Os arbustos de framboesa são cultivados em todos os lotes da casa. Desde a infância, o cheiro único de framboesa e o sabor doce estão associados ao sol suave do verão e a um momento maravilhoso de recreação ao ar livre. E se, além das framboesas comuns, também for possível plantar espécies remanescentes no jardim, você poderá desfrutar de frutas até a neve! A variedade Polka é especialmente popular; não é sem razão que é chamada de favorita dos jardineiros.
História crescente
Reparando Raspberry Polka - uma conquista da seleção polonesa. A variedade foi obtida por Jan Danek em 1993 no Instituto de Horticultura e Floricultura em Brzezn por polinização de Otm Bliss e linha P89141. Após o teste, foi apresentado em 2003 na exposição internacional Fruit Focus em Berlim. Desde então, a Polka é líder no reparo de variedades para plantações industriais na Polônia, no Reino Unido e em muitos outros países.
Descrição da nota
A variedade de maturação média amadurece no final de julho - início de agosto. O período de frutificação é longo, cerca de 3 meses. Os residentes de verão, deixando parte das filmagens para o próximo ano, devido à dupla colheita, têm a oportunidade de desfrutar de framboesas perfumadas do início do verão ao final do outono. Em escala industrial, para não sobrecarregar as plantas, todos os arbustos são cortados e colhidos apenas a colheita principal. A baga chega ao mercado quando muitas variedades já foram criadas. Isso permite não apenas fornecer aos consumidores produtos vitamínicos frescos, mas também trazer bons lucros para o agricultor.
Diferentemente das espécies comuns, a framboesa remont começa a dar frutos no primeiro ano de plantio. A colheita pode ser colhida duas vezes por temporada, porque não apenas as bienais, mas também as brotações anuais são frutíferas.
Uma característica das framboesas remont é a capacidade de amadurecer, mesmo com o início da geada. Afinal, isso é realmente um milagre: as bagas da Polca, mesmo que caiam sob uma pequena geada de -1-2 ° C, amadurecem, apesar da baixa resistência à variedade da variedade. Os agricultores também são atraídos pela alta produtividade, em comparação com Hércules, a Polana Polka é uma das favoritas. O rendimento médio é de 3,5 kg m2, mas os indicadores podem ser significativamente maiores: na Inglaterra, 12 toneladas de bagas, grandes e bonitas, foram coletadas de 1 hectare. Mas a principal vantagem é o sabor magnífico da polka de framboesa, que causa um verdadeiro boom.
Outra vantagem dessa variedade reparadora é que não há bagas com um buraco de minhoca nos arbustos. O amadurecimento das frutas ocorre no final do verão, quando termina o voo de insetos nocivos e o besouro de framboesa sai do solo antes da primavera.
Características da polca de framboesa
É um arbusto de tamanho médio que não excede 2 m de altura. As hastes são de crescimento reto, fortes, com espinhos fracamente pronunciados. Um arbusto estável com um poderoso sistema radicular não fica nem mesmo sob o peso das bagas maduras, o que permite que você fique sem apoio adicional. A formação de brotações é média, uma muda forma até 10 filhos de raiz, que podem ser usados para variedades reprodutivas. Uma grande vantagem de framboesas remontantes é uma quantidade limitada de crescimento excessivo, devido à estrutura fibrosa da raiz, para que as plantas não preencham toda a área.
Frutos vermelhos brilhantes com uma leve pubescência são coletados em pincéis de 7 a 10 peças. As bagas são de forma cônica, bonitas, grandes, de até 3 cm de comprimento, com um peso médio de 10 a 12 g e um peso máximo de 15 g, muito saborosas devido ao teor equilibrado de açúcar e ácido. Uma acidez discreta, leve e agradável e um aroma pronunciado de framboesa enfatizam o sabor único da variedade. A drupa é pequena, a polpa é suculenta, densa, não aquosa, não se torna seiva por muito tempo, o que permite preservar a apresentação das bagas após a coleta e o transporte.
As framboesas crescem bem em terreno aberto e fechado. No início da temporada, brotações crescem a partir do rizoma, no qual as formações de frutas começam a se formar. A polca é uma das primeiras a amadurecer nas filiais anuais - a frutificação ocorre 2 semanas antes do Heritage cv.
