O amor da videira e seus presentes ensolarados vem das profundezas dos séculos. E hoje, os jardineiros respeitam esta planta incrível: eles a cultivam cuidadosamente, valorizam e valorizam, para que depois possam desfrutar plenamente dos frutos de um sabor único ou beber um copo de bom vinho com os amigos. Sobre uma variedade de uva com um nome tentador Uma mulher bonita ouviu neste século. Aglomerados incomuns agora podem ser encontrados em muitos jardins.
A história do cultivo de uvas
De acordo com a terminologia botânica, Grape Beauty não é uma variedade, mas uma forma híbrida de uvas. Foi criado em 2004 pelo famoso criador de testes E.G. Pavlovsky pela polinização da variedade mãe Victoria com uma mistura de pólen de Amur e híbridos europeus.
A forma híbrida resultante herdou as melhores qualidades da variedade mãe:
- amadurecimento precoce de frutas;
- arbusto de tamanho médio;
- alto grau de maturação da videira.
Mas, em comparação com a variedade original, a Beauty tem várias vantagens:
- aparência atraente;
- excelente sabor de frutas;
- frutado grande;
- boa resistência do inverno;
- frutificação estável.
Como resultado, os viticultores obtiveram uma excelente variedade de mesas com frutas incríveis, diferenciadas por cores incomuns e uma mordida agradável e refrescante. Graças a essas qualidades, a uva ganhou seu nome - Beleza.
Vídeo: Uvas de beleza
//youtube.com/watch?v=wvI4RFcCT5Q
Descrição da nota
- O arbusto é de tamanho médio. A variedade se distingue por um alto grau de amadurecimento da vinha, quase 80-90%.
- O sistema radicular da planta é poderoso, de várias camadas, ramificado, com um arranjo profundo de raízes do calcâneo no solo.
- As inflorescências em Beauty são bissexuais, o que impede a polinização cruzada entre os arbustos vizinhos.
- Escovas de frutas alongadas, em forma de cone, friabilidade média, bastante grandes. O peso do cacho é de 500 a 800 g, com boa tecnologia agrícola chega a 1 kg.
- As bagas da Beauty têm uma forma oval ligeiramente alongada e parecem muito atraentes devido à cor incomum: a cor rosa escuro na base da fruta gradualmente fica roxa no final. O peso de uma uva é de cerca de 10 G. A casca é densa, mas não áspera.
- A polpa da fruta é suculenta, crocante, sabor de sobremesa. O final é refrescante, nota-se o sabor de moscatel. No paladar há uma ligeira acidez. Sementes na polpa estão praticamente ausentes. Avaliação de degustação de sabor - 4,6 em 5 pontos.
Características da classe
Grapes Beauty tem uma série de vantagens indubitáveis:
- A colheita tem um período de maturação muito precoce, 105-120 dias a partir do início da estação de crescimento.
- O rendimento é estável, médio, e com boa tecnologia agrícola pode ser superior à média.
- A carga máxima na bucha é de 30 a 40 olhos.
- Nas condições de calor do verão, as bagas não secam, preservando a suculência.
- Excelente armazenamento e transportabilidade de cachos.
- Resistência ao gelo bastante alta (até -24ºC) Atualmente, a variedade está sendo testada em termos de resistência ao inverno e está sendo estudada quanto à fertilidade da reposição renal.
- Uma vantagem adicional é a boa resistência dos rebentos às geadas da primavera.
- A resistência a doenças fúngicas é média.
Como você sabe, não existem plantas ideais na natureza. Portanto, a Beauty tem pequenas falhas:
- Rachaduras de frutas em graus variados, com uma transição acentuada da falta de umidade no solo durante o período seco para seu suprimento abundante (durante as tempestades de verão). Para preservar a colheita, recomenda-se regar os arbustos regularmente com calor forte. Alguns produtores também aconselham subcarregar levemente os arbustos.
- Bagas maduras devido ao aumento da doçura podem danificar as vespas.
Recursos de desembarque
As uvas são uma videira perene termofílica, por isso é importante identificar corretamente o local para o seu cultivo.
