Hippeastrum é uma planta perene bulbosa da família Amaryllis. Pode ser encontrada nos trópicos da América Latina e, às vezes, na África do Sul. O principal valor da planta são grandes flores brilhantes. Eles se assemelham a um buquê delicado, mas nem sempre é fácil alcançar o hippeastrum com flores. Para apreciar a beleza das flores ao máximo, você precisa conhecer alguns segredos de cuidados.
Descrição da planta
O rizoma do hippeastrum é uma lâmpada arredondada, com um diâmetro de 5 a 10 cm, e uma roseta de folhas verde-escuras se abre a partir de um pescoço curto e grosso. A folhagem ranhurada em forma de cinto atinge 50-70 cm de comprimento e 4 a 5 cm de largura.As folhas crescem no mesmo plano que um leque e são agrupadas uma em frente à outra. Às vezes, manchas avermelhadas são visíveis na chapa, elas correspondem à cor das flores.
O período de floração é nos meses de inverno. Um pedúnculo carnudo, com 35 a 80 cm de comprimento, brota do centro da folhagem e seu topo é coroado por 2 a 6 botões grandes. A flor em forma de funil do hippeastrum se assemelha a um lírio. As pétalas são brancas, rosa, laranja ou coral. O aroma durante a floração não exala hippeastrum. O diâmetro do funil de flores é capaz de atingir 25 cm e seu comprimento é de 13 cm Cada botão tem 6 pétalas dispostas em 2 fileiras. Suas bordas são fortemente dobradas para o exterior.
Após a floração, a caixa de sementes tricúspides amadurece no caule. À medida que envelhece, começa a secar e se abre por conta própria. No interior, existem muitas sementes planas pretas. As sementes de Hippeastrum por muito tempo mantêm alta germinação.
Tipos de Hippeastrum
Hippeastrum tem uma grande diversidade de espécies. Cerca de 80 espécies principais de plantas são registradas. Graças aos criadores, mais de 2.000 variedades híbridas foram adicionadas a esse valor. A principal diferença é a forma e a cor das flores. O mais difundido palácio hippeastrum. Distingue-se por grandes flores escarlates em um pedúnculo carnudo.
Hippeastrum vermelho caracterizado pela presença de estreitas listras verdes nas pétalas rosa ou vermelhas.
Hippeastrum royal cresce 30-50 cm de altura. Suas brilhantes flores escarlate com pétalas pontudas lembram uma grande estrela.
Hippeastrum é colunar. A planta tem uma inflorescência delicada de 6 a 8 flores grandes. Os funis tubulares são pintados na cor salmão com veias estreitas marrom-rosa.
Hippeastrum teyucuarense. Pétalas com um centro verde e uma borda larga rosa brilhante têm uma transição contrastante e são cobertas com um padrão de malha. O núcleo verde tem a forma de uma estrela.
Lírio de casa de florescência
Como a flor do hippeastrum é muito bonita, os cultivadores de flores fazem todo tipo de truque para admirá-lo o mais rápido possível. Espécimes jovens produzem um caule de flor anualmente, e plantas mais maduras podem fazer isso duas vezes por ano. Antes do plantio, o bulbo pode ser estimulado para formar um pedúnculo. É embebido em água morna (até 45 ° C) por 1-2 horas. Depois plante e deixe a panela em um local quente e iluminado. Molhar o hippeastrum até que as folhas apareçam é muito raro. Após 2-3 semanas, uma inflorescência com vários brotos crescerá.
Se o hippeastrum não florescer por muito tempo, você precisará fertilizá-lo mais durante a estação de crescimento. Com o início do outono, eles proporcionam um período de descanso. A panela com a lâmpada é transferida para um local mais fresco e para de regar o solo até janeiro. Depois, a rega gradualmente recomeça e devolva a panela a uma sala quente e iluminada. Dentro de um mês, a planta irá deliciar os brotos jovens.
