Sistema adubador para diferentes solos: aplicação e dose

Pin
Send
Share
Send

A fertilização do solo é um processo importante para o crescimento ativo e desenvolvimento das plantas e, consequentemente, a produção de uma cultura grande e de alta qualidade. Fertilizantes - uma coleção de substâncias que são usadas para melhorar as condições e propriedades dos solos. Eles alimentam as plantas com os componentes químicos necessários.

  • Fertilização de solos argilosos
  • Fertilizando solos arenosos
  • Fertilização de solos argilosos arenosos
  • Fertilização de solos argilosos
  • Fertilizando solos podzólicos
  • Fertilização de solos pantanosos
  • Adubo de chernozem

Existem os seguintes tipos de fertilizantes:

  • orgânico e mineral (por origem);
  • sólido e líquido (estado agregado);
  • ação direta e indireta (modo de ação);
  • básico, presowing, alimentação, introesil, superficial (método de aplicação).
O tipo de fertilizante necessário para a terra depende do tipo de solo que precisa ser tratado.

Tipos de solos:

  • arenoso;
  • argiloso;
  • limo arenoso;
  • argiloso;
  • podzólico;
  • turfoso-pantanoso;
  • terra preta.

Fertilização de solos argilosos

Solos argilosos são solos que contêm 40-45% de argila na forma pura. Eles são caracterizados como pegajosos, crus, viscosos, pesados, frios, mas ricos.Os solos argilosos são impregnados lentamente com água e retardam fortemente, muito mal e passam lentamente a água para a camada inferior.

Portanto, plantas que crescem neste tipo de solo, praticamente não sofrem com a seca. A viscosidade de tais solos com forte umedecimento dificulta o tratamento da terra, bem como a secagem completa - a terra é dura, mas se rompe violentamente, o que contribui para a rápida penetração de água e ar nas rachaduras.

Portanto, os solos mais pesados ​​para processamento são solos argilosos. Para processá-los, é necessário esperar até que o solo não esteja mais pegajoso, mas não secará. Para preparar solos argilosos para plantas de plantio, é necessário aplicar uma quantidade bastante grande de esforço.

A primeira coisa a fazer é melhorar e fertilizar os leitos de argila. Para que a água não fique estagnada, é necessário adormecer nas terras baixas e nivelar as colinas, isto é, nivelar a superfície. Top curativo orgânico é considerado o primeiro passo para o cultivo de solos argilosos. Eles são trazidos no período de outono, quando a colheita é colhida. Se o desenvolvimento da terra está apenas começando, você precisa fazer 1,5 baldes de orgânicos por metro quadrado de solo argiloso.

Voce sabe O adubo em solos argilosos continua funcionando por oito anos, enquanto solos leves precisam ser fertilizados em quatro anos.
Um complexo de esterco, nitrato de potássio e serragem também é adequado. Para 10 kg de estrume adicionar 100 g de salitre na forma líquida e 2 kg de serragem. Melhorias podem ser alcançadas usando serragem com solução de ureia. Para fazer isso, pegue três baldes de serragem e 100 g de uréia, diluídos em um balde de água.

Ao usar cobertura em solos argilosos, fertilizantes verdes ou sideratos estão bem estabelecidos. Para este propósito, leguminosas de um ano de idade são semeadas na primavera, e mais tarde no outono elas são processadas junto com o solo para criar condições para o processo de decomposição. Tais medidas não apenas enriquecem a terra com adubação orgânica, mas também melhoram sua estrutura.

Como e o que pode ser facilitado pelo solo: o afrouxamento dos solos argilosos é facilitado pela areia do rio, que é introduzida com fertilizantes orgânicos. Use três baldes de areia por 1 metro quadrado de terra. A introdução de areia é melhor feita no outono durante a escavação.

