Gramado limpo do tipo “faça você mesmo”: regras de seleção e plantio de grama

Pin
Send
Share
Send

A grama bem cuidada em uma cabana de verão não parece menos esteticamente agradável do que os canteiros de flores. Além disso, se você realizar todo o trabalho de plantar o gramado corretamente, no futuro os cuidados com o gramado serão muito simples. Um belo gramado se tornará não apenas parte do design decorativo do local, mas também trará muitos benefícios. Durante um ano de meio hectare de grama plantada, ele absorve cerca de 40 toneladas de poeira, o que significa que você respirará um ar saudável. A segunda vantagem - a umidade aumentará, o que no verão ajudará os proprietários a tolerar mais calor. Cada residente de verão pode fazer um gramado com as próprias mãos, porque isso não requer equipamento especial e conhecimento profundo do engenheiro agrônomo. Aqui está a regra básica: faça tudo devagar e com eficiência.

Classificação dos tipos de relva

Antes do início da escavação, eles são determinados com o tipo de gramado. É selecionado levando em consideração o uso posterior do gramado, porque o arranjo do gramado para jogos ao ar livre e para a área do pátio pode diferir radicalmente na qualidade e variedade de cereais que compõem as misturas de grama. Existem vários tipos de gramíneas, portanto, antes de ir à loja, determine claramente o que você precisa.

Ao comprar uma mistura de gramado, leia as instruções na embalagem, que indica com que finalidades você pode usar um gramado semelhante.

Gramado esportes

É semeado em locais onde é planejado um playground, uma área infantil ou uma zona para passear animais domésticos (por exemplo, se alguém cria cães). A composição das misturas esportivas inclui ervas que não têm medo de pisar; portanto, com o tempo, manchas "carecas" não aparecerão no seu gramado. Tais gramados são densos, difíceis e despretensiosos. É verdade que um substrato mais forte é construído sob eles para evitar quebras de grama.

Para playgrounds e áreas de recreação, recomenda-se a semeadura de misturas esportivas que suportam pisadas constantes

Gramado inglês (térreo)

Este gramado é exatamente o oposto dos esportes. Não se destina ao movimento, mas à contemplação. As misturas são compostas de ervas delicadas caras que exigem bom solo, cuidados constantes e cortes de cabelo, têm medo de lugares sombreados e pisoteados. Na paisagem, o gramado inglês parece muito luxuoso e caro, mas esse é um canto puramente decorativo, no qual os piqueniques e festas de chá são excluídos.

Juntamente com belos parâmetros estéticos, o gramado inglês é muito gentil, exige cuidados e não tolera movimento nele.

Jardim gramado

O gramado do tipo faça você mesmo e o jardim da casa de campo são os mais fáceis de fazer. Os cereais incluídos em sua composição são despretensiosos, toleram tanto a sombra quanto os raios solares abrasadores, crescem em solos pobres. Portanto, para áreas de lazer, pátios, territórios próximos a piscinas, essa opção é mais frequentemente escolhida.

E, em vez de um gramado clássico, você pode cultivar um gramado despretensioso com musgo irlandês. Leia sobre isso: //diz-cafe.com/rastenija/mshanka-shilovidnaya.html

Prado (mouro) gramado

Se você gosta de grama e prados pontilhados de flores, escolha esse tipo de gramado. Será um gramado florescendo durante todo o verão com uma paleta de cores brilhantes. Você mesmo pode criar uma mistura para um gramado, escolhendo plantas para que elas floresçam alternadamente durante todo o verão.

Uma opção mais simples é comprar um gramado mouro pronto, onde já são selecionadas ervas que se dão bem, não se afogam e se distinguem por cores brilhantes. Naturalmente, esses gramados raramente são cortados (apenas para remover plantas desbotadas e permitir que a próxima geração germine). Mas andar nelas não é recomendado, porque elas têm cerca de 10 cm de altura, e as ervas amassam sob os pés e dificilmente restauram sua aparência anterior.

