Hatiora: descrição, tipos, atendimento domiciliar

Pin
Send
Share
Send

Hatiora - um representante da família dos cactos, é nativa do leste do Brasil. Este é um pequeno arbusto de não mais de 40 centímetros de altura, capaz de crescer até 1 metro na natureza em sua própria terra. Uma característica de sua estrutura é que os galhos partem do topo dos brotos e são colocados assobiados - um grupo na mesma altura.

O nome do hator foi derivado do anagrama do sobrenome do matemático inglês Thomas Hariot, que compilou um mapeamento da flora da América do Sul. Até o momento, várias variedades de plantas são conhecidas na floricultura de interior.

Descrição do produto

Hatiora possui dados externos incomuns e exóticos para nossas latitudes: pode ser confundido com um arbusto, uma planta herbácea e uma bela flor com flores brilhantes. Tudo consiste em galhos sem folhas, ligeiramente caídos ou assumindo uma posição vertical estável. O talo nu eventualmente se transforma em um tronco rígido.

A falta de cobertura decídua é mais do que compensada pelas flores em forma de funil que aparecem ao longo de toda a extensão do caule e suas cores incomumente bonitas: rosa-roxo, amarelo e vermelho.

Em um habitat natural, um hator pode crescer na casca de árvores (formas epifíticas) ou se formar em fendas de rochas (formas litofíticas). Em casa, a suculenta é uma flor decorativa com pequenos espinhos nas areolas laterais.

Variedades

Existem três variedades reprodutivas de Hatior adaptadas para cultivo interno.

VerDescrição do produto
Hathior Hermina (Hariota herminiae lat.)Um caule ou planta epífita com brotos de forma reta ou ligeiramente curvada, com altura não superior a 30 cm. Seu estroma interno é denso e elástico, os brotos cilíndricos têm cerca de 50 mm e os gomos laterais da aréola são cobertos de espinhos e espalhados por todo o seu comprimento. As flores são de tamanho médio, com até 3 centímetros de diâmetro, com uma cor brilhante lilás-rosa.
Hachior Solicorn ou Sal (Hariota salicornioides Haw.)O visual clássico da planta. As pessoas comuns têm muitos nomes interpretativos: "ossos dançantes", "bêbado", "copo de shot" devido à peculiaridade da estrutura da planta. As brotações consistem em pequenos segmentos (2-3 cm de comprimento) em forma de taco ou solyanka com 0,5 cm de espessura.O formato da planta está ligeiramente quebrado. Na primeira fase do desenvolvimento, as mudas de caule têm uma posição vertical, no entanto, à medida que crescem, elas murcham. O caule da raiz gradualmente se torna rígido. O Hatiora em forma de solyanka floresce com pequenas flores amarelas (laranja) (0,3-1 cm). O período de floração dura 2 meses.
Hatiora rosa (Hariota rosea Lat.)Um arbusto compacto de pequenos segmentos achatados e facetados medindo 2,5 x 1 cm delimitados por vieiras avermelhadas. Seus galhos têm uma cor verde escura profunda e uma forma muito caída. As flores são rosa brilhante, grandes, com mais de 3,5 cm de altura no ápice e nas articulações, uma das diferenças do hatch Ripsalidopsis.

Recursos e regras de atendimento

Cuidar e cuidar em casa da hatiora não é complicado. A principal condição para o seu crescimento é a presença de uma quantidade suficiente de espaço em um vaso ou vaso de flores. Nesse sentido, à medida que a planta se forma, ele precisará de um espaço mais espaçoso.

Os segmentos crescentes do cacto são macios e frágeis, exigindo apoio adicional ao longo do tempo.

Localização e iluminação

Para um bom desenvolvimento, a planta precisa de áreas quentes e bem iluminadas das janelas voltadas para o leste ou oeste. Hatiora não tolera luz solar direta - isso afeta negativamente o crescimento e a cor das flores. Nas janelas quentes do sul, a flor deve estar sombreada para o calor do meio-dia.

Temperatura

A temperatura ótima de crescimento para o hator é considerada de +17 a + 23 ° C, independentemente da época do ano. No verão, a flor pode ser transferida para um terraço ou varanda aberta, protegendo-a primeiro da luz solar direta.

