No ambiente de jardineiros e jardineiros, a bâmia é percebida como algo exótico, mas recentemente ganhando popularidade crescente. Na maior parte, isso foi influenciado pelo sabor requintado do vegetal e pela possibilidade de seu uso na nutrição dietética.
Bamia apareceu na África, e nos países do sul, onde seu cultivo começou há centenas de anos, é conhecido por outros nomes - hibisco vegetal, bhindi, cor, gombo.
- O que é quiabo: as características biológicas da cultura
- Quiabo crescente de sementes através de mudas
- Hora de plantar sementes para mudas
- Tratamento de sementes antes do plantio
- Recipiente para o cultivo de mudas
- Solo para mudas
- Profundidade da Sementeira de Semente
- Condições para germinação e cuidado de culturas
- Cuidado de mudas
- Plantar mudas de quiabo em um lugar permanente
- Hora de plantar mudas
- A escolha da localização e bons antecessores
- Arranjo de mudas
- Cuidado e cultivo de vegetais exóticos
- Molhar, capinar e afrouxar as linhas entre linhas
- Adicionando comida
- Combate a doenças e pragas
- Colheita
O que é quiabo: as características biológicas da cultura
Bamia é uma planta anual da família Malviana.No próximo "parentesco" é com algodão e malva de jardim. Como muitos representantes dessa família, o quiabo é uma planta alta.
As variedades anãs não crescem mais de 40 cm de altura e são cultivadas principalmente para fins decorativos. Para a planta de colheita de plantas altas que crescem até dois metros.
Bamia como vegetal é usado na nutrição dietética. Na comida são frutas jovens. São vagens verdes compridas de 5 a 25 cm, semelhantes às pimentas verdes. As frutas crescem muito rapidamente, e se não se coletarem com 3-5 dias de idade, elas ficam grosseiras, perdem cor, gosto e qualidades úteis.
As frutas podem amadurecer, principalmente para coletar as sementes para o plantio. Eles também são usados em medicina e cosmetologia para obter óleos essenciais e substitutos do café. Sementes verdes podem ser consumidas em alimentos em vez de ervilhas verdes.
Bamia é moderadamente higrófila, mas não tolera o excesso de temperatura e a salinização do solo. A planta tolera períodos secos de curto prazo, mas ao mesmo tempo a quantidade e a qualidade da colheita diminuem.
Bamia é uma cultura termofílica, muito próxima da berinjela a esse respeito. A germinação das sementes ocorre a uma temperatura de pelo menos 16 ° C e as condições ideais para o crescimento ativo e desenvolvimento da planta são de 24-25 ° C.Se a temperatura cair abaixo de 16 ° C, o desenvolvimento de quiabo é atrasado. Geadas atuam na cultura de maneira destrutiva.
Ela é fotofílica e responde bem à rega e à alimentação. Se um verão frio é emitido, sem cobri-lo com filme, não é possível obter uma boa colheita.
O quiabo cresce na maioria dos solos. Não tolera solos ácidos e mal drenados, em detrimento da luz e ricos em orgânicos. A maioria das variedades floresce com um dia de luz curta.
O início da floração pode ocorrer mesmo no estágio inicial de crescimento, mesmo quando o dia da luz dura menos de 11 horas. Com um longo dia, as flores são propensas ao aborto. O período de vegetação dura 3-4 meses.
O quiabo é tão útil e nutritivo que essa planta é chamada de "sonho vegetariano". Em seus frutos, o alto teor de ferro, cálcio e potássio, proteína, vitaminas C, B6, K, A, fibra alimentar, e com tudo isso, apenas 31 kcal.
Propriedades úteis de quiabo vão além do produto culinário. É especialmente recomendável comer este vegetal para as mulheres em posição, uma vez que contém uma grande quantidade de ácido fólico. Ela influencia positivamente a formação do tubo neural do embrião nos estágios iniciais da gravidez.
