Cuidados com groselha: tratamento de pragas, poda, cobertura morta e cultivo

Pin
Send
Share
Send

À primeira vista, pode parecer que os cuidados com as groselhas na primavera sejam um processo complexo e demorado. De fato, cada arbusto precisará de muito pouco tempo para cada operação no final do inverno e na primavera. Este trabalho sobre o princípio de "fez e aguarda a colheita", mas tudo deve ser feito a tempo.

Como cuidar de groselhas na primavera

O cuidado da groselha de primavera inclui:

  • prevenção de doenças
  • proteção de pragas
  • poda.

Primeiro tratamento de pragas da temporada

As groselhas costumam sofrer de pragas de insetos: um carrapato de groselha, uma caixa de vidro, pulgões e outros. As doenças fúngicas e virais, como a antracnose das folhas, também criam problemas. Portanto, sem tratamentos, o jardineiro tem poucas chances de uma boa colheita.

Sem tratamento de primavera, as groselhas serão suscetíveis a várias doenças, por exemplo, antracnose

O primeiro tratamento é realizado no final do inverno ou no início da primavera de várias maneiras:

  • os arbustos são derramados de um regador com água fervente. A exposição a curto prazo à água quente não prejudica a casca e os rins adormecidos, mas é garantido que mata o inverno de carrapatos neles, bem como os esporos de fungos nocivos. Os termos desse processamento são longos e variam de acordo com a região. Por exemplo, na Bielorrússia, isso pode ser feito no meio do inverno, se não houver nevascas cobrindo os arbustos, e nos Urais é melhor na primavera - até que a planta comece a acordar e até que os primeiros sinais do início do fluxo de seiva e do inchaço dos brotos apareçam. Esse tempo é bem definido pelo aparecimento de uma névoa verde clara no mato. Acredita-se que um choque com água fervente também aumenta a imunidade da planta;
  • às vezes, os jardineiros adicionam permanganato de potássio à água fervente para melhorar o efeito para uma cor levemente rosada, uma colher de sopa de sal ou 50 g de ferro ou sulfato de cobre por 10 l de água;
  • se, por algum motivo, não foi possível realizar o tratamento no início da primavera, realizá-lo no final de março ou no início de abril, sempre antes dos rins incharem completamente, com a seguinte solução: 500 ml de 700-700 g de uréia (ureia) e 50 g de cobre ou ferro por 10 litros de água morna vitriol. Essa é uma concentração muito poderosa de uréia, mas fica um pouco abaixo do mato e, no futuro, funcionará como cobertura de nitrogênio;
  • também aplique essa receita para se livrar de um carrapato - uma solução de enxofre coloidal, 10 g por 10 litros de água.

Vídeo: regando as passas com água fervente

Poda de primavera

A poda é realizada no início da primavera, até os rins incharem completamente. Nas regiões sul, por exemplo, na Bielorrússia, é possível cortar arbustos durante todo o período de descanso, porque não há risco de congelar o local do corte.

Do tratamento com água fervente, a neve derrete em um arbusto de groselha - você pode começar a podar

Arbustos de poda de diferentes idades são diferentes, mas há uma condição geral. Groselha dá as melhores frutas sobre o crescimento do ano passado. Eles não podem ser cortados, caso contrário, a colheita deste ano será literalmente cortada. A groselha dá frutos em galhos de três anos e mais velhos, mas a maioria das bagas grandes são de dois anos, que começaram a crescer no ano passado. Distingui-los na aparência é muito simples - a casca é muito mais clara que a dos galhos mais velhos.

A poda de primavera é realizada todos os anos:

  1. No primeiro ano, o arbusto recém-plantado é aparado completamente, para que os tocos de cerca de 5 cm de altura permaneçam acima do nível do solo.Não importa quando o arbusto é plantado (as groselhas são plantadas no outono, por volta de meados de outubro e na primavera, antes do fluxo de seiva). Mas as mudas de outono têm tempo para criar raízes e a primavera começa a crescer mais rapidamente. As mudas de primavera ficarão inicialmente atrasadas, mas eventualmente niveladas.
  2. No segundo ano após a poda radical durante o plantio, há um rápido crescimento de brotos jovens e fortes que darão frutos bem no próximo ano. Entre os jardineiros, há divergências quanto à poda pelo segundo ano. Alguns acreditam que este ano nada precisa ser cortado. Outros argumentam que, nessa idade, os galhos esqueléticos precisam ser cortados ao meio pelo mato para estimular o crescimento de brotos jovens de frutificação.

    No segundo ano após o plantio, os principais ramos são cortados pela metade

  3. No terceiro ano, no início da primavera, é realizada a poda sanitária, modeladora e desbaste usual. Ramos que crescem muito baixo, caem no chão e também fracos, quebrados e doentes, são removidos.
  4. Em arbustos com quatro anos de idade ou mais no início da primavera, são realizadas podas sérias:
    1. Corte de um quarto a um terço de um arbusto antigo. Os mesmos ramos desnecessários são removidos como no terceiro ano.
    2. Nos galhos adultos frutíferos, divididos em dois brotos, um, o mais fraco, é removido.
    3. A raiz é cortada.
    4. Removida completamente, sob o tronco, parte dos galhos dentro do arbusto, antes de todas as curvas, arbusto de folhas grandes e altamente espessante.
    5. O número de filiais principais não é limitado, pode haver várias, aproximadamente iguais em tamanho. No verão, o arbusto com folhagem deve ser bem iluminado e ventilado, mas não precisa ser completamente exposto.

