Aprendemos a crescer um cotoneaster: plantio, grooming, corte

Pin
Send
Share
Send

Cotoneaster, que é atribuído à família de rosa, cresce selvagem na China, Buriátia e Sibéria Oriental. Mas é perfeitamente capturado nas ruas da cidade, porque não só traz grandes geadas, mas pouco reage a gases, poeira e poluição.

  • Todas as sutilezas do plantio cotoneaster
  • Como cuidar de um cotoneaster
  • Como aparar corretamente um cotonete
    • Poda sanitária
    • Poda rejuvenescedora
    • Formando poda
  • Cobertura viva do cotoneaster
  • Preparação de cotoneaster para o inverno
  • Como lidar com possíveis doenças e pragas do cotoneaster

Voce sabe O cotoneaster é um arbusto perene de crescimento lento. O nome foi dado a ele pelo botânico suíço Kaspar Baugin. Como um dos tipos de cotoneaster é semelhante ao marmelo, ele fez o nome de duas palavras gregas: cotonea (marmelo) e aster (similar). Hoje a planta está espalhada por toda a Eurásia, norte da África, em uma enorme variedade de espécies.

Todas as sutilezas do plantio cotoneaster

Independentemente do tipo de transplante, o cotoneaster é realizado na primavera. É necessário ter tempo para fazer isso em um período até que os botões floresçam, mas somente depois que a terra tenha recuado.No entanto, o cotoneaster de folhas pretas e brilhante pode ser plantado no outono. Mais uma vez, é necessário ter tempo para congelar, mas não aterrissar antes da queda de toda a folhagem.

Ao escolher um local para um arbusto, selecione áreas ensolaradas nas quais ele encontrará todos os seus ornamentos. Embora na penumbra também cresça bastante bonito. É importante que neste lugar não houvesse ventos fortes e as águas subterrâneas fossem profundas o suficiente.

Para o solo, o cotoneaster é despretensioso, mas para ter certeza durante o plantio, você pode fazer os fertilizantes necessários diretamente no buraco.

Os poços são preparados no tamanho de aproximadamente 50x50x50 cm e, ao mesmo tempo, a camada inferior do poço deve ter cerca de 20 cm de espessura e consistir em drenagem: tijolo quebrado e cascalho. Acima, o mato não é coberto com terra comum, mas com uma mistura de duas partes de terra e um húmus, areia e turfa. É desejável que tal fosse o próprio solo para o cotoneaster. Jardineiros experientes recomendam adicionar cerca de 200 gramas de cal por metro quadrado.

Considere que o arbusto crescerá e formará uma coroa exuberante, portanto a distância entre ele e outras plantas deve ser mantida pelo menos meio metro e, de preferência, dois. Polvilhando a muda com a terra, você precisa garantir que não feche o pescoço, que deve estar claramente nivelado com o solo.O solo em torno dele deve ser bem moído, derramado e coberto com turfa de 8 cm.

Importante! Plantando um cotoneaster para uma sebe, prepare para ele não buracos, mas trincheiras.

Qualquer que seja o tipo de cotoneaster que você planta, praticamente com 100% de probabilidade se acostumará sem problemas especiais.

Como cuidar de um cotoneaster

Plantar o cotoneaster e cuidar dele são extremamente simples. Se você se lembrar de que a planta é destrutiva do excesso de umidade nas raízes, não haverá problemas com o crescimento. Rega especial não requer arbustos, mesmo nos dias mais secos do verão - uma seca que tolera sem consequências prejudiciais. Mas se for verão muito seco, é regado uma vez em duas semanas com sete baldes por arbusto adulto. Rega mensal garante uma planta decorativa durável. Durante o mesmo procedimento, você pode lavar a poeira e a sujeira do arbusto.

Cuidar do cotoneaster requer a remoção regular de ervas daninhas após a rega ou chuva. Após este procedimento, o solo abaixo e em torno dele é desejável para soltar cerca de 15 cm.Este procedimento é completado por cobertura com turfa até 8 cm.

