Muraiya (Murraya) - uma planta que tem flores perfumadas brancas como a neve e um sabor rico de frutas. De onde veio a cultura, quais são suas propriedades, quais espécies possui, o que é preciso para plantar e que cuidados Murraya precisa em casa - abaixo no artigo.
Murraya: Descrição
Muraiya é um representante vívido da família Rutov, relacionado a árvores e arbustos. Você pode vê-lo na Índia e na África Central. Tem muitas variedades. O cuidado é simples, com assentos adequados e observação das condições de temperatura, iluminação e rega.
Flor de Muraya
A origem e aparência da planta de Muraya
É um arbusto, um parente de limão e tangerina. A planta foi descoberta pela primeira vez no século XVIII. Naturalistas suecos no Himalaia. É nomeado após Murray, o cientista que encontrou a primeira cópia.
Para informação! Muraiya é uma planta termofílica, em seu habitat natural pode ser vista em Sumatra e Taiwan. Também cresce na China, Índia e Nepal. Além disso, existem no continente australiano.
A aparência não pode deixar ninguém indiferente: uma planta verde de dois metros com troncos finos cobertos com casca marrom, com folhas brilhantes e lisas. Em cada folha há brotos, que na primavera se transformam em flores de cinco folhas brancas como a neve, com as pontas envoltas em aroma de jasmim. No final da primavera, frutos vermelhos de muraya aparecem nas flores, cobertas com uma casca de laranja. Dentro de cada um há um osso amarelo.
Árvore de imperadores japoneses
Muraiya é chamada de árvore dos imperadores japoneses, pois desde o início do nascimento do império no Japão, as folhas e flores da planta foram usadas para fins medicinais. Cada folha de muraya é útil. Destas, foram preparadas tinturas com decocção, que somente os representantes da dinastia japonesa podiam beber para aumentar as qualidades ocultas de uma pessoa. A bebida imperial melhorou a energia sexual e a força masculina. Tentativas de levar a semente para a casa e tentar cultivar murraya em casa terminaram em decapitação.
Planta flor
Muraya - flor de interior. Os brotos das plantas têm uma tonalidade branca ou leitosa. Aparecem em uma quantidade de 10 a 15 peças. e cresça com pincéis. O diâmetro das flores é de 2 cm e, dentro de cada, há estames amarelos, que lembram as flores de jasmim com aroma.
Aparência da flor
Tipos e variedades de muraya
Os botânicos descreveram mais de 10 variedades de uma flor exótica, mas hoje apenas duas espécies são conhecidas como planta doméstica - paniculata e Koenig.
As variedades de flores mais populares:
Murraya paniculata
Espécies criadas especificamente para criação em casa. As folhas são menores que as de Koenig e atingem 12 cm de comprimento, cada uma com 11 placas. As flores são de cor creme. Frutos de Murraya paniclet cor escarlate. Refere-se a plantas anãs.
Preste atenção! A altura da flor madura é de 50 cm.
Paniculata de Muraya (Murraya Paniculata)
Muraiya paniculata é a mesma paniculata muraiya. É formado por um arbusto, uma árvore anã ou como um bonsai. A peculiaridade da espécie é um aroma forte, usado universalmente na culinária e na cosmetologia. Na Índia, é feito tempero. Murraya paniculata como planta doméstica caprichosa, requer rega constantemente abundante e muita luz.
Muraya Aronia Koenig
O segundo tipo de muraya, usado como planta de casa. Seu habitat são as ilhas do Oceano Pacífico. Na aparência, o Keniga muraya de frutos pretos é um arbusto verde que possui folhas verdes escuras e coriáceas e uma casca cinza de galhos. Floresce flores brancas como a neve. Difere de um pânico no tamanho e na cor da fruta. Koenig atinge 40 cm, os frutos são pretos.
Muraya Exotica (Murraya Exotica)
O exótico Muraia difere das espécies apresentadas acima em sua origem, no número de flores ao longo da vida e no número de folhas no grupo (o holandês tem 11 folhas). Outro nome para a espécie é flor holandesa.
Muraya exótico
Transplante de Muraya após compras de maconha
Você precisa transplantar a flor em um solo levemente umedecido, composto de areia e solo de folhas. O recipiente para o cultivo de sementes deve ser coberto com vidro e colocado ao sol. O transplante de brotos jovens ocorre um mês após o aparecimento de brotos jovens endurecidos. Certifique-se de levar em consideração o fato de que não deve haver uma mudança acentuada de temperatura; caso contrário, a flor morrerá.
Preste atenção! O transplante de murayu está em uma panela grande 5-10 cm mais larga que a anterior e a uma temperatura de 15 a 20 ° C.
O que você precisa para pousar
Na descrição de Murraya, é indicado que, para o pleno desenvolvimento e a floração oportuna, é necessário cuidar do solo antes do plantio. O melhor solo é solto e cheio de aditivos orgânicos com acidez de até 7,5 pH. Se você optar por comprar solo pronto na loja, escolha um especializado para frutas cítricas. Nesse caso, você deve definitivamente adicionar a vermiculita - uma substância para aumentar a friabilidade da terra.
Se quiser, você pode criar o solo para a planta com suas próprias mãos e não comprar pronto. É criado misturando:
- terra de folhas e relva;
- húmus;
- areia grossa.
Importante! A proporção dos componentes é 2: 2: 2: 1. Uma camada de drenagem na forma de argila expandida e pequenas pedras é necessariamente colocada no fundo.
Quanto à água, você precisa regá-lo com água limpa à temperatura ambiente.
