Muitas pessoas não sabem que um inseto é um ouriço - este é o galho mais comum. Duas partes em grande número podem ser encontradas em jardins, pomares e, às vezes, em alojamentos.
Sobre este inseto há muitos rumores assustadores. Os bicaudais são considerados venenosos, capazes de matar uma pessoa, a saber: rastejam em seu ouvido, mordem a membrana e sugam o cérebro.
Mas tudo isso nada mais é do que mitos. O que realmente é um uhovortka? O que alimenta, como se multiplica e que mal faz?
Reprodução e tipos de insetos
Uhovetortka (Dermaptera lat.) pertence à ordem dos insetos peludos, com metamorfose incompleta (ausência de estágio de pupa nos insetos), trata-se de um pequeno inseto com cerca de 2 a 3 cm de comprimento, de cor marrom. O nome do seu inseto foi devido a sua cauda com duas garras (pinça dentada) no final.
Na forma, a cauda assemelha-se à tenaz de uma esteticista, através da qual perfurou as orelhas das mulheres, tem um par de asas curtas, mas voa muito raramente. Na cabeça, olhos, bigodes e mandíbulas poderosas. Uhovyortka tem medo da luz do dia, leva um estilo de vida noturno.
Foto de earwig:
Reprodução
Fertilização dos gêmeos geralmente ocorre no final do verão.
Fêmeas fecundadas invernam no solo em ninhos pré-preparados, geralmente ocorre na primavera, mas ocorre no outono, neste caso a fêmea hiberna no ninho com os ovos postos.
O macho também está no mesmo ninho com a fêmea, mas raramente vive até o início da primavera.
Tendo colocado ovos, (uma embreagem contém 40 a 100 ovos), a fêmea está constantemente próxima da futura prole, protegendo os ovos das invasões por parte de hóspedes não convidados durante todo o período de maturação até o aparecimento das larvas.
Larvas de adultos diferem no tamanho do tronco e na falta de asas. Transformação gradual ocorre até o governante, até que a orelha se torne um inseto adulto.
Leia materiais úteis sobre o besouro do Colorado, besouro de maio, urso, formigas, ácaros, mariposa, gafanhoto, lesma, borboleta, pulgões e tripes.
Representantes do
Em todo o mundo existem cerca de um ano e meio mil espécies desse inseto.
Aqui estão apenas alguns deles:
- Earwig comum.
Atinge um comprimento de 1.5-2 cm, tem uma cor castanha escura e músculos fortemente desenvolvidos. Inteligentemente usa carrapatos, eles são capazes de capturar e segurar presas, e também se defender como uma lança.
Ele leva um estilo de vida noturno, esconde-se à tarde e, à noite, compra comida. A dieta depende do habitat: alimentos vegetais, fungos da madeira, pequenos insetos.
- Earwig costeira.
Distribuído em todo o mundo e vive em uma variedade de áreas climáticas e naturais. Um tipo importante é o tipo de solo - solos arenosos e super-arenosos ao longo das margens dos rios, lagos e mares, bem como nos cinturões florestais.
- Pequeno earwig.
O menor representante dessa família. Distribuído em todos os lugares, em comprimento não exceda 6,5 mm. Uma característica distintiva é o modo de vida diário.
- Earwig asiático.
Tem uma cor brilhante - preto com manchas amarelas na zona do elytra. Tem ácaros fortemente curvados e leva uma vida diária.
Como o nome sugere, ele vive em regiões asiáticas. Pode migrar fazendo voos.Em baixa velocidade, a altura do tráfego pode ser de até 100 metros, a duração de tais vôos em massa é de duas semanas.
- Tesão da Ásia Central.
Uma espécie perdeu completamente suas asas, vive no alto das montanhas, nas florestas do cinturão subalpino.
- Guincho da caverna guineense.
Difere de outras espécies em conexão com a especificidade do seu habitat. Ele vive em cavernas, onde ele é completamente desprovido de luz solar. Como consequência, praticamente não há visão, membros e gavinhas são muito alongados, a pigmentação das capas externas é muito pálida.
- Arxenia.
Espécie Indo-Malayan de earwig. Eles vivem em cavernas e algumas subespécies podem parasitar seus vizinhos - morcegos. Externamente, eles se assemelham a uma larva, as asas estão completamente ausentes, as garras são muito fracas, a visão é fraca e o corpo é coberto com vegetação densa.
