Orchid blynela: tudo o que você precisa saber sobre o cultivo e o cuidado adequado

Pin
Send
Share
Send

Talvez, todo jardineiro sonhe com tal flor, que seria incrivelmente bela e ao mesmo tempo despretensiosa às condições climáticas, e também não exigirá cuidados cuidadosos. Felizmente, essa planta é, e pode ser obtida, provavelmente, em cada floricultura, orquídea blylla. Na natureza, esta flor cresce no Extremo Oriente, na China e no Japão. Nas condições climáticas do nosso país, a orquídea blylla cresce sem problemas em casa, em jardins de inverno e ao ar livre.

  • Orquídea blynela: características de uma flor
  • Tipos de Blethilli
  • Onde, quando e como plantar um blyllllu
    • Que tipo de iluminação você precisa?
    • Umidade e temperatura
    • Solo para plantar um bentônico
    • Plantação correta da orquídea
  • Como cuidar adequadamente de uma planta
    • Regras para regar a orquídea
    • A planta precisa de adubação adicional?
    • Cuidado do solo
    • Regras de transplante de orquídeas
  • Propagação da semente com as sementes e a divisão das raízes
  • Doenças e pragas do bentônico
  • Como proteger o Blythell no inverno

Orquídea blynela: características de uma flor

O berço do bliiella é a Ásia oriental.Esta é uma planta terrestre perene, atingindo não mais do que algumas dezenas de centímetros de altura.As folhas são verdes, predominantemente lanceoladas, às vezes também são variegadas. Em uma orquídea deste gênero uma escova de flor pequena. Tsvetonos ocorre no final da primavera ou no verão, tudo depende do clima. A forma das flores é clássica, familiar às orquídeas. Muitas vezes eles têm um tom lilás ou violeta-rosado, mas também são brancos. Geralmente as espécies do blythele exalam um aroma suave e agradável. O nome desse tipo vem de um similar chamado Bletia.

Voce sabe Algumas espécies de orquídeas vivem até cem anos.

Tipos de Blethilli

O gênero Bletella inclui cerca de 10 espécies. Em casa, uma bentilla de jacinto (Bletilla hyacinthina) e ocre brioni, ou amarelo-castanha (Bletilla ochracea) são geralmente cultivadas.

O bluetella jacinto, ou listrado (B. hyacinthina, B. striata) - o tipo mais popular de blythely, veio da China e do Japão. Atinge de altura de 30 a 70 cm, nas raízes há incrementos anuais na forma de thickenings tuberosos. A parte aérea da planta é representada por longos pedúnculos, grandes folhas lisas com pronunciadas dobras longitudinais, e também longos pseudo-lobos que, pressionados firmemente um contra o outro, formam um tronco falso com um comprimento de 15 cm. A inflorescência é uma orelha rara de oito flores.As flores são grandes o suficiente, até 5 cm, rosa brilhante e roxo com um aroma delicado. Há também uma variedade de blytella listrada de branco - "Alba".

Blethilla marrom-amarelo (ocre) é encontrado no Vietnã, Japão, China, Taiwan e Mianmar. Estas orquídeas são pequenas em tamanho com folhas dobradas largamente lanceoladas verdes macias. A inflorescência é representada por um pincel de flores pequenas, com pedúnculos de até 40 cm de comprimento, as flores são pequenas, com um leve aroma, a forma clássica das orquídeas.

Voce sabe As maiores flores estão na orquídea da espécie Paphiopedilum sanderianum, cujas pétalas têm um comprimento de quase um metro na natureza! O registro real foi estabelecido por uma orquídea dessa espécie, que foi cultivada em 1991 na cidade de Somerset. O comprimento das pétalas de suas flores era de 122 cm, e a altura da planta em si era de 20 m.

Onde, quando e como plantar um blyllllu

Orquídea Blella pode florescer no jardim no campo aberto em áreas com um clima quente e temperado, onde a temperatura não cai abaixo de -5 ° C. Em um clima frio, é melhor cultivar uma casa como uma flor de interior.

Que tipo de iluminação você precisa?

Crescendo no jardim, a orquídea Blylla precisa de um lugar bem iluminado, que ao mesmo tempo é protegido da luz solar direta.

