Physalis é uma planta muito atraente, que os residentes de verão adoram por despretensão e resistência a várias pragas. Algumas das suas variedades são capazes de dar resultados úteis, que dobra a importância da planta, e, portanto, abaixo dela será sobre como crescer physalis no próprio lote.
- Physalis: uma descrição da planta
- Escolha de um lugar para o desembarque physalis
- Características do crescimento de physalis a partir de sementes
- Regras para o plantio de mudas de physalis
- Qual deve ser o solo
- Como plantar mudas corretamente
- Cuidado de mudas de physalis
- Como cuidar de um adulto Physalis
- Physalis: colheita e armazenamento da colheita
Physalis: uma descrição da planta
Mesmo que você não entenda completamente o que é physalis, então vê-lo na foto, provavelmente aprendeu esta bela planta. Fizalis tem cerca de 100 espécies, entre as quais apenas duas são cultivadas: vegetais mexicanos e doce de morango. Há também um Physalis decorativo, que, no entanto, traz frutos venenosos, embora tenha um apelo externo.
Embora, mesmo no território da Ucrânia, muitas vezes você pode encontrar o physalis selvagem, não é recomendável transplantá-lo para o seu site dacha. Em primeiro lugar, não é tão atraente como varietal, e em segundo lugar, seus frutos são muito tóxicos. Portanto, para a sua área de casa de campo de verão é melhor comprar sementes de fizalis de morango, que são importados para nós da América do Sul. Os frutos dessa planta podem ser usados crus e secos, e até mesmo cozinhar várias conservas e doces a partir dela. Muitas vezes Os frutos de physalis são adicionados a saladas ou usados para decorar bolos.
Se você escolher o physalis mexicano, seus frutos podem ser usados da mesma maneira que os tomates. Em sua forma crua, eles podem ser adicionados a saladas ou pratos quentes, molhos e geléias em conserva ou preparados.
Escolha de um lugar para o desembarque physalis
Mas, para obter frutos deliciosos de physalis, a planta precisa garantir o cultivo e o cuidado adequados. O mais importante para ele é a escolha de um local para o plantio, cujos principais requisitos são os seguintes:
- o canteiro de flores sob o physalis deve ser bem cultivado, ou seja, se muitas culturas ou flores foram cultivadas nele por muitos anosmuito bom;
- Physalis gosta de áreas bem iluminadas, que são expostas ao sol durante todo o dia;
- Em nenhum caso o derretimento e a água da chuva se acumulam neste local;
- no local, é necessário remover regularmente todas as ervas daninhas;
- Physalis praticamente não cria raízes em solos ácidos, e também muitas vezes adoece; Portanto, se você não tiver outro local para plantar a planta, cuide da calagem do solo com antecedência.
No mesmo caso, se você não tiver um site ideal para plantar physalis no site, ele poderá ser criado artificialmente. Por exemplo, em áreas excessivamente umedecidas ou constantemente alagadas para o plantio de mudas da planta, é necessário preparar cristas do solo com até 40 cm de altura.
Características do crescimento de physalis a partir de sementes
Antes de adquirir physalis, é importante aprender a plantar e cultivar esse arbusto. A única maneira de reproduzi-lo é semear as sementes e obter as mudas delas, que pode então ser plantada em um local pré-preparado.
Physalis requer crescendo a partir de sementes, mas eles podem ser semeadas nos copos e mudas de plantas nas condições de moradia ou de efeito estufa, ou plantada diretamente no solo aberto. Para a produção de mudas physalis, você precisa preparar estufas aquecidas, estufa bem cobertos, ou película opaca, em que será possível para semear as sementes. O solo antes da semeadura é necessariamente afrouxado, as ervas daninhas são removidas e fertilizadas, se houver uma necessidade urgente disso.
Quando semear as sementes devem ser enterradas no solo em 1-1,5 cm. Ele não deve tentar semear uma área pequena como muitas plantas possível, como a densidade excessiva resulta necessariamente em alongamento e enfraquecimento das mudas. A temperatura ótima para os primeiros brotos é de 15 a 17 ° C, portanto, à tarde, eles podem ser removidos do filme.
Quando semear sementes para mudas é realizada no final de março - início de abril no campo aberto é plantada até a última semana de maio, e em seguida, no início de sementes iyunya.Seyat Physalis em terreno aberto é possível somente quando o solo já está começando a aquecer para 4 6 ° C a uma profundidade de 10 cm.Neste caso, o solo para as sementes também é importante para soltar cuidadosamente, limpar as ervas daninhas e fertilizar. Durante a semeadura, apenas 0,1 g de sementes devem ser utilizadas por 1 m. Entre as linhas de physalis deve fazer um recuo de 50-60 cm.
Normalmente, as brotações ainda devem ser desbastadas, deixando uma distância de 50 cm entre os arbustos, portanto, no momento do florescimento, não mais do que 5 plantas devem permanecer a 1 m.
