O gorgulho ambarico é uma das pragas mais perigosas do grão durante o armazenamento. Ele come cevada, arroz, trigo, trigo, milho e até macarrão. O besouro pode levar a uma perda em larga escala do armazenamento de grãos. Os agricultores acreditam que sua aparência não é nada menos do que um desastre, porque esse pequeno besouro pode causar danos irreparáveis à colheita de cereais. Portanto, neste artigo, vamos falar sobre como lidar com o weevil no grão.
- Como um gorgulho do celeiro
- Reprodução e ciclo de vida
- Que mal o gorgulho do weevil faz
- Medidas preventivas de luta
- Métodos de combate ao gorgulho do celeiro
Como um gorgulho do celeiro
Weevil weevil é um inseto de pequeno tamanho (4 mm), marrom escuro, quase preto, com corpo e asas estreitos. Refere-se à ordem dos coleópteros.
O inseto e tem o seu nome por causa da forma característica da cabeça. No final de sua tribuna peculiar há um bocal, com o qual um gorgulho é introduzido nas partes moles do grão.
Reprodução e ciclo de vida
No período quente, a reprodução do besouro começa. Com a ajuda de uma probóscide fina, a fêmea rói buracos no grão e põe um ovo lá. Depois disso, a rolha da farinha fecha a lacuna. Assim, os grãos infectados permanecem aparentemente intactos. Você só pode distingui-los se jogar os grãos na água: aqueles em que a larva já se instalou - irão à tona e o todo afundará até o fundo. Além disso, no exame, você pode ver que o grão danificado é de cor fosca.
Uma fêmea pode colocar 150 a 300 ovos. Feminino vivo 3-4 meses, machos - 5 meses. O período de desenvolvimento da larva é de 3-6 semanas, dependendo da temperatura e umidade. A uma temperatura de +4 ° C, as larvas param em desenvolvimento e a -5 ° C morrem. As larvas se transformam em pupas transparentes de até 3 a 5 mm de comprimento. Depois de 8-22 dias já formou besouros roer fora do abrigo e ir para fora.
Que mal o gorgulho do weevil faz
O gorgulho ambaroso vive 200-250 dias, para um dia pode destruir até 0,67 mgs de grão. A larva pode destruir até 11-14 mg de grãos por dia, enquanto a mastiga por dentro. Assim, um grande número de insetos pode destruir enormes quantidades de colheita.
Os produtos danificados não são mais utilizáveis e perdem a capacidade de germinar.
Medidas preventivas de luta
Desde que se livrar do gorgulho no grão é difícil, é mais medidas preventivas:
- Antes de despejar a colheita em silos de armazenamento especiais, é necessário limpá-la de grãos e impurezas daninhas;
- grãos de diferentes períodos de montagem e umidade devem ser armazenados separadamente;
- Tanques de armazenamento de culturas devem ser cuidadosamente limpos antes de serem usados em estoques e detritos anteriores;
- você precisa monitorar o teor de umidade do armazenamento de grãos; no armazenamento longo a umidade deve fazer 2-4%;
- não se esqueça de destruir o grão danificado.
Métodos de combate ao gorgulho do celeiro
É muito difícil destruir uma praga nos armazéns, porque é difícil diagnosticá-la: o inseto está em lugares de difícil acesso e dentro do grão. Ajudar a livrar-se das medidas de luta do gorgulho do celeiro, que são as seguintes:
- Resfriando o grão a -10 ° C. Neste caso, é necessário observar a umidade e a ventilação da sala. Neste caso, as pragas serão destruídas por causa da baixa temperatura, que elas não toleram.
- Usando agentes de aspiração e removendo o weevil na peneira com furos. Mover a colheita afeta negativamente a condição de pragas e reduz seu número.
- O besouro afasta o alho e sua casca, colocados em um recipiente com cereais;
- armazenar grumos em potes ou recipientes hermeticamente fechados;
- Os produtos infectados devem ser descartados, uma vez que não são mais adequados para alimentação;
- O gabinete é tratado com uma solução de sabão / acético;
- folhas de louro e lavanda, espalhadas pelas prateleiras, assustam os insetos com o cheiro.
Não faça grandes estoques de cereais e massas. Mesmo se você comprar cereais em pacotes, um inseto pode roer facilmente a embalagem e entrar. O gorgulho ambarino, ou besouro de elefante, é capaz de causar grandes danos à cultura, que é armazenada em armazéns e celeiros. Mas, mesmo assim, os métodos de combate existem e trazem resultados positivos.