Melissa officinalis - erva perene herbácea de óleo essencial, pertencente à família do gênero Melissa. A planta é um componente importante de muitas receitas da medicina tradicional. Melissa foi usada por 2.000 anos para tratar uma variedade de doenças. Melissa officinalis também é conhecida como hortelã-pimenta, materna, mel, grama, rum, hortelã, abelha, erva-cidreira ou capim-limão. Apesar do fato de que o nome popular da planta é hortelã-limão, na verdade uma hortelã é uma cultura completamente diferente pertencente a outra família dos Yasnotkovs.
- Melissa officinalis
- Composição química e valor nutricional da erva-cidreira
- Propriedades úteis de erva-cidreira para o corpo humano
- Como usar erva-cidreira
- Melissa Tea
- O uso de
- Como usar erva-cidreira
- Tintura de melissa em álcool
- Melissa: contra-indicações para usar
- Como preparar e armazenar erva-cidreira
Melissa officinalis
Melissa droga é uma planta herbácea que exala um sabor de limão. Colmeias podem atingir uma altura de 30 a 120 centímetros.A planta tem um sistema radicular forte e bem ramificado e um poderoso tronco ereto tetraédrico. O arbusto é especialmente encantado pelo fato de que o caule e as folhas são cobertos com pequenas vilosidades, o que dá a impressão de que todo o arbusto é coberto por uma penugem suave.
A cultura é coberta por folhas perfumadas, longas e perfumadas, de forma cordada-ovóide, possuindo uma margem de serrilato-crenato. Durante a floração, formam-se pequenas inflorescências brancas ou cor-de-rosa-brancas nos arbustos, transformando-se em frutos pretos grandes, secos e rachados com quatro nozes.
Composição química e valor nutricional da erva-cidreira
Em 100 gramas de grama bálsamo contém 49 kcal, proteína - 3,7 g de gordura - 0,4 g de hidratos de carbono e - 8 g Na composição de cultura, estão presentes de potássio, sódio, fósforo, cálcio, magnésio, cobre, zinco, ferro, manganês, bem como as vitaminas B, C, PP, e expressou Melissa A. propriedades medicinais que permite a sua utilização para o tratamento de exaustão nervosa, crónica fadiga, insônia, histeria e transtornos de estresse pós-traumático.
Propriedades úteis de erva-cidreira para o corpo humano
Erva-cidreira tem uma gama de características úteis e um pequeno número de contraindicações, que permite a sua utilização como parte de terapia de combinação para o tratamento da maioria das doenças. O potencial terapêutico permite que a melissa compita com a famosa raiz do ginseng. Erva-cidreira possui uma ampla variedade de indicações para a utilização, devido à presença na sua composição de um vitamina equilibrada e complexo mineral, quantidades significativas de óleos essenciais, amargura, taninos, saponinas, flavonóides, estearina e ácidos orgânicos.
Apesar do facto da hortelã limão tem pronunciado propriedades terapêuticas, não permitir contra-indicações para usá-lo sob uma pressão reduzida,já que tem um forte efeito hipotensor. As propriedades curativas da erva-cidreira eram conhecidas pelos antigos curandeiros, mas ainda permanece um componente importante de muitas ervas medicinais hoje em dia.
A grama é lembrada quando é necessário aliviar a tensão emocional, acalmar os nervos quebrados e restaurar um sono saudável e saudável. Melissa melhora perfeitamente a imunidade em condições imunodeficientes causadas por avitaminosis ou doença crônica a longo prazo. Ele também irá ajudar a restaurar a força em caso de fadiga crônica, perda de energia vital, facilmente aumentar a alegria do espírito e retornar um bom humor.
Melissa é um excelente diurético, antiespasmódico e analgésico. Recomenda-se que uma infusão de erva-cidreira seja usada sistematicamente para aqueles que são propensos a distúrbios do ritmo cardíaco; ela precisa melhorar a motilidade intestinal e estomacal. A recepção sistemática da grama acelera a digestão e alivia o meteorismo e a constipação.
Devido ao alto teor de óleos essenciais na planta, a erva-cidreira tem um sabor agradável e um aroma de hortelã-limão. À temperatura ambiente, os óleos em melissa têm uma consistência líquida e, quando aquecidos, evaporam-se muito facilmente, pelo que não se pode secar a planta a altas temperaturas.
Como usar erva-cidreira
O alto teor de óleos etéreos na lista de curativos permite que seja usado para inalações. Além disso, as substâncias em sua composição têm um efeito antiinflamatório, antiespasmódico, anticonvulsivante, analgésico, desinfetante e antibacteriano pronunciado, que permite que seja usado para tratar uma grande variedade de doenças. Mas apesar do fato de que a erva da melissa tem excelentes propriedades curativas, ela tem suas próprias contra-indicações e, portanto, é necessário tomar a planta com muito cuidado e observar rigorosamente a dosagem.
Incluído na composição de erva-cidreira, compostos de oxigênio e nitrogênio promovem a liberação ativa de suco gástrico, aumentar a salivação, estimular o apetite. A planta é usada frequentemente como um anti-emético para intoxicação de mulheres grávidas,bem como um excelente colagogo. Cada uma das formas medicinais - chá, caldo, tintura, infusão - tem suas próprias propriedades úteis. Por exemplo, o extrato de ervas melissa tem propriedades sedativas pronunciadas, o que permite usá-lo no tratamento da histeria, aumento do nervosismo e aumento da ansiedade.
