Os jardineiros propagam as uvas de várias maneiras, excluindo o cultivo das sementes - nesse caso, as propriedades dos pais não são preservadas, o sabor das frutas muda. Um dos métodos é o cultivo de mudas, que podem ser preparadas independentemente. Produtores experientes tranquilizam os iniciantes - esse processo não é difícil.
Cultivo de uvas a partir de estacas
Um método eficaz de propagação de uvas são as estacas. Esta é uma maneira confiável e barata de obter mudas. As estacas retiradas dos arbustos favoritos preservarão o sabor das bagas e você obterá o que queria.
Colheita de estacas
Estacas colhidas (chubuki) no outono, antes da geada, durante a poda. Ao mesmo tempo, os melhores arbustos amadurecem, dando uma boa colheita da videira.
As estacas são melhor colhidas na parte central da parte aérea. Nesse caso, deve-se prestar atenção à ausência de doenças e danos à madeira. Corte a videira com uma faca afiada e desinfetada. Chubuki deve estar com 6 olhos com pelo menos 50 cm de comprimento.
Chubuki longo é melhor preservado no inverno. O diâmetro ideal do chubuk é de 7 a 10 mm, com um estreitamento de até 6 mm.
Armazenamento de mudas no inverno
Chubuki limpa folhas, bigodes, enteados, latidos atrasados. No primeiro dia eles são desinfetados. Para isso, os Chubuki são mantidos em uma solução rosa-escura de permanganato de potássio por 12 horas ou pulverizados com uma solução a 3-5% de sulfato de ferro e depois secos em uma folha de papel.
Os punhos cortados são amarrados juntos, a parte inferior é envolvida com um pano úmido e colocada em um saco plástico ou garrafa de plástico. Armazenar em local fresco: geladeira, porão, adega. Na área suburbana, você pode praticar a terra deles em uma posição deitada ou inclinada.
Germinação
Em fevereiro, as estacas colhidas precisam começar a germinar.
- Chubuki inspeciona, corta nos pedaços necessários com 2-3 rins, joga danificado ou podre. A videira deve manter sua cor original e "vivacidade". O corte inferior é feito imediatamente sob o nó ou através dele, e o corte superior é feito de acordo com o internode.
- Chubuki preparado foi lavado com água corrente e embebido por 2 dias em água sedimentada ou fundida.
- Então eles fazem um sulco - aplicam 3 a 4 arranhões rasos (estimulam a formação de raízes) a partir do calcanhar da raiz ao longo do cabo. O rim inferior é cortado.
- A parte superior do cabo é tratada com parafina ou cera derretida.
- De baixo, as estacas são polvilhadas com um estimulador de crescimento radicular: Kornevin, Heteroauxin.
- Um pouco de água é derramada no tanque e chubuki são colocados nele para germinação. Deve haver água suficiente para cobrir apenas as raízes.
- As fotos geralmente aparecem mais cedo, mas não é assustador, as raízes vão brotar de qualquer maneira. No caso de um segundo rebento na ausência de raízes, o primeiro deve ser cuidadosamente interrompido.
- O surgimento de raízes geralmente começa 2 a 3 semanas após o aparecimento dos brotos.
Métodos para o cultivo de estacas de uva
- Crescendo em água. Essa é a maneira mais fácil e conhecida de fazer o root. Suas vantagens são a possibilidade de controle visual e simplicidade. A desvantagem é que os brotos começam a crescer mais cedo que as raízes e, ao mesmo tempo, consomem nutrientes da planta, o que enfraquece as mudas e pode levar à sua morte.
- Crescendo em batatas. Nesse método, os olhos são removidos das batatas pequenas e as estacas ficam presas nas batatas. Tubérculos grandes podem ser cortados ao meio. Estacas e batatas são cavadas no chão e cobertas com garrafas ou potes. No outono, essas mudas crescem e inverno bem.
- Sementeira. A essência do método é criar condições mais quentes para a parte inferior do chubuk do que para a parte superior. Isso é feito para acelerar a formação de raízes. As estacas são colocadas em um dispositivo especial para germinação - kilchevator e instaladas em uma sala com temperatura baixa. A parte superior do punho com um rim, a partir do qual os brotos são formados, está a uma temperatura baixa. O processo de abertura do rim é enfraquecido e a formação de raízes no calor do kilchevator é acelerada. O resultado é uma muda com excelentes raízes.
Aterragem
Quando várias raízes aparecem no Chubuk, ele é colocado no chão. Para fazer isso, use qualquer capacidade: garrafas de plástico, panelas e apenas sacos de plástico duráveis. Abaixo, você precisa fazer orifícios de drenagem para drenar o excesso de água.
Uma camada de seixos, argila expandida ou outros materiais é colocada no fundo para organizar a drenagem normal. O solo é preparado com antecedência. É melhor usar a mistura em proporções iguais:
- terra de relva;
- húmus;
- areia do rio.
Você pode usar o solo preparado para mudas da loja.
O solo é preenchido com uma capacidade de cerca de um terço, coloque as estacas no centro e encha a mistura restante com muito cuidado para não danificar as raízes delicadas e frágeis.
Resta regar a planta com água morna e sedimentada. Posteriormente, a terra é umedecida a cada 2 dias.
Doenças de estacas e tratamento de uvas
Estacas de uva podem afetar doenças como podridão cinzenta, manchas pretas, necrose manchada e outras doenças fúngicas. Manchas negras são especialmente perigosas. Isso leva à morte do tecido, os olhos morrem.
A fim de evitar doenças das estacas, recomenda-se que sejam tratadas com uma das preparações antes da colocação para armazenamento:
- Fundazol;
- Ronilan;
- Topsin-M;
- Rovral.
A imersão é realizada em uma solução a 0,1% por 24 horas.
Ao germinar mudas na água, é preciso levar em consideração que bactérias, esporos de fungos e outros microorganismos entram na água. Portanto, precisamos de uma reposição diária completa de água no tanque. Para reduzir a doença de estacas, carvão ou cinza (5 g por 1 litro) podem ser adicionados à água.
Impede o desenvolvimento regular de doenças, uma vez por semana, pulverizando estacas com solução de Fundazol a 0,1%.
Vídeo: cultivo de mudas de uvas de Chubuk
Você pode comprar caules de uvas ou mudas no mercado, mas o resultado será imprevisível. É melhor pegar mudas de um arbusto confiável, fazer um pequeno esforço para cultivar suas próprias mudas e obter o resultado desejado.