Voce sabe O cotoneaster é um arbusto que brota das folhas no outono.Sem aparar, pode crescer até dois metros de altura. A forma elíptica das folhas é de até 5 cm de comprimento, uma extremidade pontiaguda e densamente cobre os brotos. O tom da cor principal é verde escuro, mas no verão pode adquirir um tom roxo. Floresce o cotoneaster de maio a junho rosa flores, coletadas em inflorescências com um máximo de oito peças. Lindas e brilhantes frutas pretas que adornam o mato para congelar aparecem no quarto ano de vida vegetal. E sem um transplante, pode crescer em um lugar até 50 anos.

O cultivo do cotoneaster requer sua alimentação periódica. A primeira vez que o húmus é introduzido na primavera durante a escavação do solo para o plantio.

Durante o plantio, você pode fazer fertilizantes complexos. Assim que se torna notavelmente mais quente, os fertilizantes nitrogenados são usados, por exemplo, grânulos de ação prolongada da solução universal de Kemira ou uréia (por balde de 25 g). Antes do florescimento é necessário adicionar fertilizante de potássio: por metro quadrado, 60 g de superfosfato e 15 g de potássio.

Como aparar corretamente um cotonete

A poda do cotoneaster é realizada no início da primavera, mas o que exatamente será depende do tipo de arbusto e de seus objetivos.Poda pode ser sanitária, rejuvenescedora e moldagem. Os dois últimos só fazem-se na primavera, antes da abertura dos rins e o primeiro - em qualquer momento.

Poda sanitária

A poda sanitária é recomendada conforme a necessidade em qualquer época do ano. Remover brotos secos, quebrados, danificados, doentes ou apenas antigos. Isso é feito para melhorar o mato e preservar sua aparência atraente.

Importante! Pessoas de baixa escolaridade e cultivadores iniciantes de flores confundem dogwood e cotoneaster, levando-os para o mesmo matagal. Mas a consonância é a única coisa que os une. Na verdade, eles até pertencem a famílias diferentes. O cotoneaster tem bagas inedible, que são similares às mini maçãs. Diferentemente do dogwood, ele não é cultivado por causa dos frutos, mas por causa de sua decoração, que ele retém por muitos anos de sua vida.

Poda rejuvenescedora

Com o passar do tempo, o estágio inferior do coti- delão é descoberto, especialmente quando se trata da variedade preta, e o arbusto requer uma poda rejuvenescedora. Além disso, o sinal para este tipo de manipulação é o crescimento da planta não mais que 7 cm por ano.

Conduza-o, como já mencionado, na primavera, quando os rins ainda não floresceram.Dependendo da região, pode começar de fevereiro a abril. Às vezes é realizada mais perto do outono - em agosto-setembro.

Poda com um propósito de rejuvenescimento envolve encurtar os brotos do ápice em cerca de um terço. Como regra geral, três ou quatro rins são cortados e o corte em si é realizado sobre rins bem desenvolvidos. Isso estimula o crescimento de botões laterais ou anexos.

Para evitar o espessamento da planta, é praticada a remoção dos galhos mais antigos a cada dois anos. Então as novas flores são mais abundantes. O sinal para este tipo de poda é a moagem das flores do mato.

Formando poda

Quando a planta atinge cerca de dois anos de idade, e os ramos são estendidos em 60 cm de comprimento, é possível realizar uma poda de poda. Os paisagistas amam-no pelo fato de poderem receber uma grande variedade de formas: o hemisfério, o prisma, o cone ou contornos mais complexos.

No caso do corte aparente, primeiro é feito o beliscão do ápice, para que os brotos laterais cresçam, e no ano seguinte você pode cortar brotos em um terço, dando a eles a forma desejada. Recomenda-se primeiro tentar formas simples e só depois de adquirir as habilidades necessárias para se deslocar para figuras complexas.A escolha dos contornos de concreto é influenciada pelo esquema de plantio do cotoneaster, portanto, considere as variações dos contornos do mato antecipadamente.

Cobertura viva do cotoneaster

Arbustos cotoneaster decorar parques, jardins, jardins, plantando-o em fileiras densas perto de cercas, caminhos, meio-fios. Pode ser usado para separar várias zonas em um local, diferentes grupos de plantas, restringindo canteiros de flores ou formando uma das camadas com uma cerca em cascata.

