Apesar do tamanho minúsculo, os ratos pode levar a sérios prejuízos rendimento de grãos obtidos, causam morte e doença de árvores.
Eles vencem na luta com o homem não pelo tamanho, mas pela multiplicidade de suas fileiras.
Campo subterrâneo
Aparência: corpo compacto com comprimento máximo de 10,5 cm, cauda de comprimento curto - apenas ¼ da distância da ponta do nariz até a base da cauda do animal.
A parte de trás é cinza escuro, os lados são mais claros, o abdômen é da cor cinza mesmo. A cor da cauda é marrom-cinza na parte superior e cinza-branca a partir de baixo.
Divulgação: Parte europeia da Rússia. Prefere florestas de folhas largas com abundantes matas de arbustos.
Fonte de alimentação: bolbos, rizomas, insetos, bolotas, nozes.
Reprodução: até quatro gerações por ano, na ninhada 4-6 bezerros.
Funcionalidades: olhos e orelhas são menores do que a maioria dos representantes do gênero, as fêmeas têm apenas 4 mamilos, 5 almofadas macias nas patas traseiras, organizam tocas com inúmeros cursos.
Potencial dano aos agricultores: com uma pequena colheita de bolotas, os ratos podem deixar javalis e ursos sem volume considerável de comida habitual, o que pode empurrar o último a arruinar os campos agrícolas.
Brasileiro (acodon)
Aparência: dina a 12 cm, pele cinza com subpêlo branco ou marrom, cauda é longa.
Divulgação: América do Sul
Fonte de alimentação: plantas (dependendo do tipo de alimento que comem topos e / ou raízes).
Reprodução: duas vezes por ano ninhadas para 4-5 bezerros.
Funcionalidades: as espécies mais comuns entre pequenos roedores na América do Sul.
Potencial dano aos agricultores: a destruição de mudas em culturas agrícolas, a deterioração do inverno, não submetido a tratamento térmico de estoques.
Escuro
Aparência: a cabeça é arredondada, o corpo é compacto, a cauda é 1/3 do comprimento do tronco, a cor é cinza saturada, as orelhas são pequenas, as almofadas nas patas traseiras são alongadas.
Divulgação: a parte europeia da Rússia, Sibéria (oeste, regiões do meio), prefere prados, várzeas do rio, franjas, clareiras, jardins não transformados, cc terras.
Fonte de alimentação: grama jovem, casca, brotos, às vezes insetos.
Reprodução: a maturidade ocorre após atingir o mês / dois, na ninhada de 6 filhotes (às vezes 15), em um ano para três filhos.
Funcionalidades: viva, unida por várias ninhadas de um par.
Potencial dano aos agricultores: Roeu a casca pode causar a morte das árvores jovens, estendendo a mão para as reservas, não apenas parcialmente destruí-los, mas também reduzir lezhkost vegetais danificadas que podem causar podridão lareira.
Estreito-cranial
Aparência: O corpo é muito maior do que uma cabeça pequena, orelhas escondidas na pele castanho-acinzentado. Cor de luz inclusões de pele de ocre a marrom escuro. A cauda é longo, comprimento - até 125 mm.
Divulgação: Open terreno das zonas de montanha, prados alpinos, Cazaquistão, Mongólia central, Bashkiria, a região sul do NW China, área Urais ocidentais, o Amur, região Tien Shan.
Fonte de alimentação: Sedges, ervas de folhas largas, legumes, rebentos, casca de árvores jovens.
Reprodução: até cinco ninhadas com 5-7 bezerros.
Funcionalidades: à procura independente de comida capaz de 10 dias de vida, preparando-se para o inverno, faça reservas volumosas.
Potencial dano aos agricultores: os ratos podem devastar os campos com grãos para suas próprias reservas, danificar os jardins.
Caveira Plana
Aparência: as orelhas são bem marcadas, o bigode é longo, a cauda pubescente também.O tamanho total é de até 125 mm. O crânio é achatado, sua largura é o dobro da altura.
A área interorbital está deprimida. O pêlo é comprido, cinza-acinzentado com tonalidade acastanhada. O abdômen é mais leve. A cauda é monocromática, amarelada ou branca.
Divulgação: prefere se estabelecer na zona costeira dos rios, no terreno pantanoso. Ocorre em Altai, nas terras altas do Cazaquistão, na Mongólia.
Fonte de alimentação: partes verdes de plantas gramíneas e arbustivas.
Reprodução: até três litros por ano com 5-7 bezerros.
Funcionalidades: mobile (pode pular superar até 50 cm de cada vez, subindo ao mesmo tempo 40 cm acima do solo), perfaz até 10 kg de existências na toca; localizado em um local rochoso, pode começar a encher as rachaduras com pedras, fixando-as com um droppipe.
Potencial dano aos agricultores: a ratazana pode invadir brotos verdes, se não houver estoques de inverno suficientes.
Fotos
Então você pode ver as ratazanas brasileiras, escuras, com crânios estreitos, planas e subterrâneas na foto:
Métodos de luta e defesa
No escala industrial no chão com os roedores brigam:
- ignição de restolho após a colheita,
- tratamento de campos com pesticidas,
- A angustiante da terra e as áreas adjacentes.
Em locais de armazenamento estoques de grãos, uso de frutas:
- armadilhas, scarers ultra-sônicos,
- um estado de inimigos naturais (gatos, doninhas).
Métodos indiretos:
- o desejo de atrair aves de rapina para se aninhar perto de terras agrícolas.
Voles, bem como ratos domésticos, são criaturas de aparência fofa que não só podem estragar o fornecimento de alimentos, mas também ser portadores de infecções graves e perigosas.
Portanto, para os agricultores, a tarefa de conter o crescimento dos roedores deve ser obrigatória.