Quando criam galinhas, seus donos frequentemente enfrentam diferentes doenças de aves. Uma vez que é impossível acompanhar tudo o que as aves comem, especialmente com free-range, uma das doenças mais comuns é a diarréia em galinhas poedeiras. Oferecemos informações sobre como tratá-lo.
- Assistindo a ninhada
- Intestinal
- Cecal
- Sintomas e sinais precoces
- Causas da aparência
- Infecções
- Violação da microflora
- Dieta errada
- Transporte a longo prazo
- Como tratar a diarréia em poedeiras
- O que fazer primeiro
- Uso de medicamentos
- Remédios populares
Assistindo a ninhada
Consistência, cor e frequência de fezes - tudo isto é de grande importância. Se você quer cultivar uma ave saudável, essa questão deve ser constantemente mantida sob controle, em nenhum caso abandonando-a.
Intestinal
Movimentos intestinais durante o dia são chamados de ninhadas intestinais. Em uma galinha saudável, eles devem ser de cor marrom escuro ou claro, e em sua forma lembrar grânulos. As impregnações brancas são consideradas a norma e indicam que o ácido úrico é excretado junto com a urina, e também acompanha as fezes.Se as fezes de uma ave não atenderem a essas características, você precisará continuar monitorando e estabelecendo um diagnóstico.
Cecal
A ninhada noturna é chamada de cecal, e sua consistência normal é muito mais clara que a do intestino, e a cor deve ser marrom-escura. Tal ninhada é o resultado de depósitos diários nos processos cegos do intestino delgado. Se o sistema digestivo estiver funcionando mal, os resíduos alimentares podem fermentar nos processos cegos, o que leva à doença. Também é necessário pensar, do que tratar a diarreia em galinhas de camadas.
Sintomas e sinais precoces
Os sintomas e sintomas são divididos em sintomas diretos e indiretos. Para direcionar, leve o seguinte:
- fezes líquidas em paletes e lixo no galinheiro, bem como a presença de várias inclusões no mesmo, tais como pedaços de alimentos não digeridos, muco, sangue, bolhas de gás;
- se a plumagem ao redor da cloaca de uma ave estiver manchada nas fezes, também deve ser observada;
- fezes pegajosas e líquidas nos jovens - isso pode provocar o bloqueio da cloaca e posterior morte do frango;
- a presença de perturbações no sistema digestivo da galinha poedeira pode ser determinada pelo aparecimento dos ovos, que numa ave saudável deve estar limpa. Se nos ovos existem contaminantes na forma de excrementos escuros e manchas de sangue, este é o sinal para soar um alarme.
Causas da aparência
Nenhuma doença pode surgir e se desenvolver simplesmente porque há sempre uma causa do problema. Quanto mais cedo você determinar e estabelecer o diagnóstico, melhor.
Infecções
A diarréia pode ser um sintoma algumas doenças infecciosas, por exemplo, Pullorosa. Esta doença também é chamada "diarréia bacteriana branca". Quando seus sintomas aparecem em galinhas, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.
Em aves adultas, a doença é quase assintomática, mas galinhas na idade de 1-3 semanas podem sofrer muito. A infecção pode ocorrer a partir de mudanças na temperatura (calor ou frio extremos) e também se espalhar do indivíduo infectado. As galinhas observam um estado deprimido, sonolência, diminuição do apetite; Parece que os pássaros mal conseguem respirar, eles o tempo todo abrem o bico e fecham os olhos. Poucos dias depois, um banquinho escuro e escuro é acrescentado a esses sintomas, o que pode obstruir a cloaca de frango e, assim, causar sua morte.
A diarreia também pode ser um dos sintomas das seguintes infecções: doença de Gamboro, salmonelose, pasteurelose, clostridiose, doença de Newcastle. Ao menor sinal de que as aves pegaram a infecção, você deve procurar ajuda de um veterinário. Apenas um especialista qualificado pode fazer um diagnóstico preciso e prescrever corretamente a terapia.
Violação da microflora
Infrações da microflora intestinal podem surgir devido a ingestão de alimentos com mofo ou podridão.Isso leva ao desenvolvimento de E. coli patogênica, clostrídios e coccídios. Após consulta do veterinário, terapia intensiva destina-se a normalizar a microflora.
Dieta errada
A alimentação inadequada de camadas também pode causar indigestão. Na maioria das vezes, isso se aplica a alimentos de baixa qualidade que se alimentam da ave.
A intoxicação alimentar pode causar: comida estragada, que, por exemplo, permaneceu no alimentador de ontem, produtos vencidos afetados por fungos ou fungos, bem como alimentos com altos níveis de proteína, gordura e fibra.