Os gramados do prado, especialmente os mouros, são ótimos para o design rústico do local e parecem naturalistas.

Gramado universal

Os gramados universais são criados muito rapidamente, porque eles usam tiras de grama prontas para eles. Eles são vendidos com relva e rapidamente se enraízam em um novo local. Usando materiais em rolo, eles equipam todas as zonas do site em que o tráfego é planejado. Como grama decorativa e moída, essa opção não é adequada, pois são usadas para o cultivo ervas despretensiosas e sem alta qualidade estética. Deve-se ter em mente que esse gramado custará muito mais do que semear grama, porque as tiras de rolo requerem uma preparação especial do solo e a capacidade de colocá-las adequadamente.

Você pode aprender sobre a tecnologia de assentamento e as regras para o cultivo de um rolo de grama com o material: //diz-cafe.com/ozelenenie/texnologiya-ukladki-rulonnogo-gazona.html

Os gramados enrolados são um tipo universal de gramado (embora caro!), Onde você pode criar áreas de recreação, playgrounds

Regras para escolher um local de desembarque

Ao dividir a paisagem de um site em determinadas zonas, lembre-se de que nem todas as misturas de gramado crescerão igualmente bem onde você alocou um local para elas.

  • Portanto, o gramado inglês precisa de abertura total, ausência de sombra e ventos.
  • Qualquer grama não crescerá normalmente na zona de sombra constante, o que acontece nas imediações dos edifícios.
  • Se você planeja plantar um gramado sob um pomar ou árvores decorativas, no raio da copa o gramado tem poucas chances de sobrevivência. Em primeiro lugar, o sistema radicular das árvores mais poderosas absorverá a maior parte da nutrição. Em segundo lugar, os galhos fornecerão uma grande quantidade de sombra, interferindo nos processos de fotossíntese. Como resultado, a grama terá uma aparência pálida. Você terá que sacrificar os galhos mais baixos das árvores e cortá-las, ou se recusará a plantar grama neste local.
  • Se a cabana de verão estiver localizada em áreas alagadas, as raízes da grama apodrecerão constantemente. O gramado não gosta de inundações, então você precisa fazer uma drenagem de qualidade. É verdade que existem misturas de ervas que crescem durante a estagnação da água, mas mesmo elas não mostram um excesso constante de umidade.
  • Se forem observadas elevações na área, nos locais de transição o solo estará sujeito a erosão e lixiviação. Você precisa suavizar as encostas para que a inclinação não exceda 30˚ e reforçar adicionalmente com uma grade que retém o solo, impedindo a aspersão.
  • Não faça um caminho de gramado em um local de constante movimento de pessoas e carros, por exemplo, do portão para a casa. Pisando na mesma rotina todos os dias, você condensará tanto o solo que a grama perderá o acesso de oxigênio às raízes e "sufocará". Mesmo misturas de esportes, neste caso, não funcionarão, porque são projetadas para circulação intensa de pessoas em todo o site, e não em uma faixa estreita. Se o desejo de manter o local verde é tão grande, coloque tiras de azulejos ou calços de madeira entre o gramado para pisar neles, e não na grama.

Características da sementeira adequada

É aconselhável que a preparação de um rascunho do seu futuro gramado seja no inverno. Então, com o início da primavera, você começará imediatamente o trabalho de escavação. As misturas de gramado mostram melhor sobrevivência no início da primavera, quando a terra está saturada com umidade e não há calor forte. Se o momento for perdido, não semeie o gramado no verão. Aguarde os dias de outono, quando as chuvas alimentam o solo, e depois continue a semear. Mas não se atrase: antes do inverno, o gramado jovem deve sair após 1-2 roçada.