Bamia age como um regulador natural dos níveis de açúcar no sangue. Seu muco vegetal e fibra dietética são absorvidos no intestino delgado. É especialmente recomendado para comer pratos com quiabo para pessoas com problemas do trato gastrointestinal.
Recentemente, muitos nutricionistas estão satisfeitos com o que uma planta, como a cor, é apenas um produto ideal para perda de peso, que não causa danos à saúde.
Este é um assistente maravilhoso na luta contra a depressão, fadiga crônica e até asma brônquica. Perfeitamente adequado para a dieta de pacientes que sofrem de aterosclerose e fortalece as paredes de pequenos vasos.
O quiabo remove o excesso de colesterol e toxinas do corpo. Tem um efeito auxiliar no tratamento de úlceras gástricas. Os cientistas estão realizando mais pesquisas para saber o que mais quiabo pode ser útil.
Descobriu-se que ela pode prevenir o aparecimento de câncer colorretal e o surgimento de catarata. Vegetal também age como um bom curador da fraqueza sexual masculina.
Quiabo crescente de sementes através de mudas
Se você está interessado em quiabo, então o cultivo desta planta exótica a partir de sementes não é particularmente difícil, apenas tem algumas nuances.
Hora de plantar sementes para mudas
Determinar o tempo exato de plantio de quiabo é bastante difícil. Costuma gastá-lo no início do verão, quando o chão já está bem aquecido, mas na faixa do meio a ofensiva desse estágio é muito embaçada.
Jardineiros experientes que plantam mudas do quiabo no início do verão. Neste momento, o solo já deve estar bem aquecido. O plantio de quiabo para mudas é realizado em abril.
Tratamento de sementes antes do plantio
O quiabo é caracterizado por uma lenta germinação das sementes - cerca de três semanas. Para estimular o processo de crescimento imediatamente antes da semeadura, eles devem ser ensopados por um dia em água morna.
Recipiente para o cultivo de mudas
Para plantar sementes de quiabo a partir de mudas, potes de perfuração de turfa ou copos descartáveis são excelentes, como uma opção mais orçamento. Esta capacidade é obtida devido à longa raiz da águia.
Isso irá protegê-lo no futuro ao transplantar mudas no campo aberto. Para cada planta, é necessário selecionar um pote individual. Mudas Bezgonshechnaya têm uma taxa de sobrevivência pobre, como durante o transplante, há um forte dano à raiz da haste, e isso leva a uma parada no crescimento de quiabo.
Solo para mudas
A mistura do solo para sementes de ópio é necessária para facilitar e fértil. Deve ser misturado com fertilizantes minerais e húmus.
Profundidade da Sementeira de Semente
Semear as sementes a uma profundidade de 3-4 cm.
Condições para germinação e cuidado de culturas
Depois as sementes foram plantadas quiabo, eles devem cuidadosamente derramar a camada superior da crosta terrestre não é formado, e que a planta não morreu devido ao excesso de humidade. Após 15-20 dias, os primeiros rebentos de quiabo aparecerão.
Para germinar dentro deste período, é necessário mantê-las a uma temperatura de 15 ° C. Se a temperatura é mais baixa, as sementes germinam mais lentamente e são fracos. Este é o estágio mais importante em que o quiabo requer cuidados apropriados.
Cuidado de mudas
Quando as sementes são germinadas, as mudas devem alimentar fertilizantes fosfatados. Nitrophosphate pode ser administrado numa concentração de 1 colher de sopa por 5 litros de água. Até quiabo está período de crescimento contínuo, é necessário para alimentar periodicamente.
Plantar mudas de quiabo em um lugar permanente
Após as plântulas estarem totalmente fortalecidas, elas podem ser transplantadas para o campo aberto.
Hora de plantar mudas
Como o quiabo é uma planta que adora o calor, o plantio de mudas em áreas abertas deve ser realizado somente quando estiver totalmente aquecido e, especialmente, quando o risco de geadas da primavera for excluído.
