Acidanthera é um parente bonito de gladíolo com flores delicadas e aroma delicado. A planta pertence à família Kasatikov. Sua terra natal é a África tropical. O nome da planta é traduzido do grego como "flor afiada", o que é explicado pela forma das pétalas. Acidanthera também é popularmente chamado de "gladíolo perfumado ou invernal". As plantas são realmente semelhantes, mas a beleza exótica tem um charme especial. A floração é muito bonita; portanto, o acidista deve definitivamente alocar um lugar no jardim e, possivelmente, um canteiro de flores inteiro. Afinal, ela é especialmente boa em pousos em grupo. Em seguida, o gramado é coberto por folhagem verde, sobre a qual as mariposas multicoloridas tremulam.
Descrição botânica
Acidanthera é uma erva perene. O rizoma é representado por pequenos rebentos oblongos. Seu diâmetro é em média de 5 cm e o núcleo branco está oculto sob escamas de malha marrom. As folhas lineares verde-escuras têm bordas lisas e uma superfície brilhante. A maior parte da folhagem está concentrada na base do caule e apenas algumas lâminas estão localizadas na própria parte aérea.
Uma haste lisa pode crescer de 1 a 2 metros de altura e seu topo é coroado com lindas flores grandes coletadas em uma inflorescência em forma de espiga. Cada botão é preso à parte aérea por um tubo longo e curvo. Dela, 6 pétalas abertas florescem. O diâmetro da corola atinge 7 a 12 cm e as pétalas são pintadas de branco, amarelo e rosa. Eles podem ser simples ou coloridos.
O período de floração começa em agosto-setembro e dura até as primeiras geadas. Neste momento, o ar é preenchido com um aroma agradável. Assemelha-se vagamente ao cheiro de narcisos com notas de mel e frutas. Após a polinização, o fruto amadurece na forma de uma caixa de sementes alongada com muitas sementes pequenas e ásperas.
Variedades populares
Na natureza, existem cerca de 40 tipos de ácidos. Mais comuns Acidantera bicolor ou gladíolo muriel. A flor cresce 90-100 cm de altura. A base do caule é coberta por uma roseta de folhas lineares verde-escuras de 40 a 50 cm de comprimento.As inflorescências em forma de espiga consistem em 3-8 botões. O tom principal das pétalas é branco ou rosa claro. No centro, há um pequeno ponto em forma de estrela preto-vermelho. O diâmetro da flor atinge 12 cm.
Acidantera é tropical. A planta cresce 110-130 cm de altura. Folhas longas com nervuras são pintadas de verde escuro. Em uma inflorescência bilateral com 5-6 botões, localizam-se flores brancas com um diâmetro de 10 a 12 cm e as pétalas decoradas com manchas roxas e de framboesa.
Acidanthera branco (branco). A planta tem um caule reto, também coberto de folhas. As flores brancas como a neve florescem na parte superior da sessão, sem um padrão adicional. Eles exalam um aroma intenso.
Acidanthera é maligno. A variedade é caracterizada por uma folhagem mais estreita e mais fina. Hastes caídas sutis carregam lindas flores com pétalas branco-roxas.
Acidanthera é tubular curto. Acima da roseta de folhas longas, pedúnculos retos florescem com 3-4 botões. Chama-se a atenção para as pétalas brilhantes, pintadas em ricos tons roxo-púrpura.
Reprodução Acidanthera
Acidanthera se propaga por bulbos e sementes. Durante a temporada, várias crianças são formadas perto da lâmpada da mãe. Com os devidos cuidados, eles têm tempo para amadurecer e podem se desenvolver de forma independente. Na primavera, as crianças são separadas e plantadas no solo a uma profundidade de 6-8 cm. A partir deste momento, os cuidados com elas não diferem.
As sementes podem ser coletadas no outono ou compradas em uma loja de flores. Culturas para mudas são produzidas em meados de fevereiro. O solo do jardim é adicionado ao tanque com a adição de turfa e areia. É aconselhável calcinar o solo no forno para se livrar de bactérias e parasitas. As sementes são distribuídas uniformemente na superfície e polvilhadas com uma pequena camada de solo. A superfície é pulverizada a partir da pistola de pintura e coberta com um filme. O solo deve sempre estar um pouco úmido. O pote é mantido a uma temperatura de + 20 ... + 25 ° C. As fotos aparecem juntas dentro de 2-3 semanas.