A resistência ao gelo é baixa, é necessário cobrir as hastes para o inverno. No entanto, ao cortar as partes aéreas, não é necessário abrigo. A polca é imune à podridão cinzenta - uma doença comum das framboesas, e o ácaro também não tem medo.
Entre os pontos fracos, deve-se notar a baixa tolerância ao calor extremo. Ao sol, quando o ar aquece acima de 35 ° C, o arbusto começa a secar, as bagas são assadas.
A variedade também está predisposta à podridão radicular, câncer radicular e murcha de verticílio. Medidas preventivas oportunas e conformidade com a tecnologia agrícola ajudarão a evitar doenças.
Variedade incrível
Recursos de desembarque
Tendo criado condições confortáveis para a Polka, levando em consideração suas características, é possível aumentar significativamente a produtividade.
O melhor lugar para framboesa
As framboesas de reparo devem ser colocadas em locais bem iluminados. A falta de luz pode atrasar significativamente o amadurecimento, reduzir a produtividade e prejudicar o sabor das frutas.
Nas regiões central e norte, são plantados arbustos no lado sul do local, protegido do vento frio por cercas, sebes ou edifícios agrícolas. Nesses locais, a neve permanece no inverno, cobrindo de forma confiável os rizomas das framboesas, e com o advento da primavera, ela derrete mais rapidamente e o solo esquenta mais cedo.
Conhecendo a suscetibilidade da Polca a doenças do sistema radicular, deve-se evitar planícies pantanosas ou áreas onde as águas subterrâneas se aproximam. A profundidade ideal das camadas de água é de 1,5 m. O plantio da baga e nas colinas é indesejável: no inverno frio, a neve sopra e a terra é exposta, e no verão as plantas sofrem com a seca.
A framboesa pode crescer em qualquer terra, mas prefere mariscos ou solo arenoso com baixo nível de acidez. Os arbustos se enraízam no solo argiloso, no entanto, haverá significativamente menos bagas. Para tornar o solo mais solto e leve, basta adicionar areia (10 kg m2). Para aumentar a fertilidade do solo arenoso, é necessário introduzir doses aumentadas de fertilizantes e realizar rega abundante. Você pode reduzir a acidez usando cal (500 g m2), feito para escavar com antecedência.
O autor dessas linhas necessariamente observa a rotação de culturas e tenta não plantar framboesas depois de batatas, tomates e morangos. Eu costumo colocar a baga no local onde, na temporada passada, cultivava grama de cereal, ervilha, feijão ou abóbora com abobrinha. As framboesas retornam ao seu local original antes de 4-5 anos.
A framboesa cresce bem ao lado de arbustos de groselha, amora, árvores frutíferas (cerejas, macieiras), hortaliças (cenouras, pepinos) e não tolera bairros com espinheiro e uvas, que agem deprimente.
Tempo de pouso
Arbustos com um sistema de raiz aberta criam raízes bem no início da primavera, até que os botões florescem. Mas, ao mesmo tempo, a colheita não será tão generosa, porque todas as forças da planta são gastas na construção do sistema radicular e na formação de brotos. Portanto, uma aterrissagem de outono ainda é preferível. Mas isso deve ser realizado 2-3 semanas antes do congelamento do solo, para que as mudas tenham tempo para criar raízes, se acostumar com o novo habitat e endurecer antes do inverno.
As plantas de contêineres plantadas por transbordo com um grande pedaço de terra se adaptam muito mais fácil e rapidamente a um novo local, de modo que seu plantio é possível na primavera, verão e outono.
Seleção de material de plantio
É aconselhável comprar mudas em viveiros com boa reputação ou centros de jardinagem. Cada planta possui uma etiqueta com o nome da variedade, idade e um breve memorando sobre as regras de plantio e cuidados. Ao escolher mudas, atenção deve ser dada à aparência. Os rebentos devem ser flexíveis, com cerca de 1 cm de espessura, com casca lisa e sem manchas. O sistema radicular fibroso deve ser úmido, bem desenvolvido e consistir em 2 a 3 raízes, com cerca de 10 cm de comprimento, não devendo ser plantadas com raízes secas ou quebradas - é improvável que se enraízem.
