Morango italiano Alba: descrição e características da variedade, dicas para cuidados e cultivo

Pin
Send
Share
Send

Cada jardineiro, cultivando morangos em sua parcela, quer garantir uma boa colheita. Isso ajudará Alba - um morango que pode atender a todas as expectativas. Para fornecer à planta as condições mais favoráveis ​​para o crescimento, é necessário familiarizar-se com as regras para cuidar dela.

Características dos Morangos Alba

A Strawberry Alba foi criada por criadores italianos em 2003 e desde então tem sido amplamente reconhecida em todo o mundo, inclusive entre jardineiros russos. Devido às suas propriedades, este morango é excelente para cultivo industrial e para cultivo em parcelas domésticas.

Descrição da Cultura

O arbusto forma um poderoso, até 35 cm de altura, com um pequeno número de grandes folhas verdes escuras. Os pedúnculos são longos, enquanto as bagas amadurecem. A variedade também tem uma boa formação de bigode.

Essa cultura é famosa por grandes bagas vermelhas brilhantes, pesando cerca de 30 g. Como regra, as frutas são do mesmo tamanho durante todo o período de frutificação. Bagas de formato cônico oblongo, com polpa densa e elástica, doce, com ligeira acidez.

Frutos maduros de Alba - vermelho vivo, denso e doce

Vantagens da classe:

  • amadurecimento precoce. A primeira colheita pode ser obtida já no final de maio e em um jardim fechado 2 semanas antes. Como regra, amadurecer é amigável;
  • alta produtividade. A partir de 1 m2 você pode coletar cerca de 1,2 kg de frutas;
  • despretensiosidade. Alba pode ser cultivada em qualquer condição: o clima seco e úmido é adequado. Os morangos desta variedade apresentam boa resistência ao inverno e podem tolerar geadas de primavera a curto prazo;
  • resistência a certas doenças. Alba não é suscetível a doenças comuns como oídio, verticilose, murcha de fusário;
  • frutas de alta qualidade. As bagas de Alba, além de sua aparência atraente, têm uma série de outras vantagens: devido à sua densidade, elas toleram bem o transporte, suportam uma vida útil longa, podem ser usadas na forma fresca, enlatada e congelada.

Devido à sua aparência espetacular e excelente vida útil, Alba é uma excelente variedade para cultivo e comércio industrial.

Desvantagens:

  • gosto médio. Infelizmente, Alba não se distingue pelo seu sabor expressivo e, pelo grau de doçura, perde muito para outras variedades, especialmente a sobremesa;
  • arbustos podem sofrer de antracnose. Alguns jardineiros têm uma tendência da planta a manchas marrons e brancas;
  • a necessidade de cuidados cuidadosos. Você pode obter um alto rendimento somente se executar regularmente cuidados de enfermagem de alta qualidade e de pleno direito. Negligenciar medidas agrícolas não apenas reduzirá a qualidade da fruta, mas também reduzirá seu número.

Reprodução

O Strawberries Alba se propagou com sucesso de várias maneiras e você pode escolher a opção mais conveniente para você.

Propagação de sementes

Como o morango Alba é uma planta híbrida, não funcionará para cultivar um novo arbusto a partir das sementes removidas e você terá que comprá-las novamente.

Germinação e estratificação de sementes

Geralmente eles começam a plantar morangos para mudas em fevereiro ou março, para que, quando eclodam, os brotos possam receber imediatamente uma quantidade suficiente de luz. As sementes de culturas de frutos grandes, que incluem Alba, brotam lentamente, por isso é recomendável mergulhá-las antes da semeadura. A tecnologia é a seguinte:

  1. Pegue um pedaço de pano de algodão e umedeça-o bem com água macia (derreta, chuva, fervura, ferver).
  2. Coloque as sementes na metade de um pedaço de pano e cubra-as com a metade restante.
  3. Coloque o tecido em um saco plástico e coloque a peça em um local quente por 2 dias. Mantenha o tecido constantemente úmido.

É aconselhável embeber as sementes de morango com frutos grandes para melhor germinação.

