Hoje vamos falar sobre como regar e alimentar uvas na primavera. Muitos proprietários, que há décadas estão engajados no cultivo de uvas, estão acostumados a um certo cuidado com a videira. No entanto, o clima está mudando, e as condições climáticas, juntamente com a falta da quantidade necessária de nutrientes, reduzem o rendimento das colheitas e "recompensam" as uvas com várias doenças. Vamos olhar para o que precisa regar as uvas na primavera, e se tornar um grande número de alimentação -organiki juntamente com fertilizantes minerais.
- Basics rega uvas primavera
- Quando começar
- São uvas adora umidade
- Maneiras de molhar
- Características da primavera uvas alimentação
- Adubos minerais e orgânicos
- Termos para a introdução de curativos adicionais
- Formas de aplicar
Basics rega uvas primavera
Vamos começar com rega uvas na primavera, que é realizada em determinados momentos e, geralmente, de diferentes maneiras.
Quando começar
Com irrigação de vinhas mola não é tão clara. O fato é que, se o terreno não está molhado o suficiente após a hibernação (inverno com pouca neve), então certifique-se de gastar rega vlagozaryadny. Não é apenas o topo da umidade do solo e da "entrega" de umidade em profundidade.
A água deve ser despejada em trincheiras e orifícios de drenagem em um volume de 200 a 300 litros por bush. Tal abundância de água irá umedecer a terra seca e permitir que os vinhedos acordem rapidamente após o inverno.
São uvas adora umidade
As uvas são uma planta suficientemente hidrófila, que requer uma enorme quantidade de água durante a irrigação, mas o excesso de umidade tem um efeito mais negativo do que a sua falta.
O fato é que, se a liana não recebe umidade suficiente durante a irrigação, suas raízes começam a se aprofundar no solo em busca de água. Se não houver camada de argila em sua região que não permita que as raízes se aprofundem, não se preocupe se as uvas murcharem nas semanas mais quentes.
Acontece uma espécie de dilema: dar as uvas a quantidade certa de água e obter uma boa colheita, sem arriscar mais uma vez vinhas, ou para testar a força, que irá proteger a cultura do congelamento do rizoma.
Maneiras de molhar
Existem duas formas principais de regar as uvas:
- superficial;
- subterrâneo.
O método de superfície de irrigação é dividido nas seguintes variações:
- irrigação por gotejamento;
- fornecimento de água em valas comuns;
- Irrigação de poços únicos, localizados próximos a cada arbusto.
Irrigação por Gotejamento adequado para artesãos que tenham tempo e conhecimento suficientes para construir um sistema similar. Tubos para irrigação podem ser esticados tanto no arame articulado quanto no solo. Esta opção é mais adequada para solos pesados que passam mal pelo ar.
Regando através de uma vala comum. Adequado para grandes vinhas, quando é quase impossível molhar cada arbusto separadamente. Esta opção não exige o custo do equipamento, mas o uso da água para irrigação não pode ser chamado de racional.
Agora vamos discutir a umidificação subterrânea, que também é muito popular e tem várias formas de realização:
- poços verticais;
- tubos horizontais.
Tubo vertical. O significado é que perto de cada arbusto (com um recuo de 1 m do tronco) se escava um buraco no qual um tubo de plástico é inserido. No tubo ao longo de todo o comprimento, são feitos buracos através dos quais a umidade se infiltra no solo. Para evitar furos de entupimento, cascalho ou cascalho é derramado em torno dos boxes. O abastecimento de água é realizado com uma mangueira ou derramando a água manualmente.
Tubo horizontal. O método mais popular, que está sendo usado em todo o mundo.A popularidade se deve ao fato de que o tubo subterrâneo horizontal pode fornecer não apenas água, mas também vários fertilizantes líquidos.