Você pode aprender mais sobre como preparar um gramado para o inverno com o material: //diz-cafe.com/ozelenenie/podgotovka-gazona-k-zime.html

Preparando o solo para o plantio de sementes

O procedimento para o trabalho é o seguinte:

  • Compensação. Primeiro de tudo, o site futuro está sendo limpo de todos os tipos de resíduos de construção, pedras. Os tocos são arrancados, os galhos de baixo crescimento das árvores são cortados.
  • Controle de ervas daninhas. Então chega a hora do controle de ervas daninhas. Eles devem ser eliminados manualmente, destruindo junto com as raízes ou tratados quimicamente. No primeiro caso, você gastará muita força física na destruição de ervas daninhas, mas poderá prosseguir imediatamente para a próxima etapa do trabalho. Com a remoção de ervas daninhas químicas, você terá que esperar pelo menos uma semana até que a droga comece a ser destrutiva. É por isso que é recomendado tratar o solo com produtos químicos no outono. Então as ervas daninhas desaparecerão durante o inverno, e os próprios produtos químicos terão tempo para se decompor em elementos seguros e não causarão danos ao plantar o gramado.
  • Criação de um sistema de drenagem. Se o seu site estiver em uma planície, você precisará salvar a terra do alagamento. Para fazer isso, antes de cavar no gramado, faça uma drenagem. Após a chuva, marque os locais de acúmulo de água e faça buracos profundos neles (cerca de um metro). Forre o fundo dos caroços com tijolos quebrados, depois com cascalho grande e sobre uma camada de areia. Deixe 40 cm em solo fértil. Após o plantio, a água entra no solo e no poço de drenagem através do solo.
  • Nivelamento e escavação do site. Em áreas irregulares, é necessário nivelar o terreno para que o gramado fique na horizontal. Para fazer isso, puxe os cabos para os pinos em diferentes extremidades da plataforma e observe o nível de diferenças. Poços adormecem, solavancos cortados. Depois disso, todo o site é desenterrado. As raízes de captura de ervas daninhas perenes, detritos e pedras são removidas. Os solos arenosos são fertilizados com chernozem ou turfa. Muito gorduroso diluído com areia.
  • Batendo e lavrando. Antes de plantar sementes para o gramado, é necessário compactar o solo firmemente, caminhando sobre ele em pequenos passos ou usando uma prancha. Eles o colocam na borda da trama e pulam até a terra se estabilizar. Em seguida, mova o quadro e continue até que atropelem o site inteiro. Você também pode montar um tronco grosso. Assim que você pisa no chão, e ele não corre aos seus pés, o solo está pronto para o plantio. Resta afrouxar um pouco com um ancinho e semear a mistura do gramado com a densidade recomendada nas instruções.

Depois que a terra é abalada, é necessário mover a camada superior com um ancinho para que as sementes tenham acesso ao ar e à umidade

Processo de semeadura de grama

Se você semeia com as próprias mãos, é difícil suavizar o gramado, como uma escova, porque a grama está espalhada de maneira desigual. Como resultado, alguns lugares brotam densamente, enquanto outros crescem fracamente. Para obter uniformidade, uma porção de sementes por metro de espaço é misturada com o mesmo volume de areia fina e depois semeada. É ideal semear com uma semeadora manual, mas você nem sempre a encontra à venda.

Polvilhe as sementes com terra e enrole-as em um tronco para que os pássaros não colem. Se o solo estiver seco - é recomendável derramar de um pequeno pulverizador sob uma pressão fraca da água, para não lavar as lavouras.

O material sobre a tecnologia de tratamento de gramados também será útil: //diz-cafe.com/ozelenenie/uxod-za-gazonom.html

A semeadora manual ajuda a usar mais economicamente as sementes de grama e, ao mesmo tempo, a qualidade do plantio é mais uniforme

As sementes são enroladas com um rolo especial e, caso contrário, são batidas com uma prancha ou pisadas completamente em sapatos rasos

Resta esperar por brotos e apreciar o belo gramado. A propósito, as ervas daninhas vão subir junto com a grama. Mas eles não têm mais medo do gramado. Após um ou dois cortes, as plantas anuais desaparecem sem deixar vestígios, e a grama se torna um tapete suculento e grosso.

Pin
Send
Share
Send