Entre todas as culturas técnicas, a fiação é destacada. Naturalmente, a prioridade em seu crescimento pertence a grandes fazendas especializadas, mas pouco a pouco elas são "arrancadas" pelos proprietários de grandes fazendas. Muitas pessoas estão interessadas no processo de obtenção do algodão. Aprendemos mais sobre o que é esse tipo de algodão e como é o cuidado com ele.
- Breve descrição
- Coloque na rotação
- Trabalho preparatório
- Preparação do solo
- Preparação de sementes
- Semeadura de sementes
- Cuidado de colheitas
- Aplicação de fertilizantes
- Colheita
- Reciclagem
Breve descrição
Este é um nome comum para uma espécie biológica que une mais de 50 espécies de plantas. Sua propagação começou simultaneamente a partir de dois centros - Índia e América. Todos os representantes dessa cultura são herbáceas de um ou dois anos de idade. Em altura, eles podem chegar a 2 m O rizoma do núcleo é bem desenvolvido, vai a uma profundidade de mais de 30 cm.
No caule lignificado abaixo do caule, ramos laterais podem crescer (8-15). Ramos são divididos em crescimento e fruta. Os primeiros estão localizados na parte inferior da haste e são lançados em um ângulo agudo. Frutas vão acima deles, o ângulo de inclinação é menor. É neles após o aparecimento de flores são formadas caixas de frutas. As folhas na forma de 3 ou 5 lâminas são estritamente regulares, são pecíolos oblongos visíveis. Nas variedades precoces, os ramos da fruta crescem a partir das folhas do seio 3-4, enquanto nas variedades posteriores aparecem em 5-7 escamas da folha.
Grandes flores solitárias de cores diferentes (na maioria das vezes branco ou amarelo) têm uma corola de 3-5 pétalas e uma dupla taça serrilhada, em torno da qual é lançada uma embalagem grande de três lâminas. Em julho-setembro, é visto como as flores se abrem de manhã e ficam vermelhas pela tarde (veja como as flores de algodão estão efetivamente na foto). Depois que a cor muda para violeta, as flores secam e caem. Em setembro-outubro, frutos de caixa de forma oval ou redonda amadurecem. Tais frutas podem ser até 200 em um arbusto.
Ao amadurecer, a caixa racha-se e desmorona, dele cai 5-10 sementes ovais, cobertas de fibras em um comprimento de 5-45 mm. De uma caixa retire de 2 a 10 g de matéria prima.
Na agricultura, os mais importantes são quatro tipos de algodão:
- ordinário (ele também é mexicano);
- Peruana;
- árvore-like;
- gramíneo.
Coloque na rotação
A chave para uma boa colheita é o uso de alfafa na rotação de culturas. Essa cultura melhora a composição do solo, ajuda a acumular húmus. Após seu pouso, o solo adquire uma boa drenagem, a circulação de ar na camada superior é normalizada.
Um tal "multipolar" se parece com isto: 6-7 campos para algodão são "cozidos" 2-3 maciços de alfafa. Se a alfafa não for plantada, tudo bem: quaisquer grãos e leguminosas são considerados bons precursores no local. Isto também se aplica à beterraba sacarina com milho.
Trabalho preparatório
Antes da semeadura, vale a pena saber mais sobre onde, em que solo o algodão cresce melhor.
A opção ideal seria a terra sem sal. A água subterrânea deve estar no fundo - o alagamento é indesejável. O solo terá que ser levado à condição requerida no outono, em várias recepções.
Preparação do solo
Tais atividades são reduzidas para as seguintes ações:
- No final de agosto e início de setembro, a área destinada às culturas é colhida. Isso é feito após a colheita da alfafa. O arado ao mesmo tempo aprofundar um pouco, em 5-6 (em solos pesados - até 10) cm.Isso é necessário para remover as sementes remanescentes e ervas daninhas.
- Depois disso, o outono principal segue a lavra. Os arados do arado de dois níveis são expostos a uma profundidade de 40 cm.
- Paralelamente à lavoura, o tratamento com herbicida pode ser aplicado. O método de queima da erva e seus rizomas é raramente usado.
- O solo salino é adicionalmente lavado e solto mais uma vez (com um arado ou cultivador).