Se você deseja obter mudas precoces de Alba, é aconselhável estratificar as sementes. Para fazer isso, remova a bolsa com o pano (a peça é a mesma que durante a germinação) na geladeira na prateleira inferior por 2 meses (normalmente feita em novembro). Durante esse período, verifique se o tecido não seca, e umedeça-o do frasco de spray, conforme necessário.

Ao estratificar as sementes, um recipiente de plástico pode ser usado em vez de um saco.

Semeando no chão

Depois de todas as medidas preparatórias, as sementes de morango podem ser semeadas para mudas. Mas primeiro prepare os tanques e o solo. É aconselhável semear morangos primeiro em uma caixa comum de 15 cm de altura e depois brotar os brotos em vasos separados.

Antes de semear, não se esqueça de desinfetar o solo, aquecendo-o por 1 hora a uma temperatura de 90sobreCom ou estreito com preparações especiais (Extrasol, Planriz, Fundazol).

Ao plantar sementes de morango, lembre-se de que elas não precisam ser aprofundadas

Processo passo a passo de plantio de sementes:

  1. Cubra o fundo da caixa com material de drenagem (argila expandida, cascalho fino) 2-3 cm.
  2. Despeje o solo sobre a drenagem para que a caixa esteja meio cheia. As misturas podem ser: terras de jardins e florestas com uma pequena quantidade de areia (cerca de 1/10 da quantidade total de solo); turfa, turfa, húmus e serragem em partes iguais.
  3. Compacte levemente o substrato e umedeça com água morna e spray.
  4. Coloque as sementes em uma caixa usando uma pinça. Você não precisa preencher as sementes.
  5. Cubra a caixa com um filme transparente, depois de fazer vários orifícios, e coloque-a em um local quente e sem sombra, mas não sob luz solar direta.
  6. Certifique-se de que o solo não seque e regue-o conforme necessário.

As mudas podem aparecer após 3 semanas (se você estratificar as sementes, depois de alguns dias). Tente ventilar e endurecer as mudas diariamente, deixando-as ao ar livre primeiro por 2-3 horas, aumentando gradualmente o tempo. Você pode remover o filme após o aparecimento de três folhas reais nas mudas.

A presença de condensação (gotas) no filme não é muito favorável para brotos de morango. Portanto, recomenda-se trocar ou limpar o filme durante a formação de um grande número de gotas e regar as mudas sob a coluna usando uma colher.

Colhendo mudas

Uma palheta é chamada de extrair mudas de uma caixa comum e colocá-la em recipientes separados. Você pode mergulhar Alba após 5 folhas verdadeiras aparecerem nos brotos e após uma semana de endurecimento.

  1. Prepare recipientes individuais (copos plásticos ou potes de turfa).
  2. Faça orifícios de drenagem no fundo das panelas e polvilhe algumas pedrinhas ou argila expandida.
  3. Encha as panelas com o solo e umedeça.
  4. Faça um buraco no chão e plante um broto nele. Certifique-se de que o rim apical esteja na superfície e as raízes estejam cobertas.

    Como resultado da colheita, os brotos são movidos de uma caixa comum para vasos individuais

Reprodução dividindo o mato

Este método é usado para uma escassez aguda de material de plantio.

  1. Escolha um arbusto saudável no qual são formadas 2-3 partes superiores com rosetas (chifres).
  2. Cavar um arbusto e separar cuidadosamente os soquetes com as mãos, tomando cuidado para não danificar as raízes.
  3. Coloque cada saída no orifício preparado, cobrindo cuidadosamente as raízes e regando-a.

Vídeo: Divisão de arbusto de morango

Reprodução de bigode

Se você quiser usar esse método, lembre-se de que precisa escolher as fotos que foram formadas primeiro.

  1. Espalhe um bigode nas bordas das camas. Corte brotos em excesso.
  2. Dentro de 2 semanas, as rosetas devem formar raízes e criar raízes.
  3. Após fazer o enraizamento das rosetas, corte as pontas livres do bigode, mas não separe a parte do arbusto uterino.
  4. Uma semana antes de as lojas serem transplantadas para um local permanente (é melhor fazer isso no início de agosto), cortou o bigode entre o velho e o novo mato.

