Frutas de goiaba - propriedades úteis, conteúdo calórico, como comer

Pin
Send
Share
Send

O homem que nunca tentou goiaba, se surpreendeu ao aceitar a alegação de que o fruto - "o rei dos frutos".

Vamos olhá-los de perto e saber qual é a goiaba e suas propriedades para quaisquer pessoas como esta planta.

  • Conteúdo calórico e valor nutricional
  • Como é útil a goiaba
  • Como escolher e armazenar
  • Como comer goiaba

Conteúdo calórico e valor nutricional

Externamente, a goiaba parece bastante feia: em forma, a fruta parece uma maçã ou pêra, verde ou amarelada, coberta de tubérculos. Normalmente, sua carne é branca, mas existem variedades com um núcleo sangrento, amarelo ou rosa.

Apesar de muitas variedades, suas diferenças em forma, cor de carne, presença ou ausência de poços - todos eles retêm o principal: um complexo único de vitaminas e minerais. O cheiro tentador e a doçura do paladar atraem inúmeros conhecedores de deliciosos.

Voce sabe A terra da goiaba é a América Central e do Sul, mas esta planta é mais amplamente difundida no Sudeste Asiático - Indonésia, Tailândia, Indochina. Na Tailândia é chamado "farang" - "estrangeiro".

A principal vantagem de uma fruta milagrosa é em alto teor:

  • Licopeno (mais do que no tomate) - o antioxidante mais forte;
  • potássio (mais que em bananas);
  • vitamina C (muitas vezes maior que as frutas cítricas).

Graças a esses três elementos, a planta é digna de respeito. Mas além deles, os frutos, folhas e casca de goiaba são ricos:

  • vitaminas - grupos B (1, 2, 3, 5, 6), E, ​​A, PP;
  • micro e macroelementos - cálcio, cobre, magnésio, zinco, fósforo, selênio, sódio, manganês, ferro;
  • proteínas;
  • frutose, sacarose, glucose;
  • fibra;
  • niazina;
  • tanino;
  • leucocianidina;
  • Óleos essenciais.
Neste caso, a goiaba contém apenas 69 calorias em 100 g (em frutas não curadas, o teor de calorias é ainda menor).

A composição química varia com a idade da planta. Em plantas mais jovens - um maior conteúdo de diglicosídeos, ácido elágico, oxalato de cálcio, potássio, proteína, etc.

Voce sabe O cheiro forte e agradável desta planta age como um excelente ambientador - é capaz de neutralizar até mesmo um forte cheiro de cigarros em uma sala defumada.

Como é útil a goiaba

Propriedades terapêuticas únicas da goiaba (falaremos sobre as qualidades do sabor posteriormente) estão relacionadas à sua composição química. Uso ativo de seus frutos,Cascas e folhas na medicina popular de uma ampla variedade de povos tornaram possível descobrir as áreas em que esta planta manifestou mais eficazmente suas qualidades. Estes são:

  1. Sistema cardiovascular. Potássio com ácido ascórbico ajuda a manter a pressão arterial normal, apoiar o músculo cardíaco e normalizar os batimentos cardíacos, proporcionar elasticidade dos vasos sanguíneos. O licopeno protege contra doenças cardíacas. Chá regular com folhas de goiaba vai ajudar a se livrar do excesso de colesterol, será uma boa prevenção da aterosclerose.
  2. O sistema cardiovascular é beneficamente influenciado por plantas como heléboro, calêndula, orégano, damasco, groselha, alface, maçãs verdes, melão.