O tubo é colocado a uma profundidade de 60 a 70 cm, sendo feito um furo através de cada medidor, no qual o líquido fluirá. Todos os furos são cobertos com agrofiber ou uma malha fina para proteger contra entupimento. Uma capacidade suficiente é conectada ao sistema, na qual a água ou uma mistura de fertilizantes é despejada, então o líquido é aquecido ao sol e entra nos tubos.
Características da primavera uvas alimentação
Passamos à alimentação de primavera de uvas: discutiremos variantes de curativos adicionais, termos e caminhos de entrada. Vamos falar sobre o quão importante é a alimentação da primavera para uma trepadeira.
Adubos minerais e orgânicos
Vamos começar com o fato de que os fertilizantes selados durante o plantio do jovem arbusto bastam apenas por 3-4 anos, então a fome mineral começa, e a planta simplesmente não é capaz de dar o rendimento desejado sem a introdução de fertilizantes adicionais.
- básico;
- adicional.
Os fertilizantes básicos são introduzidos a cada 2-3 anos. A selagem é realizada no início da primavera ou no outono. Fertilize com uma mistura de água orgânica e "mineral". Adubos adicionais servem como um tipo de seguro contra condições climáticas adversas e organismos patogênicos. Variantes líquidas são mais usadas.
Qual é melhor: água orgânica ou mineral?
Para as uvas, são preferidas as coberturas orgânicas naturais de topo, que são realizadas por meio de estrume, composto, turfa ou serapilheira. Este tipo de fertilizante não apenas fornece à videira todos os minerais e nutrientes necessários, como também corrige a consistência do solo, tornando-o mais friável e permeável ao ar.
Os fertilizantes minerais também têm grandes benefícios, por isso podem ser usados em conjunto com orgânicos. O melhor é a "água mineral", que possui em sua composição o grupo NPK (nitrogênio, fósforo, potássio), já que este complexo resolve todos os problemas da liana em qualquer estágio de desenvolvimento.
Vale a pena lembrar que, se você usa exclusivamente fertilizantes orgânicos, não há necessidade especial de fertilizantes minerais. No entanto, se você alimentar plantas apenas com fertilizantes minerais, então eles não terão uma variedade de substâncias.
Termos para a introdução de curativos adicionais
A alimentação de uvas na primavera é feita em certos períodos, sobre os quais você precisa conhecer e aderir a elas.
Depois do Inverno, antes de retirar o filme ou qualquer outro abrigo das vinhas, é necessário alimentar os arbustos com uma mistura de superfosfato, nitrato de amónio e sal de potássio (ou usar um fertilizante complexo). Em 1 litro, diluir 2 g de superfosfato, 1 g de salitre e 0,5 g de sal de potássio. Para regar um arbusto, você precisa usar cerca de 10 litros de uma solução semelhante.
A próxima aplicação de fertilização é realizada 15 dias antes do início da floração. A mesma mistura é usada com a mesma concentração (2: 1: 0,5 por 1L).
Formas de aplicar
O curativo padrão é usado, o que envolve a adição de fertilizantes aos troncos. Você pode cavar dois poços e uma trincheira sólida. A profundidade da vedação é de 40 a 50 cm. É melhor usar esse método no outono, antes de se esconder para o inverno.
Outra opção para a aplicação de fertilizantes é o curativo superficial foliar, que, embora não possa substituir a variante principal, ajuda as plantas em diferentes estágios. Os curativos top foliares são feitos por irrigação por gotejamento ou irrigação por pulverização ou sprinklers. Para este propósito, não apenas 3 elementos minerais padrão são usados, mas também compostos adicionais que incluem bromo, cobalto, manganês, cobre e outros. Deve-se dizer que a alimentação da raiz é a principal: sem ela, a planta experimentará uma escassez de minerais e nutrientes básicos, uma vez que os fertilizantes incorporados no solo são melhor absorvidos pelo sistema radicular.
Isto conclui a discussão sobre a rega da primavera e a alimentação das vinhas na sua área. Use as instruções propostas para dar às suas plantações a quantidade necessária de umidade, nutrientes para um ótimo crescimento e formação de frutos.