Tendo encontrado nos sinais do site de Phytophthora, cada jardineiro começa a soar o alarme. Neste artigo vamos falar sobre tudo o que vem à doença e como combatê-Phytophthora em tomates em uma estufa e campo aberto.
- O que é phytophthora: as causas e sinais da doença
- As causas do aparecimento de phytophthora
- Sintomas de phytophthora em tomates
- Phytophthora: como tratar adequadamente o tomate em campo aberto
- Prevenção de doença
- Tratamento de tomates
- Como proteger os tomates de phytophthora na estufa
- Pulverização para prevenção
- Tratamento de fitofthors em tomates
- Como lidar com a fitofluorescência foliar
- Variedades de tomate resistentes a phytophthora
- Prevenção de phytophthora
- Como preservar e consumir tomates afetados
O que é phytophthora: as causas e sinais da doença
Se você não encontrou phytophthora e não sabe o que é, então, provavelmente, você não tentou cultivar tomates em seu jardim. Phytophthora é a doença mais perigosa desta planta, que é causada por um fungo, do Inglês significa "devorador de plantas". Com o seu rápido desenvolvimento, pode destruir a colheita de tomates em apenas alguns dias.
As causas do aparecimento de phytophthora
Primeiro esta infecção infecta batatas e depois vai para o tomate. Portanto, uma das razões para a infecção é a proximidade da batata. A infecção ocorre devido à alta umidade, mudanças de temperatura baixas ou acentuadas, falta de luz solar, plantio espessado de arbustos de tomate e por causa do excesso de nitrogênio.
Você pode ver o aparecimento de phytophthora em plantas em agosto e julho. Neste momento, o dia ainda está quente, a noite já está fria, e de manhã há muito orvalho, cuja evaporação ocorre lentamente, especialmente de arbustos densamente plantados. Este momento é o melhor para o desenvolvimento de phytophthora.
Sintomas de phytophthora em tomates
Nos primeiros sinais de fittopthora em tomates, manchas pretas nas folhas primeiro se formam, então os frutos sofrem, e depois deles o talo é afetado. Manchas pretas nas folhas na chuva são cobertas com um revestimento de óleo leve - este é o fungo. As inflorescências dos tomates rapidamente ficam amarelas, depois ficam pretas e caem. As frutas são cobertas com traços preto-marrom, que eventualmente amolecem. O talo é coberto com manchas pretas irregulares.A doença deprime rapidamente o mato, que posteriormente leva à morte da planta.
Phytophthora: como tratar adequadamente o tomate em campo aberto
Mais suscetíveis a esta tomates doença, que são cultivadas em campo aberto. E assim, a fim de não ser confrontado com este problema, deve haver prevenção obrigatória.
Prevenção de doença
Vejamos como proteger os tomates de requeima. A fim de não correr para ela na horta, você deve seguir as seguintes regras:
- Infecção afeta jovens arbustos por causa do solo sem tratamento, por isso certifique-se de remover ervas daninhas do jardim e não terra tomates após batata e outras culturas, que também são suscetíveis a derrotas Phytophthora.
- Não coloque os arbustos muito próximos uns dos outros, como no ano húmido que vai desencadear o desenvolvimento de Phytophthora.
- tomates molhando só deve estar na raiz, porque a água sobre as folhas podem causar a doença.
- Coloque para o cultivo de tomates deve escolher um bem iluminada.
- Não exagerar com a quantidade de fertilizante de azoto.
Tratamento de tomates
Se você não pode evitar a doença, você precisa saber como lidar com o phytophthora em tomates. É completamente impossível livrar-se dele, já que a doença se espalha do mato para o mato e se espalha imediatamente em várias plantas. A primeira coisa a fazer nesta situação é isolar os arbustos afetados dos saudáveis. Será certo erradicá-los completamente e imediatamente queimá-los para evitar a propagação. Se phytophthora bateu em um grande número de arbustos, então substâncias químicas ativas serão necessárias.
No míldio do tomateiro, o tratamento é realizado com preparações em pó, que são diluídas em água e pulverizadas com plantas. Os mais eficazes são o ácido bórico, "Gamair", "Phytosporin".
Como proteger os tomates de phytophthora na estufa
A evaporação da umidade e do ar estagnado são condições extremas para o cultivo de tomates em uma estufa. Nesta sala, embora as plantas sejam menos propensas a serem afetadas por doenças (já que não há fonte direta de infecção), mas se isso acontecer, então sua disseminação é mais intensa. Para evitar a derrota de tomates com phytophthora, as estufas devem ser regularmente ventiladas e regadas raramente, mas muito.
Pulverização para prevenção
Muito importante é a questão, do que pulverizar tomates de phytophthora, já que a abundância de preparações químicas pode tornar os frutos venenosos e impróprios para o consumo. Além disso, durante os tratamentos, é possível estragar os arbustos, causando podridão sobre eles. A fim de não prejudicar a planta, você precisa saber como polvilhar tomates de doenças.
Em medidas preventivas, é necessário regar os tomates com uma solução de sulfato de cobre uma semana após o plantio. Depois de outros cinco dias, é necessário tratar os arbustos com uma decocção de cavalinha, após o que as folhas são pulverizadas com iodeto de potássio diluído em água. E depois de mais cinco dias as plantas são tratadas com "Epin".
Para o tratamento preventivo, uma solução de soro ácido 2 litros, um copo de cinza e uma colher de mel por um balde de água vai funcionar. Esta solução é pulverizada com arbustos a cada semana. O momento mais favorável para todos os procedimentos é a primeira metade do dia.
Para que não houvesse razão para o desenvolvimento de fitófitos em focos, é necessário remover poeira e teias de aranha, para monitorar a limpeza no interior das instalações.