- Os arbustos de videira não toleram sombreamento. Ao plantar próximo ao prédio, elas devem ser plantadas no lado sul ou sudoeste da casa, a uma distância de pelo menos 2 m. a vinha deve ser orientada de norte a sul, para que as plantas sejam uniformemente iluminadas pelo sol ao longo do dia.
- Sendo uma cultura que adora calor, as uvas não toleram condições adversas. Portanto, você precisa colocá-lo onde ficará protegido dos ventos frios, do final da primavera e das geadas do outono. Se o local possui uma topografia acidentada, as uvas são plantadas nas encostas sul ou sudoeste.
- As uvas crescem bem em vários tipos de solos, mas as mais favoráveis são cascalho ou pedregoso, bem drenadas e quentes. Se o solo no local é diverso em fertilidade, um solo menos fértil é alocado para a vinha do que para outras culturas. As uvas não devem ser plantadas onde a água subterrânea se eleva a menos de 1,5 m da superfície do solo. A planta não tolera um alto teor de cal e sais. É desejável que a reação do solo seja neutra ou ligeiramente alcalina (pH 6,5-7). Bons resultados são obtidos com o plantio de uvas em locais com solo solto profundo, em poços cheios, canteiros de obras, locais de antigos canteiros de obras onde os solos contêm uma mistura de detritos de construção, detritos rochosos, areia e resíduos orgânicos decompostos.
- Se você planeja cultivar uvas como uma cultura de parede, os arbustos são plantados a 1 m da parede. Alvenaria, telhados e paredes das casas criam um microclima favorável ao crescimento e frutificação dos arbustos.
- Considerando que as uvas, por natureza, são uma videira que rapidamente forma uma haste longa e flexível, geralmente é enviada para o telhado do prédio, varanda e outros suportes. Como regra, um arbusto é plantado em um local, enquanto sua coroa com a colheita pode estar em outro local conveniente para você. O território do site, neste caso, é usado de maneira mais racional.
As planícies e as cavidades não são adequadas para o cultivo, pois a umidade se acumula nelas e existe um perigo real de danificar as vinhas nas geadas do inverno, bem como geadas repentinas no outono e no final da primavera.
A densidade do solo afeta muito o crescimento e o desenvolvimento das raízes das uvas. Por exemplo, em solos muito densos, as raízes não crescem. Portanto, antes de plantar mudas, é necessário melhorar a composição do solo pesado, adicionando areia e chernozem à cova de plantio.
O processo de plantio de uvas é simples, mas possui alguns recursos:
- Antes do plantio, um ou dois dos brotos mais fortes e mais desenvolvidos são distinguidos nas mudas, das quais flechas frutíferas se desenvolverão nos anos subsequentes. Eles são cortados em dois ou três olhos. Os demais brotos são removidos.
- As raízes principais da muda (calcâneo), que posteriormente serão o principal elemento nutriente do arbusto, são cortadas com um comprimento de 15 a 20 cm e as raízes restantes são removidas.
- É aconselhável plantar mudas por 1-2 dias na água antes de plantar em um poço para criar uma reserva de umidade nos caules e raízes.
- A distância recomendada entre os arbustos, que deve ser observada com uma formação de alto padrão, é de 1,3 a 1,8 m, a distância entre as fileiras é de 2 a 3,5 m.
O melhor período para o plantio de mudas é o início da primavera, antes que os brotos se abram e os processos de crescimento sejam ativados. Quando a ameaça de geada passa, mudas vegetativas com um sistema radicular fechado estão prontas para o plantio. O desenvolvimento dos arbustos de videira depende muito do aquecimento do solo e do ar circundante: a planta entra em estado adormecido quando a temperatura cai abaixo de 10sobreC. Portanto, as mudas são melhor plantadas quando o solo aquece acima de 15ºC.
Crescendo
O processo de cultivo das uvas inclui o afrouxamento regular do solo diretamente sob as plantas e entre as fileiras, a destruição de ervas daninhas, a rega, a formação correta e a poda oportuna dos arbustos, a prevenção de doenças fúngicas. Nas regiões onde as variedades de cobertura são cultivadas, os brotos protegem contra congelamento no inverno e durante degelos repentinos.
