Formigas da floresta e do jardim: Espécie, características, dano e benefício

Pin
Send
Share
Send

Formigas - pequenos insetos pertencentes à ordem Hymenoptera. Seus números são enormes, eles se multiplicam incrivelmente rápido.

Você pode encontrá-los praticamente em qualquer canto do planeta: nas florestas da Amazônia, Europa, América do Sul e praticamente em todo o território da Rússia. A única exceção é a Antártida e várias ilhas remotas.

A vida em um formigueiro

As formigas vivem em famílias (colônias) em ninhos-formigueiros, que são dispostos no chão, madeira, sob pedras. As formigas são seres organizados. A família (colônia) é uma estrutura complexa com uma clara divisão de responsabilidades entre seus membros.

Como todos os "insetos sociais", as formigas têm uma divisão em 3 castas:

  • fêmeas (o útero ou a rainha). Eles estão empenhados em colocar ovos (de óvulos não fertilizados, machos saem, de fêmeas parecem fêmeas). O útero tem asas que mordiscam imediatamente após o vôo do casamento. Formigas fêmeas diferem em tamanho de outros habitantes do formigueiro, são muito maiores que machos e formigas operárias. A rainha é a única sobrevivente da colônia;
  • REFERÊNCIA! Acasalamento ocorre na fêmea apenas uma vez, o esperma obtido é suficiente para a reprodução de toda a vida (10-20 anos).

  • machos. Sua função é única - participação no acasalamento. No futuro, eles são destruídos por seus parentes de um formigueiro. Os machos são muito menores em tamanho do que as fêmeas, mas eles também têm asas. Sua vida útil é de apenas algumas semanas;
  • formigas trabalhando (forrageadoras). Estas são as mesmas fêmeas, apenas com um sistema reprodutivo subdesenvolvido. As responsabilidades das forrageiras incluem cuidar da família, nutrição e futura prole. Eles não têm asas, são muito menores em tamanho que a fêmea. Trabalhadores de grandes tamanhos são formigas-soldados (eles têm mandíbulas mais desenvolvidas e uma cabeça grande), eles também cumprem todos os deveres dos trabalhadores, mas também protegem seu ninho contra invasões de inimigos.
REFERÊNCIA! Nem todos os tipos de formigas têm uma clara divisão em castas.

Por exemplo, o jardim negro e o faraó constroem uma "carreira": desde o nascimento cuidam da prole, então se dedicam ao arranjo de um formigueiro e só no final da vida produzem alimento.

Formigas da Rússia

No território da Rússia mora mais de 300 espécies de formigas. Na maioria das vezes existem: uma formiga da floresta, uma formiga preta de jardim, uma formiga dervoteira e uma formiguinha.

Forest

Existe várias variedades desta espécie:

  • Formiga da floresta vermelha. Este é um inseto bastante grande, com 7-14 mm de comprimento. A constituição é densa, a cabeça é grande, o abdômen e occipital são negros, o resto do corpo é laranja. Habita florestas coníferas, decíduas e mistas. Construtores esforçados. Às vezes eles construíram formigueiros às vezes alcance 2 ou mais metros de altura. As formigas vermelhas da floresta preferem viver na mesma família, isto significa que após a fertilização, a fêmea deixa o ninho após a fertilização não construir uma nova colônia, mas retorna para sua família. Para a rainha eles desviam o galho no ninho, onde ela leva uma nova prole. O número de formigueiro em formigas vermelhas pode chegar a até um milhão de habitantes;
  • formiga marrom-escura. Espécie comum de formigas florestais. Muito pequeno em tamanho. Comprimento do inseto adulto é apenas 5-8 mm. A cor do corpo é preta e cinza. Constrói ninhos geralmente sob rochas. Se ele constrói formigueiros, então muito pequeno. O tamanho da colônia dessa espécie é pequeno, já que as fêmeas após a fertilização geralmente se mudam e constroem novas famílias;

Jardim preto (preguiçoso)

Pequeno inseto. Seu comprimento é de 3 a 5 mm e a cor é preta.Formigas de jardim constroem ninhos em velhas árvores podres e solo (monte de colina). Sua rainha-rainha não retorna ao formigueiro após o vôo matrimonial, mas cria uma nova colônia, independentemente, sem a ajuda de formigas operárias. Em rainhas desta espécie a expectativa de vida mais longa é de 28 anos.

