Doenças da doença: prevenção, sinais e tratamento

Pin
Send
Share
Send

A planta da ameixa da fruta da pedra é uma das colheitas de jardim as mais comuns. Como todas as outras árvores frutíferas e frutíferas, A ameixa é suscetível ao ataque de pragas e danos a várias doenças. Para o cultivo desta cultura deu apenas prazer, ea colheita foi de alta qualidade e abundante, cada jardineiro deve saber a ameixa doença "na sua cara" e ser capaz de lidar com eles. Este artigo dá exemplos das doenças e pragas mais comuns, bem como métodos eficazes de combatê-los.

  • Mancha marrom
  • Hole spotting (klyasterosporiosis)
  • Mancha vermelha (polystigmosis)
  • Queimadura bacteriana
  • Ameixa da vassoura de bruxa
  • Gomose (doença gengival)
  • Flor de ameixa anão
  • Bolsas de ameixa (doença marsupial)
  • Cockcomicosis
  • Brilho leitoso
  • Queimadura Monilial (podridão cinzenta)
  • Podridão de frutos
  • Ferrugem
  • Fungo preto
  • Citosporose
  • Ameixa Sharka (pox)
  • Prevenção e proteção contra pragas de ameixeira

Mancha marrom

Quando a ameixa é danificada por manchas marrons, ou gonomoníase, pequenas manchas começam a aparecer em suas folhas da primavera, que pode ser de marrom-avermelhado a ocre-amarelado, com uma franja roxa. Com o desenvolvimento desta doença em ambos os lados das folhas aparecem pequenos pontos negros - esporos do fungo. Subsequentemente, as manchas aumentam, tornam-se marrons e ocupam toda a placa foliar, depois as folhas se torcem e caem.

Frutas não amadurecem e ameixas mais maduras ficam feias. Como tratamento antes do florescimento, o solo e as árvores são pulverizados com uma solução de 1% de sulfato de cobre (100 g por 10 litros de água). 14 dias após a floração é possível tratar árvores com líquido Bordeaux 1% (100 g por 10 litros de água) ou fungicida Hom (35 g por 10 litros de água). Se a infecção for grave, repita o tratamento 2-3 semanas antes da colheita. Como medidas preventivas, é necessário remover e destruir as folhas caídas a tempo e cavar o solo ao redor do tronco da árvore - em um lugar onde os esporos de cogumelos são invernais.

Hole spotting (klyasterosporiosis)

Klyasterosporiosis (holey spotting) - esta doença é semelhante à anterior. Diferencia-se que, após a formação de manchas vermelho-acastanhadas, os tecidos da placa foliar no interior da nódoa desaparecem, formando-se através de orifícios. Tais pontos podem aparecer até em frutos, deformando-os.Nos ramos, a doença se manifesta como manchas vermelhas, que levam a rachaduras no córtex e no fluxo das gengivas. Quando as folhas de ameixa são severamente afetadas, as folhas secam parcialmente ou completamente e desaparecem, os botões morrem, as flores desmoronam.

Os métodos de controle são similares àqueles usados ​​contra manchas marrons - tratamento com sulfato de cobre ou "Nitrofen" antes da floração. Imediatamente após o florescimento borrifar líquido Bordeaux 1% (100 g por 10 litros de água). Pulverização repetida pode ser realizada 14-18 dias após a floração, e o terceiro - 2 semanas antes da colheita. No caso de infecção grave, mais um tratamento é permitido no outono após a queda das folhas com uma solução de licor de Bordeaux 3%. Para a prevenção, você precisa remover e queimar as folhas caídas a tempo e cavar o solo ao redor do tronco da árvore.

Mancha vermelha (polystigmosis)

Polistigmose, ou mancha vermelha de folhas de ameixa, também é conhecida como uma queimadura de cogumelos. Nas folhas de ambos os lados aparecem manchas vermelhas ou amarelas, que, ao longo do tempo, tornam-se mais brilhantes e brilhantes. As árvores afetadas por polystigmosis, enfraquecem-se, caem de flores e o inverno endurece reduções.Para combater a doença, as árvores e o solo ao redor antes dos brotamentos são pulverizados com sulfato de cobre ou "Nitrafen" (300 g por 10 litros de água).

Imediatamente após o florescimento, as árvores podem ser usadas para processar líquido Bordeaux (100 g por 10 litros de água). Se necessário, polvilhe as ameixas algumas semanas após a floração. Como medida preventiva, é necessário coletar e queimar a tempo todas as folhas caídas e desenterrar o solo próximo aos troncos.

