As uvas, assim como outras plantas cultivadas, podem ter várias doenças. Eles infectam as folhas, inflorescências, danificando assim a planta. Oidium (outro nome - oídio) é uma dessas doenças comuns. Neste artigo, falaremos sobre o oídio das uvas: consideraremos o tratamento dessa doença e também discutiremos a melhor forma de processar a planta.
- Descrição da doença
- Agente causador
- Sinais de infecção
- Medidas de controle
- Prevenção
- Métodos biológicos
- Маргацовка
- Medicamentos contendo enxofre
- Drogas de oídio
- Remédios populares
- Variedades Sustentáveis
Descrição da doença
Oidium é uma doença fúngicagolpes e folhas impressionantes. Se as condições são favoráveis, então vai para a inflorescência e não permite que elas se desenvolvam e amadureçam plenamente.
Em brotos secos e folhas, o oídio não se espalha, mas vive apenas em tecidos vivos. Na forma de um micélio, o oídio está localizado nas fendas do córtex, nos rins e hiberna lá. As disputas desta doença persistem em folhas e brotam toda a estação. Ele se reproduz muito rapidamente, formando novos esporos e se espalhando por todo o mato, passando depois para as plantas vizinhas.
Nas regiões onde a primavera é precoce e quente, o oídio se ativa muito cedo e afeta os rebentos jovens recém-cultivados. Em um clima mais frio, esta doença acorda quando as folhas aparecem no mato.
Agente causador
O agente causador do oídio é o fungo do gênero Uncinula. Este parasita se desenvolve na superfície das uvas. cor cinzento-branca placa na planta é formado por hifas extremamente fina que se ligam à superfície dos rebentos de plantas, chamado apressório. Para absorver a comida, este cogumelo introduz sua haustoria na epiderme da planta. As células afetadas morrem, formando um mosaico marrom escuro.
Com a ajuda do vento, os conídios do fungo são transferidos para as áreas das uvas que ainda não foram infectadas. As melhores condições para o desenvolvimento desta doença são umidade e umidade acima de 80%, bem como má ventilação do local.
Sinais de infecção
O oídio das uvas é mostrado em todas as suas partes aéreas:
- um revestimento cinza-branco aparece nas folhas, que se estende para ambos os lados da folha;
- folhas dobram nas bordas, enrolam, ficam amarelas;
- a placa também aparece em cachos, flores, como se estivessem cobertos de farinha;
- Brotos escuros se formam em brotos;
- O tecido dos brotos fica preto e morre em alguns lugares.
- Inflorescências infectadas morrem;
- uvas, atingidas pela doença, secam antes;
- pequenas frutas racham e murcham, as sementes são expostas.
Medidas de controle
Para se livrar do oídio das uvas, você precisa tomar as medidas necessárias para combater a doença.
Prevenção
Para evitar o aparecimento de oídio, é necessário realizar profilaxia. Um bom cuidado ajudará a reduzir ao mínimo a probabilidade de ocorrência de oídio. No outono e na primavera, é útil cavar o solo sob as uvas. Também é bom alimentar arbustos com fertilizantes de fósforo e potássio.
Para proteger as uvas, tratamentos fungicidas são realizados.Muitas pessoas preferem o "Tivit Jet". Se a variedade de uva é suscetível, é melhor usar "Topázio".
- O solo sob as uvas deve ser mantido em um estado limpo, limpar as folhas secas e galhos no tempo.
- As ferramentas devem ser desinfetadas após o corte.
- A planta não deve ser superalimentada. É melhor usar uma mistura equilibrada.
- Ao molhar, é indesejável permitir que a água entre na parte do mato que está acima do solo.
- Não permita espessamento de plantações.
Métodos biológicos
O método biológico de luta é preparar-se na primavera microflora saprófita de húmus.
Isso é feito dessa maneira:
- Em um barril de 100 litros, despeje o húmus para que ele ocupe sua terceira parte.
- Encha com água, pré-aquecido a + 25 ° C.
- Cubra com aniagem e, mexendo regularmente, espere 6 dias.
Маргацовка
Durante o amadurecimento das bagas, os agentes químicos devem ser evitados. Portanto, a solução de permanganato de potássio (5 g por 10 litros de água) ajudará a interromper temporariamente a doença.
Medicamentos contendo enxofre
O enxofre é prejudicial ao parasita. O fungo absorve e morre. Do oídio nas uvas 100 g de enxofre na água (10 l) dissolvem-se para o tratamento, e para a prevenção - 40 g. Isso é feito melhor de manhã ou à noite, como no calor das folhas e frutas queimadas de enxofre. Este método opera em temperaturas acima de +18 ° C. Se a temperatura for menor, então preparações contendo enxofre podem ser usadas, por exemplo, "Kabriotop".
Drogas de oídio
Depois da floração usam tais preparações de oídio em uvas: "Skor", "Rubigan", "Topaz", "Bayleton". Há também "Fundazol", mas é eficaz apenas para jovens mudas. O oídio do ano passado é melhor ajudado por Horus ou Strobi.Essas drogas são usadas em climas frios.
Remédios populares
Existem também métodos folclóricos para combater a doença:
- 3 colheres de sopa. l. mistura de soda com 4 litros de água e adicione 1 colher de sopa. l. sabonete líquido. Uvas salpicadas imediatamente.
- Acrescente 1 kg da cinza peneirada em água morna (10 litros). Você precisa insistir 5 dias, mexendo ocasionalmente. Antes de processar, adicione sabão ralado (30 g).
- 2 colheres de sopa. l mostarda seca diluída em 10 litros de água fervente. Depois de esfriar com essa mistura, regue e polvilhe as uvas.
- 25 g de alho moer e diluir 1 litro de água. Depois de um dia, aplique nas uvas.
- Mullein deve ser preenchido com água 1: 3. Após 72 horas, coe e escorra com água 3 vezes.
Variedades Sustentáveis
Existem variedades de uvas resistentes a doenças fúngicas. Este "Aligote", "Rkatsiteli", "Kishmish", "Merlot", "Sauvignon".
Oidium - fungo maligno, espalhando-se rapidamente por todas as partes superficiais das uvas. Se uma ação oportuna é tomada, o risco da doença pode ser reduzido significativamente.