Tratamento de fitofthors em tomates
Se houve um phytophthora em tomates, então para muitos jardineiros a pergunta fica como tratar com este infortúnio. Existem duas maneiras de tratar a phytophthora:
- com o uso de substâncias químicas ativas;
- com o uso de remédios populares.
Como lidar com a fitofluorescência foliar
Listamos os mais comuns remédios populares para phytophthora em tomates:
- Tintura de alho com permanganato de potássio. Você precisará de 100 gramas de alho picado, que é servido com um copo de água e deixado por 24 horas. Após um dia, filtre e dilua com 10 litros de água e 1 g de permanganato de potássio. Pulverize os arbustos a cada duas semanas.
- Whey Whey.Em uma proporção de 1: 1, o soro é diluído em água e os tomates são processados todo mês de julho.
- As cinzas. Sete dias após o desembarque e ao amarrar a fruta, a cinza é pulverizada entre as linhas antes de regar.
- Tintura de palha podre ou feno. É necessário deitar 1 quilograma de feno com 10 litros de água, acrescentar um punhado de ureia e deixar durante 3-4 dias. Depois de um tempo, coe e trate os arbustos após 1,5 a 2 semanas.
- Iodo com leite. Tome 10 litros de água, 1 litro de leite desnatado, 15 gotas de iodo, tudo é misturado e a solução resultante é tratada com arbustos a cada duas semanas.
- Sal de mesa. Para um copo de sal, pegue um balde de água e processe grandes frutas verdes uma vez por mês.
- Uma solução de sulfato de cobre. Em um balde de dez litros de água, adicione 2 colheres de sopa. l. O sulfato de cobre e a solução resultante regaram a planta.
- Fermento. 10 litros de água exigirão 100 g de fermento. A planta é tratada com o aparecimento de phytophthora.
- Enrolando as raízes das mudas com fio de cobre antes de plantar ou perfurar as hastes de tomate. O fio de cobre deve ser calcinado e cortado em pedaços de 4 cm e, em seguida, a uma distância de 10 cm da superfície do solo, furar a haste, inserir o fio e dobrar suas extremidades.
Variedades de tomate resistentes a phytophthora
Variedades de tomate, que serão completamente resistentes a phytophthora, infelizmente, não. Apesar de sua grande variedade, há menos e mais resistência a esta doença, o tomate.
Para o cultivo em condições de casa de vegetação, as variedades das espécies determinantes são mais adequadas. Eles são curtos, precoces e trazem uma boa colheita.
Variedades determinantes de tomate:
- Plantas Grandee - raquíticas com uma fruta de até 0,8 kg.
- Carvalho - frutos vermelhos brilhantes com peso até 0,1 kg.
- Perseus - tomates vermelhos de forma redonda e chata.
- Caqui - deliciosos tomates de cor laranja pesando até 0,3 kg.
- Laranja milagre - laranja fruta foi achatada, com um alto teor de beta-caroteno.
- De-barao. Tomates em forma de creme com peso até 80 g.
- Variedade de melancia tem listras verdes, semelhantes à melancia. Frutas com peso até 0,1 kg.
- O segredo da avó. Fruta vermelha é muito carnuda, pesando até 1 kg.
- Coração de um dragão. Frutos de cor carmesim-vermelho com núcleo carnudo e peso até 0,8 kg.
Prevenção de phytophthora
Proteger os tomates da fitofetora ajudará a cuidar adequadamente deles. O cuidado é realizado dependendo do tipo de desenvolvimento, que, por sua vez, é dividido em generativo e vegetativo.
No modo vegetativo de cultivo, as plantas se desenvolvem rapidamente, mas os frutos são formados lentamente. E por causa da formação tardia de frutas, especialmente em um verão chuvoso, o phytophthora não vai deixar você esperando. E para evitar isso, você precisa gastar pasynkovanie. Desta forma, você garantirá melhor circulação de ar e acelerará o crescimento das frutas.
Com o método generativo, ocorre a frutificação ativa. Um grande número de tomates no mato leva a uma condição estressante da planta, devido à qual sua estabilidade diminui. Para evitar o aparecimento de phytophthora, é necessário regular o número de tomates no mato. Em um momento desfavorável, é melhor reduzir o número de frutas e remover os botões periféricos. Assim, você garantirá uma rápida maturação e aumentará a resistência das plantas às doenças. Para evitar o aparecimento de fitóforos em tempo chuvoso, você pode até colher uma colheita imatura, isso ajudará a planta a combater a doença.
Como preservar e consumir tomates afetados
Tomates, que já ultrapassaram os phytophthora, podem ser armazenados pelo método de tratamento térmico. Para fazer isso, você precisa despejar água na pélvis a uma temperatura de 60 ° C e mergulhar a fruta afetada nela. Tenha cuidado: os tomates devem esquentar e não cozinhar. Ao resfriar a água, você precisa adicionar uma nova até que os tomates estejam completamente aquecidos. Após o tratamento da água, os tomates são secos e colocados em um local escuro ou no peitoril da janela para amadurecimento. Durante o aquecimento dos esporos, os fitóthores morrem e os tomates podem ser comidos.Eles também podem ser enlatados. Se os frutos forem danificados até o escurecimento total, o efeito térmico não ajudará, e eles terão que ser eliminados.
100% de eliminação de phytophthora não pode garantir nenhuma das formas. No entanto, para prevenir o aparecimento da doença e liderar com o míldio do tomateiro, a luta é a melhor. Para fazer isso, você deve seguir todas as recomendações acima, realizar medidas preventivas e obter uma grande colheita de tomates saudáveis.