Verbena - grama perfumada com lindas flores

Pin
Send
Share
Send

Verbena é uma planta perene ou anual da família Verbena. Sua terra natal é a América do Sul, de onde a planta se espalhou por toda a Eurásia e América do Norte. A flor que ama o calor em nosso país é cultivada anualmente. É bastante popular entre os jardineiros e também é usado para fins medicinais. Verbena pode ser encontrada sob os nomes "sangue de Mercúrio", "grama de ferro fundido", "lágrimas de Juno". Está envolto em uma auréola mística, muitos se relacionam com a planta com apreensão especial. Verbena é considerada a guardiã da casa, do bem-estar e da lareira.

Descrição botânica

A verbena é uma grama ou arbusto com um rizoma forte e ramificado e caules eretos que se ramificam principalmente na parte superior. A altura dos brotos pode ser de 0,2 a 1,5 m. As hastes lisas com nervuras são cobertas com pele verde felpuda. Geralmente eles são eretos, mas também existem alojamentos.

Os folhetos curtos opostos crescem ao longo de quase toda a extensão dos brotos. Eles têm uma forma oval com bordas serrilhadas ou dissecadas. A cor da folhagem varia de verde a verde claro. Uma pilha curta é visível na superfície inchada entre as veias.

Já em julho são formadas densas inflorescências paniculadas ou corimbós no topo das hastes. Cada um contém 30 a 50 botões, que abrem por sua vez. Pequenas corolas de cinco lâminas, com um diâmetro de 15 a 25 mm, são pintadas em branco, amarelo, rosa, vermelho, azul e lilás. Existem variedades com pétalas de duas cores e flores de cores diferentes em uma inflorescência. O período de floração em si é muito longo. Continua até o frio.








Após a polinização, os frutos amadurecem - nozes pré-fabricadas com superfície verde-oliva ou marrom-clara. Amadurecendo, eles se dividem em 4 partes e liberam pequenas sementes alongadas de cor cinza claro.

Tipos de verbena

Um gênero bastante diverso de verbena inclui mais de 200 variedades. No entanto, apenas alguns deles são utilizados na jardinagem. É dada preferência a variedades híbridas decorativas.

Verbena officinalis. Uma planta herbácea perene com um rizoma bem desenvolvido que vai fundo no solo. Os brotos no solo crescem de 30 a 60 cm de altura. Haste vertical, tetraédrica, ligeiramente pubescente ao longo das faces. As folhas opostas de folhas curtas, mais próximas ao chão, têm uma forma esculpida de penas, com dentes grandes e pontudos ao longo das bordas. Mais perto do topo, a placa da folha se torna mais sólida e os pecíolos desaparecem. As flores pequenas são coletadas em pequenas inflorescências paniculadas. Eles florescem no topo de ramos ramificados e nas axilas das folhas. Uma corola roxa ou roxa clara com um tubo cilíndrico espreita para fora do copo dentado peludo. Flores florescem em junho-julho. Em agosto-setembro, as porcas enrugadas lineares ou ovais de cor marrom ou marrom aparecem.

Verbena officinalis

Verbena Buenos Aires. O perene herbáceo se distingue por um alto (até 120 cm), porém fino. A haste rígida e vertical se ramifica na parte superior e na parte inferior, coberta com folhas lanceoladas alongadas com bordas serrilhadas. A partir de meados do verão, densas flores de guarda-chuva florescem. Eles consistem em muitas pequenas flores tubulares com 5 pétalas coloridas de ametista. A partir de meados de setembro, os frutos amadurecem.

Verbena Buenos Aires

Verbena bonar. Um arbusto com hastes eretas com 100-120 cm de altura é comum na floricultura decorativa. Brotos fracamente ramificados, com folhagem esmeralda a céu aberto com densos guarda-chuvas com pequenas flores roxas.