- O ciclo da primavera começa com uma angustiante de duas partes. Em regiões com clima ameno, é feito na segunda década de fevereiro.
- O solo fraco é alimentado com estrume e subsequente aragem de lavoura.
- O estágio final é um "passe" pelo cultivador a uma profundidade de 5-8 cm.
Muitos agricultores passam a rega de inverno, o que compacta o solo. Após este umedecimento na primavera (mesmo antes da gradagem), o chiling é necessariamente feito. Esta é a técnica de aração sem fundo a uma profundidade de 8-15 cm, seguida por uma grade.
Preparação de sementes
No curso há um material de sementes qualitativo e condicionado coletado para congelamento. Uma cultura estável produz apenas variedades zoneadas - os "exóticos" criam raízes com dificuldade.
As pré-formas são pré-tratadas mecanicamente ou quimicamente. O primeiro é remover o acolchoado (parcial ou completo). "Química" é reduzida a gravação em pares de ácidos clorídrico ou sulfúrico.
O aquecimento do ar também é importante:
- As sementes são mantidas no ar por 20 a 30 dias.
- Para a desinfecção tomar triclorofenol ou fentiuram de cobre 65% (não mais do que 12 kg / t 1).
- Antes da inoculação de 9-10 horas embebido em água. Esta técnica é frequentemente substituída por hidratação (3 tratamentos a intervalos de 8-12 horas). Assim, em 1 tonelada de material de folhas de 500-600 litros de água.
Quando a cozedura estiver concluída, é necessário esperar que o calor e começar a semeadura.
Semeadura de sementes
a temperatura do solo ideal para inoculação bem sucedida é de pelo menos + 12 ° C ... + 14 ° C. Pressa não é necessário - no solo é sementes frias simplesmente perecer.
O esquema de semeadura depende do método escolhido, mas em qualquer caso, o corredor é feito não inferior a 60 cm. Aqui estão alguns exemplos de tais esquemas:
- 60х25 (ideal para o método pontilhado);
- 60х45 para o soquete retangular;
- 60 x 60 com o método de soquete quadrado;
- e culturas de fileiras largas são aplicadas a uma taxa de 90x15 (o "passo" pode ser aumentado para 20 ou 30 cm).
2-3 aquênios são colocados no buraco, a profundidade de incorporação para solos cinzentos comuns é de 4-5 cm (em prado ou pantanoso eles são tomados menores: 3-4 cm).
A taxa de consumo depende do método escolhido, mas é selecionada de forma a excluir o desbaste durante o crescimento das plantações. Este valor pode variar de 40 a 70 kg / ha. As sementes nuas são muito menos exigentes do que as pubescentes - por isso, em 1 hectare, é necessário 40-42 kg de aquênios "limpos", enquanto que "fofo" para a mesma área é necessário pelo menos 60 kg. Densidade de plantas - de 80 a 120 mil / ha. As linhas são imediatamente tratadas com 80% de kotoranom. Em 100 litros de água (taxa de hectare), adicionar 1,5-3,5 kg deste agente, e a mistura resultante é pulverizada com uma tira larga (30 cm).
Cuidado de colheitas
Semeando tudo está claro, agora é a hora de ver como o algodão já crescido está crescendo e qual é o resultado de cuidar dele.
Rega requer moderado, adequado como mangueiras convencionais e aspersão. Para o crescimento normal das raízes, 2 regas são feitas: a primeira quando aparecem 3 a 5 folhas e a segunda após 20-25 dias, durante a fase de brotação. A floração e a aparência dos frutos requerem um umedecimento mais profundo: 6-7 "cubos" por 1 "cem" de plantações. O último umedecimento é feito o mais tardar 5-7 dias antes das folhas caírem.
- O primeiro - a uma profundidade de 8-10 cm (logo que os tiros se apareceram).
- O próximo "set" antes da primeira rega.
- Como o solo resseca após a irrigação.
Para a passagem no meio dos corredores, eles exibem 12-15 cm, nos ninhos - os mesmos 8-10 cm. Para mulching Praticamente todos os revestimentos são adequados. Claro, é preferível "orgânico". O abrigo natural mais popular continua sendo estrume. Ele retém perfeitamente a umidade, mas também tem uma desvantagem - uma despesa grande (25 kg por "cem" de colheitas). Para áreas pequenas, a palha é adequada, mas a grama cortada é geralmente evitada pelos agricultores devido ao risco de pragas.
