Pellonia é uma planta perene perene com folhagem decorativa colorida. O padrão de mármore em folhas delicadas atrai muitos jardineiros, e até os iniciantes vão gostar do caráter flexível. A Pellonia como planta de casa é cultivada em um vaso de cache, embora em casa, na Malásia ou na Birmânia, seja uma beleza rasteira no solo, com videiras lindamente penduradas.
Descrição da planta
Pellonia pertence ao gênero de mesmo nome da família Nettle. As espécies herbáceas de cobertura do solo predominam no gênero, mas também existem arbustos. A altura máxima não excede 30 cm e a planta possui um sistema radicular superficial e fibroso. Acima do solo, caules macios e suculentos. Eles podem ser pintados de verde brilhante, rosado ou lilás.
Folhas regulares são anexadas às hastes com pequenas estacas avermelhadas. A placa da folha oval ou ovoide tem lados lisos ou ligeiramente serrilhados e uma borda pontiaguda. Veias de alívio são visíveis na superfície da folhagem. Folhas de couro são verde, bronze ou cinza-prata. As bordas da folhagem têm uma cor marrom-vinho mais escura.
Pelota flor no verão. Libera inflorescências pequenas de guarda-chuva ou capita das axilas das folhas. Os botões são compostos por cinco pétalas em forma de sino. Eles são pintados de branco-verde e são pequenos em tamanho. A folhagem atrai muito mais atenção do que as flores simples. Após a floração, formam-se cápsulas densas nas quais amadurecem as sementes ovais com a pele suave e leve.
Tipos de Pellionia
O gênero Pellionium possui cerca de 50 espécies, mas apenas algumas delas podem ser compradas e cultivadas em cultura.
Pellonia Dawo. A planta possui hastes rasteiras e altamente ramificadas na base. Os ramos avermelhados são ligeiramente espessados e cobertos com a pele lisa. As próximas folhas de pellonia de folhas curtas atingem um comprimento de 6 cm e têm uma forma oval. A folhagem, assimétrica em relação à veia central, é pintada em uma cor verde brilhante. No centro passa uma faixa larga mais leve. A superfície externa da chapa é brilhante e o verso tem uma superfície áspera e manchas avermelhadas. Nas axilas das folhas no verão, formam-se inflorescências raras e sutis.
Pellonia é linda. A planta é distinguida por folhas menores. Seu comprimento não excede 4 cm A superfície brilhante da chapa tem uma parte central mais clara e bordas escuras, às vezes bordô. Listras e manchas lembram um padrão de mármore. A parte inferior das folhas é coberta com uma pilha pequena e pintada em rosa prateado.
Pellonia é de folhas curtas. A planta rasteira tem hastes avermelhadas e aveludadas ramificadas da base. Folhas ovóide ou elíptica estão localizadas em pecíolos alongados. Um padrão assimétrico de veias prateadas é visível nas folhas.
Pellonia está rastejando. A planta possui caules carnudos e rastejantes, capazes de agarrar-se a rochas e paredes e também atingir uma altura de 50 cm, enquanto as folhas ovais atingem 4-5 cm de comprimento e possuem uma estrutura densa semelhante ao papel. O meio da folha é mais claro, verde claro e as bordas são cobertas com manchas verde-bronze.
Métodos de criação
A propagação de Pellionia é possível por métodos de sementes e vegetativos. Para reprodução de sementes, use sementes com idades entre 1 e 2 anos. Vesta são semeadas em placas com uma mistura úmida de areia e turfa. As sementes de girassol são aprofundadas de 1 a 1,5 cm e é aconselhável cobrir a panela com filme ou vidro para que o solo não seque muito rapidamente. As sessões aparecem dentro de 10 a 12 dias. As plantas jovens são cultivadas sem abrigo até que duas folhas verdadeiras apareçam. As mudas cultivadas mergulham e transplantam em pequenos vasos de 2-3 peças.
É conveniente usar o método de enraizamento de estacas. É o suficiente para cortar o caule em segmentos com 2-4 folhas. As estacas são deixadas em um copo com água até que as raízes jovens apareçam. Em seguida, as mudas são transplantadas para vasos com solo e cultivadas como plantas adultas.
Você pode enraizar segmentos imediatamente em uma mistura úmida de areia e turfa. Nesse caso, a folha inferior é removida do caule e aprofundada em 1 a 1,5 cm.Uma tampa é construída sobre as estacas para que a umidade não evapore muito rapidamente. A estufa é mantida em uma sala quente com uma temperatura do ar de + 22 ... + 24 ° C. Mudas muito rapidamente criam raízes e podem crescer normalmente sem abrigo.
Regras de cuidados
O cuidado da pelota é fácil, mesmo para jardineiros iniciantes. Esta flor é muito despretensiosa e agrada a vegetação exuberante. Vasos com pelélio são colocados em salas bem iluminadas, longe das janelas. A luz solar direta faz com que a folhagem seque e caia. No inverno, nas salas do norte, o Pellonia pode sofrer com a falta de luz. Se as folhas estiverem pálidas, você deve usar a lâmpada.
No verão, a temperatura não deve subir acima de + 25 ° C. Em dias quentes, é recomendável levar a planta para um jardim com sombra. O local é escolhido calmo, calmo. No inverno, o resfriamento é permitido até + 16 ° C, mas não é necessário organizar uma planta especialmente por um período inativo.
Para um morador de trópicos úmidos, é importante manter alta umidade no ambiente. O indicador deve estar no nível de 70%. Você precisa borrifar regularmente as folhas, ligar o umidificador ou organizar as bandejas com argila expandida úmida. Os tanques de água devem ser isolados do chão.
Pellonia precisa de rega frequente e abundante. A planta prefere água macia e purificada. É importante garantir que o excesso de líquido saia livremente da panela. A panela deve ser esvaziada meia hora após a rega. Caso contrário, a podridão das raízes poderá se desenvolver e a planta morrerá.
Não mais de uma vez por mês, adubo complexo para plantas de interior é adicionado à água para irrigação. Não use fertilizante seco ou concentrado, para não queimar as raízes. Compostos orgânicos são bem-vindos, eles tornarão as folhas mais vivas.
É útil transplantar Pellion a cada 1-2 anos, pois cresce muito. O procedimento é realizado na primavera, o pote é escolhido um pouco mais do que antes. As raízes devem ser cuidadosamente libertadas do antigo coma de terra. Para o plantio, use uma mistura de solo de:
- turfa;
- terra de folha;
- folha de húmus;
- areia.
Você pode comprar terrenos de jardinagem em uma loja de flores. O substrato deve ter uma reação ácida, por isso é recomendado aumentar a quantidade de turfa no solo.
Pellonia após 5-8 anos de vida perde suas propriedades decorativas. Suas hastes são esticadas e suas bases são expostas. Recomenda-se aparar as bordas das hastes anualmente, a fim de manter a atratividade da coroa e aumentar a bucha. Periodicamente, a planta é rejuvenescida cortando novos pecíolos.
Possíveis dificuldades
Pellonia tem uma forte imunidade a doenças. O único problema com rega excessiva pode ser a podridão das raízes.
Folhetos suculentos são atacados periodicamente por pulgões, cochonilhas, ácaros ou moscas-brancas. Ao primeiro sinal de infecção, a flor é lavada sob um banho quente e tratada com uma solução de sabão. A terra está coberta com um filme. Se isso não ajudar, é necessário o uso de inseticidas (Karbofos, Actellik e outros).