Preparação de canteiros e plantio de material de plantio

Para fornecer aos morangos as condições de desenvolvimento mais favoráveis, é necessário escolher o local das camas e prepará-las cuidadosamente.

Preparação da cama

Lembre-se de que você precisa mudar o local de plantio de morangos a cada 3-4 anos.

Tente não plantar morangos em áreas que antes eram ocupadas por tomates, batatas, couve, pimenta, berinjela, abobrinha, framboesa. Os melhores precursores são rabanetes, feijões, alho, ervilhas, mostarda.

Um local para canteiros de morango deve atender aos seguintes critérios:

  • iluminação. Para um crescimento e desenvolvimento normais, os morangos precisam de luz solar; portanto, não coloque as camas em locais sombreados (por exemplo, próximo a árvores altas do jardim);
  • proteção contra o vento. Para proteger os arbustos de danos causados ​​por rajadas de vento e, ao mesmo tempo, não os obscurecer, alguns jardineiros tentam arrumar as camas entre os arbustos de groselhas ou groselhas;
  • solo adequado. O morango cresce melhor em solo arenoso ou argiloso com a adição de húmus (deve estar no solo a 3%). Evite locais calcários ou salinos;
  • baixa umidade. Para o plantio, é aconselhável escolher um local localizado em uma colina ou superfície plana, com uma cama profunda (não inferior a 1,5 m) de água subterrânea.

Uma cama horizontal aberta é a mais familiar e simples de fabricar. Isso é feito da seguinte maneira:

  1. Para começar, selecione um local para as camas e determine seu tamanho. Se você plantar morangos em uma ou duas linhas, a largura não deverá exceder 40 cm no primeiro caso e 80 cm no segundo. A distância entre as linhas deve ser de 30 a 40 cm.
  2. Cavar a trama.
  3. Adicione qualquer mistura de nutrientes ao solo: um balde de solo + um balde de composto + um balde de esterco + 1 litro de solução de cinzas; um balde de húmus + 20 g de sal de potássio + 40 g de superfosfato; um balde de composto + 40 g de superfosfato + 0,5 l de solução de cinzas. A 10 m2 São tomados 2 baldes de fertilizante. Se você arrumar uma cama na primavera, adicione uréia (1 colher de sopa. Por 10 litros).
  4. Faça fileiras.
  5. Se desejar, fortaleça os lados das camas do tabuleiro ou pedaços de ardósia.

Você pode aumentar a eficácia dessa crista usando agrofibras.

  1. Prepare a cama removendo todas as ervas daninhas e fertilizando-a.
  2. Cubra a área com uma sobreposição (as peças devem cobrir-se 20 cm).
  3. Fixe a tampa com suportes (você pode usar pedaços de arame curvados) ou cavar uma vala ao longo das bordas das camas, coloque as extremidades da tampa e enterre-a.
  4. Nos locais em que você deseja plantar morangos, faça pequenas incisões em forma de cruz ou redondas nas quais as mudas são plantadas.

Vídeo: plantando morangos em agrofibra

Você também pode fazer uma cama quente a granel para morangos.

  1. No local em que planeja plantar a linha do morango, cave uma vala com cerca de 40 cm de profundidade.
  2. Preencha-o com as seguintes camadas: os mais baixos - galhos picados grandes; 2º - “lixo” vegetal: grama cortada a seco, folhas secas, composto, serragem. Aperte e cubra esta camada com água morna. 3º - terra fértil. Essa camada aumentará 25 a 30 cm acima da superfície, mas você pode nivelá-la.
  3. Adubar fertilizante (o mesmo que para uma crista aberta).

O leito a granel é alto o suficiente

Plantação de morango

Os morangos são plantados em campo aberto na primavera (de preferência), no verão e no outono. O momento do plantio da primavera pode variar de acordo com a região:

  • sul - as primeiras 2 semanas de março;
  • faixa do meio - últimas 3 semanas de abril;
  • Norte - as primeiras 2 semanas de maio.