A escolha da localização e bons antecessores
Bamia, ou, como ainda é chamado em nosso país, "dedos de moça" - é uma planta muito amante da luz, portanto é necessário plantar mudas exclusivamente em um lugar quente.
O solo sob o plantio deve ser muito fértil e saturado com fertilizantes minerais. Solo ideal para o quiabo é permeável e enriquecido com húmus. O melhor de tudo, cresce em camas onde pepinos, rabanetes e batatas foram plantadas antes.
Arranjo de mudas
Lembre-se que a cor não gosta de restrição, por isso deve ser plantada o mais raramente possível entre si. A distância entre as mudas deve ser maior que 30 cm, e entre as linhas dentro de 50 cm.
Cuidado e cultivo de vegetais exóticos
Como cultivar o quiabo no campo aberto, dando-lhe o devido cuidado e apropriado, nós falaremos mais.
Molhar, capinar e afrouxar as linhas entre linhas
É necessário moderar a rega. O solo excessivamente temperado ou, ao contrário, muito seco afetará negativamente o crescimento e o desenvolvimento de plantas jovens. O quiabo tem uma raiz longa o suficiente para que o solo esteja bem hidratado a uma profundidade de até 40 cm.
Apesar da resistência à seca, é necessário regá-lo com maior frequência e mais abundantemente nos dias quentes de verão. Mas lembre-se que muita umidade no solo também é inaceitável.
Para tornar a planta mais ativa ramificação e brotos laterais crescem mais ativamente, é necessário beliscar a haste apical da haste principal depois de atingir uma altura de 40 cm.Quando o quiabo cresce o suficiente, será necessário erguer um suporte para ele. Como o crescimento do quiabo é erguido.
Adicionando comida
Para alimentar "os dedos da senhora" é necessário os fertilizadores minerais combinados. A proporção é a seguinte: 2 colheres de sopa por 10 litros de água. No período fértil, o nitrato de potássio é administrado nas mesmas doses.
Combate a doenças e pragas
Oídio revestimento branco abundante cobre as folhas de quiabo em ambos os lados, movendo-se gradualmente para outras partes da planta. Esta doença reduz a capacidade de fotossíntese, em consequência da qual as folhas secam, a frutificação é interrompida e a perda resultante, se não for tratada, perece. O agente causativo experimenta o inverno em restos de plantas.
Medidas de controle: No devido tempo, é necessário limpar os resíduos da planta e colocá-los em um composto especial, e também observar a correta alternância das culturas. O próximo passo é desinfetar o inventário, e se o quiabo cresce na estufa, então o procedimento é realizado nele. No final do período vegetativo, a estufa precisa ser fumigada com bolas de enxofre por dia a uma taxa de 30 g / m3.Portas e janelas devem estar bem fechadas e arrolhadas.
Em medidas preventivas antes da semeadura, as sementes do carvalho devem ser embebidas em uma solução de "Fitosporin M" (1,5-2 g por litro de água). Pulverização com Kumulos, Tivit Jet (2-3 g / l água), colóide cinza (4 g / l) e a última pulverização um dia antes da colheita podem ser feitas com a preparação de topázio (2 ml) durante a estação de crescimento / l de água) ou "Integral" (5 ml / l).
Se a doença progrediu muito, o procedimento deve ser repetido em intervalos de sete dias, mas não mais de cinco vezes. A última pulverização neste caso é feita três dias antes da colheita. Tente remover todas as ervas daninhas que crescem ao lado do quiabo, pois elas são as primeiras a serem infectadas com oídio e carregam a doença para as plantações de frutas.
Mancha marrom afeta o quiabo, que cresce em condições de estufa, se estiver muito encharcado. A parte superior das folhas é coberta com manchas amarelas e a parte inferior - com um leve depósito de fungos, que eventualmente se torna marrom. Em uma planta gravemente afetada e negligenciada, as folhas eventualmente murcham. O agente causador também hiberna nos restos de quiabo.