Escolhendo o melhor lugar
Para que a flor se desenvolva normalmente, você precisa escolher o vaso certo. Seu diâmetro deve ser maior em alguns centímetros do anterior. Também não é necessário pegar uma panela grande demais, pois a água se acumula sob as raízes, o que levará à sua deterioração. Quanto ao local de cultivo, um peitoril da janela, bem iluminado pelo sol, é adequado.
Processo de aterrissagem passo a passo
O processo passo a passo de plantar uma planta em um vaso inclui as seguintes etapas, por sua vez:
- A preparação de uma panela, solo abundantemente fertilizado, assentou água morna e preparou ou comprou mudas.
- Afrouxando o solo, removendo o solo superficial e regando abundantemente.
- Um puro transplante de flores junto com a terra em que foi cultivado anteriormente.
- Pó com uma nova camada de terra e uma pequena compactação do solo.
Uma condição importante para o plantio adequado é a localização do colo do sistema radicular. O principal é impedir o aprofundamento excessivo das raízes no solo, caso contrário, surgirá a pergunta por que a flor muraiya não floresce.
Aterragem de muraya
Propagação de Murai
Muraya pode se reproduzir usando sementes e mudas. Os jardineiros amadores observam que o último método é mais confiável que o primeiro, pois nem todas as sementes crescem e, se germinarem, não é fato que sobreviverão.
Propagação por estacas
Para propagar uma flor por estacas, você precisa:
- pegue a foto mais madura e corte-a ao meio;
- enraizá-lo em solo permanganato de potássio desinfetado ou em água parada.
O caule cria raízes depois de um mês. Depois disso, aparecem folhas e mudas completas, que precisam ser transplantadas para uma panela.
Cultivo de sementes
Para fazer isso, você precisa comprar sementes em uma loja ou coletá-las de outra flor e colocá-las no chão e regar ativamente enquanto secam. Os tiros aparecem em um mês a uma temperatura de 25 ° C.
Cultivar uma flor a partir de sementes
Muraya: atendimento domiciliar
Apesar de muitos atribuírem muraya a plantas mal-humoradas, ela não apresenta requisitos especiais de cuidados. É necessário aderir a certas regras de rega, cobertura e condições de temperatura, para que um arbusto bonito e saudável cresça.
Modo de rega
Durante o período de crescimento ativo da planta, é importante fornecer rega regular com água purificada ou sedimentada. Quando os resfriados surgem, a frequência da rega deve ser significativamente reduzida. Em um período de descanso, você pode parar completamente.
Top vestir
Você precisa alimentar a planta com fertilizantes minerais e orgânicos de março a setembro. É o período em que a planta cresce e floresce ativamente e depois dá frutos. A alimentação deve ser realizada uma vez por mês. Você pode afrouxar e adicionar aditivos especializados vendidos na loja para plantas cítricas ao solo ou pode fazê-los você mesmo. Desde a cobertura mineral, é melhor optar pela uréia ou uréia, devido ao alto teor de nitrogênio, e do orgânico - ao esterco ou ao excremento de frango.
Preste atenção! É impossível combinar os dois fertilizantes. Sua contribuição deve ser gradual. A diferença horária é de 10 dias.
Durante o período de descanso, é impossível alimentar uma planta cítrica. Não será assimilado pelo muraya. Além disso, você não pode fertilizar a flor se estiver doente com alguma coisa. Os fertilizantes são aplicados ao solo levemente úmido.
Cuidado de Muraya
Características de cuidados durante o período de floração
A floração ocorre 12 meses após o transplante da flor em um vaso permanente. Os cuidados neste momento devem ser aprimorados. É necessário colher os primeiros brotos para fins preventivos, fertilizar ativamente o solo com aditivos orgânicos e minerais e também monitorar as condições gerais. Se as folhas começarem a desbotar, você deve tentar mover a planta para outro lugar, regando com outra água.
Importante! Se o cuidado for correto, pequenas flores brancas aparecerão na primavera e no verão, as bagas ficam vermelhas ou pretas saturadas.
Características do cuidado em repouso
A flor não tem um período de descanso pronunciado. Segundo os jardineiros, dura de novembro a fevereiro, embora o tempo possa ser alterado. Muraiya não é caprichosa em desistir durante o descanso. Neste momento, não é necessário vestir o topo, basta fornecer rega moderada, colocar a panela em um local claro, mas não ensolarado.
Preparações de inverno
Invernos de Muraya no peitoril da janela sul, sem tocar as folhas com vidro frio. Para aumentar artificialmente o horário de verão, você precisará iluminar com uma lâmpada ultravioleta.
Muraya no inverno
Folhas de Murai ficam amarelas: o que fazer
As folhas podem ficar amarelas se o solo tiver uma alta alcalinidade ou se não houver oligoelementos úteis. Além disso, a planta descarta as folhas devido a uma queda acentuada de temperatura, envelhecimento natural, falta de rega suficiente, saturação excessiva de fertilização, cuidados inadequados. A planta pode ficar amarela, cair e deixar cair folhas devido a transplantes inadequados, por exemplo, em uma panela muito espaçosa. O amarelecimento das folhas pode ser causado pela ação da clorose (uma doença comum dos arbustos).
Para que a planta não dói, é necessário fornecer rega moderada com água parada, monitorar os aditivos benéficos para a ausência de cloro na composição.
Em geral, uma planta cítrica exótica pode decorar qualquer ambiente com sua aparência. Não é difícil cuidar disso, o principal é plantá-lo em uma panela grande, regá-lo a tempo e tomar medidas preventivas contra doenças, caso contrário, pode perder suas lindas folhas e flores.