Verbena bonar

Limão verbena. O arbusto perene perfumado cresce para 1,5-2 m de altura. Suas hastes marrom-oliva ramificadas são cobertas com espirais de folhas lanceoladas inteiras de cor verde brilhante. Ao esfregar as folhas, sente-se um aroma picante com notas cítricas, menta e erva-cidreira. Nas axilas das folhas apicais, no início de julho, aparecem pequenas inflorescências em forma de espiga, de um tom lilás rosado.

Limão verbena

Verbena é híbrido. Este grupo combina variedades de jardim com altas propriedades decorativas. Aqui estão alguns deles:

  • Ametista - vegetação com até 30 cm de altura floresce lindas flores azuis escuras;
  • Cristal - rebentos fortemente ramificados até 25 cm de altura com inflorescências brancas como a neve com corolas grandes (com diâmetro de até 6,5 cm);
  • Etna - um arbusto de até 0,5 m de altura é coberto por folhagem esmeralda, já floresce em maio com flores vermelhas brilhantes com um olho branco;
  • Cardeal - um arbusto compacto com 40 cm de altura e inflorescências densas com corolas vermelhas brilhantes.
  • Um subgrupo separado e muito popular é o ampel verbena. Difere em caules ramificados e alojados, por isso é adequado para plantar em vasos e vasos. Variedades:
  • Imagem - brotos finos e flexíveis de até 0,5 m de comprimento no verão são cobertos com inflorescências hemisféricas violeta-púrpura;
  • Moon River - hastes ramificadas formam um arbusto esférico e suas extremidades pendem de um vaso de flores. No verão, a coroa é coberta com grandes inflorescências de lavanda.
Híbrido de verbena

Recursos de propagação

A verbena pode ser propagada por sementes e estacas. A propagação de sementes é mais comum, uma vez que a maioria dos jardins domésticos adorna plantas anuais. As mudas são pré-cultivadas a partir de sementes, por isso é possível ver inflorescências exuberantes mais cedo. As lavouras são produzidas em março, em caixas com areia e turfa. Preliminarmente, as sementes são embebidas por 1-3 dias em água morna. Bonard Verbena precisa de estratificação a frio na geladeira por 5-6 dias. Em seguida, as sementes são plantadas a uma profundidade de 5 mm, umedecidas e cobertas com um filme.

A estufa é mantida a uma temperatura de + 18 ... + 20 ° C e à luz ambiente. O condensado deve ser removido diariamente e pulverizado. As fotos aparecem após 3-4 semanas. Depois disso, a caixa é movida para um local mais fresco. Após um mês, as mudas são mergulhadas em vasos individuais e alimentadas com fertilizantes contendo nitrogênio. Após a adaptação, aperte as plantas para estimular a ramificação. As mudas de verbena precisam ser plantadas em campo aberto quando o clima quente e estável é estabelecido.

Variedades altamente decorativas e valiosas são propagadas por estacas. Para fazer isso, no outono, o arbusto-mãe é desenterrado e transferido para uma sala com temperaturas baixas, mas positivas. Na primavera, as estacas são cortadas dos topos dos brotos. Cada um deve ter 4-6 pares de folhas. O corte inferior é feito a uma distância de 1 cm do local. Apenas o par superior de folhas é deixado nas estacas e o restante é completamente removido. Os galhos são plantados em vasos com solo de perlita ou turfa de areia a uma profundidade de cerca de 1 cm (até o primeiro rim). As plantas são regadas e cobertas com um saco para manter a alta umidade. Após 3 semanas, as raízes aparecem e os rins começam a se desenvolver. O plantio de mudas em campo aberto está previsto para maio-junho.

Verbena Care

Os arbustos de verbena são plantados em campo aberto no final de maio e nas regiões norte no início de junho. Eles são capazes de suportar geadas até -3 ° C, mas apenas por um curto período. O melhor lugar para a planta é uma área externa bem iluminada. Você pode usar uma área parcialmente sombreada sob um canteiro de flores.