Queimadura bacteriana

A queima bacteriana se manifesta, sobretudo, nas flores das árvores - elas adquirem uma cor marrom-escura e acabam por cair. Os brotos jovens são afetados por manchas escuras aquosas, ficam pretos como queimados e se curvam. As folhas também escurecem, ficam cobertas de manchas necróticas, torcem e parecem queimadas. As manchas afetam toda a árvore: folhas, tronco, galhos. A doença pode se espalhar rapidamente por todo o jardim e, em pouco tempo, atingir todas as árvores de fruto.

Devido a doenças, o jardim torna-se uma espécie de "conflagração". As frutas ficam pretas e secas. A casca é amolecida, coberta com pequenas gotas amarelo-âmbar, depois borbulha, crepita e adquire um padrão marrom-avermelhado marmorizado. Nos ramos, as úlceras da forma de cunha formam-se, passando ao tronco.

Para curar o dreno de fogo bacteriano, antes da formação da árvore de rim são pulverizadas com uma solução a 1% de sulfato de cobre (100 g por 10 litros de água) .também fungicida eficaz "Azofos" (5%), e antibióticos "Estreptomicina" (50 microgramas / ml) "Gentamicina" (50 microgramas / ml), "a rifampicina" (50 microgramas / ml), "o cloranfenicol" (50 microgramas / ml), "ácido nalidíxico" (20 microgramas / ml), numa quantidade de 1-2 comprimidos / ampola para 5 litros de água. A solução é suficiente para processar 8-10 árvores. Processamento de ameixas de doença deve ser realizado no final da primavera - início do verão, durante a floração, três vezes na temporada, com um intervalo de 4-6 dias.

Medidas preventivas para evitar fogo bacteriano incluem:

  • desenraizamento de árvores frutíferas silvestres dentro de 150 metros do jardim. Essas plantas são portadoras potenciais de bactérias patogênicas;
  • tratamento regular com inseticidas;
  • inspeção permanente de árvores, folhas, ramos para os sintomas da doença, quando detecta que ramos imediatamente retirados e queimados.

Voce sabe Anteriormente, as pessoas praga chamada "gangrena". Os primeiros casos de destruição de árvores do jardim a data doença que remonta ao século XVIII.

Ameixa da vassoura de bruxa

Vassouras de bruxas são partes separadas da copa das árvores com desenvolvimento anormal de brotos. árvore fungo afeta o excitador, enraizada na copa das árvores e levando a mutações e crescimento da doença. Num local onde "resolvido" o fungo começa a crescer pluralidade massivamente de rebentos estéreis finas. Por causa de sua ramificação abundante, atingiu uma coroa árvore se assemelha a um cacho de cabelo ou alguém. As folhas nos galhos afetados são pequenas, pálidas ou avermelhadas, secam rapidamente e caem. No final do verão, folha coberto com uma flor cinzenta - um fungo esporos do patógeno.

Quando a vassoura de uma bruxa é encontrada, os brotos afetados são imediatamente cortados e destruídos. Como protecção contra a doença de ameixa mola bruxas vassouras, até que a formação de rim, árvores pulverizadas com 3% Bordéus líquido (300 g por 10 litros de água). Re-pulverizadas após a floração como Bordéus líquido, mas as concentrações mais baixas - 1%. Os fungicidas "Kuprozan" e "Kaptan" também são eficazes.

Voce sabe O nome "vassoura de bruxa" está associado a inúmeras crenças. Por exemplo, essas bruxas enviam doenças aos jardins para pessoas que elas querem prejudicar.

Gomose (doença gengival)

Kamedetechenie, ou gommaz, é uma doença não infecciosa generalizada de culturas de frutas de caroço. Ameixa podem resultar em gummosis doente desfavorável devido a lesões ou invernada outras doenças, tais como klyasterosporioz, moniliosis e outros. A maior parte do bacteriose afecta árvores que crescem no solo ácido, registado em água e fortemente fertilizadas. Sintomas: seleção em troncos de goma que solidifica e se assemelha a cera flutuou.