Medidas de controle: Evite longo quiabo crescendo em um só lugar, tente alternar com antecessores adequadas. Realizar a desinfecção de estufas com dióxido de enxofre no período de outono. Manter a umidade na estufa dentro de 75%, sistematicamente arejado.
Quando notar mancha castanha inicial sinais aparência, polvilhar decocção quiabo de calêndula (200 g por 1 litro de água) ou infusão de dentes de alho (15 g por 1 L). Para permanecer tanto tempo quanto possíveis soluções para as folhas da planta e gotejamento, adicioná-los no sabão.
Tripes - minúsculos insetos que sobrevivem ao inverno em plantas permanecem no solo. folhas de quiabo de seus tiros são cobertas com manchas amareladas em seguida, vire marrom e murcham.
Medidas de controle:
Remova os resíduos da planta no final do outono e desinfecte cuidadosamente as estufas. Se tripes foram, utilizar as infusões e as decocções de plantas insecticidas: branco semente de mostarda - 10 g / l, pimenta amargo - 50 g / l, milefólio - 80 g / l, a casca de citrinos - 100 g / l, Solanum Dulcamara 500 g / l. Para a solução foi já detidos sobre as plantas em água a adicionar taxa de sabão de 40 g / l 10.
Durante a estação de crescimento, você pode pulverizar com drogas: Iskra-Bio (10 ml / l) e Inta C-M em intervalos de 15 dias. O último tratamento deve ser feito 3 dias antes da colheita.
Pá de repolho - uma borboleta noturna com uma envergadura de até 5 cm, variando de verde a marrom acastanhado. As lagartas são grandes, verdes, com uma larga faixa amarela nas laterais. Eles aparecem em maio e estão com muita fome. Eles roem todas as folhas, deixando apenas estrias.
Medidas de controle:
No devido tempo, é necessário remover os resíduos da planta e colocá-los em um composto especial com preparações microbiológicas. É possível semear um número de plantas nectaríferas que atrairão os inimigos da colher de repolho.
Nos objetivos preventivos no outono é necessário cavar profundamente a terra e não esquecer-se da agrotechnics do cultivo. Se as lagartas são pequenas, elas podem ser coletadas manualmente e destruídas. Se houver muitos deles, então você deve recorrer ao "Bitoksibatsillinu" ou "Lepidocid" do cálculo de 50 g por 10 litros de água.
Lesmas destrua o quiabo jovem, especialmente durante períodos de alta umidade. Eles comem as folhas e omets de quiabo, deixando traços prateados.Além disso, lesmas também são portadoras de manchas marrons e míldios. Medidas de controle: Limpe regularmente os corredores e cultive a terra, criando uma estrutura irregular. Polvilhe os corredores com cinzas, superfosfato ou cal.
Organize as iscas onde o quiabo cresce, com produtos errantes, como cerveja. Lá e lesmas vão escorregar. Pulverize o quiabo com uma solução a 10% de amônia e espalhe a droga "Meta" do cálculo de 30-40 g / m2.
Colheita
Alguns tipos de quiabo podem dar frutos apenas alguns meses após o plantio. Eles são coletados imaturos quando o comprimento deles / delas não excede 9 cm.
Normalmente, as vagens grandes são grossas e fibrosas, mas com condições agrotécnicas adequadas e condições de crescimento confortáveis, também podem ser tenras e saborosas. Para verificar os "dedos da moça" quanto à adequação para uso, você pode apertar o final do casulo. Nos frutos maduros assim para fazê-lo não resulta.
Bamia pode dar frutos até o início do tempo frio. Para obter sementes, deixe algumas vagens até o amadurecimento total. Não segure frutas rasgadas. É desejável prepará-los imediatamente.
Com o tempo, eles perdem o sabor, tornando-se grosseiros e fibrosos. Na geladeira, pode ser guardado por 6 dias e no freezer por vários meses.