Rega
Molhar as uvas é especialmente necessário no primeiro ano após o plantio. Se houver precipitação natural, a rega deve ser normalizada à taxa de 1 vez por semana.
Em tempo seco, umedeça o solo sob as uvas diariamente.
No segundo e subsequente ano de cultivo, dois tipos de irrigação principal são usados: carregamento de umidade (até que os botões se abram) e vegetação (durante o período de crescimento intensivo). 10 dias antes do amadurecimento final da colheita, a rega deve ser interrompida completamente para evitar rachaduras nos frutos.
A manutenção de um nível constante de umidade no solo é fornecida por cobertura morta. Ao mesmo tempo, eliminará as ervas daninhas e aumentará o crescimento e o rendimento das videiras. Para mulching, estrume apodrecido, turfa ou húmus são usados, bem como filme plástico preto.
Top vestir
A fertilização das uvas é produzida anualmente durante a estação de crescimento e a frutificação em várias etapas.
Tabela: molho de uvas e cobertura foliar de uvas
Período de aplicação de fertilizantes | Cobertura de raiz (por 1 m2) | Molho foliar (por 1 arbusto) | |
Adubo orgânico | Fertilizantes minerais | ||
Antes da floração (por 1 semana) | 2 kg de húmus (ou 50 g de frango por 10 l de água | 65 g de nitrofoski + 7 g de ácido bórico em 10 l de água | - |
Antes da floração (em 2-3 dias) | - | - | Plantafol, água-marinha, Kemer, Novofert (em de acordo com as instruções). Combinar com o processamento fungicidas. |
Antes da fixação das frutas (em 2 semanas) | - | 20 g de nitrato de amônio + 200 g de cinza de madeira em 10 l de água | - |
Após a colocação das frutas (na fase de peeling) | 2 kg de húmus (ou 50 g de frango por 10 l de água | 200 g de cinza de madeira em 10 l de água | Plantafol, água-marinha, Kemer, Novofert (em de acordo com as instruções). |
Antes da colheita (em 2 semanas) | - | 20 g de superfosfato + 400 g de cinza de madeira em 10 l de água | Plantafol, água-marinha, Kemer, Novofert (em de acordo com as instruções). |
Após a colheita (queda) | 10-15 kg de húmus (composto) sob o arbusto | 200-300 g de madeira cinzas por 10 litros de água | - |
Vídeo: molho foliar de uva
//youtube.com/watch?v=N1-LEafao-4
Arbustos de poda
O rendimento das uvas é regulado pela chamada carga do mato. Este é o número de brotos frutíferos (olhos) deixados na videira diretamente no processo de poda. Se, como resultado de um forte corte nos olhos, houver pouco, a carga será fraca. Isso implicará uma redução no rendimento. O congestionamento do mato para a planta também não é útil. No processo de crescimento e desenvolvimento da videira, o valor ideal da carga é determinado. Para uma planta de dois anos, é igual a 50% da norma recomendada para arbustos frutíferos, para uma planta de três anos - 75-80% dessa norma.
Para obter uma colheita estável, a videira precisa de poda anual. No outono, após a queda das folhas, as hastes são encurtadas para o nível do terceiro ou quarto rim. Em uma planta de dois anos de idade, restam quatro brotos altamente desenvolvidos e saudáveis, e o restante é cortado. Então eles são encurtados para o quinto rim. Um arbusto aparado corretamente com três anos de idade carrega 4 videiras frutíferas. Para aumentar a força, o número de caules de frutas aumenta em média para três por videira, com um aumento geral no número de videiras. A poda de brotos frutíferos geralmente é realizada em 6-8 olhos, mas é permitida em 4-6 olhos.
Vídeo: formação de treliça de brotos de uva
Como a videira é uma videira e cresce brotos longos durante a estação de crescimento, suas brotações bienais e frutíferas são fixadas em suportes. Ao cultivar uvas em uma propriedade rural ou em uma cabana de verão, são utilizados os seguintes sistemas de apoio: treliça, mirante, parietal, estaca. O mais comum é um sistema de treliça.