Umidade e temperatura

Blythella não tolera umidade e vento frio, então tente dar a ela o cuidado adequado. Esta flor cresce bem em um clima temperado continental com um inverno nevado, mas não muito gelado e um verão quente e moderadamente úmido. Só agora com a floração, pode haver problemas.

Para o blythle, você precisa selecionar cuidadosamente um local que não deve ser úmido e inundado com água descongelada. Além disso, a orquídea deve ser protegida das geadas abaixo de -5 ° C, cavando pseudobulbos para o inverno e limpando-os em local seco. Em um clima quente, uma flor pode simplesmente ser coberta com um material especial ou com folhas secas.

Solo para plantar um bentônico

A blethella pode crescer em quase todos os solos, por isso é ótima no solo comum do jardim.

Importante! Para que sua planta cresça mais rápido e intensamente, você deve usar uma mistura especial de solo, que é destinada a orquídeas.
Para pousar um blythel em um terreno aberto misture areia, zunido e cal em proporções iguais. Também é possível preparar uma mistura de solo o mais próximo possível do solo em que a orquídea cresce na natureza: duas partes da turfa neutra superior,uma parte da argila expandida, uma parte da casca de madeira esmagada, uma parte do musgo, bem como uma parte da cinza de madeira e carvão. Como resultado, você obtém uma mistura com grânulos pronunciados, o que é bom para a umidade.

Plantação correta da orquídea

O cultivo da bliiella pode vir de pseudobulbos ou sementes. O momento mais adequado para o plantio de orquídeas é a primavera. Os pseudobulbos devem ter uma cor uniforme, ser fortes e desprovidos de sinais de decadência. Plante-os em um solo preparado a uma profundidade de 5 cm e a uma distância de 15 cm um do outro. O solo deve ser periodicamente humedecido e a rega total deve ser realizada apenas após o aparecimento das primeiras folhas.

Para semear, você precisa de um recipiente de plástico com um substrato umedecido. As sementes apresentam uma camada fina e raramente. Assegure-se de que as futuras mudas estejam bem iluminadas. Se não houver bastante natural, é permitido suplementar o artificial. A temperatura ideal do ar deve estar entre 22 e 27 ° C.

Importante! Não exagere nem seque a mistura do solo.
Em dois meses, comece a se alimentar com um fertilizante especial projetado para orquídeas. Antes do início do inverno, cubra o solo com folhas ou arrume um abrigo de túnel seco com agrospan ou spunbond.

Como cuidar adequadamente de uma planta

Estranhamente, é muito mais fácil cuidar da blynelilla do que de outras orquídeas, que são consideradas muito extravagantes e caprichosas no cultivo. No entanto, a blythelle também tem suas próprias preferências em relação a vários aspectos do tratamento - o regime de irrigação, fertilizantes, proteção contra doenças e pragas e preparação para o inverno.

Regras para regar a orquídea

No verão, a blynela precisa de rega abundante, que deve ser gradualmente reduzida ao inverno. Aqui a coisa principal - não permita o apodrecimento do sistema radicular. No início do período de repouso, a rega deve ser substancialmente reduzida e a planta de casa deve ser movida para um local escuro e fresco. Neste momento a blynela perde as folhas. No final do período de repouso da flor, é necessário aumentar o volume de rega e movê-lo para um local claro.

Durante a floração durante a rega, a água não deve cair sobre as flores, porque elas podem começar a apodrecer.Regue o blewel com um regador, para que a água flua apenas para o sistema radicular. A frequência de irrigação que você precisa ajustar, com base no grau de consumo de umidade.

Importante! Os especialistas aconselham esperar a condução da irrigação de tal forma que as raízes secam apenas uma vez por semana.

A planta precisa de adubação adicional?

Adube a blythella durante o período de seu crescimento intensivo. Duas vezes por mês, é necessário fazer 0,01% de solução de fertilizante mineral. Durante o período de descanso, o curativo superior é interrompido.

Cuidado do solo

Uma vez que o sistema radicular da flor está localizado perto da superfície, então soltar o solo naquele lugar não pode ser. Lembre-se de que até as ervas daninhas devem ser puxadas com muito cuidado, de modo que os brotos de crescimento das raízes das orquídeas não sejam danificados. É melhor até mesmo cortar as ervas daninhas sob a raiz, sem rasgá-las. Deixe levar mais tempo e esforço, mas vale a pena.

