Samambaias de luxo não são mais percebidas como um exótico tropical. Pelo contrário, é uma decoração inalienável de um apartamento, escritório ou morro alpino. Especialmente algumas espécies são muito adaptadas às condições domésticas. Durante séculos, lendas e crenças foram formadas sobre a natureza milagrosa da cultura. E até hoje as crenças em seus poderes mágicos e curativos alcançaram. Alguns, pelo contrário, falam sobre a virulência da planta. Nós lhe diremos se é possível cultivar samambaias em casa, do que ele gosta e do que tem medo.
- Samambaia coberta: descrição
- Onde colocar uma samambaia em casa
- Ótima temperatura e umidade para a samambaia
- Qual deve ser a iluminação
- Como plantar uma samambaia (nephrolepys) em casa
- Seleção de capacidade e preparação de solo para plantio
- Como plantar uma samambaia em casa corretamente
- Reprodução de samambaia
- Recursos de cuidados de samambaia em casa
- Como regar adequadamente e polvilhar uma samambaia
- Regras básicas para fertilizar uma samambaia coberta
- Características do transplante de samambaia
- Pragas e doenças de nephrolepis
Samambaia coberta: descrição
Samambaias são plantas muito antigas.No planeta Terra, eles cresceram naqueles dias, Quando os dinossauros vagavam nas florestas pré-históricas. Hoje em dia, espécies de culturas herbáceas, herbáceas, terrestres e arbóreas são encontradas em muitas partes do globo terrestre, mais frequentemente em locais densamente plantados, sombreados e em latitudes tropicais. A disseminação da cultura também é promovida pelos cultivadores de flores, passando a samambaia de mão em mão, de um continente para outro. E os criadores cuidaram da resistência ao congelamento dos arbustos ornamentais, por isso os perenes podem ser cultivados nas ruas sem um transplante para o inverno.
Na classificação botânica, as samambaias ocupam todo o departamento. Hoje, os cientistas reconhecem 300 gêneros de cultura e cerca de 10 mil de suas espécies. Mas apenas um pequeno número deles se desenvolve bem em casa. E nenhuma samambaia em casa não pode sobreviver à falta de umidade e cuidado. Em escritórios e apartamentos, muitas vezes cresceram nephrolepis, vieram para as nossas latitudes da América. Devido ao seu tamanho impressionante, a flor é usada como uma única planta. Ele se encaixa em qualquer interior e afeta a suculência de folhas curvas, que caem da cachoeira da tomada localizada na base.Nas descrições da cultura na literatura científica, as samambaias, por via de regra, não usam a palavra "folhas". Eles são designados como "vayami" ou "placas de folhas", porque, por exemplo, em nephrolepis um vayya consiste em milhares de pequenas folhas ligadas ao broto. As casas são cultivadas e outras espécies: com lanceoladas, pequenas folhas arredondadas e reminiscentes de azevinho.
As plantas são muito populares na floricultura interior, muitos sabem o que é uma samambaia. Ao contrário das tradições que inspiram os mais corajosos na noite de Ivan Kupala a quebrar a flor da samambaia para que ele dê ao seu dono forças sobrenaturais, os botânicos afirmam que a planta nunca floresce. Mas mesmo esse fato não priva a cultura da decoratividade.
Onde colocar uma samambaia em casa
Essas plantas são muito mal-humoradas. Nephrolepis é considerado o quarto de samambaia mais despretensioso e mais adaptado para cuidar de casa. Pode ser cultivado em cestos suspensos, em um peitoril da janela ou no chão. A flor precisa de espaço, em condições de sombra, seus brotos suculentos e caídos podem quebrar, enrolar em um arco sem atrativos e perder a decoração. Se o lugar no apartamento não é muito, é melhor considerar a versão de suspensão, de modo que ao andar, não toque no ventilador folha luxuosa.