A treliça é uma construção de pilares (concreto armado, metal ou madeira) e arame (de preferência galvanizado). Os brotos montados nas treliças são ventilados suficiente e uniformemente, recebem a mesma quantidade de calor e luz solar. Além disso, a localização das hastes acima do solo cria comodidade para o jardineiro ao cuidar de plantas e da colheita.
Luta contra doenças e pragas de uvas
Variedade de beleza tem uma resistência média a doenças fúngicas. O maior perigo para a planta é oídio, podridão cinzenta, antracnose e oídio.
Oídio de fungo
O primeiro sinal de mofo é o aparecimento de manchas marrom-avermelhadas na superfície das folhas e no verso - um revestimento branco. O fungo infecta folhas, brotos jovens, depois passa para os frutos. As partes afetadas da planta secam e caem, as bagas ficam murchas e também gradualmente secam diretamente nos cachos. A propagação do fungo é favorecida pelo aumento da umidade no interior do mato e seu espessamento. Oídio enfraquece bastante a planta e reduz o rendimento. Para combater o fungo, são utilizadas as preparações Ridomil Gold e Amistar.
Podridão cinzenta
A doença das uvas com podridão cinzenta é fácil de determinar por manchas marrons com um revestimento específico de cinzas. Os esporos de fungos formam um revestimento que, durante o clima quente (22-28ºC) e a alta umidade afetam rapidamente toda a planta. Nesse caso, as folhas das uvas secam e caem, e os brotos, especialmente os jovens, param de crescer e morrem. O fungo é ativo durante toda a estação de crescimento do mato e é capaz de afetar inflorescências e frutos amadurecidos. As flores ficam marrons e caem, e as bagas são cobertas com uma espécie de pó de esporos cinza e podridão.
A luta contra a doença da podridão cinzenta consiste em pulverizar arbustos com fungicidas Ronilan, Rovral, Sumylex, Euparen. É recomendável realizar o processamento três vezes por estação: antes da floração (em maio), antes da formação dos ovários (em junho) e no início do amadurecimento da fruta (em julho). Também é eficaz o uso de remédios populares para plantas de processamento: uma solução de bicarbonato de sódio ou permanganato de potássio rosa escuro.
Fungo oídio
Oídio (oídio) é muito perigoso para muitas plantas frutíferas. É expresso em um revestimento esbranquiçado característico nas folhas e brotos, que aparece principalmente na primavera. Um mês depois, a placa adquire uma cor cinza acinzentada. As bagas ao mesmo tempo começam a apodrecer, rachar e cair. Um oídio aparece com alta umidade do ar e do solo, bem como com densidade excessiva de arbustos de uva. O tratamento de plantas com Thanos, Profit, soluções contendo enxofre (por exemplo, enxofre coloidal) ajuda a evitar a doença ou a reduzir o nível de consequências negativas se o fungo ainda afetar as uvas.
Os remédios populares usam a infusão de cinzas de madeira misturadas com sabão em pó, que é pulverizado com plantas.
Antracnose
Entre as doenças fúngicas às quais a uva Beauty está sujeita, há também a antracnose. Aparece nas folhas na forma de manchas cor de ferrugem, o que leva à morte do tecido das folhas e ao aparecimento de buracos.Folhas secas e caem. Nos brotos, o fungo forma úlceras, manchas marrons, galhos pretos e quebram. Os brotos jovens afetados são deformados e se tornam frágeis. Nas frutas verdes, as úlceras aparecem na forma de manchas roxas ou vermelhas escuras. Bagas quebram e apodrecem. Os esporos de antracnose são transportados por insetos e pelo vento. A doença particularmente ativa se espalha a temperaturas do ar acima de 25ºC, após chuvas com granizo e com alagamento do solo como resultado de rega excessiva.
Para proteger os arbustos das videiras das manifestações de antracnose na primavera, antes da abertura dos brotos, os brotos devem ser pulverizados com uma mistura de Bordeaux na proporção: 700 g da droga por 10 litros de água. Produtos contendo cobre (cloreto de cobre, sulfato de cobre), solução de Nitrafen a 1-3% também são usados para plantas de processamento.