Controle de plantas daninhas inclui também o tratamento com formulações herbicidas. Ao escolher tal meio, é necessário levar em conta a idade das plantas, a fase do seu crescimento e as condições do tempo.
O mesmo se aplica a pragas. Colheres e ácaros, pulgões e mariposas nem sempre são sensíveis a soluções fracas, enquanto a "química" forte afeta mal as próprias plantas e o solo. Tanto quanto possível, tais tratamentos são evitados. A destruição atempada de arbustos severamente afetados também ajuda.
Aplicação de fertilizantes
O algodão precisa de fertilização e responde bem, se forem corretamente introduzidos. Aqui estão as principais etapas da maquiagem sazonal:
- A introdução de estrume sob aração (por 1 hectare exigirá um mínimo de 15 toneladas). É frequentemente substituído por composto nas mesmas doses. É necessário adicionar óxido de fósforo (20 kg) e potássio (55-60 kg). Este tratamento é especialmente eficaz em solos fracos ou com precursores de grãos.
- O primeiro curativo vegetativo cai na fase de crescimento foliar. A 15-17 cm da linha e abaixo de 2-4 cm do orifício de irrigação estava o nitrogênio (35-50 kg / ha).
- Durante a brotação, os compostos de potássio entram no caso (50 a 60 kg de óxido de potássio serão suficientes). Mas eles já estão recuando um pouco mais - pelo menos 22 cm da linha, se aventurando a pelo menos 4 cm da "linha d'água".
- Floração é uma especialidade do fósforo, geralmente leva 25-27 kg.
Colheita
A coleção é em setembro-outubro. Cápsulas (especialmente em grandes áreas) amadurecem e desdobram-se desigualmente, então você tem que recorrer a métodos diferentes. Quando pelo menos 2 caixas em todos os ramos são abertas na massa principal das plantas, elas fazem desfolhação. Isso nada mais é do que a remoção de folhas antes da colheita.O benefício deste procedimento é que impede a propagação de doenças e pragas que se aninham nas folhas.
Para isso, as seguintes ferramentas são usadas:
- Uma mistura de silicofluoreto de sódio e cianamida de cálcio em uma proporção de 2: 1. Cianamida não é superior a 40 kg / ha.
- Cloreto de magnésio (9-10 kg / ha).
- Cloratrocloreto de cálcio, que atua um pouco mais devagar.
Ao se preparar para o tratamento, tenha em mente que todos os dessecantes, com exceção da cianamida, secam as plantas severamente. Todas estas soluções ativam o crescimento das cápsulas, "ajustando" assim os arbustos lentos. A limpeza em si é realizada manualmente ou por máquina. A técnica é usada somente após 55-60% dos frutos serem revelados.
Com um cuidado normal, cerca de 27-30 centavos de matéria-prima são removidos do hectare.
Reciclagem
Descobrindo como e por quais meios cultivar algodão valioso, prosseguiremos para o estágio final.
O processamento de matérias-primas é um processo longo e demorado. Envolve tanto especialistas quanto vários meios técnicos. Em suma, A maneira de coletar para obter têxteis se parece com isso:
- As matérias-primas são levadas para pontos de recepção ou imediatamente para empresas. Primeiro de tudo, a coleção é colocada em um terreno plano e seco.
- Depois da colheita, o algodão é uma mistura de fibras e sementes, cheias de sujeira. Em tambores especiais, as fibras são separadas de quaisquer impurezas.
- Em seguida, escolha a fibra mais longa (não inferior a 20 cm). Isso já é material puro. Raw mais de 25 cm de comprimento é considerado de alta qualidade, é permitido em roupas, lençóis finos e roupas de cama. Aqueles que são mais curtos são o futuro algodão e componentes explosivos.
Parece ser simples, mas na verdade é um trabalho muito trabalhoso, exigindo dispositivos caros.
Agora, cuidar do algodão não representa segredos para nossos leitores. Esperamos que o processo de semeadura também não seja difícil. Boas colheitas!