A melhor opção é comprar mudas de contêineres com dois anos de idade. Eles têm um sistema radicular poderoso e bem formado e transferem facilmente o transplante.
Geralmente, uma grande variedade de mudas acontece no final da temporada, quando a geada está por vir. É tarde demais para plantar plantas e, para preservá-las até a primavera, elas são colocadas no prikop. Eles cavam uma vala de 15 cm de profundidade no jardim, inclinando um lado. As mudas são colocadas sobre ela, polvilhadas com terra e compactadas para que o ar gelado não penetre nas raízes. Topo coberto com ramos de abeto para proteger contra roedores.
Nuances de desembarque
2-3 semanas antes do plantio, prepare uma seção sob a framboesa. Eles cavam a terra, selecionam ervas daninhas e, para aumentar a fertilidade, enchem-se de húmus (2 baldes / m2) com a adição de fertilizante universal Kemir (70 g / m2) ou superfosfato (50 g) e sal de potássio (30 g m2), que pode ser substituído por cinzas (300 g). Cal (500 g / m2) deve ser adicionado ao solo ácido.
Geralmente usado tipos lineares ou arbustos de plantar framboesas. Com o método linear, eles cavam trincheiras de 50x45 cm e plantam plantas a uma distância de 70 cm uma da outra, deixando 1,5 a 2 m entre as fileiras, o que contribui para uma boa iluminação e arejamento das framboesas, tornando mais fácil cuidar e colher. Formando uma baga a partir de arbustos separados, faça furos de 60 cm de largura até 45 cm de profundidade e plante 2 mudas em cada uma. Deixe pelo menos 70 cm entre os caroços, porque com o tempo os arbustos crescerão significativamente.
Antes do plantio, as raízes das mudas são mergulhadas por 2 horas em uma solução de bioestimulante (Kornevina, Heteroauxin). O fungicida Fundazol (1 g 1 l) pode ser adicionado ao líquido para prevenir a podridão das raízes. Plantas com um sistema radicular fechado são mantidas em solução até que o coma da terra amoleça.
Processo passo a passo
- No fundo da vala ou poço, uma parte da terra fértil é derramada na forma de uma colina.
- Uma muda é colocada sobre ela, distribuindo uniformemente as raízes em diferentes direções. A fábrica de contêineres é transportada juntamente com um pedaço de solo.
- Eles adormecem com o solo, deixando o pescoço da raiz aberto.
- É compactado para que a terra fique bem adjacente às raízes.
- Um sulco é formado ao redor do arbusto e meio balde de água é introduzido nele.
- Cubra a zona das raízes com palha ou outro material de cobertura morta.
- Corte brotos a uma altura de 40 cm do chão.
No início da primavera, quando ainda há neve no local, cubro a framboesa com filme plástico preto. A cor preta atrai os raios do sol, sob esse abrigo a neve derrete rapidamente, a terra se aquece bem e o processo de vegetação das plantas começa muito antes.
Vídeo: plantio de queda de framboesa
Cuidar de framboesas
O grau de reparo Polka é mais exigente que as framboesas comuns para condições de cultivo.
Rega e afrouxamento
A cultura precisa de rega regular. Calor e seca severos afetam negativamente a forma do feto e a produtividade geral. Ao sol, as bagas são assadas, deformadas, os arbustos murcham. A umidade ideal do solo para o crescimento de framboesa a uma profundidade de 20 a 30 cm é de cerca de 80%. Se o teor de umidade do solo for reduzido para 65%, os arbustos devem ser regados uma vez por semana, gastando um balde de água no mato. Após o final da temporada, se não houver chuva, é necessário realizar a irrigação por carregamento de água, gastando 2 baldes por arbusto.
No entanto, o excesso de umidade é prejudicial para a Polca. A estagnação da água no solo pode causar suprimento insuficiente de oxigênio às raízes, amarelando o topo das plantas. Nesse caso, pare de regar e solte a terra ao redor do arbusto.
