Viola (amores-perfeitos) - uma das plantas mais comuns em canteiros e vasos, amada por muitos cultivadores de flores. Refere-se à família da violeta. Também usado para decoração de galerias, varandas, mandris.
- Erros básicos no cuidado de flores
- Rega incorreta
- Não observância dos regulamentos de iluminação
- Erros ao fertilizar uma flor
- As principais doenças dos amores-perfeitos
- Como curar uma viola de ascochite
- Oídio em violeta
- As causas da podridão cinzenta e sua eliminação
- Como se livrar de manchas marrons nas folhas, tratamento de Septoria
- Falosticoses de amores-perfeitos
- Como lidar com pragas de flores
- Pérolas
- Nematóide de galha
- Ácaro aranha
No entanto, a fim de apreciar a floração exuberante, é necessário fornecer a planta com os devidos cuidados, e também ser capaz de resistir às doenças e pragas da viola.
Erros básicos no cuidado de flores
Rega incorreta
O mais pernicioso para a planta será uma secagem prolongada. Portanto, a água deve ser regada, sem esperar até que a terra esteja completamente seca e endureça.Mas também de rega excessiva a flor pode murchar, como raízes começam a apodrecer. Isto significa que a melhor opção será um solo moderadamente umedecido e fértil. Neste caso, a planta irá florescer o maior tempo possível, sem causar nenhum problema especial.
Não observância dos regulamentos de iluminação
Não é a melhor opção para a viola ser áreas solares abertas, uma vez que a partir dos raios do meio-dia, as flores tendem a queimar. E pelo contrário - em um lugar escuro, a viola rasga. As opções mais adequadas para esta planta serão a meia-sombra criada por um arbusto, uma árvore jovem, uma sebe de madeira. Ao mesmo tempo, a viola de luz solar direta da manhã e da tarde transfere-se bem.
Erros ao fertilizar uma flor
Pansies precisam de suplementação regular com fertilizantes de potássio e nitrogênio, pelo menos duas vezes por temporada. E os especialistas aconselham a primeira fertilização na primavera antes do aparecimento de botões, o segundo - no início da floração. O superfosfato, nitrato de amónio é introduzido a uma taxa de 20 g por 1 m2 de solo. Na ausência de adubação com fertilizantes minerais ou quantidade inadequada, as flores tornam-se rasas, ou a viola não floresce de maneira alguma.
As principais doenças dos amores-perfeitos
Como curar uma viola de ascochite
O principal sintoma da ascocite (infecção fúngica) é a aparência de manchas marrons nas folhas, que têm uma borda marrom larga. Essas manchas se iluminam com o tempo e o corpo de frutificação do fungo se desenvolve sobre elas. As folhas doentes secam rapidamente e os esporos causadores de doenças persistem nos restos da planta.
Para combater esta doença, a viola deve ser pulverizada com preparações contendo cobre antes do início do período de floração, e o outono limpar cuidadosamente todos os resíduos da planta do canteiro de flores.
Oídio em violeta
Um revestimento branco nas folhas da viola indica o desenvolvimento de oídio. Com o tempo, escurece e se torna esclerótica negra. A infecção persiste nas folhas caídas e flores.
Para a prevenção e tratamento da doença antes do florescimento, as flores são pulverizadas com enxofre coloidal cinza, jardim, bem como preparações especializadas - Ordan, Skor, Horus e outros de acordo com as instruções. Assim como no caso da ascocite, a limpeza de resíduos de plantas é necessária.
As causas da podridão cinzenta e sua eliminação
Os amores-perfeitos apodrecem nas condições de alta umidade e quando, na segunda metade do verão, há fortes chuvas, os cultivadores de flores se perguntam o que fazer com esse problema. A planta produz um revestimento acinzentado, e ele próprio se torna macio e aguado ao toque
Os especialistas aconselham antes do começo do florescimento para usar soluções aquosas de "Trichoderma", "Gliocadina".
Ao revelar sinais de podridão cinzenta, plantas doentes são jogadas junto com os restos da terra, e o solo abaixo daqueles que estão próximos, é abundantemente regado com preparações "Alirin-B" e "Maxim". No outono é necessário retirar os restos de viola, para que a doença não progrida.
Como se livrar de manchas marrons nas folhas, tratamento de Septoria
Se aparecerem manchas vermelhas-marrons de pequeno diâmetro (5-10 mm) na viola, que gradualmente secam e racham, é possível diagnosticar a septoriose.
A fim de evitar esta doença, as flores são pulverizadas com uma mistura de Bordeaux ou seu substituto - oxicloreto de cobre. Como em todos os casos anteriores, os resíduos da planta devem ser removidos do local.
Falosticoses de amores-perfeitos
O principal sintoma da doença é o aparecimento de grandes manchas ocre-acastanhadas, que possuem um meio mais claro. Com o tempo, o esclerócio pode ser visto em ambos os lados da folha. As plantas afetadas rapidamente murcham. Como todas as doenças fúngicas da viola, requer uma varredura de outono do território.
Como lidar com pragas de flores
Pérolas
No verão, a viola é atacada por lagartas de madrepérola - a borboleta da família das ninfálides. Você pode reconhecer as pragas por uma faixa branca característica nas costas pretas (perolado vulgar) ou uma grande faixa amarelada nas costas e traços marrons nos lados (grande pérola da floresta). Insetos comem ativamente folhas e flores.
Nos primeiros sinais de presença de pragas, é necessário tratar pansies com inseticidas apropriados, por exemplo, "Iskra-Bio", "Tsitkor", "Kinmiks" e outros.
Nematóide de galha
Esta praga afeta o sistema radicular da viola, como resultado de que as galhas são formadas nas raízes - um inchaço de 5-7 mm.É neles crescem larvas, que depois vão para a superfície do solo e comem flores.
Como medida preventiva, recomenda-se o pré-plantio do solo com água, aquecida a 50-55 ° C. Uma semana antes da semeadura, é possível introduzir sódio-ácido nitroso no solo a uma taxa de 150-120 g por 1 metro quadrado.
Ácaro aranha
No período de seca, a causa da morte dos amores-perfeitos pode ser um ácaro-aranha. Ele desidrata a planta enfraquecida, e logo as bordas das folhas ficam amarelas e se torcem em um tubo.
Ajudar a lidar com este problema ajudará medicamentos especializados contra carrapatos, incluindo enxofre de jardim, "Sairen", "Fufanonny", "Aktelik", "Talstar".
Em geral, as principais recomendações dos especialistas em floricultura são reduzidas à necessidade de aplicar medidas preventivas para combater doenças e pragas de viola, e se não fosse possível evitar problemas - sem se arrepender de dispor dos espécimes afetados.