Cordilina - palmeira interior com folhas coloridas

Pin
Send
Share
Send

Cordilina é uma planta de casa bonita, com grandes folhas suculentas. Em forma, é um pouco como uma palmeira e atrai com manchas avermelhadas na folhagem. O cuidado com a cordilina é simples, por isso os cultivadores de flores ficam felizes em trazer esta casa de hóspedes exótica. Anteriormente, a cordilina pertencia à família Agave, mas hoje os botânicos a classificam como a família Dracene. Às vezes você pode ouvir o nome "dracaena cordilina", mas estas são plantas diferentes. A pátria da cordilina são os trópicos e subtrópicos do hemisfério sul, bem como algumas regiões do leste da Ásia.

Descrição da planta

Cordilina é um arbusto alto ou planta de arbusto. No ambiente natural, pode atingir uma altura de 3-5 m, mas em condições internas a cordilina não excede 1,5 m de altura. As raízes consistem em vários galhos carnudos grossos. No corte, fica claro que eles têm uma cor esbranquiçada. Rins e bebês se formam no rizoma.

O tronco grande e vertical da planta é coberto com grandes folhas pecioladas. Os ramos laterais são extremamente raros, então a folhagem forma uma pilha densa. Depois de um tempo, as folhas inferiores secam gradualmente e o tronco é exposto. Nesse caso, a cordilina se torna ainda mais como uma palmeira.







As placas de folhas têm uma forma lanceolada, semelhante a um cinto ou xifóide. Eles são pintados de verde brilhante, mas existem variedades de cor vermelha ou rosa. As folhas podem crescer até 50 cm de comprimento e até 10 cm de largura. Eles claramente visíveis alívio veia central.

Uma inflorescência na forma de uma panícula solta consiste em muitos brotos pequenos. As pétalas são pintadas de branco, vermelho ou roxo. A fruta - uma caixa de sementes com três ninhos - tem até 15 sementes pequenas no ninho.

Tipos de cordilina

O pequeno gênero da planta cordilina consiste em 20 espécies. Os mais populares entre os jardineiros são os seguintes:

Cordilina apical. Uma árvore baixa, que na terra natal atinge 2-3 m de altura. Folhas largas cobrem densamente o tronco e a parte superior. Seu comprimento é de 50 a 80 cm e a largura de 5 a 10 cm e um pecíolo curto e denso é direcionado para cima. Na parte inferior, uma veia central espessa é visível. As inflorescências paniculadas consistem em flores brancas ou roxas com um diâmetro de até 1 cm e a planta prefere salas quentes. Variedades populares:

Cordilina apical
  • Borda vermelha - as folhas não são tão grandes, mas têm uma faixa vermelha ao longo da borda;
  • Tricolor - folhagem coberta de listras amarelas, rosa e marrons;
  • Augusta - listras de framboesa estão localizadas em folhas verde-escuras;
  • Kiwi Cordilina - caracterizado por folhas mais largas cobertas com manchas de framboesa.

Cordilina ao sul. A árvore tem um tronco curto, coberto com folhas longas e eretas. As placas das folhas xifóides atingem um comprimento de 1 me uma largura de 4 cm.A folhagem é frequentemente coberta com faixas longitudinais vermelhas ou amarelas. Durante a floração, a planta é coberta com panículas axilares esbranquiçadas ou lilás, com um aroma agradável e intenso. Esta planta despretensiosa precisa de um inverno frio (até + 3 ... + 5 ° C).

Cordilina Sul

Cordilina reta. A planta tem hastes eretas e uma densa coroa de folhas lanceoladas de 30 a 60 cm de comprimento.As bordas da folhagem são cobertas com dentes pequenos. As placas das folhas são pintadas de verde brilhante. A planta prefere salas mais frias.

Cordilina reta

Cordilina fruticose. Uma árvore com um tronco fino coberto de brotos laterais. A folhagem é pintada em tons de verde e roxo. Difere na simplicidade na partida e na despretensão.

Cordilina fruticose

Reprodução

O cordilin é propagado por sementes e métodos vegetativos. As sementes em condições ambientes raramente são semeadas, as mudas não retêm características varietais da planta-mãe. As sementes de flores de cordilin são semeadas em uma mistura de areia e turfa no início da primavera. Eles são enterrados por 0,5-1 cm e cobertos com um filme. Os brotos aparecem após 1-2 semanas e crescem rapidamente. Com o advento de 4 folhas reais, as plantas mergulham em vasos de 2-3 peças.

A maneira mais fácil de reproduzir é separar os filhos das raízes. Durante o período de transplante, basta cortar uma planta jovem com uma porção da raiz. O local do corte é polvilhado com carvão moído e plantado em um solo leve e fértil.

Para estacas de mola, hastes semi-lignificadas são cortadas em várias partes. Em cada seção deve haver 2-3 internódios. Recomenda-se que o corte inferior seja tratado com raiz e imerso no solo por 2-3 cm O vaso é coberto com um filme e colocado em local iluminado com temperatura do ar + 25 ... + 30 ° C. Todos os dias você precisa ventilar e umedecer a estufa. O processo de root leva cerca de um mês.

Regras para transplantes

Cuidar de cordilina em casa envolve um transplante regular. Mudas jovens são transplantadas anualmente e plantas mais velhas a cada 2-3 anos. O vaso deve ser maior que o anterior, mas não muito espaçoso. No fundo, estenda o material de drenagem e o carvão. O solo da cordilina deve consistir em:

  • solo de jardim ou folha;
  • areia de rio;
  • turfa.

A terra é escolhida com uma reação levemente ácida. Devido à sua estrutura leve, o ar flui livremente para as raízes.

Cuidados com as plantas

Cuidar da sala cordilina é simples, mas ainda requer certas habilidades. A planta precisa pegar uma sala iluminada com longas horas de luz do dia. No entanto, deve ser protegido da luz solar direta. Plantas com folhagem verde lisa toleram melhor a falta de luz. É ideal colocar a flor na sala sul, a uma distância da janela.

A temperatura interna no verão deve ser de + 22 ... + 30 ° C. É aconselhável tomar cordilina na estação quente na rua. O local é escolhido tranquilo, protegido de correntes de ar. No inverno, a planta precisa de um conteúdo mais fresco. A temperatura do ar é reduzida para +12 ... + 14 ° C gradualmente. A noite abrupta e o resfriamento no inverno levam a doenças nas plantas.

A umidade na sala onde a flor está localizada deve ser alta. A coroa é pulverizada com água duas vezes por dia, bandejas com água e seixos molhados são colocados nas proximidades. No inverno, não coloque a cordilina perto de aparelhos de aquecimento. Se a umidade for insuficiente, a cordilina começará a secar e a soltar as folhas.

Cordilina não é muito exigente em regar. Entre a irrigação, o pedaço de terra deve estar meio seco. Regue a planta duas vezes por semana ou menos. A água é usada bem conservada e quente. Mesmo uma leve estagnação da água é prejudicial para a planta, por isso é importante fornecer uma boa drenagem e drenar o líquido da panela em tempo hábil.

Desde o início da primavera até o início do outono, a cordilina precisa de fertilizantes regulares. Use complexos minerais para plantas de interior com flores. Eles são criados em água e aplicados duas vezes por mês.

Cordilin é resistente a doenças de plantas. O único problema com a inundação do solo é a podridão das raízes. Na folhagem suculenta, especialmente no ar seco e quente, freqüentemente aparecem parasitas (tripes, pulgões, ácaros). Ao primeiro sinal de inseto, inseticidas devem ser tratados imediatamente.

Pin
Send
Share
Send