. Esses medicamentos são capazes de penetrar na planta o mais rápido possível e iniciar o combate aos fungos.
  2. Os arbustos fortemente afetados devem ser destruídos.
OídioUm revestimento esbranquiçado aparece na planta, que parece uma teia de aranha. Toda a parte aérea é afetada. Os arbustos mudam de cor, tornando-se marrom-bronze. As folhas enrolam e secam. As frutas ficam brancas e podem rachar e mofo.Para o tratamento, Topázio, Bayleton, Euparen são usados ​​de acordo com as instruções. Eles processam as plantas várias vezes, excluindo o período de floração e maturação da colheita. Também é aconselhável usar medicamentos diferentes para excluir a dependência do fungo à substância ativa.
Praga tardiaChamado por um fungo. Primeiro, as folhas são afetadas, depois os pecíolos, pedúnculos, frutas, especialmente imaturos. Manchas marrons ou marrons aparecem na planta, as folhas apodrecem, as bagas secam.Para combater esta doença, é possível usar Abiga-peak, Bordeaux líquido, sulfato de cobre.
Carrapato (transparente) de morangoÉ difícil ver esse inseto a olho nu. Vive em folhas jovens, que sofrem muito com a atividade do carrapato - ficam amarelas, enrugam e morrem. Isso afeta o rendimento: as bagas crescem muito menores que o tamanho possível ou secam antes do tempo. A planta se torna menos resistente ao frio.
  1. Se o tempo permitir o crescimento de novas folhas, após a frutificação, a maioria dos parasitas pode ser eliminada removendo completamente a parte verde dos arbustos.
  2. Depois disso, o local é tratado com Akarin, Fufanon ou Actellik, com preparações alternadas.
  3. Remédios populares como a infusão de cebola ou alho são eficazes.

Galeria de fotos: sinais externos da doença do morango

Comentários

Para mim, essa variedade mostrou seu melhor lado - em termos de produtividade, sabor e resistência a doenças, além de Donna e Alba. E eles deram tantos bigodes que não há lugar para colocá-lo e é uma pena jogá-lo fora.

Sergey IP

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=4465

Nós crescemos no terceiro ano. Os arbustos são grandes e saudáveis, começa a vegetar cedo, as bagas são grandes, de formato cônico, muito doces.

Andorinha siberiana

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=6993

Variedade muito legal. Crescendo com minha irmã na Alemanha. A variedade é muito cedo. Bagas de média densidade, mas transportáveis. A baga é saborosa, aromática. Tem um gosto um pouco melhor que Clery. A produtividade, na minha opinião, está no nível da variedade Marmolada.

Tezier

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=4465

Se desejado, um par de arbustos Eliana pode ser cultivado mesmo na loggia. A variedade é autopolinizante, por isso é possível garantir a formação de frutos, mesmo em ambientes fechados. Apesar de os morangos poderem aliviar os sintomas de dores de cabeça, participe da prevenção da doença de Alzheimer, doenças cardíacas, anemia, use-a com moderação. Isso permitirá não obter um efeito colateral na forma de uma alergia inesperada, mas usar todas as propriedades benéficas de uma baga maravilhosa na íntegra.

Pin
Send
Share
Send