Proprietários de dacha profissionais, e até mesmo iniciantes nesta questão, provavelmente sabem como é difícil cuidar do jardim. Ervas daninhas, sol escaldante e várias doenças matam uma parte bastante grande da colheita futura, de modo que a questão de sua conservação está se tornando cada vez mais importante. Por exemplo, você sabe o que é possível cobrir os leitos para protegê-los da influência negativa do meio ambiente? Não? Então este artigo é para você.
- Filme de polietileno
- Fibra de polipropileno não tecido
- Cobertura de material de cobertura
- Policarbonato
- Grade
Filme de polietileno
O material mais famoso e usado há muito tempo é um filme de polietileno. Onde não é usado: na vida cotidiana, na indústria e até mesmo em trabalhos de dacha-horticultura, porque tem sido o principal material para a criação de estufas (diferentes versões deste filme têm propriedades diferentes).
Por exemplo, ao fabricar uma película estabilizada à luz, um estabilizador de luz dos raios UV é adicionado à sua composição, o que ajuda a proteger o revestimento de polímero dos efeitos negativos do sol. O nível de estabilidade de tal material é determinado pela quantidade de estabilizador adicionado.Além disso, um corante, que é capaz de mudar o espectro dos raios solares, é frequentemente adicionado ao filme.
Uma variante muito interessante de tal material de cobertura para o jardim é filme preto e branco, em que um dos lados é preto e o outro é branco. É ótimo para uso em estufas, onde é coberto com o lado branco para cima, o que ajuda a repelir o excesso de luz solar. Ao mesmo tempo, o lado negro não permite que as ervas daninhas germinem entre culturas úteis.
A singularidade do filme de polietileno na construção de estufas é manifestada em um alto nível de resistência e resistência ao estresse mecânico. Para atingir um nível tão elevado de praticidade é possível devido a uma tecnologia especial de fabricação do material, quando uma malha de reforço é colocada entre as camadas em um filme de três camadas.
A composição do filme reforçado é também, muitas vezes, estabilizantes UV, que não só distribuem uniformemente os raios solares, mas também prolongam a vida útil do próprio filme. Graças a este fato, está ganhando popularidade.
Entre outras vantagens da película plástica não pode deixar de destacar a boa transmissão de luz, a capacidade de reter o calor e proteger as plantas da geada e chuva.
Ao mesmo tempo, desvantagens de Ela deve incluir a capacidade de operar apenas em um par com uma base do esqueleto, incapacidade de passagem de humidade e de ar (você tem de ser regada regularmente e ventilar a planta, o que aumenta os custos de trabalho) e a probabilidade de doenças das plantas, devido à acumulação de uma grande quantidade de condensação no lado interior da película.
Além disso, após a precipitação, se a água acumula-se na mesma, a película pode ceder. Normalmente, o material plástico média tem a duração de uma temporada, mas você pode tentar prolongar sua vida útil removendo, lavando e secando completamente antes do próximo verão.
Fibra de polipropileno não tecido
Material de cobertura não tecido para camas (inclusive para inverno) - Este produtos amigos do ambiente, na produção de fibras de polipropileno que são coladas umas às outras sob altas temperaturas. Externamente, os materiais não tecidos são semelhantes ao filme de polietileno, mas suas características de qualidade ainda são diferentes.
Primeiro de tudo Este material é muito mais leve e macio que o polietileno, e é possível cobrir plantas sem suporte, simplesmente jogando a tela em cima. Além disso, uma vantagem comparativa é a a capacidade de passar umidade e ar, graças ao qual você pode regar as plantas sem remover o abrigo.
Dependendo do nível de densidade, a fibra de polipropileno não tecido pode ser dividida em vários tipos:
- 17-30 g / m2 - material que é capaz de proteger as mudas ao ar livre das fortes queimaduras do sol e da primavera, e boa permeabilidade da água, ar e luz, juntamente com excelente condutividade térmica, ajuda a criar as melhores condições para as plantas crescerem e se desenvolverem.
Outra vantagem inegável de usar este material específico como um esconderijo para uma estufa é um bom nível de proteção contra pássaros e insetos. Graças a este material, a densidade de 17-30 g / m2 também abrange vegetais, arbustos, bagas, frutos e plantas ornamentais, que na maioria dos casos crescem em solo aberto.
- 42 a 60 g / m2 - perfeito para aqueles casos em que se planeja construir uma estufa com arcos, e é necessário fornecer às plantas abrigo de inverno.
- 60 g / m2 - tecido não-tecido denso para "preguiçoso", cuja utilização paga integralmente pelo seu valor de mercado.
Na fase de produção de fibras de polipropileno não-tecido, algumas empresas podem adicionar um estabilizador de UV, projetado para prolongar a vida útil do produto.
A adição de negro de fumo dá a um material não tecido uma cor preta que ajuda a absorver a luz solar, de modo que sob as plantas de cobertura recebem mais calor, e as ervas daninhas que estão escondidas do sol morrem rapidamente.
Normalmente, o material preto é frequentemente usado como cobertura, e o branco é esticado em molduras para proteger o jardim. A estrutura do material permite que ele passe a umidade perfeitamente, portanto, regar e aplicar fertilizantes líquidos não será difícil.