Lotes orazhennye de madeira que produzem gomas, deve ser limpa e tratada com uma solução de sulfato de cobre a 1% e repetidamente esfregar as folhas frescas de azeda em intervalos de 15-20 minutos. Então as "feridas" são untadas com uma fumaça de jardim. Também é aconselhável rasgar suavemente a casca em locais onde a gengiva flui. Como uma alocação precaução de goma você precisa seguir as regras e recomendações agronômicas para o cultivo de ameixas: aumentar a resistência da árvore e resistência a doenças fúngicas, o direito de fazer a alimentação e monitorar a umidade do solo.

Flor de ameixa anão

O nanismo é causado pela doença da ameixa viral, que vive e se multiplica nas células dos organismos vivos. O vírus propaga-se a partir do suco de vegetais infectados, que se espalham os parasitas de insectos -. Os pulgões, ácaros, etc. Quando folhas doença anão ameixa crescer pequeno, frágil, estreito e desigual. No topo da parte aérea, as rosetas são formadas a partir dessas folhas afetadas. Os rins também são deformados ou não crescem de maneira alguma.

As árvores doentes crescem mal e morrem. Infelizmente, a doença viral de ameixas quase não tratadas, se for encontrado no jardim atingiu uma árvore, é necessário arrancar e queimar. Existem apenas medidas preventivas para reduzir o risco de nanismo infecção. Quando o plantio é necessário utilizar apenas, mudas saudáveis ​​comprovada, tratamento oportuno de plantas contra insetos sugadores e levar a cabo medidas agronómicas preventivas.

Bolsas de ameixa (doença marsupial)

doença ou bolsos marsupiais ameixas, manifestada no aumento partes carnudas de frutas, que tornam-se então a forma de bolsa. A doença pode contribuir para a alta umidade e o solo ao redor das árvores. Os pacientes fruta esticado até um comprimento de 5-6 cm e não formam osso. Na fase inicial da doença marsupial, as ameixas tornam-se verdes,em seguida, ficar amarelo e marrom, enquanto eles não são saborosos e não comestíveis.

Nas frutas, um revestimento de cera branca aparece, consistindo de uma camada de fungo. Então as ameixas caem. Com uma perda maciça, as perdas de colheitas são mais da metade. Para combater os bolsos da ameixa, é necessário no início da primavera, antes do aparecimento dos rins, pulverizar um líquido Bordeaux 3% (300 g por 10 litros de água). Fungicida adequado "Horus" (2 gramas por 10 litros de água), que precisam processar a árvore antes da floração e imediatamente depois dela. Fruta de ameixa azeda deve ser coletada e queimada imediatamente antes que ocorra o ataque de cera. Os galhos fortemente afetados são cortados e queimados.

Cockcomicosis

Cockcomicose de ameixa - esta é uma doença fúngica extremamente perigosa de árvores frutíferas e frutíferas. Principalmente afeta as folhas, às vezes, jovens brotos e frutas. No verão, geralmente em julho, pequenas manchas roxo-violeta ou vermelho-marrom podem aparecer na superfície da placa da folha, que aumentam e se fundem. No verso da folha há uma placa branca-rosa - esporos do fungo. As folhas ficam amarelas, ficam marrons e caem.

Frutas não se desenvolvem e murcham. A doença progride em condições de alta umidade e leva a uma diminuição na resistência ao congelamento da árvore. Como medida preventiva, é necessário coletar e queimar as folhas caídas, onde os agentes causadores da coccomicose são invernados. No outono, o solo no círculo do tronco deve ser desenterrado. Após a colheita da ameixeira, é necessário pulverizar a madeira com um líquido Bordeaux de 1% ou cloreto de cobre (30-40 g por 10 litros de água).

Brilho leitoso

O brilho leitoso é uma doença fúngica na qual os ramos morrem e a árvore morre inteira. Quando a doença é afetada, as folhas têm uma maré baixa esbranquiçada, prateada e perolada, tornam-se quebradiças, murcham e morrem. A casca escurece, os corpos frutíferos do fungo aparecem nele, que parasitam na árvore. Cogumelos - placas de couro cinza-violeta, marrom ou laranja, com até 3 cm de largura, bem presas à casca.

Esta doença aparece principalmente em árvores afetadas pelo inverno e com feridas na casca. Infelizmente, não há remédio eficaz para esta doença. Para a prevenção do brilho leitoso, é muito importante aumentar a resistência do inverno da ameixa, despeje cal no tronco e ramos esqueléticos no outono, alimentar as árvores após um inverno gelado. Feridas abertas e cortes na casca e ramos devem ser cobertos em tempo hábil.No caso das árvores brilho látex precisa para arrancar e queimar.