- Hemimera.
Ela vive na África tropical. Esta espécie pertence aos parasitas, uma vez que vive principalmente na pele de um rato de hamster. A visão está ausente, membros curtos e sem asas. Característica distintiva - os ovos desenvolvem-se em larvas diretamente no corpo da fêmea.Alguns cientistas propõem isolar esses insetos em um destacamento separado e não considerá-los como tesourinhos.
Earwig comum
Earwig costeira
Pequeno earwig
Earwig asiático
Tesão da Ásia Central
Fonte de alimentação
Esses insetos são despretensiosos e onívoros. Comida favorita são frutas, legumes, plantas, especialmente flores do jardim.
Eles não desprezam os restos de pequenos insetos. Muitas vezes, em busca de comida, eles podem entrar em um prédio de apartamentos, onde comem restos de comida da mesa, destroem plantas de interior, podem entrar no guarda-roupa e danificar roupas.
Ukhovortki não gosta da luz do dia, rasteja em busca de comida à noite. Dia eles se reúnem em uma pilha debaixo da casca de árvores, em fendas de tábuas, debaixo de pedras, enquanto preferindo abrigos escuros e molhados.
Em casas eles podem ser encontrados nos banheiros, sanitários, caves.
É perigoso para humanos?
Earwig: o que é perigoso para os humanos? Todas as histórias arrepiantes sobre a insídia do galho, que pode arruinar uma pessoa, penetrar em seu ouvido e danificar o cérebro, nada mais são do que ficção.
Claro, ela pode rastejar no ouvido de alguma dacha, se de repente ele quisesse tirar uma soneca no chão. O que acontece se uma tesourinha entra no ouvido? Não há perigo para o ouvido e o cérebro do inseto.
Neste caso, não entre em pânico e, sempre que possível, consulte imediatamente um médico e ele extrairá o inseto infeliz.
O dano e o benefício das mulheres
esses pequenos insetos causam danos consideráveis a pomares, pomares, apiários, plantas, frutas, frutas e pétalas de flores (especialmente rosas e dálias). Destrua os estoques de abelhas nas colmeias. Com uma grande acumulação no site, eles podem limpar as mudas jovens.
Na estação seca, galhos causam sérios danos às árvores frutíferas, roendo as pontas das folhas e enraizando suas raízes.
Mas há uma via de mão dupla e boa. Comendo frutas e bagas caídas, restos de pequenos insetos, os tesourinhos agem como jardineiros de hortas, limpando-os de podridão. Alimentando-se de um ácaro e decadência, eles ajudam a sobreviver às plantas que sofrem desses parasitas.
Leia tudo sobre ratos selvagens, musaranhos, toupeiras, morcegos e camundongos de esquilos comuns e terrestres, hamsters selvagens. E também sobre formas de combater wireworm, gafanhoto, mosca branca, mosca mosqueta e mosca de cenoura.
Métodos de luta
No jardim ou no jardim
- Despeje o local de acúmulo de insetos com água fervente;
- decompor as armadilhas na forma de panos molhados, nos quais os gêmeos serão montados, então as armadilhas serão destruídas;
- local de escavação profunda no outono, isso ajudará a reduzir o número de hóspedes indesejados no próximo ano;
- os cabeleireiros têm medo do cheiro de vinagre, você precisa se espalhar no local impregnado com esponjas de vinagre para lavar a louça.
Na casa
- Limpe cuidadosamente a sala, feche todas as rachaduras e elimine todo o vazamento de canos, para que não haja locais úmidos na casa tão amados pelos caçadores;
- decompor a isca de produtos alimentícios (farelo, íngreme ovos de gema) ao redor da casa com uma mistura de inseticida ou ácido bórico comum;
- no caso de invasões em larga escala dos dois rejeitos, é necessário chamar um serviço sanitário-epidemiológico.
Essa é toda a informação necessária sobre todas as vantagens e desvantagens dos caçadores.A aparência deste suficiente para não inseto acepção de pessoas, pode, portanto, ser uma tesourinha, e vai rumores tão terríveis.
Nós oferecemos-lhe um vídeo sobre a invasão do earwigs: