Deytsiya - arbusto ornamental para o jardim

Pin
Send
Share
Send

Deytsia é um arbusto ornamental com uma bela floração da família hortensiana. Na natureza, pode ser encontrada no México, assim como no Japão e na China. Plantas com uma coroa vertical delgada ou mais espalhada efetivamente esverdeiam a área. Na primavera e no verão, eles são cobertos de flores por um longo tempo, para o qual a ação foi chamada de "Beleza Oriental". O Deytsiya é perfeito para plantações individuais no jardim, criando uma cerca viva ou projetando uma área de lazer perto de mandris e bancos. Não é difícil cuidar da planta. Com um esforço mínimo, agrada a vegetação exuberante e flores delicadas, sendo uma aquisição bem-vinda para muitos jardineiros.

Descrição da planta

Deytsiya é um arbusto de folha caduca perene com 0,5-4 m de altura, vida útil de cerca de 25 anos e brotações anuais de até 25 cm de comprimento.Processos laterais são formados a partir do próprio solo. A planta prefere habitar em solos úmidos entre clareiras da floresta ou nas encostas de colinas baixas.

Rizoma de ação tipo misto. Combina 1-2 processos de haste longa, cercados por raízes fibrosas na parte superior. As hastes ramificadas são cobertas com casca marrom escura lisa. Nos galhos velhos, a casca fina é arrancada por pratos que, como trapos, pendem dos galhos. Este não é um sinal de qualquer doença. Dentro dos galhos são ocos, portanto, eles não têm força e se soltam facilmente da carga.










Os brotos são cobertos com folhas ovais ou ovóides pecíolos opostos. A placa de folha lisa e rígida de cor verde brilhante possui um padrão de relevo levemente pronunciado de veias e bordas serrilhadas. No outono, as folhas ficam marrom amareladas.

No final da primavera, flores exuberantes e racemos florescem nos ramos do ano passado. Eles consistem em pequenas flores bissexuais com um diâmetro de 1-2 cm. Cada corola tem um perianto duplo e 5 pétalas oblongas e pontiagudas. O núcleo é constituído por longos estames e ovários. Existem variedades com flores simples e duplas. Suas pétalas são pintadas nas cores branca, rosa, roxa ou framboesa. Algumas flores têm uma cor dupla com um núcleo contrastante.

A floração dura até dois meses, é acompanhada por um aroma agradável quase imperceptível. Com o tempo, no lugar das flores polinizadas, as caixas de sementes esféricas amadurecem. Amadurecendo, eles racham independentemente e liberam as menores sementes. Algumas variedades decorativas são estéreis e podem não ser ligadas a frutas.

Diversidade de espécies

Segundo a classificação internacional, o gênero de ação inclui 72 espécies. Algumas das espécies são especialmente populares.

A ação é difícil. Um arbusto de até 2,5 m de altura cresce galhos finos que se inclinam para o chão. O velho latido esfolia neles. Os brotos são cobertos com folhas ovais de pecíolo com uma ponta alongada fina. O tamanho da folhagem é de 3-8 cm, pêlos curtos raros estão localizados em sua superfície. A planta floresce em meados de junho com pequenas flores brancas coletadas em pincéis soltos de até 12 cm de comprimento.

  • Terry - floresce lindas flores duplas de cor dupla, as brácteas externas têm uma tonalidade rosa e no interior são pétalas brancas como a neve;
  • As flores de Vaterara são pintadas na cor carmim e no interior diferem nas cores brancas;
  • Pontilhado de branco - folhas verde-escuras cobertas com pequenas manchas brancas.
Ação áspera

A ação é graciosa. As plantas vivem nas encostas das montanhas do Japão. Um arbusto com 50-150 cm de altura tem uma coroa arredondada com galhos finos e arqueados. As folhas oblongas pontiagudas são pintadas em uma cor verde clara. Seu comprimento é de 6 cm. No final de julho, o arbusto é abundantemente coberto de flores simples, colhidas em vários pincéis de 9 a 15 cm de comprimento, e continua por mais de um mês.

Ato gracioso

Ação híbrida. Este grupo de plantas combina híbridos intraespecíficos. O mais interessante deles:

  • Clareira de Morango (Strawberry Fields). Um arbusto de até 1,5 m de altura é coberto por folhas verdes escuras pontiagudas. Em junho-julho, grandes flores rosa florescem.
  • A ação é magnífica. Uma planta delgada de até 2,5 m de altura consiste em brotos fracamente ramificados, cobertos com casca vermelha ou marrom escura. Sobre folhas alongadas de verde escuro, grandes flores brancas duplas florescem em julho. Eles são coletados em inflorescências de panículas de até 10 cm de comprimento.
  • A ação é rosa. Um arbusto alto e amplo, com até 2,5 m de altura, é densamente coberto por folhas ovais largas verde-escuras, que ficam amarelas no outono. Em junho-julho, as flores de terry rosa florescem.
  • Pom Pom rosa. Um arbusto pequeno, mas muito espalhado, com galhos dobrados no chão durante o verão, é abundantemente coberto por grandes flores rosa e brancas. Eles parecem sinos largos. Sob as flores há uma folhagem verde escura e áspera de forma oval ou alongada.
Ação híbrida

Métodos de criação

Deytsiya propagado por sementes e vegetativamente. As sementes são semeadas antes do inverno imediatamente para o campo aberto. Na primavera, os primeiros brotos aparecem. Cuidar deles é o mesmo que de uma planta adulta. No inverno, é necessário cobrir com mais cuidado as mudas com material não tecido e ramos de abeto, pois são muito sensíveis ao gelo. A ação floresce três anos após a semeadura. O método não é tão popular, porque muitas variedades decorativas não produzem sementes viáveis.