Verbena precisa de solos férteis e soltos. O barro de húmus serve. O solo mais pesado é pré-escavado com areia. O plantio é realizado por transbordo ou em conjunto com vasos de turfa. A distância entre as plantas é de cerca de 20 cm e os graus altos precisam de uma distância de 25 a 30 cm entre si. No fundo da fossa de aterrissagem, seixos ou cascalho são dispostos como drenagem. O desembarque em si é melhor feito em tempo nublado ou chuvoso. Se não se espera precipitação, os arbustos são plantados à noite e regados abundantemente.

As verbenas jovens precisam de rega regular, mas sem estagnação. Com a idade, a tolerância à seca aumenta. Na ausência de precipitação, a terra é umedecida com mais frequência e em pequenas porções de líquido.

O fertilizante é aplicado 3-4 vezes por estação. Recomenda-se o uso de compostos minerais de potássio-fósforo ou de matéria orgânica (duas vezes menos). Zelo demais com a alimentação não vale a pena; caso contrário, os brotos se desenvolverão fortemente e a floração será fraca.

Periodicamente, afrouxe o solo perto da verbena e remova as ervas daninhas perto das plantas jovens. Arvoredos adultos lidam bem com ervas daninhas por conta própria. Suas hastes crescem em largura e formam um crescimento denso sob o qual outras plantas são desconfortáveis.

Para continuar a floração, as inflorescências murchas devem ser cortadas imediatamente. O mesmo procedimento ajudará a evitar a auto-semeadura descontrolada. As hastes também podem ser encurtadas em um quarto do comprimento, dando aos brotos uma aparência elegante.

Como a verbena é uma planta que adora calor, não poderá passar o inverno em campo aberto. No outono, a grama seca é cortada e o local é desenterrado. Somente no extremo sul do país os arbustos podem ser preservados sob uma espessa camada de folhagem seca. As hastes são pré-cortadas, deixando 5-6 cm acima do solo. Se as variedades ampelas fossem cultivadas em vasos, elas seriam levadas para uma sala fresca e iluminada.

As doenças verbais praticamente não são terríveis. Mesmo violando a tecnologia agrícola, quase não sofre com elas. Em calor intenso, ou, inversamente, com inundações regulares do solo, oídio, podridão das raízes e outras doenças fúngicas se desenvolvem. Medicamentos à base de enxofre ou Fundazole estão economizando com eles. Ácaros e pulgões também podem se instalar na planta, da qual os inseticidas podem se livrar rapidamente.

Propriedades úteis

A grama verbena contém um grande número de glicosídeos, flavonóides, óleos essenciais, vitaminas e oligoelementos. Ele é coletado, seco e depois usado para preparar decocções e tinturas. Os medicamentos têm um efeito colerético, diaforético e desinfetante. Eles são usados ​​para combater a febre, cãibras musculares, resfriados e inflamações. O chá com vários ramos de verbena ajuda a lidar com fadiga, tensão nervosa, insônia, depressão e histeria. Loções são usadas para curar furúnculos, eczema, erupções cutâneas, sarna. Um saco de grama seca, alguns séculos atrás, foi carregado pelos jovens para melhorar a memória e a capacidade de aprendizado.

Contra-indicações para tomar verbena é gravidez. A grama aumenta o tônus ​​muscular e pode causar aborto. Durante a amamentação, você deve consultar seu médico antes de tomar. Além disso, com cautela, o uso de drogas deve ser para pessoas propensas a alergias.

Projeto da paisagem

A vegetação brilhante das folhas a céu aberto, sobre as quais as cabeças das flores perfumadas se erguem por vários meses, serve como uma maravilhosa decoração do jardim. A verbena é usada em um jardim misto de flores, bem como em plantações em grupo ao longo do meio-fio, muros e cercas. Você pode plantar flores em vasos e vasos de flores, decorando-as com varandas, terraços ou varandas. As espécies Ampel formam uma bela cascata. Permitiu a combinação de variedades com cores diferentes.

Num canteiro de flores, a verbena é combinada com malmequeres, ásteres, echinacea e cereais. O uso em buquês de inflorescências não vale a pena. Em alguns dias, os botões brilhantes começarão a secar e cair.

Pin
Send
Share
Send