A diarréia pode começar por mudar para outro alimento. Se a galinha regularmente alimentou uma mistura ou a mistura de comida, e então um alimento granulado apareceu repentinamente no seu cocho de comida, pode causar stress, e como isso - a diluição das fezes.
Muito material verde consumido pela ave também pode causar dor de estômago.
Transporte a longo prazo
Praticamente para todas as situações mais ou menos estressantes, as galinhas reagem com a aparência de diarréia - seja caindo de um poleiro ou se movendo para uma longa distância. Existe até mesmo um termo como "diarréia de transporte", sua causa é a preocupação da ave. Quando a camada se acalma, tudo se normaliza.
Como tratar a diarréia em poedeiras
Em nenhum caso, não pode começar imediatamente a medicação, todas as ações devem ser realizadas em etapas e pesadas. Passos apressados podem levar ao agravamento da situação ou até mesmo à morte de aves.
O que fazer primeiro
Quando a diarréia em uma galinha é observada claramente, a causa é determinada primeiro e o diagnóstico é estabelecido. Só então fica claro como tratá-lo.
Naturalmente, a primeira coisa a fazer é remover o irritante - a causa do distúrbio. Se a falha estiver toda errada ou com energia desbalanceada, ela deve ser substituída. Primeiro de tudo, você precisa remover da dieta produtos atrasados e / ou de baixa qualidade e observar a dinâmica. A diarreia no contexto do stress passa sem qualquer terapia especial, é bastante criar condições cômodas de camadas. Mesmo que apenas um pássaro esteja doente, é necessário limpar e desinfetar no galinheiro e isolar todos os indivíduos doentes. Quando todas estas medidas são tomadas, é necessária uma monitorização cuidadosa.
Se o frango não melhorar, a diarréia não desaparece e, além disso, há novos sintomas da doença, deve-se passar ao tratamento médico.
Uso de medicamentos
Se as galinhas forem reprovadas mesmo após a mudança da dieta, vamos entender melhor para tratá-las.
Preparação das crianças inofensivas pode vir para o auxílio Biseptol, que está disponível na forma de comprimidos; eles são esmagados e adicionados à ração, com 1 parte do medicamento tomado 8 partes da ração. Para galinhas, a dosagem é reduzida pela metade. A terapia é realizada durante 5-7 dias. Outro seguro para camadas sensíveis da droga - "Levomycetin"; 4-5 comprimidos são dissolvidos em água e colocados em um bebedouro.O resultado não demorará muito para esperar - depois de alguns dias todos os sintomas desaparecerão sem deixar rasto.
Para o tratamento de pequenos espécimes, probióticos, que ajudam a restaurar a microflora intestinal saudável e melhorar a condição das galinhas. No papel de uma ferramenta tão útil pode atuar como um produto lácteo, como leite coalhado e soro de leite, bem como produtos especiais adquiridos em uma farmácia veterinária.
Em casos graves e negligenciados, os antibióticos são usados, mas medicamentos tão fortes só podem ser prescritos por um veterinário.
Após o sucesso da terapia, recomenda-se adicionar vitaminas à dieta. Pode ser complexos vitamínicos, dissolvidos em água ou misturados com alimentos. Tal reabilitação recomenda-se a executar-se dentro de 7-14 dias. Depois que as galinhas se tornam alegres e alegres novamente, e elas têm um apetite, elas param.
Remédios populares
Além dos métodos clássicos de tratamento, existem muitos fundos folclóricos e testados pelo tempo. Evidentemente, usá-los melhor naquelas situações em que a doença não é desencadeada e sua causa é confiavelmente conhecida, isto é, com suas formas leves. Todos esses métodos são baseados no uso de várias infusões e decocções.
Meios eficazes são considerados água de barro e decocção aveia - seus adstringentes podem parar a diarréia. Avicultores experientes também notam resultados positivos após a adição de vinho à bebida, que também tem qualidades adstringentes.
A quantidade permitida de vinho tinto seco para um adulto é de 5-10 gotas, e para uma galinha - não mais do que 2 gotas. A bebida alcoólica é dada às aves duas vezes ao dia. Você pode tentar soldar as aves com uma decocção de camomila.
Uma solução fraca de permanganato de potássio também é capaz de resgatar essa situação; O principal é que a concentração da substância não é muito alta, a bebida deve ser rosa claro na forma final. Esta terapia dá resultados em alguns dias.
A diarréia é muito comum em aves, então você precisa estar pronto para isso e não entrar em pânico quando ocorrer. É importante lembrar que uma explicação oportuna da causa da doença ajudará a salvar o gado da gaiola da morte.Portanto, os especialistas recomendam um acompanhamento cuidadoso da dieta das aves e medidas preventivas oportunas.