O chá é um excelente remédio para resfriados, insônia e neuroses, e também é tomado quando é necessário se livrar rapidamente do estresse nervoso, acalmar e estabilizar o estado emocional. Além disso, o chá de capim-limão é usado ativamente como parte da terapia complexa no tratamento de distúrbios de estresse pós-traumático. A decocção é feita com doenças do trato gastrointestinal, eliminando náuseas e vômitos, melhorando a memória e normalizando a freqüência cardíaca.
Melissa Tea
De melissa eles fazem chá delicioso, porque a erva tem muitas propriedades úteis e aroma agradável, mas também tem suas contra-indicações e, portanto, para não causar danos à saúde, recomenda-se consultar um médico antes de iniciar o tratamento. Melissa chá melhora a circulação cerebral, alivia dores de cabeça e tonturas, é tomado em caso de distúrbios do ritmo cardíaco, melancolia, depressão e anemia.
Se você quiser fazer chá de melissa, então você precisa de algumas folhas frescas ou secas de grama. Eles simplesmente despeje um copo de água fervente e insistem por 15 minutos. Usar esta bebida fragrante é melhor antes de um sonho, como possui as pílulas para dormir expressas. Mas de manhã é melhor não tomar esta bebida perfumada, uma vez que ela irá transformá-lo em uma mosca sonolenta. Tome o chá da erva-cidreira recomenda-se em conjunto com uma colher de chá de mel, que ajudará a aumentar não só o seu gosto e aroma, mas também propriedades medicinais. Também este remédio é usado para cólicas intestinais, flatulência e colite.
O uso de
Infusões de erva-cidreira usar se você quiser retornar rapidamente o excelente estado de saúde, equilíbrio emocional na neurose, para se livrar da insônia, bem como aliviar a condição de enxaqueca. A infusão ajuda a aliviar a condição de pacientes com asma bronquial, reduz a dispnéia cardíaca, bem como a insuficiência pulmonar.
A infusão de erva-cidreira é considerado um remédio eficaz para muitas doenças e condições patológicas, o que pode ser explicado pelo fato de que a grama tem marcado propriedades curativas, e suas contra-indicações são tão insignificantes que estão limitados a apenas alguns zabolevaniyami.Blagodarya o fato de que uma parte da planta contém uma quantidade significativa de substâncias biologicamente ativas , é tomado como um agente geral restaurador, tônico e preventivo com imunidade reduzida e infecções frequentes por resfriado. Em forma quente, erva-cidreira tem excelentes sweatshops e no frio - como um refrescante, calmante.
Como usar erva-cidreira
Para preparar uma decocção de erva-cidreira é necessário tomar 0,5 colheres de sopa de ervas, servir um copo de água a ferver, ferver banho de água durante 15 minutos e deixar a droga durante mais 45 minutos. Em seguida, escorra o caldo e leve água fervida morna para 250 ml.Decocção tomar 0,5 xícara três vezes ao dia. Apesar da criação de um grande número de medicamentos, na Lituânia, até agora, a melissa com manjerona é considerada um remédio eficaz para o comprometimento da memória.
E se você misturar uma decocção de melissa com os caldos de outras ervas, ricos em óleos essenciais, você pode usá-lo para tomar banhos aromáticos no tratamento da dermatite alérgica.
Tintura de melissa em álcool
Tintura de Melissa em álcool pode ser comprada já pronta na farmácia ou cozinhar você mesmo. Para isso, é necessário tomar 5 partes de álcool ou vodka e 1 parte de melissa herb. A grama é insistida em álcool durante 30 dias em um lugar escuro, periodicamente agitando o recipiente. Depois disso, a infusão é filtrada e tomada dentro de uma hora depois do campo alimentar de 15 gotas. Tome tinturas de capim-limão recomendado por períodos dolorosos em mulheres, aumento do nervosismo, insônia, perda de memória e flatulência. Acredita-se também que esta ferramenta ajuda a lidar com a enxaqueca e tontura.
Melissa: contra-indicações para usar
Melissa officinalis tem contra-indicações menores, o que permite que seja usado por quase todos. A única coisa que deve ser prestada atenção ao tratar hortelã limão é o nível de pressão arterial. A erva tem um efeito hipotensor pronunciado, e sua administração, neste caso, pode agravar a doença e até causar desmaios.
Melissa é capaz de reduzir a pressão. Portanto, se você sofre de hipotensão arterial, deve tratar cuidadosamente o uso de tinturas, decocções e chás desta planta.
Como preparar e armazenar erva-cidreira
Durante a colheita, os arbustos de melissa são cortados a uma altitude de cerca de 10 cm do solo. Se você precisa coletar erva-cidreira de uma área grande, então, para esses fins, um fabricante de feno é bastante adequado.E se a plantação é pequena, então você pode usar totalmente uma foice ou uma tesoura de jardim. Colha as folhas junto com as partes apicais das hastes. Melis seco deve estar em secadores especiais ou ao ar livre na sombra. Em casos extremos, a grama pode ser decomposta para secagem em um ambiente bem ventilado. A coisa principal ao secar a erva-cidreira - não deve secar-se em altas temperaturas, desde neste caso todos os óleos essenciais vão se evaporar, e perderá todas as suas propriedades medicinais.
Após a secagem, a erva-cidreira é armazenada em sacos de papel ou em frascos de vidro com tampas de ferro bem fechadas. Às vezes nem suspeitamos que a planta tenha propriedades curativas únicas, e para se livrar da doença, você não precisa ser preguiçoso demais, coletar ervas medicinais e fazer dele um chá delicioso e perfumado.