Esta poda anual rejuvenesce arbustos velhos e prolonga a frutificação ativa das passas de Corinto.

Vídeo: poda de primavera

Proteção contra congelamento

As flores de groselha são muito sensíveis à geada. Portanto, nas latitudes do norte da Rússia central (em particular nos Urais), não é recomendado plantar variedades que florescem muito cedo. Mas mesmo as variedades de floração tardia podem sofrer com o tempo frio de retorno, e geadas repentinas ocorrem em regiões mais quentes, incluindo a Bielorrússia. Nesse caso, você precisa de um material de cobertura não tecido leve, com o qual possa fechar o arbusto durante as geadas, sem danificar as flores e as folhas jovens. Este material é garantido para economizar desde geadas até -2 ° C.

As delicadas flores de groselha vermelha têm medo de geada; portanto, em caso de geada, elas precisam ser cobertas com material não tecido

Mulching e cultivo

O sistema radicular da groselha está localizado muito perto da superfície, de modo que o afrouxamento e a remoção de ervas daninhas são realizados com muito cuidado, a uma profundidade não superior a 1-3 cm.Na primavera, isso é suficiente para destruir todas as ervas daninhas, porque na época elas ainda estavam pouco desenvolvidas e não tinham tempo para se enraizar profundamente .

Após o afrouxamento e a remoção de ervas daninhas, o solo deve ser coberto com cobertura vegetal - não permitirá que a terra seque e afogue o crescimento de ervas daninhas. Mas você não pode fazer isso tão cedo. É necessário aguardar o calor para que a maioria das sementes de ervas daninhas germine e o solo se aqueça para o crescimento normal das groselhas. Sob a cobertura, o solo permanecerá gelado por muito tempo após o inverno. Portanto, a remoção de ervas daninhas, o cultivo e a cobertura morta são realizados no final da primavera, quando a terra se aquece bem até a profundidade e a maioria das ervas daninhas brota.

A trituração de passas de Corinto na primavera só pode ser realizada quando a terra se aquece bem no fundo

Nas regiões frias (em particular nos Urais), as raízes superficiais das groselhas podem congelar. Eles inverno bem sob uma espessa camada de neve que caiu antes de fortes geadas. Como essas condições climáticas nem sempre estão presentes, muitos jardineiros abrigam o solo da cobertura morta sob um arbusto no outono. Se o arbusto invernava sob a cobertura, na primavera eles o limpam o mais rápido possível, a fim de deixar a terra esquentar mais rapidamente e depois despejam um novo, já para protegê-lo das ervas daninhas.

Aplicação de fertilizantes

As passas de Corinto são exigentes em matéria orgânica, portanto, é melhor usar estrume podre, húmus ou composto como fertilizantes.

Groselhas respondem bem a fertilizantes orgânicos

Além da cobertura durante o plantio, cada groselha é alimentada com fertilizantes nitrogenados:

  • carbamida (ureia),
  • nitrato de amônio,
  • sulfato de amônio (sulfato de amônio).

Os fertilizantes são espalhados na superfície antes da remoção e remoção de ervas daninhas à taxa de 15 g por 1 m². m

Você precisa saber que, em suas propriedades, o sulfato de amônio é um fertilizante ácido, que pode acidificar significativamente o solo, se não ao mesmo tempo, e ao longo dos anos, e as groselhas precisam de um solo levemente ácido com um pH de cerca de 6,5. Portanto, é aconselhável adicionar sulfato de amônio com cal em pó, farinha de dolomita ou cinza de madeira, que extinguem o ácido.

Comentários jardineiros

Na primavera, raramente alguém consegue cortar groselhas. Normalmente, quando você já está no jardim, há brotos inchados. Cortamos groselhas no final do outono - em outubro. A propósito, e de galhos anuais cortados, bom material de plantio. Nós fazemos um buraco e colocamos nele pedaços de 5 estacas de anuários cortados em um círculo. No próximo ano, eles darão bons ramos e, em um ano, darão frutos.

Ninulia//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=6419.0

Você precisa derramar água fervente no final de fevereiro. Ferva um balde de água. Despeje delicadamente em um regador. Enquanto levamos para os arbustos, a água já estará em cerca de 80 graus. Do regador com um filtro, regamos os arbustos por cima, para que a água chegue a todos os brotos.

elsa30//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php/topic,6419.20.html?SESSID=no1qdvi8k4o4fhu1huj43igrc6

No segundo ano, despejo água fervente sobre groselhas e groselhas. O resultado é visível. Além do mato, derramei a terra embaixo dele. O regador pode durar de 2 a 3 arbustos não muito volumosos. Além disso, durante o decorrer da temporada, despejo água de um regador com esterco diluído e kefir - 1 litro por 10 litros de água.

Tiffany//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php/topic,6419.20.html?SESSID=no1qdvi8k4o4fhu1huj43igrc6

O cuidado da primavera é muito importante para as groselhas, pois é a prevenção de muitos problemas do mato. É importante realizar os trabalhos de primavera em tempo hábil, só então eles serão úteis.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Tecnologias ajudam a produzir melancia sem praga em Jatobá (Pode 2024).