Como lidar com o oídio em tomates

Pin
Send
Share
Send

oídio (ou pepelitsa) - uma doença fúngica que é susceptível para a maioria dos tipos de culturas vegetais e tomates não são excepção. Neste artigo, vamos saber o que ele se parece com mofo em tomates, e como combatê-la.

  • O que é perigoso e de onde vem?
  • Sintomas de aparência em tomates
    • Prevenção de doença
  • Como lidar em caso de derrota
    • Preparações biológicas
    • Produtos químicos
    • Remédios populares

O que é perigoso e de onde vem?

O oídio é perigoso porque tira os nutrientes da planta, perturba os processos de fotossíntese, respiração, torna o mato de tomate instável até mesmo a insignificantes estalos de frio. A primeira coisa é o oídio afeta as folhas da cultura - eles murcham e caem, novas folhas dos botões para dormir podem aparecer em seu lugar, mas elas não estarão cheias e não ajudarão a planta de forma alguma. Não há sinais de doença no caule e nas frutas, mas o arbusto não sobreviverá por muito tempo sem folhas. Os agentes causadores do oídio em tomates são esporos de dois tipos de fungos: Leveilluia taurica e Oidiopsis sicula.

As razões para o aparecimento e desenvolvimento destes fungos são várias:

  • alta umidade a uma temperatura de 15 ° C a 30 ° C;
  • conteúdo significativo de nitrogênio no solo;
  • aterrissagem grossa;
  • não observância do regime de irrigação.

Além disso, a transmissão de controvérsias de uma planta doente para uma saudável pode ser a causa da infecção.

Isso pode acontecer das seguintes maneiras:

  • pelo ar;
  • através de salpicos de água, que combatem o mato infectado;
  • Você pode transferir o fungo em suas mãos (tocando um tomate doente e depois em um saudável);
  • através de insetos parasitas.

Voce sabe Mofo esporo Eu posso "viajar" no vento por dezenas de quilômetros.

Sintomas de aparência em tomates

O oídio em pó se mostra do lado de fora das folhas de tomate na forma de branco (talvez com um tom verde ou amarelo) ou manchas amarelas que gradualmente se espalham pela folha. Além disso, podem aparecer anéis parecidos com manchas marrons. Com as condições propícias para o desenvolvimento da doença, "farinha" aparece em ambos os lados das folhas.

Oídio também afeta groselhas, uvas, pepinos, rosas.

Prevenção de doença

Para evitar o aparecimento de oídio em tomates, deve-se aderir a certos regras de prevenção:

  • recomenda-se pulverizar os arbustos com solução de manganês mensalmente;
  • não use fertilizantes nitrogenados;
  • A pulverização deve ser feita com medicamentos preventivos especiais, por exemplo, "Humat", "Epin", "Rajok";
  • se você cultivar tomates em uma estufa, deve-se fazer a ventilação freqüente para evitar a estagnação da umidade; Além disso, recomenda-se que o solo seja trocado a cada ano;
  • prevenir o aparecimento de pulgões e outros parasitas, pois eles carregam os fungos esporos do patógeno;
  • muitas vezes soltar a terra para que ela seque e esteja saturada de oxigênio.
  • culturas alternativas de plantio no jardim.

Importante! Plantar tomates no mesmo lugar onde você cresceu-los nesta temporada, você só pode depois de 3-5 anos.

Como lidar em caso de derrota

Há muitas maneiras de se livrar do oídio em tomates. Pode ser tratado com alguma substância química, biológica ou usar um remédio popular, mas certas ações devem ser executadas em qualquer caso.

A primeira coisa a fazer é cortar completamente todos os folhetos e hastes infectados e depois queimá-los no fogo. E só então processar arbustos e solo com permanganato de potássio ou outras substâncias especiais de oídio.

Importante! Recomenda-se substituir cuidadosamente o solo sob a planta, uma vez que contém uma enorme quantidade de micélios do patógeno.

Preparações biológicas

Em lojas e mercados, você pode encontrar uma quantidade incontável de preparações biológicas a partir de oídio, mas, com base nas muitas respostas positivas em vários fóruns agrários, você pode separadamente aloque tais drogas: "Epin", "Immunocytophyte", "Fusaxin", "Monophylin", "Bactofit", "Humate".

Essas drogas aumentam a resistência a doenças fúngicas e virais, não só no tomate, mas também em outras culturas. Eles são adequados tanto como um profilático e para o tratamento do oídio nas fases iniciais.

Produtos químicos

O uso de preparações químicas (fungicidas) é recomendado somente se o arbusto for severamente afetado pelo fungo.

Os fungicidas mais eficazes incluem: Topaz, Skor, Amistar, Quadrice, Tivit Jet e Cumulus. O tratamento com tais medicamentos deve ser realizado estritamente de acordo com as instruções e precauções do fabricante.

Importante! Todos os fungicidas não podem ser armazenados em uma forma diluída, por isso é desejável usar a solução imediatamente após a preparação.

Remédios populares

Os remédios populares para o oídio em tomates são mais adequados para tratar o estágio inicial da doença e como um preventivo. Agora vamos nos familiarizar com as receitas mais eficazes.

  1. Uma solução de refrigerante e sabão. Tal solução é preparada da seguinte forma: para 10 litros de água morna, 50 g de bicarbonato de sódio comum e um pouco de aparas de sabão são tomadas. Todos os ingredientes devem ser bem misturados. A solução preparada é pulverizada com plantas 2 vezes por semana, tentando obter a solução em ambos os lados das folhas.
  2. Tratamento com soro. Para isso, precisamos de um soro convencional, que é misturado com água nas proporções: 1 litro de soro por 10 litros de água. Depois de borrifar tomates com tal meio, uma película fina aparecerá nas folhas, o que não permitirá que o micélio do fungo respire, o que, por sua vez, levará à morte da doença. Repetir procedimento de pulverização deve ser 3-4 vezes com um intervalo de 3 dias.
  3. Tratamento e prevenção do fluido de Bordeaux. A solução é preparada de forma muito simples: 100 g de líquido devem ser diluídos em 10 litros de água morna. O tratamento com esta mistura é realizado 2 ou 3 semanas antes de os tomates serem plantados no campo aberto, ou quando a doença mostra os seus sintomas.
  4. Infusão de cinzas de madeira. A infusão é preparada com base em 1 kg de cinza por 10 litros de água (a água deve estar muito quente, mas não fervendo). A cinza é dissolvida em água e deixada para ser infundida por uma semana. Em seguida, a infusão deve ser derramada em outro balde ou pulverizador, o antigo despeje-o de modo que a cinza assentada permaneça no primeiro balde. As cinzas restantes podem ser misturadas com água e usadas para irrigação.

Voce sabe O fungo micelial pode viver no solo por cerca de 20 anos.

Oídio é uma doença muito contagiosa que é difícil de tratar, e se você notar algum dos seus sinais, você deve começar imediatamente a combatê-lo. Mas a melhor maneira de combater o oídio é sua prevenção.

Assista ao vídeo: Fungo no tomateiro

Pin
Send
Share
Send