As plantas volumétricas absorvem grandes quantidades de dióxido de carbono, secretando oxigênio. Consequentemente, em tais salas é fresco e fácil de respirar. A partir disso, nephrolepis é melhor colocado na cozinha ou na sala de estar. Basta ter em mente: em salas muito poluídas e cheias de fumaça, a flor não crescerá. Ou seja, se na cozinha, por algum motivo, não há desenho, o pote deve ser movido para outro lugar.Para uma vegetação completa, a samambaia é levada para a rua na penumbra no verão. E se isso não for possível, ventile periodicamente o apartamento, permitindo o fluxo de ar fresco para a planta.
Ótima temperatura e umidade para a samambaia
Se as pontas das folhas do quarto do seu animal ficaram amarelas e os vaii começaram a desmoronar, vale a pena aumentar a umidade na sala. Para evitar que isso aconteça, a planta é freqüentemente borrifada com água e, no período de aquecimento, é removida da bateria.
O ar na sala não deve estar seco. Além disso, a cultura não tolera calor. Seu ambiente doméstico é quente, mas não abafado, muito molhado e bastante iluminado, mas não a luz do sol. A temperatura ideal para a samambaia na casa é dentro de 15 - 22 graus. Quanto menor a marca no termômetro, maior a umidade. É característico que uma flor de sala possa suportar as condições de temperatura até 10 graus Celsius, se não tiver solo úmido.Mas tais tensões serão refletidas no estado da cultura por raízes em decomposição e deterioração do "limite". Além disso, se você manter nephrolepis a uma temperatura abaixo de 15 graus, não haverá período de descanso, a flor vai se desenvolver lentamente. Para ele, uma ducha periódica é muito útil.
Cópias jovens, não muito crescidas, podem ser colocadas no peitoril da janela - é bem legal. Mais maduro será desconfortável por causa do aperto.
Qual deve ser a iluminação
A cultura gosta muito de luz difusa. Se você colocar o pote sob luz solar direta, a planta perderá sua suculência e saturação de cor. A folha de nephrolepis adquirirá uma aparência plástica seca. Portanto, recomenda-se colocar o pote perto da janela. No caso em que seu quarto tem uma visão do lado ensolarado, as janelas devem ser penduradas com tule ou persianas. A samambaia não deve ser colocada em um canto escuro - à sombra, a planta deixará de crescer e morrerá em breve. Ótimo para os lados leste e norte, que são muito próximos das condições nativas do visitante tropical: uma penumbra misturada com manchas solares.
Nos corredores de centros de escritórios e grandes complexos hoteleiros, a falta de luz natural é compensada por lâmpadas de luz natural, que funcionam pelo menos 14 a 16 horas por dia.
Como plantar uma samambaia (nephrolepys) em casa
Se você decidir adquirir um nephrolepis exuberante e colorido, os brotos em breve serão fechados e se estenderão para fora e largamente, use o conselho de amantes experientes de plantas de interior:
- Antes de plantar, inspecione cuidadosamente a samambaia vayi. Não deve haver pragas sobre eles, uma vez que é quase impossível se livrar da bainha em nephrolepis.
- Certifique-se de que o germe tenha uma raiz poderosa e intacta.
- Ao comprar em uma loja, escolha uma cópia de 2 a 3 anos, já que as plantas muito jovens ainda não são fortes e não podem se adaptar às novas condições.
Seleção de capacidade e preparação de solo para plantio
Samambaias são panelas largas rasas adequadas. No início, eles podem ser médios, mas devem corresponder ao tamanho do sistema radicular. Em uma planta muito grande, muitas vezes vai doer, mas em um pequeno vai parar em desenvolvimento. Esteja preparado para que, à medida que a planta cresça, a planta tenha que ser transplantada para um recipiente mais espaçoso. Deve ser redondo, sem bordas dobradas, porque ao transplantar de tal vaso será mais fácil transplantar um tubérculo de barro.
Para o cultivo de flores, os especialistas aconselham panelas de barro, que permitem que as raízes "respirem" e não emitem substâncias tóxicas para os seres humanos. Não tenha medo do seu inestético externo - logo a capacidade fechará a folhagem espessa. Tais vasos são maciços e estáveis, então eles podem segurar a flor. Sua desvantagem é que, junto com o ar, micróbios e patógenos podem entrar no sistema radicular.