Para enriquecer o solo argiloso pode ser semeado trevo, em seguida, cortar 10 dias depois, deixando para a decadência.Se o solo de argila é ácido, então é necessário fazer fertilizantes alcalinos. Para isso, usa-se cal apagada.

Importante! Para determinar a acidez do solo, observe a vegetação. No solo ácido, banana, cavalinha, mocryca, buttercup cresce. Em fracamente ácido e neutro - trevo, grama de trigo, camomila, trepadeira de campo.

Para virar terra argilosa em solo argiloso, será necessário fazer esforços e fazer cobertura de topo orgânica todos os anos durante cinco anos. Quando o desenvolvimento do solo ocorreu e alguns de seus componentes foram levemente melhorados, trabalhos de fertilizantes são realizados para o cultivo de plantas.

Fertilizantes minerais são compostos sintéticos inorgânicos. Vamos descobrir porque os fertilizantes minerais contribuem para o solo. Esta espécie é usada para reabastecer as reservas de nutrientes: nitrogênio, fósforo, potássio.

Os fertilizantes minerais são aplicados ao solo argiloso no outono, sob aração. Eles são usados ​​em pequenas quantidades, porque a argila já é tão rica em minerais. A escolha de fertilizantes minerais depende do que você pretende cultivar neste site.

Em solos argilosos crescem macieiras, cerejas, figos, marmelo, framboesa, espinheiro.Ao plantar legumes em um leito de barro, as mudas são plantadas sob um declive, colocando as raízes em uma camada de solo mais quente; as sementes devem ser semeadas em buracos rasos.

As batatas devem ser plantadas a uma profundidade inferior a 8 cm e o solo deve ser constantemente solto em torno das plantas durante a estação das chuvas, e quando a seca - após a rega.

Para melhorar a fertilidade e aumentar a quantidade de substâncias minerais e elementos no solo, é necessário fertilizá-lo. Você pode usar esterco diferente: ovelhas, coelho, cavalo, excrementos de frango.

Fertilizando solos arenosos

O solo arenoso é uma terra friável e viscosa na qual até 50 partes de areia caem em 1 parte de argila. Você pode verificar se o tipo de solo é arenoso em sua área. Tente rolar uma bola ou flagelo. Se a bola girar e o flagelo não for, então é um solo arenoso argiloso e, se nem a bola nem os flagelos se formarem, o tipo dessa terra é arenoso.

O problema do solo arenoso é a má retenção de umidade, assim sem a sua melhora não só não conseguirá um rendimento alto, mas também um crescimento normal de fábricas. Evaporação, a umidade leva a maior parte dos nutrientes. O solo arenoso esfria rapidamente e também se aquece rapidamente, então no inverno a planta morrerá do frio,e no verão - das queimaduras das raízes e da morte do sistema radicular.

Para melhorar o solo, é necessário aumentar sua viscosidade. Para fazer isso, use adubação orgânica. O uso de estrume ajudará a melhorar o solo arenoso. Para um metro quadrado, dois baldes de esterco devem ser usados. Tais manipulações devem ser realizadas dentro de três anos.

Uma maneira mais barata, mas menos eficaz, de melhorar o solo arenoso é encher-se de composto ou turfa. Um balde de fertilizante deve ser usado por metro quadrado. Assim como os solos argilosos, os solos arenosos são melhorados com a ajuda da semeadura do território com leguminosas. O despejo é necessário em conjunto com as plantas, elas ajudarão a aumentar a viscosidade.

Você precisará de mais esforço e esforço para melhorar o solo com argila. Para fazer isso, é melhor comprar argila seca em pó. Se você gastar e fizer quatro baldes desse fertilizante para o solo, então, em duas estações, será capaz de transformar o solo arenoso em arenoso.

Quando a terra melhora, a cobertura morta é necessária a cada verão, portanto a água não evaporará tão rapidamente.Os fertilizantes orgânicos são introduzidos no solo arenoso no outono, em particular turfa e esterco. Tratar mineral e alguns fertilizadores orgânicos do solo arenoso é melhor na primavera, se fazer no outono, então a maior parte será lavada pela água.