  3. Cérebro. Vitaminas do complexo B, potássio melhorar a função cerebral, reduzir a probabilidade de doença de Alzheimer.
  4. Dentes e cavidade oral. Basta mastigar a folha de goiaba e sentir sua ação - anestésica, antiinflamatória. Aplicar enxágües com decocções de folhas (por litro de água 5-6 folhas esmagadas, deixe ferver por 10 minutos), esfregando mingau das folhas nas gengivas com sangramento ou úlceras.
  5. Trato gastrointestinal. No século XVI os espanhóis viram os índios Panamá bebeu chá das folhas de goiabeira para diarreia - que neutraliza e inibe o crescimento de bactérias patogênicas. Comer frutas frescas também ajuda a se livrar das bactérias patogênicas e fornecer fibras ao corpo - para normalizar a digestão.
  6. Visão. As vitaminas A e C suportam o funcionamento da córnea, retardam o desenvolvimento da catarata.
  7. Couro. fruta madura (polpa vermelha saturado) cura da pele, tornar elástica, estimulam a produção de colagénio, os radicais livres são emitidas. Especialmente útil para caldo de pele (lavagem) a partir de frutos imaturos e folhas - protege contra a radiação ultravioleta, previne a acne.
  8. Glândula tireoide. O alto teor de cobre e potássio normaliza efetivamente seu funcionamento.

Saiba também sobre o uso de outras frutas exóticas, como mamão, longan, lichia, jujuba, abacaxi, kumquat, nêspera, limão, quiabo, Actinidia, pepino.

sumo de fruta e goiaba activamente utilizados no tratamento da diabetes mellitus (devido a um baixo dice glicico). Para a prevenção é suficiente para comer no dia de uma fruta ou purificado de chá a partir de folhas secas da planta.

O uso regular destes frutos ajuda a fortalecer a imunidade, ajuda com resfriados, febre, angina, gripe. Extrato da planta reduz significativamente o câncer de próstata, e também ajuda as mulheres com câncer de mama, fortalece o sistema linfático. Kashitsa de suas folhas é usado como um hemostático e desinfetante.

Goiaba é recomendado para incluir mulheres grávidas, crianças e idosos na dieta.

Importante! A polpa de goiaba contém um grande número de sementes pequenas e muito duras. Ao usar frutas, você deve se lembrar disso e ter cuidado, caso contrário você pode danificar o esmalte dos dentes.

Como escolher e armazenar

Ao escolher a goiaba, deve-se guiar pelos seguintes sinais de que a fruta amadureceu:

  1. Pela aparência. A fruta madura tem uma cor pastel ligeiramente amarelada da casca. Uma cor verde brilhante ou com um tom rosado indica a imaturidade do feto. No fruto não deve haver manchas escuras, nódoas negras (estes são sinais de excesso de maturação, a carne do fruto pode ficar estragada ou ter um sabor residual desagradável).
  2. Pela dureza do feto. A fruta deve ficar ligeiramente macia ao toque.Se é duro como uma pedra - imaturo, muito macio - maduro demais.
  3. Pelo cheiro. Quanto mais fruta está madura, mais pronunciado é o seu cheiro - doce, com tons almiscarados.

A goiaba não está sujeita a armazenamento a longo prazo, especialmente frutas maduras - elas são armazenadas por no máximo dois dias sem um refrigerador. Na geladeira, em um recipiente para armazenar frutas e legumes, o prazo de validade pode ser aumentado para 2 semanas.

No quarto, mais longo é possível guardar o fruto ainda verde, não maduro - até 2-3 semanas. Durante esse tempo, eles gradualmente "alcançarão", adquirindo o amarelo e se tornando mais brandos. Mas as qualidades de sabor serão ligeiramente inferiores às frutas que estão maduras na árvore.

Para o inverno, você também pode congelar a fruta madura e armazená-la no freezer por oito meses. Suas qualidades úteis, não perderá.

Não se esqueça, juntamente com goiaba Nazim congelar morangos, pêras, várias ervas, abóboras, maçãs, framboesas, espinafre, coentro, damasco, mirtilo, manteiga.

Como comer goiaba

Muitos que ainda não sabem o que a goiaba está interessada, o que gosto. Não há resposta inequívoca - para alguém que se assemelha ao gosto de abacaxi e morango, para outro - morangos e pêras, o terceiro percebe os tons do sabor de uma maçã verde arrancada de uma árvore de Natal! De fato - o sabor e cor - não há companheiro.Mas todos concordam unanimemente em uma coisa - é saborosa e incomum.

