Até à data, muitos jardineiros e jardineiros foram convencidos da conveniência e facilidade de uso de estufas. Mudas cultivadas em pequenas estufas, mostram bons resultados de germinação, crescem melhor e se desenvolvem. Além disso, as plantas adaptam-se melhor à composição do solo, são endurecidas. Neste artigo, falaremos sobre os arcos que servem de base para o projeto: que materiais podem ser usados e como construir uma mini-estufa a partir do que está à mão.
- Requisitos básicos de design
- Ferramentas e materiais necessários
- Arcos feitos de tubos de plástico: a maneira mais fácil
- Use a árvore
- Arcos de metal
- Arcos feitos de reforço de fibra de vidro por suas próprias mãos
- Usando uma mangueira de jardim desgastada
- Dicas e conselhos sobre como proteger
Requisitos básicos de design
O mercado está repleto de vários projetos. No entanto, vale a pena pagar por produtos que são fáceis de fazer por si mesmo? Vamos considerar maneiras de fazer estufas de arcos com material de abrigo. A estufa é focada em uso sazonal. Deve fornecer todas as funções e necessidades das culturas de plantas.Consequentemente, os requisitos básicos para o projeto, em particular, o quadro, a estrutura dada deve ser:
- leveza de materiais;
- força;
- facilidade de manutenção.
Cada uma das opções listadas acima ao escolher o tipo e o material de fazer arcos tem suas vantagens e desvantagens, as quais discutiremos abaixo. A principal condição deve ser o preço e a conveniência de uso. Ao fazer uma estufa, deve-se levar em conta o fato de que ela deve ser ventilada. O acúmulo de umidade excessiva pode levar ao desenvolvimento de bactérias nocivas que causam doenças de plantas. O mesmo se aplica à estufa aquecida. O excesso de calor deve ser removido.
- forma oval ou redonda: 60-80 x 120 x 600 ou menos;
- linha dupla: até 90 x 220 x 600 e mais;
- três linhas: até 90 x 440 x 600 e mais.
Ferramentas e materiais necessários
Materiais para fazer a armação podem servir até ramos de salgueiro comuns. Muitas vezes usam esquadrias de madeira antigas, mangueiras de plástico, tubos, perfil de PVC. Para arcos, arame, tubo de metal, canto ou perfil se encaixam.
Como modelo, você pode usar um fio ou material plástico que seja fácil de dobrar. Você também pode desenhar um arco de contorno no chão ou asfalto. Se o arco for de perfil de PVC de parede espessa, então você precisa de um secador de cabelo para construção, cruzes, ângulos de conexão, garfos, parafusos, parafusos, lavadores de calor.
Para a fabricação de uma armação de metal, você também precisará de cantos, placas, parafusos, porcas, arruelas.
Para estufas de todos os tipos, é necessário um filme de polietileno. Ele desempenha um papel importante, preserva o calor, umidade e microclima dentro da estrutura. Você pode puxar o quadro e agrovolokno. Se o metal é usado para o quadro, então uma ferramenta de corte de metal é necessária. Você precisará de um dobrador de tubos, um queimador ou outro equipamento que permita que você dê à válvula a forma correta.
Arcos feitos de tubos de plástico: a maneira mais fácil
A variante mais simples e orçamentária da fabricação pode ser considerada um método em que os arcos sob a estufa são feitos de plástico.
As vantagens desta opção são a simplicidade de construção, resistência, peso leve. Fácil instalação e desmontagem, durabilidade. O plástico é ecologicamente correto. As desvantagens são o pequeno peso da estrutura. Ventos fortes podem frustrar seções da estufa e danificar as plantas. Além disso, o plástico produz resistência mecânica comparado ao metal.
O quadro é feito da seguinte forma. No site selecionado, os pinos são empurrados para o chão,Localizados paralelos um ao outro a uma distância de meio metro um do outro.
Altura da parte acima do solo dos pinos - de quinze a vinte centímetros. Comprimento dos pinos -. 50-60 Mais pares cm sobre pinos vestir-se as extremidades dos arcos de tubos de plástico. Como pinos, você pode usar cavilhas de madeira, reforço e tubos de PVC de menor diâmetro. O número e o comprimento dos tubos de PVC sob o quadro são calculados com antecedência. Você pode usar o modelo pré-preparado ou calcular o comprimento auto-expandido de uma seção. O número de seções é fácil de determinar. Conforme observado, a distância entre eles não deve exceder meio metro.
Para dar maior estrutura rigidez lay recomendado no topo do tubo ao longo do efeito estufa e vinculá-lo com as seções ao longo do comprimento dos arcos.
Para fortalecer a força, você também pode usar pontes transversais. Isto irá exigir materiais adicionais (a cruz, braçadeiras, parafusos). No entanto, o charme das estufas onde o arco de plástico utilizados como suporte, é na simplicidade. Se você ainda precisa fazer o design mais robusto para instalação permanente pode ser usado para paredes espessas de plástico arco estufa.Neste caso, use um secador de cabelo para dobrar corretamente o perfil de PVC.
Aquecer o plástico a uma temperatura 170 ° C. Após o resfriamento, o plástico retém suas propriedades originais e a forma obtida durante a flexão.