Proteção contra pássaros e vespas
Cachos maduros de uvas são frequentemente atacados por pássaros e vespas, que gostam de apreciar bagas doces, especialmente quebradas após a chuva. A maneira mais eficaz de se proteger contra os pássaros é usar sacolas pequenas de gaze ou musselina usadas em cachos. Vespas geralmente roem gaze. Portanto, para proteger contra vespas, você pode pulverizar os brotos com uma solução de mostarda em pó (200 g de pó por balde de água).
Arbustos de abrigo para o inverno
Apesar da relativamente alta resistência ao gelo, a variedade Krasotka ainda não é bem estudada e testada nessa direção e, portanto, requer proteção obrigatória das plantas durante o período de inverno. Isso é especialmente verdade em áreas com pouca neve e invernos gelados, quando os arbustos não podem inverno confiável sob altos montes de neve. Para proteger o sistema radicular e brotar após a poda de outono ao redor do arbusto, faça um buraco com uma profundidade de 10 a 15 cm, que é preenchido com uma espessa camada de serragem ou turfa e coberto com solo de cima para o nível do solo. Na cama preparada desta maneira, as videiras são depositadas e cobertas com material de proteção por cima. Este método de proteção é mais adequado para plantas jovens.
Os arbustos de videira adultos protegem contra resfriados de inverno dobrando-os no chão. Para que as plantas não toquem o chão, é aconselhável colocar tábuas, blocos de madeira e material não tecido por baixo delas. Removido da treliça e da videira cortada cuidadosamente torcida e colocada em superfícies preparadas, prendendo com ganchos ou arcos. De cima, os brotos são cobertos com estopa, material não tecido ou sacos de polipropileno em várias camadas. Você também pode usar samambaia de pinheiro. De qualquer forma, o espaço interno deve ser respirável, para que você não possa cobri-los com um filme. Escudos de madeira, ardósia, linóleo, ruberoides ou folhas de policarbonato são colocados sobre as plantas cobertas. As bordas da estrutura são firmemente fixadas com tijolos ou simplesmente cobertas com uma camada de terra. No inverno, é útil jogar neve adicionalmente em um abrigo, aumentando a altura do monte de neve.
Comentários
A beleza foi a primeira a dar frutos no meu site e surpreendeu a todos que a viram com sua beleza e formato incomum da baga. Em nossas condições, grande poder de crescimento, amadurecimento precoce. Cachos de forma cônica bonita, pesando até 500-600 g, pontiagudos, intensamente rosa, com uma polpa densa de bagas pesando até 6-7 g.
Valentina Nikolaevna Ulyanova, região de Chelyabinsk
Revista Gardens of Russia, nº 7, outubro de 2010
Meu primeiro contato com Beauty aconteceu cerca de cinco anos atrás, em Taman, durante minha próxima viagem ao complexo etnográfico Ataman. Vi uvas muito bonitas no mercado local, experimentei - não resisti e comprei alguns quilos, pedi o nome ao vendedor - Pretty Woman. Um monte grande, aparência chique, sabor de uva - especial. Comprei uma muda enxertada em Cobber para minha coleção - agora em espera - este ano deve haver sinalização. Mas muitas pessoas escrevem - que rasga a baga pesadamente ... e, por causa disso, algumas já recusam esse formulário. Mas parece-me que você ainda tem que assistir a Beauty, chuvas anormais no Kuban no verão não são incomuns - mas ainda assim, provavelmente, há uma chave para isso ... só precisa olhar ...
Andrey Derkach
//vinforum.ru/index.php?topic=29.0
Nossa Beleza tem raízes próprias, produz frutos há três anos, o bacalhau ainda não foi observado e as vespas não atacaram particularmente, provavelmente ainda não o experimentaram. A baga é linda e muito saborosa.
Nadezhda Viktorovna
//vinforum.ru/index.php?topic=29.0
Com o advento e o início do cultivo generalizado, a variedade Pretty Woman está em demanda entre os jardineiros. Seu sabor único e atratividade externa, boa resistência a doenças e despretensiosidade no cultivo determinam a demanda por beleza. E hoje continua o estudo da experiência de cultivo dessa variedade em várias zonas climáticas e em diferentes tipos de solo.