Métodos de criação
A reprodução de hippeastrum é produzida por métodos de sementes e vegetativos. Para obter as sementes, polinize as flores com um pincel. Depois de amarrar a caixa de sementes, ela amadurece em 2 meses. Antes do plantio, as sementes são embebidas em uma solução fraca de ácido bórico. Eles podem ser germinados em tecido úmido ou em uma mistura úmida de areia e turfa. Um vaso de mudas deve ser colocado em uma sala iluminada. As sessões aparecem em 15 a 20 dias. Quando o hippeastrum cresce 2 folhas reais, elas são mergulhadas em pequenos vasos separados. Durante dois anos, as mudas são cultivadas sem período adormecido, com rega e fertilizantes moderados.
Cada cebola adulta libera periodicamente várias crianças (pequenas cebolas laterais). Alguns meses depois, raízes independentes aparecem no bebê hippeastrum e podem ser separadas. Durante o transplante, as lâmpadas laterais são cuidadosamente quebradas e plantadas em vasos separados.
Se as crianças não se formarem por muito tempo, você pode dividir a lâmpada. Eles o desenterram e o liberam completamente da terra. É importante não danificar as raízes finas. A cebola é cortada verticalmente em várias partes (até 8). Cada divisão deve ter suas próprias raízes. A fatia é mergulhada em carvão picado e seca um pouco. A aterrissagem é realizada em solo úmido de turfa com adição de areia. É importante manter a temperatura do solo de + 23 ... + 25 ° C e boa iluminação. Após algumas semanas, as primeiras folhas aparecerão.
Transplante de plantas
Hippeastrum recebe a principal nutrição do solo, de modo que até plantas adultas são transplantadas a cada 1-2 anos. Agosto ou dezembro é adequado para esse procedimento. O vaso deve estar perto o suficiente, então a planta logo produzirá flores. O solo para plantio é constituído pelos seguintes componentes:
- terra de relva;
- húmus de folhas;
- turfa;
- areia do rio.
Eles tentam remover completamente a terra antiga. Ao plantar, é importante deixar cerca de um terço da altura da lâmpada acima do solo.
Home Care
O cuidado diário com o quadril em casa não exige muito esforço. A planta precisa de iluminação brilhante e duradoura. Peitoris das janelas sudeste ou sudoeste são os preferidos. Variedades que deixam cair as folhas durante a dormência são transferidas para um local escuro.
A temperatura do ar na sala deve ser moderada: + 18 ... + 23 ° C. No inverno, pode ser reduzido para + 11 ... + 14 ° C. Para o verão, é permitido colocar a planta na rua, mas escolha um local tranquilo, sem correntes de ar. Um frio repentino durante a noite também é indesejável.
Umidade não é grande coisa. As folhas podem ser lavadas periodicamente do pó sob um banho quente ou limpas com um pano macio. Pulverizar regularmente a flor não é necessário.
Molhar o hippeastrum na primavera começa a gradualmente. Até que as folhas e as flechas se desenvolvam, é melhor derramar um pouco de água na panela. No verão, é necessária rega abundante, que é gradualmente reduzida apenas a partir de outubro. No inverno, o hippeastrum deixa de regar. O solo precisa ser levemente umedecido a cada 1-1,5 meses, mas o líquido não deve entrar em contato com a lâmpada.
O Hippeastrum é fertilizado com a aparência de uma flecha de flor quando atinge 15 cm de altura.Você pode fazer fertilizantes para plantas de interior. É produzido em água e derramado no solo duas vezes por mês até o final de agosto.
Doenças e Pragas
Hippeastrum é suscetível a doenças fúngicas. Se um ponto fraco aparecer na lâmpada, a podridão se desenvolve. Quando o tamanho da placa é pequeno, você pode tentar salvar a planta. O foco é cortado em um tecido saudável. A fatia é tratada com baseazol e carvão ativado. O bulbo é seco ao ar por 5-6 dias, após o qual é transplantado para o solo fresco.
Hippeastrum pode ser atacado por ácaros, pulgões, insetos e cochonilhas. Os insetos devem ser coletados e a coroa e o solo devem ser tratados com um inseticida.