Rega de umidade

Durante os meses quentes de verão, o hator precisa de rega de qualidade regular. No entanto, antes de umedecer a planta, verifique se o solo em sua panela está seco para evitar que as cáries se tornem úmidas. É melhor regar de manhã ou à noite.

Fluido de irrigação - a água deve estar à temperatura ambiente. É permitida a irrigação periódica da flor com água em spray.

No outono-inverno, a flora do hator entra na fase adormecida - a rega neste momento requer moderada.

Solo, cobertura

Como qualquer planta doméstica, o hator precisa de nutrição adicional e estímulo ao crescimento. A frequência e composição das misturas de fertilizantes depende da fase de desenvolvimento da própria planta:

  1. Na fase de crescimento e brotamento, a flor requer fertilizantes à base de nitrogênio. Eles são aplicados uma vez a cada dez dias.
  2. Durante o período de floração, é necessária a fertilização com fertilizantes de potássio.

Além disso, as plantas da família dos cactos respondem favoravelmente aos fertilizantes orgânicos, como turfa, composto, farinha de ossos e húmus. Eles são comprados marcados "para flores de interior" em lojas especializadas.

O sistema radicular de Hachior, como todas as famílias de cactos, é pouco desenvolvido e requer um solo leve, bem drenado e com pH neutro. A composição da mistura do solo deve incluir terra decídua ou gramada, areia grossa, húmus e carvão moído (idealmente bétula).

Transplante

O momento ideal para o transplante é a floração completa, a escolha depende do volume de crescimento da própria planta. Os odiadores jovens são transplantados anualmente no início do outono, depois de terem limpado as raízes da antiga terra.

As flores velhas são transplantadas uma vez a cada cinco anos, escolhendo para esse fim um vaso espaçoso, mas não muito profundo. Um transplante realizado corretamente é facilmente tolerado pelo hator.

Floração

A floração Hatio começa no final da primavera e dura até o final do verão. Muitas vezes crescendo em uma casa, é necessária uma certa formação de coroa - isso é feito para obter um efeito decorativo maior.

Reprodução

A hatiora se propaga por meio de estacas e semeadura de sementes.

  1. As estacas são uma maneira ideal. Depois de selecionar um pequeno segmento do caule, ele é cortado com uma faca afiada, borrifando carvão ativado no local do corte. Deixando o caule para certificação por 3 dias, ele é imerso em um solo levemente umedecido.
  2. A reprodução por sementes é um processo trabalhoso que exige a observância de todas as condições constantes e certo conhecimento.

Doenças e Pragas

Uma planta com cuidados de baixa qualidade pode ser atacada por pragas parasitas como:

  • ácaro;
  • cochonilha;
  • verme raiz;
  • lesmas;
  • escudo de escala;
  • nemátodo raiz.

A luta contra eles é realizada com a ajuda de preparações inseticidas e pulverizando a planta com a infusão de alho (20 g por 1 litro de água).

A umidade excessiva e a não conformidade com o regime de temperatura levam a doenças fúngicas:

  1. Manchas virais.
  2. Podridão seca ou úmida.
  3. Praga tardia.

Eles os combatem tratando fungicidas ou destruindo partes da planta doente.

Dachnik adverte: dificuldades no atendimento ao hator

A planta Hatiora não é caprichosa, mas às vezes há algumas dificuldades ao cultivá-la:

  • crescimento deficiente e / ou falta de gemas estão associados a condições de baixa temperatura na sala ou falta de nutrientes;
  • o enfraquecimento do tugor das folhas e da deterioração das raízes é um sinal de estagnação da umidade ou secagem do solo;
  • o aparecimento de pontos brilhantes - a planta foi submetida a exposição excessiva ao sol;
  • queda de flores e botões - correntes de ar ou movimento repentino de uma planta.

Hatiora - "lágrimas dos homens"

Além da extraordinária beleza, Hathior ganhou uma massa de sinais e superstições relacionadas à vida pessoal de seu mestre ou amante. Acredita-se que manter esta planta em casa para uma mulher significa antecipar-se à condenação à solidão, uma vez que a flor não tolera a presença dos homens.

Além das propriedades místicas, as pessoas acreditavam que o hator é extremamente venenoso, embora não haja evidências científicas para esse fato.

Florescendo por muito tempo, mas subitamente cheio de botões, simboliza a renovação e o início da mudança.

Pin
Send
Share
Send