Existem várias maneiras de hidratar a baga: aspersão, irrigação ao longo de ranhuras e irrigação por gotejamento. A pulverização de água sob a forma de gotas é realizada usando uma mangueira com um spray ou plantas de chuva. Este método é melhor utilizado em clima quente e seco: permite não apenas saturar folhas, brotos, solo com umidade, mas também aumentar a umidade do ar. Mas a aspersão não é usada durante o amadurecimento das bagas, para que elas não fiquem azedas. Ao regar pelas ranhuras, a água é derramada nos recessos feitos nos corredores ou ao redor do arbusto e, após absorver a umidade, eles devem ser preenchidos.
A maneira mais eficaz de hidratar a baga é a irrigação por gotejamento. A água sob pressão é fornecida através de tubos colocados ao longo das fileiras de framboesas e, através de distribuidores, é entregue diretamente às raízes das plantas. Como resultado, a umidade necessária é mantida constantemente na camada do solo e a produtividade aumenta em 30%. Além disso, a irrigação por gotejamento é totalmente automatizada e facilita muito o trabalho dos agricultores que cultivam framboesas em grandes áreas.
O solo úmido deve ser afrouxado para que a crosta do solo não se forme. O afrouxamento deve ser raso (7 cm), tentando não tocar nas raízes fibrosas que ficam próximas à superfície. Então você precisa cobrir a zona raiz com cobertura morta. A cobertura morta ajuda a manter o solo úmido, o que é especialmente importante em áreas com chuvas insuficientes ou com regas ocasionais. Como material de cobertura, palha, casca, talos de milho triturados, casca de cebola e húmus são usados.
Uma camada de cobertura melhora a estrutura do solo, aumenta sua fertilidade e retém a umidade, e no inverno protege as raízes da hipotermia. Além disso, a cobertura morta impede a reprodução de insetos nocivos. As raízes das framboesas são frequentemente danificadas pelas fêmeas do besouro, mas após a cobertura morta elas não conseguem penetrar através de uma camada de palha ou casca no solo para depositar larvas ali.
Nutrição equilibrada
Framboesas de reparo precisam de muitos nutrientes. A falta de oligoelementos pode ser determinada pela aparência alterada das plantas. Atraso no desenvolvimento, amarelecimento das folhas indicam falta de nitrogênio; a cor verde escura da folhagem e os brotos fracos são um sinal de deficiência de fósforo, uma placa ondulada e a aparência de uma borda escura ao longo da borda são sintomas de deficiência de potássio.
Os arbustos jovens no início da estação de crescimento precisam de cobertura de nitrogênio. Na primavera, a uréia (30 g / m2) é espalhada na zona das raízes.Se o crescimento da parte aérea não for intenso o suficiente, após 2 semanas eles se alimentam novamente. Em vez de fertilizantes minerais, você pode usar matéria orgânica: diluir verbasco ou fezes de frango com água na proporção de 1:10 e 1:20 e adicionar 200 ml de solução nutritiva ao mato. O adubo contendo nitrogênio causa um aumento na acidez do solo, algo que as framboesas não gostam. Portanto, após a aplicação desses fertilizantes, é útil borrifar o solo próximo à raiz com 200 g de cinza.
O sistema radicular das framboesas remont é muito sensível ao cloro, a presença desse elemento nos fertilizantes à base de potássio pode causar clorose nos arbustos. Portanto, apenas formulações sem cloro devem ser usadas para alimentar a Polca.
Assim que as bagas começam a aparecer, é necessário fertilizar com uma solução de Nitrofoski (60 g 10 l), Kemira (50 g 10 l) ou fertilizante seco Berry (50 g m2) no solo. Após o final da temporada, as framboesas são alimentadas com uma composição fósforo-potássio (90 g m2) para restaurar a força. O fertilizante orgânico Biohumus cura e melhora a fertilidade do solo, cuja solução (60 ml 10 l) é aplicada uma vez por mês sob a raiz ou pulverizada com um arbusto.
Uso infusões de urtiga e casca de cebola como suplemento orgânico. Coloco água em um barril com urtigas picadas, fecho a tampa e fico em pé por uma semana. Filtro o líquido, diluo com água 1:10 e fertilizo as framboesas, gastando uma jarra de meio litro no mato. Insisto em descascar a cebola (500 g 10 l) por 10 dias e depois diluir com água também. Tais infusões não apenas compensam a deficiência de oligoelementos no solo, mas também repelem insetos nocivos.