Arborizado

Refere-se ao gênero campotonus. No território da Federação Russa, morador de madeira principalmente preto e brilhante vivo. Pica-paus são grandes o suficiente em tamanho, seu comprimento pode atingir 11-12 mm. Preencher principalmente florestas decíduas e coníferas. Para construir ninhos, prefira árvores velhas, caídas, tocos podres ou galhos secos. Raramente eles descem ao chão. Eles vivem em pequenas famílias com um único útero.

O número de uma colônia aproximadamente 5-8 mil pessoas.

Ceifadores de formigas

O comprimento do seu corpo varia de 5 a 10 mm. Eles têm uma cabeça grande e mandíbulas bem desenvolvidas, que precisam moer sementes e grãos (a principal ração dos ceifadores). Reapers formigas vivem em grandes colônias. Soquetes são construídos sob o solo. Na maioria das vezes, seus assentamentos podem ser encontrados na beira da estrada ou nos campos. Jovens rainhas e machos nesses indivíduos geralmente hibernam em um formigueiro, com o início da primavera (enquanto o solo ainda está úmido) voam para fora do ninho para equipar as novas colônias.

Benefício e dano

Na natureza não há apenas insetos nocivos ou apenas úteis. Existem situações em que uma ou outra espécie pode ser útil para uma pessoa ou lhe causar muitos problemas.

Formiga floresta está listado no Livro Vermelho como o principal defensor das florestas contra as pragas. Comendo as espécies de insetos ativos de um inseto nocivo, as formigas florestais param sua disseminação. Além disso, esses incansáveis ​​trabalhadores soltam cuidadosamente o solo, saturando-o com oxigênio. E também não desempenha o papel mínimo na cadeia alimentar, sendo a principal fonte de alimento para muitos pássaros da floresta: galos de madeira, pica-paus, peitos. As formigas secretadas por formigas são amplamente utilizadas na medicina: em sua base, as drogas são produzidas a partir do reumatismo, dores articulares, tuberculose.

E apenas para residentes de verão formigas vermelhas são um verdadeiro desastre: a dieta desses indivíduos em sua maior parte é uma almofada (doce alocação de pulgões). As formigas protegem os pulgões, produzem-nas em grandes quantidades e até as levam para o inverno em um formigueiro. Os pulgões causam enormes danos a pomares e hortas, destruindo toda a vegetação. Portanto, a aparência desses visitantes da floresta nas áreas suburbanas causa um verdadeiro pânico.

Formiga preta de jardim. Deste inseto, há, sem dúvida, mais mal do que bem.Sendo acomodados nos jardins, comem de bom grado os frutos das árvores frutíferas, sugam o néctar das flores, danificando-os. E também, como as formigas vermelhas, criam rebanhos de pulgões.

A formiga-ceifeira Tem vantagem considerável em estepes virgens, onde espalha ativamente sementes de plantas. Mas se esses insetos chegaram perto das correntes onde o grão é debulhado, isso ameaça uma séria calamidade.

Formigueiro útil na medida em que destrói pragas, cadáveres de insetos, bem como larvas que vivem sob a casca das árvores. Mas luto, se os lagartos de madeira escolheram para o seu povoado pranchas preparadas, dobrados em um celeiro ou no pátio de uma casa de habitação. Colocando a madeira por dentro e transformando-a em lixo, eles tornam o material de construção absolutamente inadequado para uso. Muitos problemas podem ser trazidos por woodworms a uma pessoa, tendo-se instalado diretamente em uma residência. Geralmente nas casas sofrem de suas invasões móveis, portas, rodapés de madeira.

As formigas trazem muitos problemas para uma pessoa que se acomoda bem perto dele. A natureza dificilmente teria vivido e florescido sem esses pequenos trabalhadores.Isso deve ser lembrado quando há o desejo de destruir e destruir o formigueiro simplesmente por diversão.

Fotos

Em seguida, você verá uma foto de formigas florestais:

Assista ao vídeo: A Picada do Escorpião

Pin
Send
Share
Send