Como fertilizante para solos arenosos ácidos, usa-se cinzas de madeira. Promove a desoxidação e, em solos neutros, é uma fonte de potássio e fósforo. Faça cinza custa 200 g por metro quadrado, não enterrar, mas apenas espalhar. Não faça cinza com fertilizantes nitrogenados - ele perderá suas propriedades.

O intervalo de tempo entre a introdução de vários tipos de fertilizantes deve ser de pelo menos um mês, e é melhor usar fertilizantes nitrogenados logo antes da semeadura / plantio.

Fertilizantes minerais em solos arenosos devem ser usados ​​com cuidado, pois eles imediatamente chegam às raízes das plantas e podem queimá-los. É melhor fertilizar com mais frequência, mas com menor concentração.

O tipo de adubação, a quantidade e a frequência de aplicação dependem das plantas que você planeja plantar. Em solos arenosos, madressilvas, amoras, groselhas, groselhas, ameixas, cerejas, macieiras, uvas e melões crescem bem.

Fertilização de solos argilosos arenosos

Os arenitos são solos nos quais 7 partes de areia têm 3 partes de argila.Eles são caracterizados por ter uma estrutura friável, eles seguram meio de umidade. Ao contrário dos arenitos, os arenitos arenosos são favoráveis ​​para o cultivo de plantas.

Os solos argilosos são respiráveis, retêm fertilizantes minerais, impedem a sua lavagem, retêm a água. Turfa e estrume são adequados para a alimentação, eles são introduzidos na primavera ou no outono durante o cultivo da terra. A introdução de fertilizantes minerais, como no caso de solos arenosos, é realizada na primavera, em pequenas porções, mas frequentemente.

Os solos argilosos arenosos são bastante férteis e adequados para o cultivo da maioria das plantas. Na terra arenosa, você pode cultivar hortaliças, a maioria das frutas e bagas, cereais.

Fertilização de solos argilosos

Os solos argilosos são aqueles que contêm a maior parte da argila e menos areia na sua composição. Eles são considerados uma combinação de tipo argiloso e argiloso arenoso.

Lomas separados nos tipos:

  • pulmões;
  • média;
  • pesado.

Os solos argilosos são mais adequados para o plantio de hortas e hortas. Eles são facilmente ventilados, bem quentes e permeáveis ​​à água, facilmente processados.Os resíduos são ricos em minerais e elementos, contêm um grande número de nutrientes, constantemente reabastecidos devido a microorganismos que vivem no solo.

Apesar do conteúdo natural dos microelementos, os solos argilosos, como os solos franco-arenosos, precisam ser alimentados. Para a aplicação adubo e composto adequado, que são recomendados para uso no outono, sob o tratamento de marga.

Além disso, é aconselhável a realização de fertilizantes orgânicos e minerais adicionais, dependendo do plantio planejado ou da plantação de plantas.

Alycha pode crescer em margas pesadas. Solos leves e argilosos são adequados para o cultivo de peras e macieiras. Após o cultivo, essas plantas para solos argilosos, como leguminosas, milho, pimentão, raízes, que são muito exigentes para a composição do solo, são capazes de se desenvolver normalmente.

Fertilizando solos podzólicos

Os solos podzólicos são solos característicos de florestas de coníferas. Eles são formados sob a influência de baixas temperaturas e alta umidade.

Voce sabe Este tipo de solo recebeu este nome das palavras "sob" e "cinza", isto é, semelhante a cinza.

Este tipo de terra é considerado o mais inadequado para o cultivo de vegetais, pois tem uma reação ácida e baixa fertilidade. Considere qual fertilizante é melhor para solos ácidos podzólicos.