Treliça de cultivo
Os fortes arbustos de polca de crescimento reto não precisam de apoio adicional. Mas, para revelar todo o potencial das framboesas, é aconselhável cultivá-lo em uma treliça. Sem fixar brotos sob o peso da colheita ou sob ventos fortes, posso deitar no chão, a penetração da luz nos galhos das bagas piora e o acesso às arquibancadas é dificultado.
Você pode simplesmente amarrar um único arbusto em uma estaca no chão. Se as framboesas são plantadas de maneira linear, em uma escavação ao longo de uma fileira a cada pilar de 3 m, puxe o fio a uma altura de 50 cm e 1 me os brotos são fixos.
Ou em ambos os lados dos arbustos, estacas são instaladas e em diferentes alturas, alguns dos galhos de uma planta e parte da vizinha são amarrados a elas. A vantagem do método em forma de leque é melhorar o acesso do ar e da luz solar às hastes jovens em crescimento vertical. No entanto, nos jardins, essa liga é usada extremamente raramente.
Vídeo: Prateleira de framboesa
Preparações de inverno
A variedade, com baixa resistência ao gelo, pode congelar em geadas fortes, especialmente em invernos sem neve. Portanto, no final da temporada, a baga deve estar preparada para o inverno. Todas as hastes são completamente cortadas e, após o umedecimento, cobrem a zona radicular com cobertura morta: húmus, turfa e palha.
Se na próxima temporada eles planejarem fazer a colheita duas vezes, apenas brotos de dois anos serão removidos e as plantas anuais serão dobradas no chão, pressionadas com tábuas ou amarradas a arcos próximos aos arbustos, cobertos com agrofibras de cima.
Formação de Bush
A poda de framboesas remontantes é a etapa mais importante dos cuidados. Após a frutificação no final de outubro, todos os brotos são cortados, deixando tocos de três centímetros. A poda do outono não só tem um efeito benéfico nas culturas futuras, mas também protege a colheita de doenças e pragas que podem passar o inverno nas hastes.
Apenas brotos velhos podem ser removidos, deixando os jovens. Nesse caso, os ovários de frutas para a próxima temporada se formarão primeiro em dois anos e depois em ramos de um ano, mas o rendimento será menor e os frutos serão menores do que na frutificação principal do final do verão.
No início da primavera, antes de brotar, examine cuidadosamente o arbusto no inverno e remova os galhos congelados ou quebrados. Também é necessário normalizar a parte aérea, que consome muitos nutrientes e não deixar mais que 7-9 ramos no mato.
Em maio, antes do início da floração, os topos das hastes são encurtados em 15 cm, o que afeta positivamente a produtividade. Beliscar os brotos posteriormente pode atrasar o amadurecimento das bagas.
Poda e preparação para o inverno
Propagação da cultura
Você pode propagar a variedade Polka por métodos de sementes e vegetativos. No entanto, o processo de cultivo a partir de sementes é demorado e demorado, portanto, é utilizado principalmente para a seleção de reprodutores.
As framboesas são propagadas muito mais facilmente com estacas verdes. No início do verão, brotos jovens com uma altura não superior a 5 cm são cortados e plantados em um ângulo de 45 graus no canteiro de uma estufa. Em um ambiente quente e úmido, as estacas criarão raízes em 2 semanas. Eles devem ser alimentados com fertilizantes complexos e plantados em solo desprotegido para crescer em uma semana. E somente no final da temporada, mudas maduras e cultivadas são transplantadas para um local permanente.
Framboesas e estacas de raízes. No outono, desenterre as raízes, corte-as em pedaços de 10 centímetros e plante-as no jardim. Hidrate, cubra com uma camada de cobertura morta e espalhe os ramos de abeto por cima. Na primavera, assim que a neve derrete, os ramos de abeto são removidos. O site é coberto com um filme até que brotos verdes apareçam. Durante a estação, é realizada a rega e a cobertura dos brotos em crescimento, e no outono são plantadas em framboesas.
É fácil propagar a variedade e dividir o mato. O arbusto cavado junto com a raiz é dividido em partes e plantado em buracos separados. Após a rega, os topos dos galhos são cortados para formar brotos laterais.