Processo de desembarque:

  1. No leito preparado, faça furos com 7 cm de profundidade e devem estar localizados a uma distância de 20 cm um do outro.
  2. Encha os poços com húmus e encha com água morna com a adição de permanganato de potássio para desinfetar o solo.
  3. Retire as mudas dos recipientes. Uma hora antes do pouso, deve ser bem regada. Se os arbustos tiverem raízes longas, corte-as em 7 a 10 cm.
  4. Plante cuidadosamente o broto no buraco, certificando-se de que o rim apical esteja na superfície.
  5. Pela primeira vez, o pritenito brota de vigas diretas.

Ao plantar morangos, verifique se o rim apical permanece acima do solo

O plantio de morangos no verão é realizado de meados de julho a meados de agosto. Como a temperatura no verão é mais alta que na primavera, escolha dias nublados e sem calor para o plantio (o horário da noite também é adequado).

A melhor época para o plantio de outono é do final de agosto à segunda semana de setembro. As regras de plantio são as mesmas, mas evite aplicar fertilizantes nitrogenados no solo para impedir o crescimento de massa decídua.

É melhor para todos os brotos no primeiro ano de vida cortar as flores - isso ajudará a planta jovem a se fortalecer e a formar um sistema radicular forte.

Vídeo: plantando mudas de morango em campo aberto

Tecnologia agrícola

As medidas de cuidado incluem rega, cobertura, prevenção de doenças, preparação para o inverno.

Rega

Água conforme necessário - Alba não se encaixa no solo muito seco e o excesso de umidade pode levar ao desenvolvimento de doenças fúngicas. É necessário usar água morna a uma temperatura de pelo menos 20sobreC. A 1 m2 você precisa de pelo menos 10 litros de água.

Despeje água sob as raízes, tentando não cair nas folhas, flores e frutos. Para regar, é melhor usar um regador, pois um forte fluxo da mangueira pode corroer o solo nas raízes.

Regue os morangos à noite.

Top vestir

Você pode começar a alimentar morangos quando a temperatura do solo atingir 8-10sobreC. Não esqueça que todos os fertilizantes são aplicados exclusivamente ao solo úmido.

  • depois de limpar as camas, trate os arbustos com uma solução de iodo (dosagem: 7-10 gotas por 10 litros de água) usando um regador com um chuveiro. Execute o procedimento em tempo nublado para não queimar as folhas. Repita o tratamento 1-2 vezes mais antes do início do período de frutificação. Isso impedirá o desenvolvimento de podridão cinza;
  • depois de uma semana, alimente os arbustos com uréia (1 colher de sopa. 1 a 10 litros de água). Despeje 0,5 l dessa solução sob cada bucha;
  • durante a floração, os morangos podem ser alimentados com fermento. A mistura é preparada da seguinte forma: despeje 0,5 colheres de sopa em um frasco de três litros. adicione um pacote de fermento seco (10 g) e despeje água assente à temperatura ambiente nos ombros do frasco. Coloque a mistura em um local quente por 1-2 dias até a fermentação parar. Em seguida, dilua a mistura em água (1 colher de sopa. Por 10 l) e despeje 0,5 l da solução resultante sob cada arbusto. 2 semanas após a cobertura, polvilhe o solo ao redor dos arbustos ou do corredor com cinzas;
  • durante a frutificação, é útil alimentar as plantas com cinzas. Pode ser uma solução (despeje 2 colheres de sopa. De cinza em água fervente, deixe fermentar por 3 horas e depois dilua em 10 litros de água) ou flocos secos. No primeiro caso, são necessários 0,5 l da mistura por arbusto, no segundo - 1 punhado. Dos fertilizantes minerais, o monofosfato de potássio (1 colher de sopa. Por 10 litros de água) é adequado, dos fertilizantes orgânicos - esterco de vaca (1 parte a 10 partes de água) ou excrementos de frango (1 parte a 12 partes de água);
  • No outono, alimente Alba com solução de cinzas ou use fertilizante complexo (por exemplo, outono), tendo preparado de acordo com as instruções.