Regras para o plantio de mudas de physalis
À medida que o Physlis cresce, você já aprendeu, resta apenas familiarizar-se com as regras de transplante de suas mudas, de modo que ele não só tenha se estabelecido em um novo lugar, mas também rapidamente se tornado um rápido crescimento.
Qual deve ser o solo
Physalis, embora facilmente acostumado ao solo de diferentes espécies, mas o solo para isso deve ser sempre solto. Portanto, antes de plantar mudas, a parcela deve ser bem digerida a uma profundidade de 20 cm para encher o solo com ar.Deve ser feito no início da primavera, não esquecendo também fertilizar a terra com adubo ou composto bem disperso. Com 1 metro quadrado de terra, serão necessários cerca de 30 kg de fertilizante.
Como plantar mudas corretamente
No final de maio - início de junho, mudas cultivadas em uma estufa ou sob um filme devem ser plantadas. No dia do transplante, a partir da manhã, as mudas são abundantemente regadas, o que facilita a separação das outras plantas sem causar danos às raízes. Ao plantar um physalis por 1 m de água não deve ser mais de 4 plantas (se for um morango physalis, 6 plantas podem ser plantadas na mesma área). O espaço entre os arbustos pode ser livremente plantado com rabanete ou salada, cuja colheita será removida antes do início do amadurecimento do Physalis.
Para tornar a planta mais fácil de criar raízes, recomenda-se transplantar à tarde, quando o sol não é tão escaldante. A rega da planta após o transplante não vale a pena, de modo que uma crosta sólida não se forma na superfície do solo, o que não permite a passagem do ar.
Cuidado de mudas de physalis
Physalis durante o plantio e cuidado no campo aberto se manifesta como uma planta pouco exigente, que só precisa de irrigação periódica. Ao contrário dos parentes do physalis do tomate, esta planta não exige o pasyning de todo, assim como amarrar. Quanto mais ramos novos são formados sobre ela, mais bonita ela será no momento da floração, e os frutos mais atraentes nela se formarão.
No entanto, durante o crescimento, estude cuidadosamente cada planta para determinar a presença da doença a tempo. Neste caso, todas as plantas doentes são imediatamente removidas do leito e queimadas, evitando assim a propagação da doença.
Como cuidar de um adulto Physalis
A um physalis adulto é necessário dar até menos atenção. A única coisa que vale a pena cuidar é de sua preparação para o inverno. Antes do início do tempo frio, a planta é completamente cortada até a base, e as folhas são removidas de seus galhos, enquanto os frutos são deixados e suspensos para secagem. Muitas vezes eles são usados para decorar bouquets. Se a planta é anual, suas raízes também são removidas do solo, que é digerido e coberto com turfa.
Apesar da despretensão, durante a vegetação, physalis será muito grato a você por fazer fertilizantes minerais adicionais, especialmente se crescer em solo empobrecido. Neste caso, 10 m.
- 35 g de azoto;
- 13 g de fósforo;
- 45 g de potássio;
- 43 g de ccio;
- 9 g de magnésio.
Physalis: colheita e armazenamento da colheita
Para muitos jardineiros, o cultivo e o cuidado com o physalis visam somente obter seus saborosos frutos, que amadurecem de maneira muito desigual. O primeiro a se tornar frutas utilizáveis, que estão abaixo de tudo localizado no chão. O fato de que as frutas estão prontas para coletar, você dirá sua aparência: As coberturas da planta ficarão secas e descoloridas. Também um aroma muito agradável se espalhará da fruta, sua cor mudará. Se as frutas não forem arrancadas a tempo, elas começarão a cair no chão.
Deve-se levar em conta que mesmo a fruta caída no tempo seco não ameaça nada. No entanto, em alta umidade, eles podem começar a apodrecer, ou podem ser atingidos por lagartas. Portanto, em condições climáticas adversas, não vale a pena coletar frutas, e se não for possível fazer o contrário, é importante liberá-las após a coleta das capas e permitir que o tempo seque perfeitamente. Caso contrário, os frutos não serão armazenados.
Se você quer que os fizalis sejam armazenados o maior tempo possível em condição nova, eles precisam ser arrancados um pouco imaturos. Ao mesmo tempo, eles podem ser removidos das camas com os arbustos, para que eles tomem nutrientes dos arbustos e se tornem especialmente suculentos.
Physalis é uma flor maravilhosa. Graças à despretensão absoluta, aparência atraente da planta, suas flores e frutas, o fisicamente deve decorar cada canteiro de flores e cada jardim. Além disso, depois de admirá-lo no verão, será possível comer geleias inteiras ou picles dos frutos desta incrível planta durante todo o inverno.A principal coisa - para plantar apenas physalysis varietal, de modo a não entrar em uma planta venenosa.