Ao usar estes solos para o plantio, é necessário reduzir a acidez pela calagem. Para isso, 0,5 kg de cal é aplicado por 1 metro quadrado de terra. A quantidade especificada de cal é usada uma vez em 8 anos. A introdução de cal deve ser feita no outono, enquanto o uso de qualquer outro adubo não é necessário.

Se você adicionar adubação orgânica ou mineral com cal, o efeito desta última será mínimo, já que a cal reduz a eficácia de outros fertilizantes. Portanto, a cal é usada no outono e na primavera - cobertura superior orgânica e mineral.

Como usar fertilizantes para solos ácidos:

  • estrume deve ser trazido no início da primavera para o cultivo da terra;
  • A adubação com amônio (uréia, amônia, cloreto de amônio) também é introduzida na primavera;
  • O curativo superior de potássio é aplicado no outono.

Importante! Repolho, beterraba, alfafa e cânhamo não toleram um ambiente ácido.

Sensíveis à acidez são plantas: trigo, cevada, milho, pepino, cebola, leguminosas, alface, girassol.

Para fracamente sensíveis ao ambiente ácido são: painço, centeio, aveia, cenoura, tomate, rabanete.

Linho e batatas, quando cultivados em solos fortemente ácidos, exigem a calagem do solo.

Assim, quase todas as plantas precisam aplicar calcário ao solo para absorver adequadamente os nutrientes.

Também para a fertilização do solo use carvão, turfa e serragem.

Fertilização de solos pantanosos

Os solos turfosos e pantanosos são um tipo de solo que é formado quando há um constante forte encharcamento por precipitação ou lençol freático.

Os solos do pântano de turfa, consistindo de substâncias orgânicas, são ricos em nitrogênio, o que raramente é encontrado na forma natural acessível para as plantas.

Mas, ao mesmo tempo, há uma escassez de potássio e uma escassez crítica de fósforo. Tais solos não conduzem calor bem, a turfa aquece lentamente. Vamos considerar quais fertilizantes devem ser aplicados à terra pantanosa.

Melhoria das turfeiras deve ser realizado de duas maneiras:

  • criação de condições para meios de subsistência normais, introduzindo estrume, serragem, composto;
  • a introdução de elementos em falta, como potássio e fósforo, para garantir o desenvolvimento normal das plantas.

A maioria das árvores frutíferas não tolera a constante estagnação da água, por isso devem ser plantadas em uma colina ou em parcelas podsypannye de terra. Sistema bem estabelecido de medidas para a drenagem de terras pantanosas, que permite o cultivo de culturas, hortaliças e culturas de frutas e bagas.

Adubo de chernozem

Chernozem é um tipo de terra que tem uma cor escura e contém uma grande quantidade de húmus. Este tipo de terra é rica em fósforo, nitrogênio, ferro e enxofre. Chernozems são bem permeáveis ​​à água e ao ar, contêm muito cálcio.

Chernozems são ricos e férteis em si mesmos. Se necessário, como fertilizante de outono para uso no solo, faça uma cobertura de fosfórico e potássio. Considerando o fato que chernozem não tem uma folga muito boa, é possível acrescentar o composto, areia ou turfa na queda: use a parte da fertilização de 3 partes de chernozem.

Apesar da fertilidade, os chernozems perdem com o tempo, se não forem cuidados e não aplicam fertilizantes. Para solos com acidez normal adequada: salitre, cobertura superior de potássio. Para chernozems ácidos, cal apagada deve ser adicionada a uma taxa de 200 g por 1 metro quadrado.

Chernozems são adequados para a grande maioria das plantas. Em tais solos são cultivadas técnicas, cereais, frutas, oleaginosas.

Resumindo, é importante dizer que qualquer tipo de solo requer cuidado. Para o crescimento normal e desenvolvimento das plantas, aumentando a fertilidade e rendimento, é necessário introduzir fertilizantes no solo.

Assista ao vídeo: Adubação de Manutenção

Pin
Send
Share
Send