Vídeo: reprodução de raízes remont de framboesa
Prevenção de Doenças e Pragas
As pragas raramente infectam framboesas remont, pois no final do verão frutífero a vida ativa de muitos insetos já está terminando. A variedade é resistente à podridão cinzenta - uma doença fúngica perigosa que freqüentemente afeta as plantações de framboesa e leva à perda da maior parte da colheita. No entanto, em condições adversas, a prateleira pode desenvolver doenças do sistema radicular. A desinfecção do material de plantio e o processamento durante a estação de crescimento ajudarão a impedir o desenvolvimento de doenças.
Tabela: Doença da framboesa
Doença | Sinais | Prevenção | Tratamento |
Câncer de raiz | As bactérias patogênicas, presentes no solo ou no material de plantio, espalham-se rapidamente em clima seco. A doença afeta as raízes e as seções radiculares do caule. Os tumores se formam nas raízes, as plantas ficam fracas, crescem mal, a produção diminui, as bagas ficam menos doces. |
|
|
Verticillus murcha | Os sintomas ocorrem no meio do verão: as folhas ficam amarelas, secas e caem, as bagas ficam menores, secas e sem sabor. A casca das hastes está rachando, os topos dos brotos estão caídos. Nesse caso, a raiz permanece viável. |
|
|
Podridão da raiz | Em condições de alta umidade, os brotos murcham, na base ficam cobertos de manchas escuras, dobram, as folhas ficam avermelhadas. A madeira embaixo da casca fica marrom-escura. Raízes de framboesa ficam marrons e apodrecem. |
|
|
Galeria de fotos: sintomas de doenças nas culturas
- Um sinal de câncer de raiz é a formação de um tumor nas raízes
- A murcha de Verticilina causa amarelecimento e murcha das folhas
- Raízes afetadas pela podridão das raízes escurecem e apodrecem
Tabela: As principais pragas de framboesa
Pragas | Manifestações | Prevenção | Medidas |
Chafer | Os indivíduos adultos durante o vôo em massa, que coincidem com o período da floração, danificam os brotos e comem as folhas. As larvas roem as raízes das framboesas, o que leva à morte da baga. |
| Na primavera, borrife os arbustos com uma solução de Confidor Maxi (1 g 10 l), Antichrush (20 ml 10 l). |
Traça de framboesa | As lagartas de mariposa atacam a framboesa no início da primavera, danificando os botões inchados. O desenvolvimento das plantas diminui e a produtividade diminui. A praga hiberna sob restos de plantas e em caules velhos. |
| Para tratar os arbustos até os rins incharem com soluções de cal (1 kg 10 l), Detoil (100 g 10 l), emulsão DDT a 1%. |
Pulgões | Na primavera, em clima quente e seco, os pulgões se depositam nos brotos, na parte inferior das folhas e sugam o suco da vegetação jovem. As folhas afetadas enrolam, secam, os brotos não abrem, os ovários de frutas não se formam. |
|
|
Galeria de fotos: Framboesa danificando insetos
- Cockchafer come verduras suculentas
- A traça da framboesa gosta de se instalar em aterrissagens preparadas e não cultivadas
- Os pulgões se espalham rapidamente em clima quente e seco e literalmente grudam nas folhas e brotos
Protegendo as framboesas da invasão dos pulgões, ao lado da baga, planto sálvia, orégano, lavanda, hortelã. Plantas apimentadas assustam os insetos com seus odores pungentes. Mas eu cultivo chagas, malva e cosmea em outro canto do jardim - essas flores gostam muito de pequenos parasitas.
Durante a brotação, você não pode usar produtos químicos para impedir que substâncias tóxicas caiam nas bagas. É mais seguro usar infusões de ervas: urtigas, camomilas, que são diluídas com água 1: 1 e pulverizadas com plantas.
Comentários
Este ano, a Polka mostrou mais uma vantagem - suas bagas foram uma das primeiras a amadurecer nas sessões anuais. E enquanto o tamanho atingido por seu tamanho. Aparentemente, a abundância de umidade afetou o período de maturação da variedade. Bagas muito bonitas parecem espetaculares no pincel, pois têm a forma correta e as sementes são bem feitas. É um prazer colecionar esses dedais grandes. Das deficiências, noto apenas que os rebentos não são tão fortes quanto os de Brusvyany, e a enorme colheita tende a perseguir caules altos no chão. Portanto, a treliça para Polka deve ser feita sem falhas (ao contrário de Polana), e também é necessário limitar o número de brotos nos arbustos, pois eles estão se espalhando e interferem entre si.
