Datura - uma planta decorativa, venenosa e medicinal

Pin
Send
Share
Send

Datura é uma planta com uma característica ambígua. Suas belas flores grandes em forma de cachimbo fascinam sua beleza. No entanto, a toxicidade da planta afugenta muitos jardineiros. A história de Datura é muito longa, é até impossível estabelecer exatamente onde está sua terra natal. Na mitologia e nas tradições dos povos de diferentes continentes, menciona-se grama de estramônio, estramônio, trombetas de anjo, meimendro, flor da lua ou grama do diabo. A planta usava xamãs para se comunicar com espíritos e curandeiros para se livrar de doenças terríveis. Pode servir como uma flor e uma excelente decoração da paisagem. Seguindo as precauções, você pode facilmente cultivar drogas em seu próprio jardim.

Descrição da planta

Datura é uma constante perene gramada. Encontrado com mais frequência em regiões tropicais e subtropicais, preferindo estepes ou terrenos montanhosos. No vasto clima temperado, o Datura é cultivado como uma colheita anual. A planta possui hastes eretas ou alojadas. O comprimento da sessão pode ser de 50 a 120 cm e é alimentado por um rizoma de haste longa, pintado na cor branca ou creme.

O caule tubular e oco é coberto por fora com uma casca verde escura ou avermelhada suave. Ao longo dos anos, a base é lignificada e adquire uma cor marrom avermelhada. No tronco, são formados processos laterais com grandes folhas irregulares ou oblongas. Cada um cresce em um pecíolo longo. Folhagem verde escura está localizada a seguir. O comprimento da chapa é de cerca de 15 cm e a largura é de 10. A superfície da chapa densa de couro é lisa e, a partir de baixo, é pintada com cores mais claras. Ao longo da veia central, há uma faixa de luz.







De junho às primeiras geadas, o Datura se deleita com grandes e lindas flores. Botões únicos são formados nas axilas das folhas ou nos garfos das hastes. O comprimento do funil, composto por cinco setores, pode chegar a 25 cm, mas geralmente é igual a 10 a 15. As flores são pintadas de branco, amarelo, rosa, lilás ou roxo. Eles podem ter um formato de sino simples com pétalas fundidas ou uma estrutura espiral mais complicada das pétalas. As flores de algumas espécies são absolutamente inodoras, enquanto outras exalam um aroma agradável e intenso. Datura é uma flor da noite; seus botões abrem ao pôr do sol e fecham pela manhã. A floração pode ser observada durante o dia em tempo nublado.

Os frutos estão em grandes cápsulas oblongas. Eles são cobertos com uma densa pele verde escura com espinhos longos. No interior, a balsa é dividida em 4 compartimentos, que contêm sementes pretas redondas ou em forma de rim, com 3 a 3,5 mm de comprimento. A frutificação começa em julho.

Tipos de Datura

O gênero Datura é representado por 13 espécies. Na cultura, três deles são usados ​​com mais frequência.

Datura comum. Uma planta viva, que em muitos países é considerada uma erva daninha, cresce a uma altura de 1,2 m, e um caule ereto é coberto por grandes folhas cortadas. O arbusto forma poucas flores. A partir do final de junho, é coberta com belas corolas brancas de até 10 cm de comprimento.A tatula de variedade de jardim decorativa pode agradar a jardineiros com funis azuis brilhantes.

Datura comum

Nativo americano do estramônio. Planta muito venenosa com folhagem ovóide cinza-esverdeada. As flores são brancas, simples ou duplas, com 10 a 12 cm de comprimento e foram utilizadas pelos habitantes da América Central e do Norte como agente alucinógeno e soporífico.

