Não importa se você é um jardineiro ou um jardineiro avançado, mais cedo ou mais tarde você terá que enfrentar o uso de sulfato de cobre no jardim. Em sua forma pura, pode fazer mais mal do que bem. Com sua aplicação, você precisa ter cuidado não apenas com as plantas, mas com você mesmo. Eles o usam para produção em massa e para plantações individuais. Como usar o sulfato de cobre no jardim, em que quantidade e o que é em geral, nós diremos detalhadamente no artigo.
- O que é sulfato de cobre?
- Como usar jardineiros vitríolos de cobre e caminhoneiros
- Uso de sulfato de cobre na primavera
- Aplicação de vitríolo de cobre no verão
- Como usar o sulfato de cobre no período de outono
- Como preparar corretamente sulfato de cobre, dosagem
- Como preparar uma solução de um invólucro de cobre
- Como fazer um líquido Bordeaux
- Preparação do líquido de Borgonha
- Sulfato de cobre: medidas cautelares
O que é sulfato de cobre?
Sulfato de cobre é o sulfato de cobre ou, mais precisamente, o sulfato de cobre. Sal de cobre com a fórmula CuSO4. A substância é anidra, inodora. Após o intemperismo, a água forma cristais semitransparentes com uma variedade de tonalidades azuis, tornando-se eventualmente intempéries e com um sabor metálico amargo. Como resultado de compostos inorgânicos, o sulfato de cobre é obtido.Dissolve muito bem em água.
O fruto de compostos tão complexos que você pode facilmente comprar em uma loja de jardinagem nas proximidades. O sulfato de cobre não é particularmente tóxico para humanos e animais, mas é um produto químico e você precisa lidar com isso com extrema cautela. O vitríolo de cobre é usado não só no jardim, mas também em produtos farmacêuticos. Envenenar com sulfato de cobre pode ser não só através da comida, é bem absorvido e através da pele.
Como usar jardineiros vitríolos de cobre e caminhoneiros
Apesar da diversidade na escolha de fungicidas, o sulfato de cobre sempre ocupou um lugar forte na jardinagem. É prescrito para a prevenção e tratamento da maioria das doenças fúngicas. Vitriol cobre é usado para flores, árvores frutíferas, arbustos. Sua principal vantagem sobre outros meios de proteger o jardim é o dano ambiental relativamente pequeno. A maioria dos produtos de proteção química vendidos tem a propriedade de se estabelecer e se acumular no solo. Depois disso, esses produtos chegam até nós junto com a comida.
Além disso, o sulfato de cobre é usado ativamente como fertilizante em diferentes épocas do ano. Adubo à base de sulfato de cobre é usado para reduzir colônias de fungos, ajuda na luta contra doenças virais. Nada mal elimina alguns tipos de pragas de jardim. Com uma dosagem precisa de sulfato de cobre, não prejudicará nem mesmo os insetos polinizadores.
Uso de sulfato de cobre na primavera
O momento mais adequado e eficaz para o sulfato de cobre no jardim é o início da primavera. Eles lidam com árvores frutíferas, arbustos, desinfetam o solo. A dosagem do produto químico depende do propósito do uso. Comece a usar vitríolo, quando a temperatura é constantemente superior a cinco graus. Antes de iniciar o processamento das árvores, elas devem estar preparadas. Realize a poda de galhos velhos e infectados, remova a casca morta e processe os pontos de corte.
Você também pode levar Bordeaux ou Borgonha líquido. Borgonha líquido é usado na primavera por causa do rápido dano às colônias de fungos. O tratamento do solo com sulfato de cobre na primavera desempenha um papel importante. Para desinfetá-los, é possível tanto um terreno aberto como estufas com focos. Para isto é necessário dissolver 50 g.sulfato de cobre em 10 litros de água. Para cada metro quadrado, são necessários cerca de dois litros da mistura. A mesma solução pode ser usada para pulverizar arbustos de bagas. Para remover micróbios das mudas, você pode colocar suas raízes na solução por vários minutos. Bordeaux líquido também é bom na primavera. Pode ajudar a lidar com doenças como moniliose, klyasterosporiosis, septoriose e outras doenças.
Aplicação de vitríolo de cobre no verão
No verão, o sulfato de cobre não é recomendado. Mas se as raízes de suas mudas forem infectadas com câncer de raiz ou outras infecções, elas podem ser tratadas com sulfato de cobre. Para fazer isso, prepare uma solução de 100 g de sulfato de cobre e 10 litros de água. Então é necessário sustentar os rizomas na solução por não mais de cinco minutos, após o que enxaguar em água limpa. Se você notar o fungo em seu jardim, você pode pulverizar a planta com um líquido Bordeaux.
É melhor adiar o tratamento do jardim com sulfato de cobre até a queda. O tratamento no final do outono irá destruir o fungo e as pragas que permaneceram na casca e o aprofundamento da árvore para o inverno.Além disso, quando as batatas famintas com cobre podem ser processadas por sua solução de cobre nos primeiros sinais da doença. A nomeação de sulfato de cobre no verão só pode ser em casos raros.