Em regra, para formar uma cerca do cotoneaster, os arbustos plantam-se em uma linha com um intervalo de até 50 cm ou em um caminho de trincheira com uma profundidade e largura de uma trincheira de meio metro. Às vezes, pratique e poupe duas linhas em ordem de xadrez. No entanto, na maioria das vezes, a linha dupla é usada ao plantar bérberis, espinheiro e outros arbustos.

Após o pouso, levando em conta as recomendações descritas acima, as mudas do cotoneaster devem crescer de forma independente por cerca de dois anos. E somente após esse período eles começam a formar eles. A primeira coisa a fazer é limitar a altura do cotoneaster cortando as pontas dos brotos. Isto dará um aumento intensivo nos ramos laterais. Quando atingem aproximadamente o tamanho pelo qual o contorno é planejado, eles começam a limitar seu crescimento aos lados.

Quando a bucha fica espessa o suficiente, ela é feita cortando-a de acordo com as formas pretendidas. Contornos devem ser periodicamente aparados e trazidos para o concebido e cortado. Por uma temporada, será necessário gastar cerca de 3-4 cortes de cabelo para manter a forma desejada. A altura ideal para uma cobertura de um cotoneaster é de 1,5 m.

Importante! Existe uma enorme variedade de tipos de cotoneaster, mas nem tanto é adequado para crescer no jardim. Para o cultivo de sebes usado o mais despretensioso e persistente: cabeça preta, brilhante, comum (toda a borda). Eles suportam perfeitamente todos os caprichos do clima, especialmente o clima do cinturão do meio, bem como a resistência do inverno.

Preparação de cotoneaster para o inverno

Em geral, o cotoneaster é suficientemente resistente ao frio, por isso não requer preparação especial para o inverno. Especialmente, diz respeito a variedades duras como baga preta, brilhante, comum, das quais se formam sebes vivas. No entanto, se um inverno severo é esperado ou se você ainda teme pela vitalidade do seu animal de estimação, você pode cobrir o solo sob turfa, folhas secas, lapnik ou outro material para cobrir até 6 cm.

Você também pode dobrar ramos de arbustos para o chão e cobri-los com o mesmo material. Além disso, você pode escondê-los com a neve. Mas quando a neve pesada são aconselhados a remover o material de isolamento para o mato poderia passar o inverno sob abrigo natural - neve.

Como lidar com possíveis doenças e pragas do cotoneaster

Cotoneaster expostos a doenças e insetos adorar. Entre as doenças mais frequentemente ataca uma doença fúngica como fusarium. Diagnosticar pode ser, isto é, quando não é natural para a planta de processo com queda amarelecimento e folha na primavera ou no verão. Sobre a doença mostra floração mais tarde escassa. Doença se espalha rapidamente e, se o tempo não começar o tratamento, a planta pode morrer.

Se a doença for detectada nos estágios iniciais, você pode fazer remédios populares. Para começar a remover todas as áreas afetadas. Então, a planta eo solo ao redor da batata haulm pulverizado extrato, Yarrow, alho, absinto ou caldo. Se a situação é lançado, é necessário utilizar apenas fungicidas.

Entre as pragas podem estabelecer-se no casquilho suportar ácaro amarelo aranha, Quadraspidiotus perniciosus, talhadeira, ou o mol maçã pulgão. Dizem que se instalaram na planta, folhas murchas, brotos retorcidos e secos. Se os insetos ainda não conseguiram se espalhar significativamente pelo cotoneaster, também é possível usar remédios populares. A planta é pulverizada com caldos de yarrow, tabaco, makhorka. Caso contrário, você terá que usar inseticidas.

Como você pode ver, o cotoneaster é uma planta excelente e insubstituível em paisagismo. Isso ajuda a formar uma bela cobertura que irá decorar o seu site. Com certas habilidades, pode ser dada qualquer forma mais bizarra. Neste caso, o arbusto é simples no crescimento e preparação. É importante apenas plantar no local esse tipo de arbusto que se sente bem neste clima.

Pin
Send
Share
Send