Datura Native American

Datura indiano. Esta espécie é considerada a mais decorativa. É mais frequentemente encontrado na cultura. As plantas formam arbustos ramificados com cerca de 1 m de altura e folhas grandes em caules longos têm uma forma oblonga e são de cor verde escuro. Variedades populares:

  • Bailarina - flores de felpa de várias fileiras de funis fundidos de cor púrpura ou amarela clara;
  • Medéia - dissolve simples flores brancas como a neve com 15 a 20 cm de comprimento.
  • Flore flores plenárias roxas, cobertas com manchas brancas.
Datura indiano

Métodos de criação

A estramônio, que é cultivada na forma anual, é propagada por sementes. Para obter plantas com flores o mais cedo possível, é plantada primeiro em mudas. Para fazer isso, as sementes coletadas no verão passado são secas e armazenadas em local fresco e em um saco de papel. Em fevereiro, as sementes são embebidas por 1-2 dias em água morna e depois plantadas em recipientes com areia e turfa a uma profundidade de 5 mm. Durante o período de germinação, os recipientes são mantidos a uma temperatura de 15 ° C. As sessões aparecem após 2-3 semanas. Quando 2 folhas reais florescem nas mudas, elas são mergulhadas em vasos separados ou em copos descartáveis. As mudas são cultivadas em uma sala com luz difusa e brilhante a uma temperatura de + 18 ... + 20 ° C. Deve ser regada moderadamente, mas regularmente. Plantas de uma altura de 15 cm são plantadas em campo aberto.

Nas regiões do sul, você pode semear drogas imediatamente em campo aberto. Eles fazem isso no final de maio, quando o solo esquenta o suficiente e a probabilidade de geada recua completamente. As sementes são plantadas em buracos a uma distância de 30 a 50 cm uma da outra, a uma profundidade de 5 cm e as entradas aparecem lentamente. As plantas cultivadas são afinadas, mantendo uma distância de cerca de 1 M. A floração é esperada 3-4 semanas após a emergência.

No outono, as estacas podem ser cortadas de um arbusto adulto. Os brotos apicais com cerca de 10 cm de comprimento são cortados e enraizados no solo do jardim com a adição de musgo. Recomenda-se processar o corte inferior com Kornevin. No inverno, as mudas são trazidas para a sala e, na primavera, são transplantadas para o campo aberto ou cultivadas em grandes banheiras.

Cuidados com as plantas

O estramônio pode ser chamado de planta despretensiosa, mas algumas regras de cuidado devem ser observadas. As mudas são plantadas no solo no final de maio ou no início de junho. Entre as plantas, é necessária uma distância de 1 m, pois na área apertada o datura se desenvolve mal. Ao plantar, é importante preservar o caroço de terra, pois o rizoma é facilmente danificado.

O local de pouso deve estar ensolarado, seco e calmo (os tocos partem facilmente de fortes rajadas). O solo deve ser nutritivo e solto. Solos com reação neutra ou levemente alcalina são adequados; cal é adicionada a solos ácidos antes do plantio.

Datura adora regar regularmente. Suas folhas grandes evaporar muita umidade. Com a rega insuficiente, eles murcham e perdem rapidamente o turgor. No calor do verão, a planta é regada diariamente ou pelo menos a cada dois dias. Nesse caso, a água não deve em caso algum estagnar nas raízes. Para preservar a decoratividade das folhas, é necessária a pulverização periódica com água limpa.

Durante a estação de crescimento e floração, a Datura precisa de nutrição. Os fertilizantes são aplicados 2-4 vezes por mês. Alimentar esta planta de rápido crescimento é quase impossível. Complexos minerais e orgânicos diluídos contribuem para o solo. Para tornar a floração mais abundante, a datura é regada com água dura. Ocasionalmente, você pode irrigá-lo com leite de limão. A falta de rega e fertilizante pode levar à redução da floração ou ao derramamento total de gemas fechadas.

Para que a parte inferior dos brotos não fique exposta e o mato mantenha a decoratividade, ele deve ser cortado. Como resultado do corte, mais cores são formadas. O procedimento é realizado no final da floração ou no início da primavera. Se as plantas são cultivadas como plantas perenes em campo aberto, no final do outono, todos os brotos são removidos para o solo. Na primavera, mudas frescas são plantadas.

