Para todas as idéias que surgem no campo do paisagismo, não há dinheiro, tempo e espaço suficientes. Mas muitas pessoas certamente vão gostar deste empreendimento. Especialmente para quem tem pelo menos um pequeno reservatório no local. Um canteiro de flores flutuante diversifica agradavelmente a superfície serena da água: brilha de uma nova maneira. Uma ilha flutuante de flores não exigirá fundos especiais, mesmo se você decidir comprar um produto acabado. O que podemos dizer sobre o canteiro de flores, que você pode fazer facilmente com suas próprias mãos. Não vai demorar muito tempo para isso. Mas primeiro, decida se você precisa de um design desse tipo em princípio.
O que vamos construir?
Ilha artificial é organizada de forma bastante simples. Possui uma base flutuante leve, na qual são feitas células para várias plantas. Geralmente é feito de um material poroso, que permite que as raízes das flores sejam facilmente saturadas com nutrientes e umidade do reservatório. No entanto, de qualquer forma, você pode fazer furos especiais para a mesma finalidade. Esse método de cultivo é fácil de comparar com a hidroponia, quando não há solo e não há necessidade de gastar energia em rega e cobertura.
Entre os modelos acabados, você pode encontrar aqueles que são projetados especificamente exclusivamente para flores em vasos. Eles são projetados para que a imersão de vasos na água ocorra apenas parcialmente. O solo está umedecido, mas não completamente molhado. Tais instalações também são boas à sua maneira. Eles são mais frequentemente usados em piscinas. O design da ilha pode ser alterado rapidamente. Para fazer isso, basta remover alguns vasos das células e inserir outros.
Por que há um canteiro de flores na lagoa?
De fato, quais são as vantagens desta ilha flutuante de flores, exceto que é muito bonita? Embora o apelo estético em si seja um valor. Mas, como se vê, longe de ser o único.
- Benefício para os residentes da lagoa e jardim. Se sua lagoa é habitada, a inovação será rapidamente apreciada. O canteiro de flores será visitado por tartarugas aquáticas e sapos, os peixes sob ele poderão descansar do calor do verão, os pássaros também gostarão de jangadas seguras.
- Design compacto. Seu mini-jardim manterá sua forma perfeitamente, porque o plantio não poderá crescer incontrolavelmente, pois não há para onde ir.
- Proteção de pragas. Toupeiras, ursos, formigas e outros habitantes subterrâneos não perturbarão a paz das flores. By the way, na água você pode colocar não só eles, mas também um pequeno jardim.
- Crescendo sem regar. Regar plantas higrófilas cujas raízes já estão na água, não há necessidade. Se uma jangada improvisada for plantada com vegetação que não gosta de excesso de umidade, seu fundo deverá ser sólido e regado como de costume.
- Função de limpeza. A presença de plantas que amam a umidade como água é boa para o reservatório, porque suas raízes a limparão de substâncias orgânicas e não permitirão o crescimento de algas desnecessárias.
Como você pode ver, há muitas razões para criar uma estrutura pequena, mas espetacular. A propósito, essas estruturas podem ser deixadas em segurança na lagoa durante o inverno, seus habitantes não congelarão.
Selecionamos as plantas certas
Quase todas as plantas são adequadas para nossos propósitos, você pode até usar pequenos arbustos.
- Mergulhadores. Absolutamente qualquer hidrofólio pode ser usado.
- Não amantes da umidade. Os proprietários do sistema radicular superficial devem ser escolhidos.
Para um amante da água, em vez de terra, você pode usar um hidrogel ou seixos que possam mantê-lo em posição. Mas observe que, na ausência de solo, as plantas devem ser alimentadas com substâncias da água; portanto, na piscina é melhor usar um design com vasos e solo.
A planta é selecionada levando em consideração seu tamanho no estado adulto, para que, no futuro, não afogue a ilhota em que cresce. No entanto, ninguém tenta plantar vistas dimensionais em tais projetos. Portanto, é mais sensato se concentrar nas flores.
Lírios, hospedeiros, astilbe, papiro ou ciperus, íris de pântano, callas e daylilies provaram ser grandes amantes das viagens aquáticas. A empresa que eles podem fazer urze, trevo, formium, heichera e uma variedade de ervas decorativas. Eles nunca se recusarão a nadar sundews, miosótis, rabo de cavalo, botão de ouro rastejante, roupa de banho, alpinista, turno, kaluzhnitsa, asa, grama de algodão e junça.
Não se esqueça daqueles que estão acostumados a viver em pântanos. Se possível, certifique-se de usar arbustos de amora, mirtilos e cranberries. Quanto ao design com vasos, absolutamente quaisquer flores heterogêneas e brilhantes podem ser colocadas nele.
Regras gerais para todos os projetos
Modelos prontos de camas flutuantes podem ser comprados na loja, mas esta opção tem duas desvantagens significativas:
- tem que gastar dinheiro;
- Resta apenas o conteúdo com a opção padrão.
É muito melhor fazer algo de acordo com o seu próprio gosto, decorando seu lago com suas petúnias ou calas favoritas em um recipiente, cuja forma você mesmo gostará.
Para um produto tão caseiro, você precisa escolher o material, determinar o tamanho, descobrir como ele ficará na água. É sempre necessário correlacionar os parâmetros do reservatório e a futura ilha flutuante.
