Por que as mudas de berinjela murcham e caem? E se as folhas secarem e ficarem amarelas? Instruções passo a passo sobre tratamento

Pin
Send
Share
Send

Se as beringelas sem causa ficarem amarelas ou desaparecerem - não tenha pressa para tirar conclusões precipitadas e destruir plantas com doses de fertilizantes em choque.

Primeiro, olhe para as mudas: sua aparência pode indicar a razão pela qual as mudas estão morrendo.

Hoje vamos descobrir porque as mudas de beringela murcham e caem? O que devo fazer se as folhas secarem nas plântulas de berinjela?

Por que as folhas ficam amarelas nas mudas de berinjela?

As principais razões pelas quais as mudas de berinjela ficam amarelas:

  • solo pobre em nitrogênio;
  • excesso de umidade;
  • infecção fúngica sistema radicular - fusariose, verticilose;
  • luz solar direta.

Falta de azoto

O solo não é a única fonte importante de nitrogênio para o crescimento de berinjelas. Se a planta não recebe uma quantidade suficiente de um macroelemento através do sistema radicular, então ela extrai o material necessário para construir novas células a partir de si mesmo.

Os mais antigos estão sob ameaça - as folhas do cotilédone inferior, que são menos prioritárias para a planta do que as de crescimento superior.

Importante! Quanto mais descompensada a falta de um macronutriente, maior o amarelecimento "sobe" a muda.

Com precisão Escave a planta e libere sua parte subterrânea do solo. Se o sistema radicular estiver ileso, e as folhas do cotilédone ficarem amarelas e desaparecerem - as mudas adubação de emergência com fertilizante de nitrogênio é necessária.

Lembre-se que é necessário usar os fundos adquiridos estritamente de acordo com as instruções, de modo a não exagerar com a dosagem e não prejudicar as mudas.

Umidade do solo inadequada

O excesso de umidade do solo tem o efeito oposto na muda: amarelecimento começa a partir do topo. Durante o exame do sistema radicular, partículas úmidas de terra são encontradas entre as raízes entrelaçadas.

Lembre-se! Na água azeda, bactérias e fungos se multiplicam intensamente, seus metabólitos deslocam o pH do solo para o lado ácido. Em casos graves, apenas a substituição total da terra ajudará a salvar as mudas.

No fundo e paredes de recipientes com mudas, há água estagnada e uma placa verde úmida - um sinal do crescimento da flora fúngica.

As medidas de assistência são as seguintes: substituir o solo em uma caixa com mudas.

Se a água estagnar em seu fundo - faça vários furos de drenagem grandes e sempre coloque a caixa no palete.

Fusarium

Fusarium - fungo que vive no solo e afeta plantas enfraquecidas. Muitas vezes os esporos são trazidos para o solo com sementes não tratadas. Sob condições favoráveis, fungos desastrosos são formados a partir dos esporos, penetrando nas plantas através de raízes traumatizadas ou feridas no caule.

A aparência da berinjela, afetada pelo fusarium, tem:

  • atraso no crescimento;
  • talo marrom e seu corte;
  • placa rosa nas raízes, estendendo-se até a parte do solo da muda;
  • folhas amareladas com veias leves;
  • lençóis de crochet amarelo.

As plantas de ajuda podem ser as seguintes:

  1. remover as plantas mortas da caixa, colocando em um recipiente separado aqueles que ainda podem ser salvos;
  2. para substituir o solo, a caixa de mudas;
  3. usar drogas fungicidas (Benazol, Fundazol, Strekar, Trichodermine) de acordo com as instruções.
Importante! Antes de plantar sementes, não se esqueça da prevenção de fusariose: desinfecção de sementes, solo, tanques de semeadura.

Verticilose

Outro inimigo da berinjela é o fungo Verticillium. O resultado da introdução deste parasita na planta é amarelamento e rápido queda de folhas. A muda derrotada perece.

Reconhecer a planta doente ajudará os seguintes sintomas:

  • afetado deixa olhar colorido, desaparecendo, amarelamento deles começa com estrias;
  • seguindo a mudança na sua cor o desvanecimento das partes vegetativas da berinjela: eles se torcem em espiral e caem, dando a impressão de que as folhas foram queimadas com água fervente;
  • no corte o caule é marrom.

