Delosperma

Pin
Send
Share
Send

O delosperma é um gênero grande e diversificado de arbustos suculentos. Essas plantas baixas, com caules carnudos e folhagem, têm pétalas multicoloridas brilhantes que brilham com uma dispersão única em um vaso de flores ou em uma horta.

Descrição do produto

A planta da família Azizov veio até nós do sul da África. É comum de Madagascar ao Zimbábue. Entre mais de cem espécies, existem plantas e arbustos de cobertura do solo. Em casa e quando cultivadas em ambientes fechados, elas se comportam como plantas perenes, mas apenas algumas variedades sobrevivem ao ar livre no inverno.

O rizoma do delosperma é carnudo e ramificado, vai fundo no solo em busca de umidade e nutrientes. Nos longos fios finos das raízes, formam-se pequenos tubérculos oblongos. A parte do solo não cresce muito em altura e varia de 10 a 30 cm, e as hastes são altamente ramificadas e facilmente dobradas no chão. Folhas lanceoladas, curvas, com até 4 mm de espessura. A cor das peças retificadas é verde escuro, azulado. Existem variedades lisas ou ligeiramente felpudas. Os cristais dos sais de potássio geralmente aparecem na superfície das partes verdes, o que dá uma aparência de gelo ao delosperma.








De maio ao início do outono, o delosperma é densamente coberto de flores. Eles têm pétalas finas e alongadas, localizadas em uma ou mais linhas. No centro, uma pequena bola das mesmas pétalas é formada, o que dá o volume do núcleo. A coloração das flores pode ser branca, amarela, rosa, escarlate, salmão, violeta ou lilás. Existem amostras com cores gradientes quando uma pétala na borda e na base tem uma cor diferente. O diâmetro de uma flor atinge 7 cm. É comum os botões fecharem em tempo chuvoso ou nublado e abrir novamente para encontrar o sol brilhante.

Sementes interessantes de delosperma. Depois que a flor murcha, amadurece uma pequena caixa redonda com muitos ninhos. Quando a umidade (orvalho ou chuva) entra, a caixa se abre sozinha, espalhando as menores sementes de papoula a uma distância de 1,5 m.

Variedades

Entre a ampla seleção de delosperma, vale ressaltar várias variedades que são especialmente interessantes para o cultivo em nosso país.

  • Delosperm Cooper. Planta com muitos ramos e crescimento baixo, com até 15 cm de altura e 45 cm de largura, é resistente à geada, o que permite que seja cultivada em campo aberto quando congelada a -17 ° C. As folhas emparelhadas cinza-verde são estreitas e grossas, o que as faz parecer com pequenos processos cilíndricos do caule. A folhagem é muito flexível, coberta com várias papilas, senta-se firmemente no caule. As flores distinguem-se por pétalas sedosas, brilhantes e muito brilhantes de um tom rosa-roxo, o núcleo é amarelo claro e cremoso. O diâmetro da flor é 4-5 cm.
    Delosperm Cooper
  • O delosperma está nublado. Uma planta de cobertura do solo muito baixa, sua altura é de apenas 5 a 10 cm e, embora seja sempre verde, tolera geadas de até -23 ° C. O comprimento das folhas ovais ou mais alongadas não ultrapassa 2 cm Na estação fria, a folhagem se torna bronze e no verão adquire uma rica tonalidade verde escura. Em junho, flores amarelas ou alaranjadas florescem em um denso tapete verde.
    Nuvem de delosperma
  • Delosperma torcido. Resistente ao gelo, suporta temperaturas de até -20 ° C. As flores grandes do início de maio cobrem quase completamente os brotos verdes. A cor das pétalas é amarela brilhante. Os verdes são densos, cobrem completamente o solo.
    Delosperma torcido
  • Delosperma profusamente florescendo Possui um grande número de inflorescências. O diâmetro de uma flor não excede 3 cm e a cor das pétalas é rosa. A variedade adora calor, não suporta geadas de curto prazo abaixo de -7 ° C. Esta espécie possui a popular variedade Stardust resistente ao inverno, que possui flores de tamanho médio com bordas rosadas, mas com uma base e um núcleo quase brancos. Ao contrário da planta anterior, é capaz de suportar geadas até -29 ° C.
    Delosperma profusamente florescendo
  • Variedade interessante para jardineiros Estrelas cintilantes. Em um arbusto bastante alto (até 20 cm), formam-se flores roxas, vermelhas, amarelas ou lilás de tons saturados. Pétalas de linha única com lacunas entre elas. A base e o núcleo são brancos, o que cria o efeito de estrelas cintilantes e ondulantes no gramado.
    Estrelas cintilantes
  • Delosperma Stargazer. Variedade de calor de até 15 cm de altura com flores abertas em forma de margarida. O diâmetro da flor é de 4 a 5 cm e a cor é lilás ou púrpura, na base um pouco mais clara. O núcleo é coberto com estames amarelos.
    Delosperma Stargazer