Queimadura Monilial (podridão cinzenta)

molde ou moniliosis Gray, o dreno afeta brotos e ramos, que transformam marrom, murcham e olhar como queimado. Pathogen botrytis - o fungo, invernada sobre o feto e ramos. Moniliosis aplicar durante a floração das árvores esporos que são dispersas pelo vento e pragas. A doença se espalha ativamente em condições de alta umidade do ar. No curso da doença na fruta de ameixa e casca cinzenta de uma árvore aparecer pequenos nódulos, dispostas aleatoriamente. Em primeiro lugar, a podridão cinzenta afecta os frutos danificados (por insectos).

Os galhos afetados são cobertos por rachaduras, das quais a gengiva escapa. Ramos doentes morrem gradualmente com o tempo. Para combater a doença pulverizadas antes da floração árvores e solução solo "Nitrafena", de ferro ou sulfato de cobre, bem como Bordéus líquido 1% (100 g por 10 litros de água) ou fungicidas "Zineb", "captan", "Ftalan" "Kuprozan". Pulverize a árvore imediatamente após a floração com as mesmas drogas. Para prevenção, é necessário observar regras agrotécnicas elementares: remover e queimar oportunamente os frutos e ramos afetados.

Também é importante lutar, a tempo, contra os insetos parasitas que danificam a árvore: lagartas, mariposas, gorgulhos, etc. Ao colher, você precisa tomar cuidado para não danificar a fruta. No final do outono, é necessário percorrer os caules e ramos esqueléticos das árvores.

Podridão de frutos

A podridão dos frutos espalha-se principalmente num verão chuvoso e húmido em condições de elevada humidade. Os primeiros sintomas da doença aparecem no verão, em meados de julho, quando os frutos são vertidos. A podridão dos frutos infecta frutos de ameixa que apresentam danos mecânicos (de pássaros bicando, de parasitas de insetos). Primeiro, aparece uma mancha marrom no feto, que cresce rapidamente em condições de alta umidade.

Na superfície da ameixa aparecem círculos concêntricos - almofadas marrom-acinzentadas com esporos. Estes esporos são facilmente transportados pelo vento em todo o jardim e infectam as frutas restantes. Para combater a podridão dos frutos, as árvores são pulverizadas com uma solução a 1% de Bordeaux antes da floração.Como medida preventiva, todos os frutos afetados devem ser digeridos ou compostados. Além disso, é necessário combater as pragas que danificam as frutas, o que aumenta o risco de doenças com a podridão dos frutos.

Importante! Após a destruição dos frutos infectados, desinfete as ferramentas e as mãos e nunca toque em fruta saudável com as mãos não tratadas. Neles há disputas que facilmente podem infeccionar frutos sãos.

Ferrugem

Doença fúngica, especialmente ativa em julho, que afeta principalmente as folhas da árvore. No lado externo da placa de folha entre as veias aparecem manchas marrons, "enferrujadas", arredondadas e inchadas. No final do verão, as manchas são formadas em almofadas escuras. Folhas infectadas enfraquecem, morrem e caem cedo, a resistência à geada da árvore diminui. Antes de floração ameixa deve ser polvilhada com uma solução de cloreto de cobre (40 g por 5 litros de água), 3 litros de solução por árvore. Após a colheita, a ameixa deve ser polvilhada com um líquido Bordeaux de 1%. Para a prevenção, você precisa destruir as folhas mortas no tempo, em que o fungo hiberna.

Fungo preto

O fungo preto, ou preto, leva à formação de um revestimento preto nas folhas e brotos da ameixa. Se a folha for esfregada, a placa é apagada. Bloqueia o acesso de luz e oxigênio às células das plantas, agravando sua adaptação às mudanças climáticas. O agente causador da doença vive à custa de pragas de insetos que afetam a árvore frutífera. Portanto, para a prevenção da doença, em primeiro lugar, é necessário lutar contra parasitas. Além disso, não permita a umidade excessiva do solo, e muito espessa a coroa da ameixa deve ser diluída. Para tratar fungos negros, é necessário pulverizar a árvore com uma solução de sabão de cobre (150 g de sabão ralado + 5 g de sulfato de cobre por 10 litros de água). Pulveriza-se também com uma solução de cloreto de cobre (30-40 g por 10 litros de água) ou líquido Bordeaux 1% (100 g por 10 litros de água).