Táticas de luta:

  1. remova imediatamente as plântulas doentes (será melhor queimá-las, para que o fungo não se instale no poço de compostagem;
  2. plantar berinjelas saudáveis ​​em uma nova caixa com o solo;
  3. conduta tratamento e prevenção de fungicidas: Previcur, Rovral, Topsin.
Importante! A luta contra a verticilose raramente termina com sucesso, por isso tente salvar as mudas que não apresentam os sintomas da doença.

Raios UV

A exposição direta a longo prazo à radiação ultravioleta é repleta da desintegração da clorofila, o citocromo respiratório verde exigido pela planta para a fotossíntese.

Folhasque recebeu queimaduras pode ter manchas amarelas ou amarelo completamente.

Note que apenas as superfícies superiores das folhas, de frente para o lado ensolarado da janela ou para a estufa, sofrem. Se assim for, então tenha certeza - a causa da queimadura solar.

Se suas mudas estiverem expostas a exposição prolongada ao sol aberto, elas devem ser cobertas com papel ou tecido entre as 12:00 e as 15:00.

Veja o pequeno vídeo sobre como lidar com o amarelado:

Por que as mudas de berinjela murcham?

Se as plantas jovens murcharem, certifique-se de que um dos fatores influencie a muda:

  • super refrigeração baixa temperatura do solo;
  • rega inadequada;
  • recente colheita;
  • infecção fúngica.

Solo frio

De acordo com o sistema condutor da planta, o solo aquecido pelo solo das raízes até os órgãos vegetativos da berinjela entra no líquido.

Se a temperatura do solo não for alta o suficiente, processos de transporte de umidade são violados.

A planta é desidratada apesar de regar de forma suficiente.

Importante! Berinjela é uma planta termofílica. A temperatura de conforto para o seu desenvolvimento não é mais baixa do que 13 ° de noite e 22-26 ° durante o dia.

Descubra se o solo não é resfriado por um calado ou correntes de ar frio da rua. Meça a temperatura ambiente - se não for alta o suficiente, use aquecimento artificial do solo e regar as mudas com água morna 25-28°.

Desidratação

Com rega insuficiente folhas parecem lentas, diluídas e caem sob a força de sua própria gravidade. A mudança na cor das partes vegetativas da muda não é típica da falta de umidade na planta. A necessidade de alterar o modo de regar as mudas será indicada pelo solo seco e grumoso.

Você pode ler sobre como organizar adequadamente a rega de mudas de berinjela, aqui.

Estresse

Definhar as folhas cotiledonares na berinjela após a colheita ou transplante é considerado aceitável.

Devido à perda da planta durante a adaptação ao novo ambiente e ao dano a parte do sistema radicular, as folhas mais velhas podem morrer na berinjela. Se você perceber que o topo da planta cernelha - a razão não está na mudança de solo.

Fungo

Manifestações precoces de doenças fúngicas podem parecer uma berinjela murcha não causada.

O mais perigoso é a murcha vertical - tarde diagnosticada e doença quase incurável. O corte verde da parte de raiz do caule da muda ajudará a eliminar a derrota de mudas por fungos.

No caminho para a colheita

A busca pela causa das mudanças na condição das mudas, o estabelecimento de um diagnóstico correto e a provisão de ajuda emergencial para a secagem da planta é um grande passo no caminho para uma rica colheita.Ajudá-lo neste caso responsável monitoramento diário de plantas jovens e o cumprimento dos seus requisitos simples, mas necessários.

POR FAVOR, NOTE! Descubra de que doenças as beringelas são suscetíveis: o que fazer se as mudas caírem ou forem arrancadas ou até mesmo morrerem? As causas do aparecimento de manchas brancas e torção de folhas. E que pragas podem atacar mudas jovens?

Materiais Úteis

Leia outros artigos sobre o cultivo e o cuidado de mudas de berinjela:

  • Diferentes métodos de cultivo: em pílulas de turfa, em caracol e até em papel higiênico.
  • Todas as características da semeadura no calendário lunar.
  • Regras de ouro de crescer a partir de sementes.
  • Peculiaridades do crescimento em diferentes regiões da Rússia: nos Urais, na Sibéria e nos subúrbios.
  • Mais sobre a preparação das sementes antes do plantio.

Assista ao vídeo: Roseira mais florida com estes 3 truques

Pin
Send
Share
Send