Nikolay//club.wcb.ru/index.php?showtopic=1224
Prateleira na lista de favoritos. Eu concordo totalmente. Também pensei em plantar Brusvyana e seus parentes, mas depois de experimentar a baga e compará-la com minha prateleira, decidi aumentar as prateleiras da prateleira e me recusei completamente a plantar Brusvyana. Mas como se costuma dizer: gosto e cor ... quem gosta. A prateleira, é claro, é muito diferente das framboesas de verão, minha variedade favorita de verão Kokinskaya, das minhas variedades de 11 anos, é a mais deliciosa e ao mesmo tempo bonita na aparência e tem boa transportabilidade. Então aqui está a prateleira para o gosto, ou seja, em termos de doçura, não é inferior a Kokinskaya, embora o aroma não seja tão forte quanto o do verão e do Brusvyana. A prateleira é um pouco diferente em consistência. Eu tenho uma variedade antiga de Zev, ele também tem uma pequena drupa e é muito semelhante em consistência, mas se o sabor for determinado de acordo com um sistema de cinco pontos, o Regimento 5 e o Zev puxarão 3.
olechka070//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-3754.html
A baga é grande, os primeiros 3 cm (não sei dizer em gramas), os 2 cm restantes, muito saborosos, são muito procurados no mercado, boa transportabilidade, bagas coloridas saturadas com brilho. Com a tecnologia agrícola convencional, a Polka drena muito o solo, após 3 anos a baga começa a desmoronar e se torna rasa. Se esse arbusto for transplantado para um novo local, novamente a baga será magnífica.
Dmitro//club.wcb.ru/index.php?showtopic=1224
Também quero mencionar uma excelente variedade de reparos da Polônia - Polca. Essas bagas são boas tanto no paladar quanto na aparência.
Nick-olai//forum.tvoysad.ru/yagodnye-kultury-f31/remontantnaya-malina-sorta-i-osobennosti-agrotehniki-t8011-165.html
A prateleira está seca? Não, não é suculento, o que significa que não flui durante o transporte. Agora sobre o sabor. Minha prateleira tem 5 pontos (embora o local seja frio e pouco ensolarado). Se comparar com o Fenômeno, então, embora seja verão, eu não colocaria mais de 4. É difícil comparar com as variedades Brusvyanovsky, e é por isso. Eu cresço Brusvyana, Brusilovskaya B13, Yaroslavna, Brusilovsky padrão. Todos eles têm algum tipo de gosto, eu diria, um pouco de moscatel um tanto prazer (desculpe, bem, não sou um provador). Estou certo de que eles têm tanto gosto de algum pai comum. Mas como a origem dessas variedades é selada com sete selos, não nos é dado o conhecimento disso. Este prazer não é para todos. Minha fazenda possui um programa para clientes VIP, quando eles próprios andam livremente pelo local e tentam coletar as frutas também. Um especialista criou esse chip para descobrir os gostos e preferências dos clientes. Acredite, eles finalmente fazem a escolha de acordo com o gosto da baga. Portanto, o Regimento está na lista de favoritos, e os Brusvianos (todos) estão na moda abaixo. Embora existam pessoas que rasgam apenas Brusvyanovsky precisamente por causa de seu gosto específico. Suas variedades lhe darão a oportunidade de criar um transportador de bagas nesta ordem (em termos de frutificação): Fenômeno, Regimento, Brusilovskaya, Brusvyana.
Vesela dolina//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-3754.html
Framboesa Polka é bem conhecida pelos jardineiros. Afinal, ela é detentora de um recorde de produtividade entre outras variedades de reparo. Belas bagas densas com sabor de sobremesa estão em grande demanda no mercado. Devido ao longo período de frutificação, as framboesas perfumadas podem ser apreciadas até a geada, cozinhar compotas e compotas e congelar durante o inverno. Mas uma colheita generosa, a aparência reparadora requer uma adesão estrita à tecnologia agrícola e precisa de uma boa nutrição.