Mulching

A realização deste procedimento evitará a remoção de ervas daninhas dos canteiros, reduzirá a quantidade de rega, manterá uma certa temperatura do solo e o enriquecerá com nutrientes e evitará a lavagem. Serragem, palha, composto (a camada deve ter pelo menos 7 cm) ou agrofibra são adequados para a cobertura morta. Lembre-se de atualizar o material de cobertura morta de tempos em tempos.

Se você não deseja fazer a cobertura do canteiro, remova as ervas daninhas regularmente e solte o solo para nutri-lo com oxigênio. Também é útil silenciar arbustos de tempos em tempos, especialmente se as raízes forem expostas como resultado da irrigação.

A cobertura das camas elimina a necessidade de capina e afrouxamento

Preparações de inverno

Remova todas as folhas secas, pedúnculos e corte o bigode.Como resultado, você deve ter um broto apical com novas folhas.

Se você mora em uma região onde o inverno não é nevado e gelado, é necessário fornecer arbustos de morango contra o frio. Para esse fim, os ramos de abeto são mais adequados. Lembre-se de que as plantações jovens precisam ser cobertas completamente; arbustos maduros são suficientes para cobrir apenas.

Use ramos de abeto para cobrir arbustos de morango no inverno

Tratamento de doenças

Como mencionado acima, Alba é suscetível a certas doenças. Manchas marrons e brancas são combatidas com os seguintes métodos:

  • na primavera, trate o arbusto com uma solução a 4% de líquido Bordeaux;
  • tratar os arbustos com uma solução de permanganato de potássio (5 g de manganês por 10 litros de água);
  • muitos jardineiros recomendam a seguinte mistura: para 10 litros de água, tome 40 g de iodo, 20 g de bicarbonato de sódio e 40 g de sabão em pó;
  • se você não tem medo de produtos químicos, use os medicamentos Ridomil, Metaxil, Falcon, depois de prepará-los de acordo com as instruções.

Manchas brancas de morangos são manifestadas por pontos brilhantes com uma borda escura.

Para o tratamento da antracnose, Metaxil ou Antracol são usados. Como ferramenta adicional, você pode usar uma solução de permanganato de potássio. As folhas fortemente afetadas são cortadas.

Para o tratamento da antracnose, Metaxil ou Antracol são usados.

Se Alba sofre de pulgões, trate os arbustos com uma solução de cinzas (são tomadas 1 colher de sopa de cinzas por 5 l de água. A mistura é infundida por 12 horas) ou tintura de pimenta (corte 2 vagens e despeje 1 l de água fervente e deixe repousar por 5-6 horas).

Você precisa começar a combater os pulgões o mais cedo possível, a fim de evitar a infecção de outras plantas

Comentários

Alba é uma variedade de morango muito precoce da seleção italiana. As bagas são grandes (25-30 g), uniformes, de formato cônico longo, de cor vermelha brilhante. Bom gosto e vida útil longa. A variedade é bastante resistente às doenças mais comuns. Produtividade de cerca de 1 kg de uma planta. A transportabilidade é muito alta. Dá uma colheita muito precoce quando cultivada sob abrigo. Excelente classe industrial.

YanaM

//greenforum.com.ua/archive/index.php/t-3394.html

A variedade tem um grande potencial. Amadurecendo cedo. Este ano, vários dias antes, querida, mas Alba tem um ano e Honey tem dois anos. A baga é muito grande, vermelha brilhante, brilhante, de forma bonita. A transportabilidade é muito alta. Os arbustos são poderosos. Ainda não descobri as deficiências, cultivei-a por dois anos, não notei nenhuma especial, mas definitivamente tenho uma - os caules das flores não suportam o peso das bagas e deitam-se. Mas Alba, eu acho, é adequado para cultivo industrial. É difícil encontrar uma variedade desse amadurecimento precoce, com uma baga tão grande e bonita.

Oleg Saveyko

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=3195

Strawberry Alba é bastante adequado para o cultivo no local, pois o cuidado não é particularmente difícil. Até jardineiros iniciantes lidam com o cultivo dessa cultura. Graças à bela forma e cor brilhante das bagas, a variedade é cultivada com sucesso para fins comerciais.

Pin
Send
Share
Send