Os roedores são um desastre natural para os jardineiros. Eles roem tubérculos de vegetais e bolbos de flores, estragam os estoques de vegetais em despensas e porões. Para combater os ratos, além dos meios químicos de proteção, você pode usar plantas que ajudarão a se livrar das pragas no jardim.
Narciso
Como proteção contra roedores, ele usa não as flores, mas os bulbos de um narciso. Com a ajuda deles, você pode proteger as camas com batatas, cenouras e beterrabas, com as quais os ratos gostam de se deliciar. Para preparar o produto, você precisa misturar as cebolas pequenas com os talos de coentro e organizá-los nos corredores. Para proteger por mais tempo, a mistura é coberta com uma camada de cobertura morta.
Para proteger os canteiros de flores com tulipas, açafrões e jacintos, no outono são plantadas variedades baixas de narcisos amarelos.
Anêmona
Esta planta herbácea perene da família do botão de ouro é uma das mais venenosas. Sua composição química não é totalmente compreendida. Sabe-se que a anêmona contém uma grande quantidade de tanino, resinas e protoanemonina, que é um líquido oleoso com um odor desagradável. Para espantar os roedores, é preparada uma decocção de caules e folhas, na qual o grão é embebido e depois espalhado no possível habitat de ratos e camundongos.
Na fabricação do produto, deve-se tomar cuidado, pois o suco da planta pode causar intoxicação severa em humanos.
Aconite
Esta é uma planta venenosa da família do botão de ouro. Nas pessoas, costuma ser chamado de "olhos azuis", "grama-lumbago", "lutador", "raiz negra". No entanto, outro nome também foi anexado ao acônito - a "rainha dos venenos". O acônito contém aconitina - um alcalóide que afeta os sistemas nervoso e respiratório.
Toda a planta é venenosa, incluindo pólen e néctar, que é produzido durante o período de floração. Um grande número de substâncias tóxicas é encontrado nos tubérculos, caules e folhas.
Para combater roedores, é utilizado um pó preparado a partir de tubérculos de acônito secos. É misturado com qualquer alimento, grão ou farinha.
Narcótico
A estramônio é uma planta herbácea perene da família da erva-moura, que tem a forma de um arbusto. Datura contém tropan, scopalomin, atropina, hyoscyamine - alcaloides que o tornam venenoso. Um grande número de substâncias tóxicas é encontrado em sementes e flores. Como isca, é usado o grão embebido em caldo das partes do solo da planta.
Digitalis
Uma planta bienal ou perene cresce nas regiões sul. As substâncias mais tóxicas são encontradas nas folhas dos digitálicos. Eles têm um forte efeito sobre os sistemas cardiovascular e digestivo dos ratos. O uso da droga é fatal para roedores.
Colchicum
A planta é encontrada em regiões com clima quente - no território de Krasnodar e no Cáucaso. Tubérculos e sementes são tóxicos. Eles contêm colcamina, especosamina e colchicina, que afetam o trato digestivo dos roedores.
Para proteger os canteiros de ratos e camundongos, a planta é plantada nos jardins. Para preparar a isca, são utilizadas sementes, que são misturadas com cereais ou grãos e espalhadas nos locais de movimentação ou habitat de roedores.
Sabugueiro
Os ratos tentam evitar lugares onde os arbustos crescem. As raízes de sabugueiro contêm ácido hidrociânico, que em pequena concentração tem um efeito repelente nos roedores. Para os seres humanos, a planta não apresenta perigo.
Para proteger as plantações, os galhos de sabugueiro são usados no outono como material de cobertura. Muitas vezes, os arbustos são plantados perto de edifícios agrícolas, onde os legumes ou grãos colhidos são armazenados ou dispostos no porão e no subsolo.
Raiz preta
A raiz preta ou o mouse têm um odor específico que as pessoas não sentem, mas não podem tolerar roedores. Os ratos deixam o local onde estão dispostos os galhos das raízes negras.
Para proteger o jardim, você pode plantar vários arbustos perto da casa ou ao lado de árvores frutíferas e arbustos. Além disso, brotos recém-cortados do mouse são dispostos no sótão, no porão ou na despensa. Para melhorar a ação, as folhas e caules da planta são vertidos com água fervente por vários minutos.