Voce sabe A goiaba dá duas ou três colheitas por ano (uma delas - a principal - até 100 kg). Pelo preço, é uma das frutas mais baratas do planeta (mais barata que suas únicas bananas).

Goiaba pode ser usado de diferentes maneiras:

  • Na sua forma bruta como uma fruta normal (você pode comer com a casca, mas você pode limpar e cortar em fatias). Porque polpa moída num misturador podem ser preparados friso saborosa (goiaba polpa de vidro, 3 colheres de sopa. L. sumo de limão, um pouco sal, metade de um copo de sumo de laranja, folhas de hortelã, gelo).
  • Beba suco espremido na hora. Suco de goiaba não é apenas bom, é também muito saboroso. A partir disto, também é possível preparar uma grande variedade de bebidas (por exemplo, um batido a partir de um sumo de goiaba vidro de 100 ml de iogurte, morangos frescos e sumo de limão). Para o público adulto pode recomendar usar o suco desta fruta na preparação de bebidas alcoólicas - o que irá dar-lhe um sabor especial (0,5 litros de goiaba suco misturado com 110 ml de vodka, 0,5 litros de cerveja de gengibre e suco de limão 2 colheres de sopa Adicionar um quarto de xícara ... folhas de hortelã e gelo).
  • Para fazer um molho salgado doce (Perfeito para churrascos e churrasco): salteadas cortado cebolas (3 cebolas médias)corte o fruto da goiaba de morango, asse 10 minutos com cebola, adicione meio copo de vinho branco, uma estrela de badjan e pimentão, de acordo com o art. l. ketchup e açúcar. Depois de amolecer a goiaba, retire as especiarias, despeje no art. l. rum, limão e sal. Moer no liquidificador.
  • Ferver compotas, geléia e fazer geléia. Dado o fato de que sementes de frutas duras (como seixos) quando cozinhar jam de uma maneira tradicional estragam o sabor, você pode recomendar fazer uma sobremesa de seu néctar, já que a goiaba parece melhor como uma geléia. Na culinária caribenha (Cuba, Dominica), esta geleia é muito popular.

    Para geléia, frutos maduros são desejáveis ​​(mais suaves). Os frutos devem ser lavados e cortados em quatro partes, cheios com água em uma panela (para ser completamente coberto com ela), cozidos e cozidos em fogo baixo até que a fruta esteja fervida. Despeje o néctar em outra panela, esprema a massa por uma peneira fina e jogue fora a espessa camada. O volume resultante de néctar deve ser misturado com o mesmo volume de açúcar, coloque no fogo e cozinhe, mexendo. Você pode adicionar um pouco de suco de limão ou açafrão.

    A prontidão é verificada simplesmente: você precisa soltar uma gota de geléia na água. Quando a gelatina estiver pronta, a gota não se espalhará, mas manterá sua forma. Na forma quente, a gelatina é dispensada em moldes (após o emperramento, ela tem consistência semelhante a um congestionamento).Especialmente deliciosa é uma geléia com pãezinhos frescos. Este doce também é bom para assar peixe e carne.

  • Para fazer um recheio para assar.

    Uma propriedade importante da goiaba é que esta planta pode ser útil para quase todos. Não há praticamente contra-indicações para o seu uso. O único aviso pode ser sua intolerância individual. Além disso, não exagere - não coma em demasia essa fruta (isso pode causar indigestão). Os diabéticos devem abster-se de comer fetos com pele - por causa disso, o nível de glicose pode aumentar.

Importante!Você não deve comer muita fruta imatura - eles contêm um grande número de arabinose e ácido hexa-hidroxidifênico, o que pode afetar negativamente os rins.

Assista ao vídeo: Os 10 Benefícios da Pitanga Para Saúde! | Dicas de Saúde

Pin
Send
Share
Send