Tillandsia - penas exóticas

Pin
Send
Share
Send

Tillandsia é uma erva perene da família das bromélias. Na natureza, pode ser encontrado na América (do sul dos EUA ao Chile). O gênero numeroso e diversificado é representado por espécies epífitas e terrestres. Floriculturas domésticas cultivam tillandsia exótica e surpreendente como uma flor interna. Ele não é caprichoso ao sair, mas se surpreende com folhas e inflorescências incomuns. Às vezes, parecem penas de pássaros fabulosos ou a cabeça de uma água-viva e, outras vezes, outras criaturas míticas.

Descrição da planta

Tillandsia é uma planta perene gramada e de crescimento lento. A maioria dos representantes do gênero vive de obstáculos e árvores da floresta tropical. Algumas flores se adaptaram à vida nas rochas. Todos eles têm um rizoma bastante curto e frágil, que serve apenas para fixação. A nutrição principal é através das folhas.

A altura da lavoura adulta é de 5 a 60 cm, e as chapas rígidas têm formato estreito e ligeiramente curvado. Na superfície verde-escura da folha, às vezes aparecem traços e manchas marrom-avermelhados. O comprimento da folha varia entre 5 e 35 cm e a largura é de 3-12 mm. A folha inteira, ou apenas parte de sua superfície, é coberta com pequenos flocos que absorvem água e nutrientes do ar.









Em setembro, uma inflorescência em forma de tira brota de um centro em forma de folha em um pedúnculo robusto. Os botões são achatados e ocultos por periantos duros de cor framboesa ou laranja. Eles estão dispostos em pares nos dois lados do caule. As flores florescem 1 ou 2 de cada vez. Pétalas azuis-violeta suaves lembram mariposas, agachando-se para descansar sobre uma espiga brilhante. O diâmetro da corola aberta é 20-25 mm. No total, até 20 botões estão na inflorescência; a floração continua até janeiro.

Após a floração, a roseta morre e a tillandsia entra em estado adormecido. Na próxima temporada, novos brotos se formam a partir dos brotos formados. Uma tomada dura até 5 anos. Mesmo antes da morte completa da planta mãe, as crianças podem ser encontradas nela. Eles são recomendados para serem separados no ano de emergência e cultivados de forma independente.

Tipos populares de tillandsia

O gênero Tillandsia é composto por mais de 400 espécies. Eles são condicionalmente divididos em plantas atmosféricas e terrestres. Tillandsia, atmosférica ou epifítica, tem um rizoma muito pequeno. Suas folhas são completamente cobertas com escamas que refletem a luz, portanto são pintadas em cinza ou prata. Os representantes mais interessantes deste grupo são os seguintes:

  • Tillandsia é weeviform. Para uma aparência muito exótica, essa espécie é chamada "musgo espanhol" ou "barba do velho". Brotos ramificados finos crescem até 1 m de comprimento. Eles são cobertos com folhas prateadas estreitas de até 5 cm de comprimento e cerca de 1 mm de largura. Crohn forma uma cascata densa. No verão, a planta floresce com flores verdes-amareladas. Eles crescem como uma planta ampel.
    Tillandsia não tem forma
  • Tillandsia "a cabeça da água-viva". A planta atrai com uma forma incomum de base. Suas folhas se fundem em bulbos esféricos densos com uma superfície espinhada. Por essa estrutura, eles se assemelham ao corpo de uma água-viva ou polvo. Folhas verdes estreitas crescem do centro. Uma inflorescência em forma de panícula de várias espiguetas estreitas é pintada em tons contrastantes e brilhantes.
    Tillandsia "cabeça de água-viva"
  • Xerografia de Tillandsia. A flor forma uma roseta compacta de folhas. Os folhetos verde-prateado atingem uma largura de 1-2 cm e giram levemente ao longo do eixo vertical. O pedúnculo é maior e friável. Consiste em botões verde-rosa que florescem em flores roxas ou azuis.
    Xerografia de Tillandsia

Tillandsia verde ou em vaso são cultivados de maneira clássica. Eles selecionam solo especial e o plantam em uma panela. Os representantes deste grupo incluem as seguintes plantas:

  • Tillandsia Anita. A aparência compacta decorativa possui uma roseta densa de folhas verde-acinzentadas. Folhagem estreita e longa é apenas parcialmente coberta por escamas. Durante a floração, uma inflorescência curta e obovada de formas de cor rosa. Por sua vez, a partir do fundo, florescem flores lilás ou roxas.
    Tillandsia Anita
  • Tillandsia Duer. A roseta de folhas consiste em folhas lineares mais largas, de cor verde escuro. Em um pedúnculo fino, há uma inflorescência longa de duas linhas na forma de uma orelha. Consiste em botões rosa ou laranja pressionados frouxamente. Flores brancas em miniatura se escondem sob as brácteas.
    Tillandsia Duer
  • Tillandsia é azul. Uma planta compacta com até 25 cm de altura, com longas folhas verde-marrom semelhantes aos cereais. Floresce com uma espiga oblonga plana, pintada em lilás ou rosa. Únicas flores roxas ou azuis florescem da orelha.
    Tillandsia blue

Métodos de criação

Tillandsia se propaga por sementes e métodos vegetativos. Apenas variedades em vasos podem ser cultivadas a partir de sementes. Na primavera, eles são distribuídos na superfície da areia e do solo de turfa e levemente pressionados. As culturas são pulverizadas e cobertas com um filme. Os recipientes com mudas são mantidos em uma sala com iluminação e temperatura do ar moderadas + 18 ... + 20 ° C. As sessões aparecem dentro de 2-3 semanas. Após 3 meses, 2-3 panfletos reais são formados na planta e podem ser transplantados para um vaso separado.