Como usar o sulfato de cobre no período de outono
No outono, o sulfato de cobre é usado com mais frequência para prevenção. É realizada depois que todos os frutos são coletados e as folhas são completamente opala. Na ausência de folhagens e frutos, a solução penetra na colônia de fungos, destruindo-os. Para árvores frutíferas, são utilizados 100 gramas de sulfato por 10 litros de água. Para cada árvore você não pode usar mais de cinco litros.
Se você notar sinais de podridão da raiz, regue esta solução ao redor da árvore. Para arbustos de jardim você precisa reduzir a dosagem um pouco. Para o tratamento contra o oídio ou o adesivo preto, diluem-se 50 g por 10 litros. O vitríolo de cobre como fertilizante é usado principalmente em solos de turfa. É lá que o solo não tem cobre. Mas você não precisa fertilizar a terra com muita freqüência, um grande acúmulo de cobre no solo pode afetar negativamente o crescimento das plantas. A variante ideal do cultivo é a cada cinco anos.
Como preparar corretamente sulfato de cobre, dosagem
Dosagem de sulfato de cobre fungicida pode ser diferente. Tudo depende da planta para a qual a solução é diluída e da doença. Para crescer o sulfato é necessário em objetos de vidro, que depois disso não se recomenda usar para objetivos de comida. Não prepare a solução em esmalte, pois o vitríolo de cobre pode corroer o esmalte. Use sempre luvas ao preparar um produto químico. Para dissolver o vitríolo é necessário na água quente acima de 60 graus. É melhor usar um banho de água, em vez de um fogão elétrico ou a gás.
A dosagem padrão de sulfato de cobre é de 100 gramas de cristais por 10 litros de água. Isso é chamado de solução de 1%. Para o solo ou arbustos, você pode precisar de uma solução de 0,2% ou 0,5%. Então, respectivamente, 20 e 50 gramas de sulfato são usados. Para aplicar sulfato de cobre no jardim e no jardim, leia atentamente as instruções na embalagem. Certifique-se de prestar atenção à data de expiração do produto.
Como preparar uma solução de um invólucro de cobre
Não é tão difícil preparar uma solução de sulfato de cobre. Seus cristais não são voláteis e não produzem poeira. Primeiro, pegue um pacote de sulfato (vendido em pacotes de cem gramas) e comece a dissolvê-lo em uma pequena quantidade de água.É necessário adormecer gradualmente, constantemente mexendo até a coloração da água na cor azul de prova. Em seguida, adicione água ao concentrado, diluindo até obter a consistência desejada.
Cristais de sulfato de cobre são muito solúveis em água. Se a água estiver à temperatura ambiente, a solução ficará turva e terá que ser defendida dentro de um mês. Algumas partes podem não se dissolver, então você pode filtrar a solução através de gaze para evitar o entupimento do atomizador. Certifique-se de seguir instruções claras. Se você exagerar com componentes, o sulfato de cobre pode ser prejudicial às plantas.
Como fazer um líquido Bordeaux
Bordeaux líquido tem suas vantagens e desvantagens. Sua vantagem é que o calcário adicionado reduz significativamente a acidez do sulfato de cobre. Ponto negativo: depois você não pode usar outras drogas e até mesmo sabão. Bordeaux líquido é de dois tipos: forte e leve. Para uso intenso, 300 g de sulfato de cobre e 400 g de cal por 10 litros de água. Preparando uma mistura leve, tomamos 100 g de substâncias para a mesma capacidade.
Preparação do líquido de Borgonha
Muitos jardineiros preferem licor bordô Bordeaux. Não deixa gotas azuis nas folhas, o que pode afetar a beleza do seu jardim.Para preparar a solução, você precisa usar sulfato de cobre, carbonato de sódio e sabão em pó. Primeiro, em cinco litros de água, é necessário diluir 90 a 100 gramas de refrigerante e 40 a 50 gramas de sabão líquido. Nos outros cinco litros, 100 gramas de sulfato de cobre são criados. Nós misturamos as soluções com um fio fino. Deve ser um líquido verde saturado. Após a filtragem, o resíduo de soda é permitido. O líquido de Borgonha é instável, mas em pouco tempo pode atingir colônias inteiras de cogumelos. Se você quiser se livrar rapidamente de doenças fúngicas e virais, use com segurança o líquido de Borgonha.
Sulfato de cobre: medidas cautelares
Não se esqueça que uma substância química tão útil é um veneno perigoso para os seres humanos. Apenas dois gramas de sulfato podem causar sérias conseqüências. Leia atentamente as instruções para usar sulfato de cobre. Ao processar o site, certifique-se de cuidar do equipamento de proteção pessoal. Luvas, óculos, um respirador e de preferência um traje de proteção. Abster-se também de tomar líquidos, comer e fumar.Não permita que animais e crianças entrem na área. Pulverize durante o tempo seco e sem vento, de manhã ou à noite.
O líquido que permanece após o tratamento deve ser descartado, mas evite entrar na água. Depois de terminar o procedimento, lembre-se de lavar as mãos, o rosto e todas as partes expostas do corpo. Também não faz mal escovar os dentes e enxaguar a boca. Em geral, observando as medidas de precaução, usando fungicida no outono para as plantas, tratando o solo com sulfato de cobre na primavera, o jardim e a horta não deixam de agradá-lo com cores brilhantes e frutas deliciosas.