As mudas cultivadas mergulham em vasos separados. Eles crescerão neles por 2-3 anos. Somente após a primeira floração, os bulbos crescerão e ficarão mais fortes a ponto de poderem ser plantados em campo aberto.
Inverno e plantio de espigas
Embora muitas fontes afirmem que a acidácea pode passar o inverno em campo aberto, é melhor cavar bulbos na faixa do meio e nas regiões do norte durante o inverno. Quando as flores desbotam, os pedúnculos são cortados completamente e as folhas são deixadas até o final do outono. Isso ajudará as lâmpadas a acumular massa e a se preparar para o inverno.
Nas primeiras geadas, os cormos são desenterrados e transferidos para uma sala com uma temperatura do ar de + 18 ° C. Aqui, os espécimes limpos da terra secam. Após 3-4 semanas, são dobradas em sacos de papel ou tecido e armazenadas a uma temperatura de + 10 ... + 15 ° C.
Os ácidos do pote podem hibernar diretamente no solo. É importante parar completamente a rega e transferir o recipiente para um local escuro e fresco.
Na primavera, as lâmpadas são removidas dos sacos e cuidadosamente inspecionadas. Todas as plantas secas e danificadas devem ser removidas, assim como parte das cascas secas removidas. Eles são mantidos em temperatura ambiente por 2 a 3 dias. No dia anterior ao plantio, as plantas são gravadas em uma solução fraca de permanganato de potássio. O pouso é feito imediatamente em campo aberto. Isso é melhor feito na última década de maio. Para que o estalido frio repentino não estrague o acidanthera, é aprofundado em 10-12 cm, posicionando-se estritamente verticalmente. A distância entre as plantas deve ser de 15 a 20 cm.
Para floração anterior, pode ser realizada a destilação. Desde a primeira década de março, os cormos são plantados em um vaso com solo solto do jardim, a uma profundidade de 3-4 cm, germinados em uma sala quente e iluminada e regados regularmente. Em maio, a planta crescerá forte o suficiente e formará brotos, de modo que a floração começará mais cedo e será mais abundante.
Recursos de Cuidados
Para o cultivo bem-sucedido de ácidos, é importante escolher o lugar certo. Deve estar calmo e ensolarado. O solo precisa de fertilidade, com uma reação levemente ácida. É importante que o solo esteja solto, com boa aeração. Solos pesados de argila devem ser misturados com areia. Mesmo antes do plantio, o local é desenterrado e são adicionados curativos orgânicos e minerais. Para penetrar livremente no rizoma, recomenda-se remover ervas daninhas periodicamente do solo, próximo às flores. Cobrir a camada superior com turfa e húmus também ajuda.
Acidanthera precisa de rega regular, não tolera nem mesmo a seca de curto prazo. No entanto, a estagnação da água na terra é ainda pior para ela, pois leva ao apodrecimento das lâmpadas. De maio a setembro, um complexo de fertilizantes minerais para flores é adicionado à água para irrigação duas vezes por mês. Se o verão estiver úmido e não houver necessidade de regar, você poderá derramar uniformemente o pó na superfície do solo.
Após a conclusão da floração, corte as hastes das flores e parte da folhagem. Sem esse procedimento, o acidificador não terá tempo para preparar os roletes para o inverno.
Com os devidos cuidados, a planta não sofre de doenças. Se o acidantra cresce em um local úmido e fresco, pode sofrer de oídio, ferrugem e podridão das raízes. A planta é regularmente atacada por lesmas e caracóis. No tempo seco, pulgões, tripes e ácaros se juntam a eles. Os insetos são tratados com inseticidas, as lesmas são coletadas manualmente.
Use
O acidanthera encantador pode ser usado em um jardim de flores exuberante ou em um grupo de plantio no meio do gramado. Flores grandes e incomuns atrairão transeuntes e agradarão os proprietários do local. Com a ajuda de ácidos, você pode organizar um jardim de rochas ou as margens de lagoas artificiais. As flores são boas não apenas no jardim, mas também em vasos.
A planta é amplamente utilizada como uma flor de interior. Note-se que em uma pequena sala o cheiro pode ser muito intenso; portanto, durante a floração, é melhor colocar vasos de flores em uma varanda ou varanda. O acidantra também se comporta bem no corte. Cada pedúnculo carrega vários botões que se abrem gradualmente. O buquê fica em um vaso por pelo menos uma semana.