Adubo de urtiga: cobertura verde das plantas

Pin
Send
Share
Send

Hoje, as prateleiras das agro-lojas estão cheias de várias adubações para as plantas. Mas um dos principais objetivos dos caminhoneiros são os benefícios e a naturalidade das culturas cultivadas. A gama oferecida pelas lojas nem sempre é útil a este respeito. Existe uma alternativa maravilhosa e, mais importante, barata - fertilizante de urtigas para plantas. Sobre ele e fale com mais detalhes.

  • Qual é o uso de urtigas?
  • Como fazer fertilizante de urtiga
  • Quais plantas são úteis para urtigas?
  • Como fazer urtiga fertilizantes
  • Quais ingredientes você pode adicionar ao fertilizante a partir da urtiga

Qual é o uso de urtigas?

Este tipo de alimentação é baixa e mais acessível modo de saturação de jardim e vegetal culturas de substâncias úteis.

Vamos olhar para a composição química da erva daninha, para entender quais os benefícios que pode trazer o adubo verde de urtiga. Pertence ao grupo de azoto e é utilizada no início do verão antes da floração culturas hortícolas. A urtiga contém tais elementos:

  • cálcio - 37%;
  • potássio - 34%;
  • magnésio - 6%;
  • ferro - 0,3%;
  • microelementos (manganês, cobre, zinco, etc.).
Além disso, suas folhas são ricas em vitamina K1, que desempenha um papel importante no processo de fotossíntese e proporciona lazer e efeito restaurador sobre as plantas.

Voce sabe A vitamina K1 está envolvida na síntese de uma proteína específica - a protrombina, que é necessária para a coagulação do sangue no dano tecidual, além de prevenir a ocorrência de câncer.

A infusão de urtiga para fertilização fortalece o sistema radicular das plantas, estimula seu crescimento, aumenta a resistência a pragas e doenças. O processamento do jardim com sua ajuda afeta favoravelmente o solo, tornando-o mais fértil para seu impacto complexo.

A partir de fertilizantes orgânicos também é possível usar: carvão, turfa, composto, biohumus, estrume, serragem.

Como fazer fertilizante de urtiga

Considere como fazer fertilizante de urtiga dióica. Para a preparação da infusão, apenas as plantas coletadas antes do período de floração são adequadas. É melhor coletar brotos longe das estradas, em lugares limposAssim, a compatibilidade ecológica da adubação resultante será uma ordem de grandeza maior.

Recolha as plantas e corte-as num barril de madeira ou plástico, enchendo-as com 1/3. Não use recipientes de metal para não provocar reações que destruam todas as substâncias úteis contidas na grama.

Execute os brotos com água, não atingindo o topo do recipiente alguns centímetros, pois durante a fermentação o volume de líquido aumentará. A vasilha pode ser coberta com um pano, para que diferentes insetos não cheguem lá.

Importante! No processo de fermentação, a solução líquida adquire um odor muito desagradável! Para reduzi-lo, você pode adicionar um punhado de cinzas e a raiz da valeriana.

O curativo superior ficará pronto em cerca de duas semanas. Se o recipiente for deixado ao sol, o processo será reduzido para 7-10 dias. Durante todo o tempo, a infusão deve ser agitada diariamente, para que todas as substâncias úteis sejam liberadas com mais eficiência. No final da fermentação, é aconselhável filtrar a liquefação resultante.

Esta perfusão deve ser usada o mais rapidamente possível: quanto mais tempo demora a fermentação, menos substâncias úteis permanecem nela. Urtiga como um fertilizante não vai estagnar em suas caixas, vamos considerar para quais plantas ele pode ser aplicado.

Quais plantas são úteis para urtigas?

Alimentação de urtiga universal e é adequado para quase todas as culturas de pomares. Com a ajuda dela, tomates, repolho, pepino, pimentão são fertilizados.O fertilizante de urtiga é muito útil para os tomates, devido ao alto teor de potássio.