Regras de transplante de orquídeas

A planta geralmente transplanta o transplante perfeitamente. Escavar cuidadosamente a blytella com um pedaço de terra, sem tocar nas raízes tenras, ou sair com o solo da panela. Se no segundo caso é difícil para você fazer isso, então você pode cortar o pote, mas apenas sem danificar a planta.Orquídea juntamente com um pedaço de terra é imerso em um recipiente com água morna, de modo que o solo esteja completamente encharcado. Suavemente enxaguar os restos da terra das raízes e remova todas as partes mortas e danificadas do sistema. Coloque os cortes em pedaços com carvão batido. Coloque o blynelly em um papel ou toalha de wafer até que seque completamente. Coloque uma camada de drenagem de argila expandida no buraco ou pote - 5 cm.Em cima, preencha um novo substrato preparado e coloque a planta nele.

Você pode colocar uma pequena cavilha para pendurar caules, se houver. Por cima, polvilhe outro substrato e esmague-o com a mão, ou faça um carimbo para torná-lo um burro, se a orquídea for transplantada no jardim. Se o blythele cresce na sala, a panela deve ser baixada na água por alguns minutos, e depois deixar escorrer. Então você verifica a quantidade de substrato. Se as raízes estiverem nuas na superfície, você precisará adicionar mais.

Propagação da semente com as sementes e a divisão das raízes

A reprodução da orquídea do jardim do bêntico pode ocorrer de duas maneiras: sementes e divisão do rizoma. Cultivar uma flor de sementes é muito difícil e longo. Além disso, condições laboratoriais estéreis são necessárias para isso.As primeiras flores, na melhor das hipóteses, aparecerão somente após 6 a 7 anos. Portanto, o segundo método - a divisão das raízes é o mais adequado. Você pode compartilhar apenas projetos fortes e exuberantes que viveram por muitos anos.

O melhor momento para a reprodução da blythelle é quando ela dispara. Corte o caule com um podador, deixando o topo com duas raízes aéreas e um coto com quatro folhas. Logo no coto haverá 1-2 novos crescimentos. Em 3 anos eles se tornarão adultos independentes florescendo orquídeas. O topo enraizado e cresce mais devagar, mas eventualmente se torna uma flor independente. Coloque um corte com carvão anti-séptico ou moído.

Voce sabe A menor flor da orquídea é Platystele jungermannoides e não excede 1 mm de diâmetro.

Doenças e pragas do bentônico

O principal inimigo da bliiella é a podridão negra. Exprime-se por uma lesão apreciável de tecidos e o seu escurecimento. A razão para isso é um erro grosseiro no atendimento - baixa temperatura com alta umidade. A planta doente deve ser destruída, e as orquídeas vizinhas devem ser tratadas com fungicidas contendo cobre, por exemplo, uma calda bordalesa.

Lesmas e caracóis acertar as raízes jovens de flores. Especialmente a delicadeza favorita neles são vértices - cones do crescimento de raízes. Você pode combatê-los mecanicamente, à mão. Existem muitos meios de proteger as plantas contra as lesmas, que podem ser encontradas em todas as lojas de flores. Combatê-los pode examinar cuidadosamente a superfície do vaso de flores à noite e remover as pragas.

No mercado, existe um número bastante grande de produtos fitofarmacêuticos. O principal é agir de acordo com a instrução nas proporções e concentrações recomendadas. Mesmo folhas e botões jovens podem danificar pulgão verde. Neste caso, os medicamentos baseados no malatião serão bons.

Voce sabe A orquídea mais cara é "Gold Kinabalu". Este tipo de orquídea é excepcionalmente raro e floresce apenas quando a planta atinge a idade de 15 anos. Um escape pode custar US $ 5000.

Como proteger o Blythell no inverno

A principal condição para o inverno bem sucedido do Blythel - proteção contra geada e umidade. Por isso, em regiões frias não se deixa ao inverno no solo, mas escava pseudobulbos e guarda-os em um lugar fresco e seco.Em regiões com um clima mais quente, você pode deixar a blynelilla para o inverno no jardim, cobrindo-a necessariamente com uma espessa camada de agulhas, folhas secas ou com material de cobertura.

Nada extravagante em comparação com outras orquídeas, a blynela, no entanto, exigirá muita atenção e cuidado. Mas uma linda flor exótica, sem dúvida, merece isso.

Pin
Send
Share
Send