Entre a variedade de materiais ocultos não tecidos de hoje é muito difícil escolher a opção certa. No entanto, não esqueça que a essência de todos eles é quase a mesmae as diferenças estão apenas nas tecnologias de produção de marca e, claro, no preço.
A opção mais popular no mercado interno é spunbond (Tecido não tecido fabricado a partir de polímero fundido por spunbonding), cujo nome realmente se tornou um nome familiar para materiais de cobertura.
Portanto, proprietários de áreas suburbanas são tão difíceis de tomar uma decisão: spunbond ou agrospan (material de cobertura não tecido com uma vida útil prolongada).
Cobertura de material de cobertura
Material de cobertura de cobertura (ou apenas "mulch") - Este é um produto orgânico ou inorgânico, que é freqüentemente usado para fins hortícolas.
Versão orgânica caracteriza-se pela possibilidade de degradação gradual, em resultado da qual o solo é fornecido com substâncias úteis (as suas características melhoram e as mudanças de acidez). Dada a mudança na reação ácida do solo, o uso de cobertura orgânica deve ser extremamente cauteloso.
Ao mesmo tempo material de cobertura inorgânica, que pode ser representado na forma de pedra, ardósia, cascalho, cascalho, granito e lascas de mármore, além do objetivo principal, desempenha uma função decorativa.
Como mulch no jardim, muitas vezes usam filme preto e colorido, que pode ser combinado com plantações decorativas.
Naturalmente, somente no caso de combinação competente com cobertura orgânica e inorgânica decorativa (por exemplo, uma boa combinação dá um material de revestimento não tecido de baixo e uma casca de árvore de cima) você pode obter o resultado mais eficaz.
Em geral, os aglomerados de cobertura referem-se a materiais de polipropileno não tecido, os quais, embora não sejam nocivos às pessoas, animais e às próprias plantas, não deixam nenhuma chance às ervas daninhas que morrem pela ausência de luz. A densidade deste tipo de "tecido" (para uma estufa é usada muito raramente) é 50-60 g / m 2.
O método de aplicação do material de cobertura do mulching é o seguinte: depois de esperar que o solo seque após o inverno, ele deve ser preparado para o plantio. Depois disso, a agrofibra preta se espalhou pelo jardim, o que deve impedir a germinação de ervas daninhas.
Mudas jovens de culturas úteis são plantadas em fendas em forma de cruz, previamente criadas no dossel com qualquer objeto de corte. Assim, os jardineiros amadores e agricultores que produzem frutas e vegetais, aliviam-se da necessidade de usar herbicidas na luta contra as ervas daninhas.
Além disso, você não precisa mais ficar muito tempo nas áreas suburbanas, gastando muito esforço na remoção de ervas daninhas do jardim. As ervas daninhas não existirão, e as plantações saudáveis que crescem em fileiras uniformes poderão agradá-lo com maturação rápida.
O material de cobertura do mulching é geralmente plantado com morangos. Crescer dessa maneira é muito mais fácil, porque durante três anos você não consegue pensar em transplante de plantas, e as ervas daninhas são muito menores.
Policarbonato
Revestimento de policarbonato - a melhor alternativa ao filme para esconder estufas.Este material confiável é capaz de proteger todas as plantas da chuva, vento e bactérias, criando excelentes condições para o crescimento e desenvolvimento de culturas úteis. De fato, policarbonato - uma folha de plástico, que tem dentro da cavidade, algo semelhante ao favo de mel "favo de mel". É muito mais leve do que um produto monolítico e não tem um odor característico, e as folhas têm um alto nível de resistência.
Os tamanhos padrão de chapas de policarbonato produzidos hoje têm o seguinte significado: 2,1 x 2 m, 2,1 x 6 me 2,1 x 12 m, e sua espessura pode variar de 3,2 mm a 3,2 cm.
Se você precisa de um policarbonato brilhante, ou você preferir um tom mais reservado, em qualquer caso, você não terá nenhum problema com a escolha, já que os produtores oferecem uma gama bastante ampla de tonalidades hoje.
Quanto à estrutura, quanto mais complexa ela é, melhor será o material capaz de proteger as plantas da neve e do vento. Greenhouse policarbonato é fácil de montar e terá tempo para agradá-lo com a sua fiabilidade.
Grade
Para materiais de cobertura, é possível incluir uma grade de sombreamento. É claro, este não é o tecido numa estufa, mas feito de polipropileno com a adição de um estabilizador de UV, que também é bem capaz de proteger plantas de cultura contra o sol.
A maioria das lojas tem opções verdes, mas você também pode encontrar branco neutro. O tamanho da rede é feito por encomenda, mas sua largura é sempre padronizada e corresponde a 4 m, muitas vezes essas grades são usadas para coletar frutas quando elas são simplesmente espalhadas sob as árvores.
Fosse o que fosse, mas o principal critério para a seleção de um ou outro material de cobertura são as suas expectativas e efeito desejado sobre a aplicação. Por exemplo, se você precisa proteger as plantas de geadas recorrentes, você deve prestar atenção ao spunbond branco ou filme, enquanto os materiais pretos são bons para cobertura morta.
Além disso, depende muito do lado financeiro da questão,embora, se você estiver engajado em cultivar culturas permanentemente, é melhor gastar dinheiro uma vez para comprar um produto melhor do que todos os anos para gastar dinheiro na aquisição e instalação de um novo abrigo.