O solo para a samambaia é preparado de acordo com uma receita muito comum: misture cuidadosamente uma parte da terra de turfa, húmus, folha ou turfa e adicione 0,2 partes de farinha de ossos. O substrato deve estar solto e permeável à água, levemente ácido. Para cultura, o nível normal de pH é 5-6,6. Para molhar no pote não estagnar, coloque uma bola de argila expandida em seu fundo.
Na venda uma vasta gama de solos para samambaias. Se não houver maneira de preparar o substrato, você poderá comprá-lo.
Como plantar uma samambaia em casa corretamente
O momento mais adequado para o plantio é a primavera. Se você fizer isso no outono, nephrolepis estará doente e levará muito tempo para se acalmar. É importante no processo de trabalho não danificar o ponto de crescimento e não cobri-lo com um substrato.Antes de plantar, a samambaia deve ser completamente derramada e, em seguida, coloque delicadamente a roseta em um recipiente preparado e polvilhe com terra fresca. Depois disso, regue novamente e crie um ambiente úmido. Como cuidar de uma samambaia coberta em casa, vamos falar sobre abaixo.
Iniciantes de floristas, muitas vezes têm uma pergunta: como é que a samambaia se multiplica. Na natureza, isso acontece com a ajuda de esporos, que são visíveis no verão no verso das folhas. Externamente, eles se parecem com grãos planos oblongos de cor marrom. Amadurecendo, os esporos esfoliam e caem no chão, onde acabam criando raiz. Para crescer um pequeno broto fraco, leva muito tempo. Além disso, os esporos nem sempre são adequados para a germinação. Em casa, esse método não é praticado. Somente profissionais usam isso.
Antes de plantar uma samambaia, dura um estágio preparatório. Primeiro, remova cuidadosamente o milho maduro com uma faca, coletando-o no papel.Em seguida, encha a drenagem e o solo com um pequeno recipiente (é melhor levar um recipiente de plástico com uma tampa), despeje o substrato e abaixe as sementes nele. Coberto "estufa" é colocado em um lugar quente com pouca iluminação e sistematicamente arejado. Três meses depois, quando os brotos são brotados, o recipiente é enviado para a janela, removendo periodicamente a tampa. Os brotos fortes não podem ser cobertos, precisam ser pesados a uma distância de 2 a 2,5 cm um do outro, os rebentos crescidos acabam por mergulhar e só então, quando os caules individuais formam uma pequena roseta, o nephrolepis é plantado numa panela.
Um método simples e mais bem-sucedido de multiplicar samambaias é a divisão de rizomas. Até os principiantes vão lidar com isso. Para obter várias plantas a partir de uma, no início da primavera, o sistema radicular de uma grande samambaia madura é cortado em várias partes. Tome cuidado para que cada criança tenha seu próprio ponto de crescimento. Um pequeno espécime precisará de maior cuidado e mais atenção.
Reprodução de samambaia
Alguns fãs da floricultura interna, respondendo a pergunta, o que gera as samambaias, adicionam mais um caminho. Para implementá-lo, será necessária uma cultura de bigode verde. Tendo se abaixado, eles são enterrados de tal maneira que o topo se projeta, e o meio é aprofundado no chão por 8 mm. Em duas semanas, desde que o substrato esteja sempre molhado, novas raízes aparecerão, e depois disso, minúsculos brotos peludos. Uma planta forte com 3 a 4 vayami é separada da mãe e plantada em um vaso separado. Após o plantio ou transplante, as plantas não devem permitir a secagem do solo e reduzir a umidade do ar.
