Na primavera, muitas plantas começam a atrair um aroma incrível. E às vezes você realmente quer ter um deles no jardim. Além do aroma, eles têm uma aparência decorativa, para que possam se tornar a decoração central do jardim.
Madressilva de arbusto
As vantagens desta planta são que ela é decorativa e frutífera. Grandes bagas azuis podem não agradar a todos, porque têm um gosto um pouco amargo. Mas as frutas são ricas em vitaminas C, P, grupo B, ácido fólico, iodo, magnésio e muitos outros.
Os arbustos de madressilva crescem até 3 m de altura. Ao mesmo tempo, tornam-se macias, sendo adequadas para a criação de sebes. A madressilva adora solo bem aquecido, úmido e fértil, muito sol, mas os galhos mais baixos devem estar sempre à sombra. Recomenda-se plantar arbustos em um local protegido do vento.
Planta de hortênsia
A hortênsia surpreenderá a todos com uma grande variedade de espécies, formas de inflorescência e paleta de cores. Esta é uma planta higrófila que cresce bem em jardins sombreados e perto de terraços. A hortênsia floresce por um longo período, começando em julho e terminando na segunda quinzena de setembro.
Além disso, existem variedades de folhas grandes e parecidas com árvores, de um arbusto exuberante você pode obter uma bela borda de floração.
Arbusto decorativo de forsítia
Esta planta floresce no início da primavera com flores amarelas brilhantes. Isso é diferente de outros arbustos de jardim. Externamente, a forsítia é um pequeno arbusto com uma altura de 1 a 3 m. A casca tem uma textura áspera e cor marrom-acinzentada. A forma das folhas depende do tipo de planta, mas na maioria das vezes elas são de forma oval simples, com dentículos nas bordas.
A forsítia é uma planta fotófila, mas cresce melhor à sombra. Para ter uma aparência mais favorável, recomenda-se plantá-la ao lado de coníferas sempre verdes.
Arbusto de viburno
Na natureza, o viburnum pode ser encontrado perto de rios, pântanos, porque esta planta adora solos úmidos. As espécies culturais, como o viburnum comum ou o viburnum vermelho, são menos extravagantes para as condições. O principal é que o solo é nutritivo e a área é suficientemente iluminada.
E se você também prestar muita atenção, o arbusto do viburno ficará encantado não apenas com a floração branca exuberante de maio a junho, mas também com um grande número de frutas suculentas e saudáveis. É verdade que os frutos do viburno são um pouco amargos, por isso é recomendável congelá-los um pouco antes de comer.
Urze perene
A vantagem desta planta é que é sempre-viva. Isso significa que a urze ficará encantada com sua aparência mesmo no inverno. Além disso, o arbusto é uma excelente planta de mel.
Externamente, a planta é um arbusto atrofiado que, por assim dizer, se espalha pelo chão. O período de floração começa em julho e termina em setembro. As flores parecem sinos, pintadas em rosa lilás.
Heather é despretensiosa ao sair. Pode crescer mesmo em colinas rochosas, onde ventos fortes e constantes sopram. Os paisagistas recomendam o uso desta planta para criar slides alpinos.
Arbusto de rododendro
Somente os cultivadores de flores experientes podem lidar com esta planta, pois é muito caprichosa. O arbusto adora sombra e umidade, mas não tolera geadas.
Recomenda-se plantá-lo próximo a sempre-vivas, como pinheiro ou thuja. Flores brilhantes em um fundo verde escuro parecerão mais rentáveis e luxuosos. A forma ou o tom das cores pode variar. Existem rododendros rosa, roxo, branco e até lilás com flores tubulares ou em forma de sino.
Se desejar, você pode escolher variedades que crescem até 30 cm de altura ou arbustos rastejantes.
Arbusto decorativo de spirea
Esta planta pode ser considerada um dos mais belos arbustos ornamentais, graças à curvatura graciosa dos galhos e uma coroa que se espalha. Outra vantagem indubitável é a sua despretensão. É bom nas estepes da floresta, nas estepes e até no semi-deserto.
Existem variedades que florescem na primavera ou no verão. Além disso, é possível escolher entre arbustos altos e miniatura.
Spirea é frequentemente usado para criar sebes e tapetes, jardins rochosos, jardins ornamentais. No entanto, este arbusto pode efetivamente parecer uma única planta.
Jardim jasmim
Este arbusto é muito popular entre os jardineiros. Tal amor é devido ao seu aroma agradável. Em combinação com a despretensão na saída e pequenos requisitos para a estrutura do solo e a iluminação, esta planta pode ser considerada ideal para qualquer jardim.
Aterrissou nos lados sul e norte do local. A planta tolera boa seca e alta umidade.
A singularidade do jasmim de jardim está na presença de um grande número de óleos essenciais em flores que recentemente floresceram. Graças a isso, a planta pode ter um efeito benéfico no bem-estar de uma pessoa.
Arbusto lilás
Todo mundo está familiarizado com esta planta. Poucas pessoas tentaram encontrar flores com um número ímpar de pétalas em cachos.
Externamente, o lilás é um arbusto com várias hastes. A planta pode crescer até 8 m. Vale ressaltar que as folhas aparecem relativamente cedo e se mantêm até o início da primeira geada.
Incomuns também são flores que formam inflorescências em forma de panícula com até 20 cm de comprimento. Eles podem ser pintados em lilás, branco e até azul. Você pode aprender sobre a presença do lilás no local pelo aroma único, delicado e muito agradável, que é preservado por muito tempo, mesmo em brotos cortados.
É necessário plantar um arbusto em um local ensolarado com solo moderadamente úmido.
Ao escolher as plantas de modo a florescerem da primavera ao final do outono, você pode proporcionar um aroma agradável e uma aparência encantadora do jardim por muitos anos.