Todos os tipos de tillandsia formam crianças. O processo com suas próprias raízes pequenas pode ser separado e transplantado. Suas dimensões no momento do enraizamento devem ser cerca da metade das dimensões maternas. O enraizamento das variedades verdes é feito no solo. As plantas atmosféricas são fixadas em madeira flutuante ou em um recipiente especial. É preenchido com esfagno, carvão e turfa. Tillandsia é inespecífica propagada por estacas. Basta separar qualquer foto e corrigi-la. Ele continuará a se desenvolver como planta mãe.

Regras para transplantes

Recipientes largos e rasos são usados ​​para o plantio de tillandsia, já que o rizoma tem um tamanho muito modesto. Transplantes regulares para a planta não são necessários. Só é necessário substituir periodicamente o substrato antigo. Se um grande número de crianças é formado, elas precisam ser separadas e transplantadas para seus próprios vasos. As amostras atmosféricas não precisam de um pote. Nas lojas, eles são vendidos com um pedaço de toco ou pedra. Durante o transplante, é importante ter cuidado para não danificar a planta frágil.

O solo para tillandsia deve ser bem drenado e fibroso. É melhor usar substratos com uma reação neutra ou levemente ácida. A presença de cal no solo é inaceitável. Misturas adequadas para orquídeas e plantas de bromélias. Eles podem ser compostos independentemente de:

  • esfagno de musgo;
  • pedaços de casca de pinheiro;
  • carvão moído;
  • terra decídua;
  • raízes de samambaia.

Toda primavera, o solo superficial é substituído por um novo.

Recursos de conteúdo

Tillandsia exige que o florista cuide das plantações de bromélias. Essas plantas não podem ser chamadas de completamente despretensiosas. No entanto, é possível dominar as regras básicas.

Iluminação Todas as espécies de tillandsia são cultivadas em sombra parcial ou sob luz difusa. As variedades atmosféricas crescem melhor em ambientes escuros, e as espécies em vasos precisam de ambientes mais claros. Também é recomendável que este último seja exposto à luz solar direta de manhã e à noite. No inverno, é necessária uma iluminação intensa para o verde do verde durante todo o dia.

Temperatura Tillandsia precisa de flutuações diárias de temperatura na faixa de 5-8 ° C. A temperatura diária ideal do ar é + 22 ... + 28 ° C. São permitidos aumentos para + 35 ° C e para + 10 ° C. No verão, é conveniente colocar flores na rua, onde elas se aproximam das condições naturais de detenção. Na rua, as flores são colocadas sob um dossel. A chuva em um clima temperado é muito fria para eles.

Umidade. Perto de plantas, é necessário manter a alta umidade do ar. A coroa é pulverizada diariamente com água bem purificada. As plantas atmosféricas precisam de até 3 pulverizações por dia. Quanto mais intensa a iluminação, maior a umidade de Tillandsia. Em outubro-fevereiro, a pulverização é realizada pela manhã. Também é importante ventilar regularmente a sala. A cada 2 meses, as flores são banhadas em um banho quente. O procedimento não deve ser realizado durante o período de floração, caso contrário, terá vida curta.

Rega. De grande importância é a qualidade da água para irrigação. Deve ser chuva ou completamente limpo. Cloro, cal e outras impurezas afetam o crescimento e a aparência da planta. Placa pode formar na parte de trás das folhas. As espécies atmosféricas umedecem o solo extremamente raramente, somente após a secagem completa. Os vasos de plantas são regados com moderação, mas regularmente. O solo deve sempre estar um pouco úmido. A água deve ser derramada no centro da saída da folha. Periodicamente, você precisa mergulhar a panela em uma bacia com água.

Adubo. A cada 1-2 meses, a tillandsia é alimentada com complexos minerais para bromélias. Uma planta saudável é suficiente e meia porção de fertilizante. Eles são trazidos de março a setembro. É importante considerar que parte da nutrição da flor recebe através das folhas. Portanto, a cobertura não é apenas derramada no solo (no centro da saída das folhas), mas também adicionada à água para a pulverização.

Doenças e pragas. Em violação das condições de detenção, como umidade e rega excessiva, podem ocorrer manchas nas folhas. No estágio inicial da doença, as folhas são tratadas com fungicidas, mas a probabilidade de salvar a planta é muito pequena. As flores afetadas ou suas manchas devem ser destruídas imediatamente. Tillandsia pode sofrer ataques de ácaros, insetos, pulgões e cochonilhas. Parasitas são combatidos com inseticidas.

Pin
Send
Share
Send