Recursos de cuidados de samambaia em casa
Antes de começar a cuidar da samambaia coberta, lembre-se dos seus requisitos. Eles não são muito diferentes de outras plantas. Primeiro de tudo, seu animal de estimação precisa de alta umidade na sala, o que é conseguido por um regime de temperatura aceitável e pulverização regular da folhagem. Precisa de nutrição oportuna, iluminação adequada, rega sistemática e prevenção de pragas.Se você fizer algo errado, uma flor mal-humorada irá imediatamente avisá-la: ela pode desaparecer, ficar coberta de "ferrugem" ou, na pior das hipóteses, geralmente perder as folhas.
Como regar adequadamente e polvilhar uma samambaia
Talvez, esta é a principal característica da planta da flor de samambaia coberta. Para nephrolepis água segue os primeiros sinais de secar a camada superior do solo no pote. Deve ser um pouco úmido, sem excesso de umidade. Recomenda-se a utilização de água à temperatura ambiente (tomar descongelado, chuva ou da torneira, mas bem conservado). Lembre-se, em todas as coisas, a medida é importante. Se o arbusto é derramado - suas raízes estão apodrecendo. Também arriscar perder uma samambaia, se você preencher pesadamente o espécime overdried. Reconsidere a abordagem de rega no caso de as placas das folhas terem ficado amarelas e desbastadas. Na maioria das vezes é uma reação à falta de umidade.
No inverno, samambaias são despejadas em espaços quentes com a mesma freqüência que no verão. A pulverização também é feita várias vezes ao dia. No verão e na primavera, uma irrigação por dia é suficiente. E a água deve ser borrifada para que caia completamente em todos os wai. A uma temperatura do ar de 15 a 19 graus Celsius, os tratamentos com água podem ser realizados pelo menos 2 a 3 vezes por semana. Rega e aspersão são realizadas simultaneamente ou por sua vez.
Regras básicas para fertilizar uma samambaia coberta
A aparência desordenada de uma samambaia exigente aparece como resultado da desnutrição. Para top dressing é mais adequado para o período de primavera-verão. Duas vezes por mês, despeje uma panela diluída ao meio com água com um fertilizante mineral complexo. Também adequado orgânico: por causa da rica composição química da samambaia, uma tintura de esterco de galinha será útil. Para não exagerar nas proporções e não queimar o rizoma, os floricultores experientes são aconselhados a diluir o excremento de frango com água na proporção de 1:50. Se for necessária uma concentração fácil da mistura, a quantidade de água duplica.
Para um arbusto aparentemente saudável e bem desenvolvido, uma alimentação por mês é suficiente. Os fertilizantes são despejados nos buracos no solo, que são então nivelados.
Características do transplante de samambaia
Em um transplante frequente, a flor não precisa de todo. Sua necessidade é óbvia quando a roseta cresce. Como regra geral, isso é feito na primavera, no início da estação de crescimento. O novo recipiente deve ser 3 a 5 cm mais longo que o anterior no transplante. Se você transplantar plantas saudáveis, tenha cuidado para não ferir as raízes. Crescendo, eles envolvem um tubérculo de terra, então não há necessidade de se livrar do solo antigo. Derramando um pedaço de terra e planta na drenagem do fundo do pote, encha-o com terra fresca e despeje bem.
Pragas e doenças de nephrolepis
A samambaia é muito sensível a parasitas e doenças. Mas se ele for bem cuidado, ele não está ameaçado. Na maioria das vezes, no cultivo de nefrolonas, os produtores de flores enfrentam tais problemas:
- Folhas enegrecidas - evidência de infecções fúngicas de raízes.
- Folhas jovens, ainda não desenvolvidas, ficam amarelas.
- Cor pálida e queda de folhas indicam ar seco. Tal ambiente promove o desenvolvimento de folhas de pulgão, ácaro, sarna e tripes em folhas de samambaia.
- Fraco crescimento de brotos e uma espécie miserável - a cultura não pode se desenvolver por causa dos nematóides que aparecem no solo. Para que este parasita começasse a atormentar a sua planta, basta despejar com água fria uma vez.
- Se você exagerar com a rega ou quebrar o regime de temperatura, a podridão cinzenta irá começar.