Na maioria das vezes, a ação é propagada por estacas. Estacas verdes de 20 a 25 cm de comprimento são cortadas no início de junho. Imediatamente após o corte, as folhas inferiores são removidas e os brotos são mantidos na solução Kornevin. O plantio é realizado em recipientes com areia e turfa misturada com húmus. É umedecido e aprofundado por galhos em um ângulo de 5 a 10 mm. Os desembarques são cobertos com uma tampa transparente e colocados no exterior. À medida que o enraizamento ocorre, os abrigos são removidos, mas as plantas de inverno são trazidas para a estufa para proteger da geada. Na próxima primavera, eles planejam transplantar em campo aberto.

Quando propagados por estacas lignificadas, ramos de 15 a 20 cm de comprimento são cortados no final do outono, amarrados em pequenos feixes, polvilhados com areia e armazenados em estufa fria até a primavera. Em março e abril, as estacas são plantadas em terreno aberto em ângulo e cobertas com um filme. Quando as raízes aparecem e os botões começam a florescer, o abrigo é removido.

Você pode usar o método de camadas. Dobrar os brotos mais baixos no chão, eles são polvilhados com o solo. Para que as raízes se formem mais rapidamente, você pode aplicar vários arranhões na casca. Na primavera seguinte, as estacas enraizadas são cortadas da planta mãe e transplantadas para um local permanente.

Aterragem e cuidados

Em campo aberto, a ação é plantada de abril a junho. Para ela, lugares bem iluminados são selecionados sem fortes rajadas de vento. Os arbustos têm medo de correntes de ar. É bom que uma sombra caia no mato ao meio-dia. O solo deve ser nutritivo e bem drenado, mas não muito seco. Antes do plantio, a terra é desenterrada e introduzida turfa, composto e húmus. Solos de argila muito pesados ​​adicionam areia. A acidez deve ser neutra ou levemente ácida; cal hidratada é adicionada aos solos ácidos.

Um buraco de plantio é cavado proporcionalmente ao rizoma da muda. Sua profundidade aproximada é de cerca de 50 cm, e a areia e a areia são despejadas no fundo. Espalhe as raízes e preencha o espaço vazio com a mistura do solo. O pescoço da raiz deve permanecer na superfície. Nas plantações em grupo, a distância entre as plantas deve ser de 2,5 m, o mesmo deve permanecer até qualquer edifício. Após o plantio, a terra é compactada e regada. É melhor cobrir imediatamente a superfície com turfa.

Rega. As plantas jovens precisam de rega regular. À medida que crescem, a tolerância à seca aumenta. Se não houver chuva, um balde de água é derramado semanalmente sob o arbusto. Após a rega, recomenda-se afrouxar o solo. Desde o outono, a irrigação é reduzida, preparando as plantas para o inverno.

Adubo. Na primavera, embaixo de cada arbusto, faça uma solução de composto, cinzas e estrume podre. Durante o período de floração, o fertilizante é fertilizado com o complexo mineral duas vezes mais. Os fertilizantes não são necessários mais tarde.

Poda. Para dar uma forma ao arbusto, é feita a poda. A planta tolera muito bem esse procedimento. Na primavera, galhos secos e congelados são removidos. Remova até 25% da vegetação. Quando a floração terminar, você poderá remover alguns brotos e galhos velhos para desbaste. No outono, a moldagem é realizada à custa de brotos jovens. Se você remover os galhos do ano passado, poderá perder a floração no próximo ano.

Rejuvenescimento. Os arbustos velhos e densos a cada 5-8 anos podem ser completamente rejuvenescidos. Para fazer isso, corte todas as partes do solo no outono, deixando apenas pequenos tocos. Em maio, brotos jovens aparecerão, cujo desenvolvimento também precisa ser controlado. A floração após o rejuvenescimento ocorre em 2-3 anos.

Invernada. Deytsiya prefere invernos quentes e pode suportar apenas pequenas geadas. Se a temperatura cair para -20 ° C, toda a filmagem pode congelar. Arbustos baixos tentam dobrar-se com mais força no chão, cobrir com material não tecido, ramos de abeto e folhagem seca. Depois de batidas a uma altura de 15 a 20 cm, quando a neve cai, é lançada sobre o mato. Essa cobertura serve como uma excelente proteção contra geadas. Galhos rígidos velhos são fáceis de quebrar, portanto são amarrados verticalmente e apoiados. De cima, a planta é coberta com lutrasil. Em abril, quando as geadas caem, o abrigo pode ser removido e a neve se espalhar mais longe do tronco, para que os arbustos não apodreçam durante as inundações.

Doenças e pragas. Deytsia é resistente a doenças de plantas. Dos parasitas, abelhas e lagartas verdes brilhantes atacam. Alimentam-se da folhagem suculenta da planta. Inseticidas (Karbofos, Decis, Lepidotsid-BTU) ajudam a lidar com os parasitas.

Ação no jardim

Belos matagais em cascata, abundantemente cobertos com flores branco-rosa, são usados ​​em plantações únicas ou em grupos - na forma de uma cerca viva. As variedades anãs são adequadas para mixborders e slides alpinos. Arbustos altos e extensos são plantados perto de gazebos ou perto da casa como uma planta solo espetacular. Deytsiya combina bem com arbustos e coníferas sempre-verdes (rododendro, terry kerriya).

Pin
Send
Share
Send