Crescendo

Muitas variedades de delosperma não sobrevivem aos invernos temperados, portanto a questão de sua reprodução permanece relevante. A maneira mais conveniente é plantar sementes. Para que a planta tenha tempo de crescer mais forte e florescer, as mudas são pré-cultivadas.

Para garantir a estratificação natural das sementes e acelerar o surgimento de mudas, os pedaços de neve são revestidos com uma camada uniforme em um recipiente com solo de turfa leve e as sementes já são derramadas sobre elas. A neve derretida umedece o solo e atrai as sementes para dentro. Depois que a neve derrete, o recipiente é colocado em um saco ou coberto com um filme e colocado na geladeira por 2 semanas. Em seguida, a caixa é colocada no peitoril da janela e os primeiros tiros são esperados dentro de 10 a 12 dias. Após o surgimento de brotos, o abrigo é removido e o solo é cuidadosamente umedecido. Com o advento de 4-6 folhas verdadeiras, elas são colhidas em vasos separados e plantadas em campo aberto em uma semana.

Durante todo o ano com cultivo interno (ou no verão com exterior), você pode separar as mudas de uma planta adulta. Eles são imediatamente colocados no solo, cuidadosamente regados e aguardando o enraizamento.

Cuidado

O delosperma é fotófilo e precisa de calor, por isso são escolhidas as áreas mais quentes e ensolaradas. Ela não tem medo de permanecer ao sol, mesmo em calor intenso, mas sofre de umidade e sombreamento excessivo.

Para o plantio, o solo fértil neutro é escolhido sem estagnação da água. Você pode adicionar areia ou turfa na cova antes de plantar. Com o transplante de mudas em campo aberto, não hesite. Uma planta tão ramificada cresce rapidamente e precisa de espaço para raízes e brotações da terra. Entre os desembarques, mantenha uma distância de 40 a 50 cm.

Para que o enraizamento seja ativo e mais gomos sejam formados, a cada 2-3 semanas, o delosperma é fertilizado com fertilizantes minerais. Ao regar, deve-se tomar cuidado para que a água não se acumule nas axilas das folhas e as poças não se formem no chão. Isso contribui para a deterioração do pescoço e da folhagem basais.

Para o inverno, as plantas precisam de abrigo. Mesmo as variedades resistentes ao gelo sofrem de lama e umidade durante o período de degelo, portanto, é necessário primeiro construir uma moldura, cobrir as mudas com um filme e depois com isolamento. As variedades cultivadas como anuais não abrigam. No final do outono, você pode cavar a terra e remover os caules mortos.

Quando cultivados em ambientes fechados no inverno, os fertilizantes não são aplicados e a rega é significativamente reduzida. Recomenda-se colocar a panela em uma área moderadamente fria e iluminada.

Use

O delosperma é usado como uma cobertura espetacular do solo. Não subindo muito acima do nível do solo, adorna o gramado com um tapete florido contínuo.

A planta é usada em jardins ornamentais e jardins de pedra, adequados para decorar varandas e composições de ampolas. Parece espetacular em combinação com petúnia, lobelia, chistets, stonecrop e até plantas com baixas coníferas.

Pin
Send
Share
Send