Como resultado de tal alimentação, você pode obter uma boa colheita de tomates. Mas para um representante da família, a alimentação orgânica solanácea não é suficiente, então você precisa fazer complexos minerais.

O molho verde superior também é adequado para as culturas de bagas, em particular os morangos. O potássio dá doçura às frutas e o nitrogênio estimula o crescimento.

Para morangos que o satisfazem com bagas deliciosas você precisa de cuidado apropriado durante a florescência, fertilizando fábricas na primavera e outono.

Urtiga como fertilizante para pepinos mostra excelentes resultados.

Os rebentos começam a crescer melhor, florescem mais depressa e os frutos têm excelentes qualidades de sabor. Você pode aplicar esta infusão, mesmo para flores e plantas de casa. Mas neste caso, cozinhe melhor de uma forma clássica, sem adicionar fermento.

Importante! Não use infusão de urtiga para culturas como alho, cebola, rabanete, nabos e feijão.

Como fazer urtiga fertilizantes

O fertilizante líquido da urtiga é usado de duas maneiras: foliar e raiz. Para a irrigação, isto é, a alimentação da raiz, a infusão é diluída com água numa proporção de 1:10 e é aplicada ao solo previamente irrigado não mais do que uma vez por semana.

Quando a pulverização (tratamento foliar), a concentração deve ser menos saturada, a relação com a água é de aproximadamente 1:20. Essa fertilização é realizada uma vez por mês, uma vez que a aplicação freqüente pode prejudicar as folhas.

Quais ingredientes você pode adicionar ao fertilizante a partir da urtiga

Além da formulação básica, existem várias variações na preparação do fertilizante de urtiga com vários aditivos.

  • Infusão com a adição de pão
No recipiente com urtiga adicionado pão ou fermento vivo, enquanto a água é adicionada cerca de 3/4: neste método, a formação de espuma é muito mais forte. Basicamente, este método é usado para obter mais rapidamente um produto acabado. Todo o processo de fermentação não leva mais de 5 dias.

Voce sabe O curativo orgânico para o seu jardim pode ser feito com pão amanhecido ou pão ralado. Basta enchê-los com água e deixe fermentar por uma semana.
  • Nutrição extra com a adição de dentes de leão

Um componente adicional e uma fonte de substâncias úteis para o curativo verde pode tornar o dente-de-leão comum. As plantas também devem ser coletadas antes da floração, levemente secas e moídas.

Depois disso, dentes de leão são adicionados ao componente principal e cheios de água.Além da infusão pode ser adicionado ao humate de potássio (com base em 1 colher de chá por 10 litros de água). Além de dentes-de-leão, outras ervas também são usadas como aditivo:

  • camomila;
  • mãe e madrasta;
  • absinto;
  • yarrow;
  • uma bolsa de pastor;
  • grama de trigo;
  • confrei.
Praticamente todas as ervas daninhas são adequadas para processamento em fertilizantes verdes (sideratos). As exceções são plantas que contêm substâncias venenosas e cereais, pois, durante a fermentação, os compostos contendo álcool são isolados.

  • Método de fermentação de metano
Para tornar a rede mais útil, agricultores experientes usam essa técnica: um barril com uma solução deve ser selado, por exemplo, com um filme plástico.

O processo de fermentação passa sem a participação de oxigénio, em resultado do qual os nutrientes são preservados em maior medida e não evaporam do líquido. Para a alimentação da raiz, a infusão é diluída na proporção de 1: 2, para foliar - 1: 5.

Como você pode ver, o fertilizante de urtiga feito pelas próprias mãos pode trazer grandes benefícios para sua economia verde. Ao mesmo tempo, seus custos serão mínimos e o resultado ficará satisfeito.

Assista ao vídeo: Abono verde orgánico y coberturas|Agricultura orgánica|AGRhumus

Pin
Send
Share
Send