No centro da Rússia, em campo aberto, a Datura não faz inverno. Para belos arbustos que sofreram geadas, eles deveriam ser cultivados em banheiras. Ou anualmente no outono para transplantar de campo aberto em vasos profundos. As plantas não podem tolerar uma queda de temperatura de + 6 ... + 8 ° C. No inverno, Datura deve ser mantido a + 10 ... + 12 ° C. Em uma sala mais quente, as hastes se esticarão e ficarão ainda mais nuas. É regada muito raramente. A iluminação pode ser moderada. No início da primavera, os arbustos são transplantados e levados para salas mais leves e mais quentes.

O estramônio é resistente a doenças, mas a podridão cinzenta pode se desenvolver em plantações muito densas. Pragas o infectam raramente. Somente em violação da tecnologia agrícola da coroa é que um ácaro vermelho, gorgulhos, moscas-brancas e insetos da floresta se instalam. Tratamentos com inseticidas ajudam contra parasitas.

Datura no jardim

Devido à floração longa e abundante, bem como às grandes corolas incomuns, o Datura é um hóspede bem-vindo em qualquer jardim. É usado em cordas mistas, canteiros de flores e plantações individuais. As variedades perfumadas servirão não apenas como decoração visual, mas também mascararão o odor desagradável da pilha de composto. Os processos laterais caem no chão, formando um arbusto esférico. Nesse caso, é necessário limitar o acesso à planta para crianças e animais.

Grama em medicina

O estramônio é uma planta venenosa e alucinógena. Seu suco contém alcalóides, em particular atropina e escopolamina, além de taninos, gorduras, caroteno e óleos essenciais. O maior número de oligoelementos faz parte das sementes. Sob a influência de componentes de drogas, uma pessoa experimenta alucinações, amnésia, desconforto mental e perde a coordenação. A ação pode durar várias horas. Com uma overdose, processos irreversíveis no cérebro também são possíveis.

Por todo o seu perigo, o Datura é usado não apenas na medicina tradicional e nas práticas religiosas, mas também na farmacologia. Como você sabe, muitos venenos em pequenas quantidades servem como remédio. Com a ajuda de medicamentos que contêm extrato de estramônio, eles combatem as seguintes doenças:

  • reumatismo;
  • taquicardia;
  • picadas;
  • colecistite;
  • bronquite;
  • asma brônquica;
  • neuralgia;
  • enjôo.

A medicina tradicional usa decocções e tinturas com uma droga para aliviar a tensão nervosa, relaxar os músculos, reduzir a tosse, a asma e reduzir as convulsões. Narcótico também trata cólicas abdominais, úlcera péptica e é usado para prevenir trombose. As folhas são colhidas no início da floração. Eles são secos ao ar livre sob um dossel. As matérias-primas secas são moídas em pó e armazenadas em sacos de papel por um ano. As raízes podem ser colhidas ao longo do ano.

Uso conhecido na indústria cosmética de óleo depilatório das folhas e raízes da Datura. Com a fricção regular na pele, o cabelo fica mais fino e cresce mais lentamente, e eventualmente desaparece completamente.

Datura também é usado na criação de animais. Folhas frescas são adicionadas à ração para acelerar a formação de gordura. Preparações à base de plantas ajudam a aliviar espasmos de gado.

Precauções de segurança

Apesar de todas as propriedades positivas, a Datura continua sendo uma das plantas mais venenosas do mundo. Os sinais de overdose são:

  • pupilas dilatadas;
  • aumento da frequência cardíaca;
  • vermelhidão da pele;
  • ataque de dor de cabeça;
  • membranas mucosas secas.

Se tais sintomas forem encontrados, lave imediatamente o estômago, tome medicamentos absorventes e vá ao hospital.

Pin
Send
Share
Send