Citosporose

Cytospores, ou secreção infecciosa, é uma doença muito perigosa que afeta ramos individuais, e às vezes leva à secagem completa das árvores. A infecção geralmente ocorre em jardins com um baixo nível de agrotecnologia, através de áreas de córtex morto. A infecção ocorre em áreas danificadas do córtex, desenvolve-se na madeira e causa a morte de tecidos vivos. Sob a casca morta aparecem pequenos tubérculos brilhantes e pretos - esporulação do fungo.

A infecção por ameixeira ocorre durante o período de repouso da árvore: na primavera antes da vegetação e no outono após a queda da folhagem.Na luta contra a doença aplicar uma solução de 3% Bordeaux líquido, que é processado por árvores jovens e aparadas no início da estação de crescimento. Para fins preventivos, a pulverização com uma solução de 3-4% de fluido Bordeaux é realizada anualmente, no outono e na primavera, em um período potencialmente perigoso. No outono, é essencial branquear os fustes e os ramos esqueléticos e também queimar os galhos mortos.

Importante! Todos os tipos de ameixas são muito sensíveis ao cobre, por isso, ao processar madeira com preparações contendo cobre (cloreto de cobre, sulfato de cobre, líquido Bordeaux, etc), você não pode violar as prescrições e dosagem.

Ameixa Sharka (pox)

As ameixas Sharka (pox) são manchas caóticas na forma de anéis e linhas curvas em folhas jovens de uma árvore. O agente causador da doença é o vírus - a menor partícula de uma substância proteica viva. As manchas aparecem na primavera, com o desenvolvimento do tubarão as folhas tornam-se "mármore", claramente traçadas áreas verde claro e verde-escuro do ornamento. A carne de frutos infectados torna-se densa, vermelho acastanhado e desagradável a gosto.

Nos pontos nos frutos aparecem amassados, as ameixas deformam-se, amadurecem-se durante 3-4 semanas antes do put, desmoronam-se ou mumificam-se na copa. As doenças virais não podem ser tratadas com drogas, ameixas com sintomas de tubarão devem ser desenraizadas e destruídas. Como medidas preventivas, é necessário, antes de tudo, usar um material de plantio saudável e testado, para manejar atempadamente a ameixa a partir de parasitas de insectos, para observar as medidas de quarentena.

Prevenção e proteção contra pragas de ameixeira

A tempo de determinar o que as ameixas sofrem, e tomar medidas para o tratamento e a prevenção - isso não é tudo o que é necessário para obter uma colheita boa e estável. A maioria das doenças que afetam a ameixa são causadas pela atividade parasitária de insetos-praga. Portanto, é muito importante ser capaz de reconhecer e combater eficazmente os parasitas da ameixeira.

Na maioria das vezes, as ameixeiras são atacadas por esses insetos:

  • ácaro da fruta - leva a avermelhamento e morte de folhas, retarda o processo de bookmarking botões de flores;
  • moscas mucosas - folhas de esqueleto;
  • ameixa amarela - suas lagartas comem ossos de frutas e comem carne, e larvas jovens danificam os ovários;
  • ameixa - alimenta-se de rebentos jovens, o que leva a um enfraquecimento do crescimento e torção das folhas, que ficam amarelas e caem;
  • mariposa repreendeu - lagartas desta borboleta mordidela folhas, brotos, flores. Com uma invasão massiva das folhas, apenas as veias permanecem.

Para lidar com essas pragas inseticidas ajuda "Novaktion", "Fufanon", "Karate", "Tsianoks", "Zolon", "Malathion", "metaphos", "fosfamida", "Neksion", "triclorfom" e outros. O tratamento deve ser realizado antes e após a floração, e também durante o período de eclosão das larvas do parasita (julho-início de agosto). Com tal praga como uma mariposa oriental, que come brotos jovens e leva à secagem de ramos, você pode lutar usando sal de mesa comum.

As árvores são tratadas imediatamente após a floração com uma solução (500-700 g de sal por 10 litros de água). Uma árvore adulta usa 7 litros de solução, os jovens - 2 litros. Repita o tratamento após a colheita. Se uma árvore atinge um Scolytus fruta ou traça subcortical, que comer fora as passagens na madeira, casca e levar à morte das árvores, inseticidas impotente. Neste caso, no início da primavera, brotos e galhos afetados são cortados e queimados.

Assista ao vídeo: Doença do Carrapato - Sintomas, Tratamento e Prevenção

Pin
Send
Share
Send