A profundidade de imersão depende do tipo de plantas futuras. Se eles estão entre aqueles que geralmente crescem em terra, a linha de água não deve ultrapassar 7 cm do plano da parte inferior da ilha. Se você precisar pousar habitantes de pântanos e outros amantes da água, o calado pode ser de 10 a 12 cm.A profundidade de imersão é facilmente regulada usando cascalho.
Fazemos um canteiro flutuante por conta própria
Sugerimos que você se familiarize com várias opções muito simples para a auto-produção desse canteiro de flores. Para isso, precisamos de ferramentas familiares e acessíveis e materiais muito baratos. Todas as quatro opções apresentadas a você foram testadas na prática e passaram em testes bem-sucedidos.
Opção 1 - estrutura de filtro não tecido multicamada
Para o trabalho, precisamos: um pedaço de papelão, um material de filtro não tecido, espuma de montagem, linha de pesca, uma mistura de turfa e solo de flores. Ferramentas: caneta ou lápis, tesoura, agulha, faca de papelaria. Não se esqueça das flores para o plantio. Começando a trabalhar.
Em um pedaço de papelão, desenhamos o contorno da estrutura futura, após a qual o modelo precisa ser cortado. Com ele, cortamos tantos espaços em branco do filtro para que eles possam fornecer a altura desejada para o futuro canteiro. Enroscamos a linha com uma agulha e costuramos todas as camadas do filtro. Não há necessidade de costurar em torno da borda. Pode ser que você precise aparar as bordas da peça com uma faca de escritório.
Na plataforma resultante, corte um recesso, saindo ao longo do perímetro dos lados. Após algumas perfurações, encha a peça de trabalho com espuma. Para garantir uma boa flutuabilidade, um objeto pode precisar de dez ou mais furos. Agora vamos esperar até que a espuma fique dura o suficiente. Vamos testar a balsa em busca de flutuabilidade. Se as flores tiverem raízes grandes, você poderá fazer cortes ou recortes adicionais no filtro ou na espuma.
Esfregamos o solo úmido nos poros do filtro, enchemos o recesso com uma mistura de solo de flores e turfa. Tudo, você pode colocar a ilha pronta no reservatório.
Opção 2 - um design simples a partir do filtro do forno
Essa é uma estrutura elementar para a qual você precisará: dois filtros de forno reutilizáveis, grampos, arame flexível, tesoura, espuma de poliuretano e um spray de tinta verde.
No primeiro filtro, marque e depois faça furos nos locais onde as flores serão plantadas. Junte dois produtos e prenda-os com suportes ao redor do perímetro. Entre as camadas formadas, insira cuidadosamente a espuma de montagem, garantindo assim a flutuabilidade da estrutura. A espuma não pode ser adicionada em grandes porções, pois pode rasgar a superfície.
Quando a espuma seca, é melhor colorir a ilha de verde para que pareça o mais natural possível. Um fio deve ser parafusado na lateral para fixar uma certa posição da balsa na lagoa. Plantamos plantas nos orifícios e abaixamos o produto acabado na água. Fixamos o fio na praia ou no fundo.
Opção # 3 - ilha de espuma
Polyfoam será necessário para cortar uma base para um futuro canteiro de flores. Ainda é necessário: uma esteira de coco, uma agulha e um fio forte, um pouco de terra. Se um dos componentes estiver faltando, leia as dicas de substituição abaixo.
A partir da espuma, corte a forma desejada com um recesso para as mudas. Enrole a peça de trabalho com uma esteira de coco e prenda-a com um fio forte para que fique firme na base. Você pode embainhar na parte inferior, escondida dos olhos e em outras 6-8 direções. Esfregue um pouco de solo na fibra de coco e plante as flores. Abaixe o produto acabado na água.
Opção 4 - Macarrão + fibra de coco
Para fazer um design muito pequeno, mas bastante agradável, você precisará de vasos de plástico para pendurar flores, macarrão (um palito flexível para hidroginástica), fibra de coco. Macarrão é melhor escolher azul ou verde. No entanto, se você deseja tornar a balsa mais visível, pode, pelo contrário, dar preferência a cores contrastantes.
Os elementos pendurados nos vasos deverão ser removidos. As aberturas na parte inferior do furo podem ser seladas com selante. O macarrão deve ser firmemente colocado sob a borda do recipiente e preso com um fio aos orifícios na panela das peças penduradas. Portanto, o produto permanecerá bem à tona. O macarrão, é claro, terá que ser cortado à medida.
Embrulhe a panela com fibra de coco de ambos os lados e umedeça com água para que ela incha. Para fixar as mudas, as fibras devem ser esticadas. Ao encher o tanque, você pode liberá-lo no reservatório. Para melhorar a flutuabilidade, reduza o conteúdo da panela ou adicione outro macarrão.
Algumas dicas gerais para o final.
Se você decidir decorar seu jardim e lagoa dessa maneira, siga algumas dicas práticas:
- a fibra de coco pode ser substituída por musgo;
- se você planeja colocar a ilhota na piscina, vários filtros de café sob as raízes das mudas ajudarão a limpar a água recebida de impurezas desnecessárias;
- é melhor ancorar no fundo da lagoa do que na costa;
- o poliestireno pode ser substituído por espuma de poliestireno, isopor ou outro isolador de espuma.
Note-se também que, se houver peixes em seu lago, as plantas não precisarão de solo: elas obterão tudo o que precisam da água.
Essa ideia popular pode ser implementada em seu site mais de uma vez. Tudo depende do tamanho do corpo d'água. Algumas jangadas estáticas ou flutuando lentamente na água revitalizarão muito a sua paisagem.