Use a árvore
Sob o quadro, você pode usar uma árvore. Para fazer arcos, basta pegar galhos de salgueiro ou noz.
As vantagens de usar madeira para arcos e estruturas incluem facilidade de fabricação, compatibilidade com o meio ambiente do material, resistência suficiente. Também mencionamos o baixo custo deste material natural. As desvantagens são que a madeira é propensa a destruição rápida em um ambiente úmido. Além disso, é destruído por insetos e roedores.
Se você decidir esconder as mudas, então a estufa com os arcos de madeira - esta é uma ótima opção. Ramos de salgueiro ou troncos jovens de nogueira dobram-se facilmente.
Na versão mais simples, as extremidades dobradas podem simplesmente ficar presas no chão e puxar o filme / aglomerado para cima. A tela é reforçada com a ajuda de cargas (pedras, tijolos ou um deck de madeira).
Os quadros são feitos de barras não inferiores a 50 x 50 mm seção. A forma do quadro é retangular ou cônica. Aperte as barras com parafusos, conectando cantos e placas. Como conectores, você pode usar uma placa com uma espessura 19-25 mm. A distância entre os arcos é a mesma - meio metro.
Os quadros são fixados ao longo das barras da mesma secção transversal ou a espessura das placas 19-25 mm. Antes da montagem de madeira é recomendado para ser tratado com conservante para proteger contra insectos e humidade.
A construção de uma tal estrutura irá levar mais tempo, mas as vigas de madeira fornecer resistência suficiente e pode servir até dez anos.
Arcos de metal
Os mais sólidos são os arcos de metal. Este pode ser um fio (rígida com um diâmetro de 4 mm), 6,2 mm de espessura, tira, tubo, ou a área de perfil de espessura diferente.
As vantagens deste material são a força, a capacidade de suportar cargas pesadas, vida longa e facilidade de utilização, resistência à acção do tempo (ventos fortes, chuvas pesados). Estruturas metálicas permitem a construção de um tamanho grande e configuração complexa.Simplicidade de montagem e instalação é salva.
As desvantagens incluem o custo do material, alguma complexidade de fabricação. O metal é suscetível à corrosão. Fazer arcos de metal para uma estufa exigirá mais tempo e esforço.
O metalware vale a pena usar se você decidir equipar uma estufa estacionária ou muito longa. Lembre-se que a distância entre os arcos deve ser 50 centímetros.
O quadro é conectado por meio de laços de metal ou madeira. Para este propósito, são usados ângulos de fixação, placas ou furos feitos nos próprios arcos.
A armação pode ser toda soldada em uma armação de metal ou consistir de correias amarradas por parafusos e argamassas.
Arcos feitos de reforço de fibra de vidro por suas próprias mãos
Uma boa solução é substituir estruturas metálicas por materiais compósitos. O reforço de fibra de vidro é muito mais leve. É muito mais fácil dobrar. Deve notar-se e a sua resistência à corrosão.
Entre as deficiências podemos mencionar a resistência aos fenômenos atmosféricos. Então, uma rajada de vento forte pode danificar ou derrubar uma estufa.
Os arcos são fáceis de fazer. Para fazer isso, é necessário apenas cortar o reforço em partes.O comprimento das peças é determinado pelo comprimento do modelo calculado antecipadamente. Aprofundar as extremidades do reforço de fibra de vidro não é desejável. É muito melhor fazer uma maca de tábuas de madeira ou vigas grossas de 25 a 50 cmfaça furos nas barras dois terços da espessura da barra. A armadura se inclina para o arco no lugar, instalando uma das extremidades no orifício no quadro.
Para reforçar a rigidez da construção, é desejável estabelecer um grupo ao longo do comprimento. Tubo de PVC completamente adequado com furos perfurados.
Usando uma mangueira de jardim desgastada
Uma das soluções mais simples e econômicas é a produção de um viveiro temporário de um antigo, não adequado para mangueira de irrigação. Para tornar a estrutura de rigidez adicional, você precisará de ramos flexíveis de árvores (salgueiro bem adaptado). A tecnologia da construção é simples. Corte a mangueira em pedaços de um certo comprimento. Inserir ramos preparados para dentro. Dobre e cole as extremidades dos arcos no chão. Distância entre seções - meio metro. Depois disso, você pode puxar o filme e usar.
Deve-se notar que este projeto não é adequado para uma grande estufa.O melhor de tudo, este design é adequado para a germinação de sementes e mudas.
Dicas e conselhos sobre como proteger
Para tornar a estrutura de estabilidade adicional, é possível furar a estrutura da estufa no solo. Os arcos também podem ser fixados a um palete pré-fabricado com solo. Prenda confortavelmente com parafusos. O comprimento dos parafusos deve ser 10-15% maior que o comprimento da armadura e do palete. Se a construção é feita recolhido em parafusos / parafusos que fixam o comprimento é determinado por cálculo anilha de montagem sob uma cabeça de parafuso e o chapéu.
Há uma massa de materiais e métodos para fazer arcos sob uma estufa, pois há muitas variações e formas.
Não seja preguiçoso e desenhe um plano da trama no papel em uma escala. Então você pode imaginar melhor o que e onde plantar. Como é fácil calcular os custos de material necessários.