Como proteger o gado (gado) da pasteurelose

Pin
Send
Share
Send

O gado reprodutivo está associado ao risco de doenças infecciosas e não infecciosas, que ocorrem com bastante frequência em grandes fazendas de gado e em pequenas propriedades rurais. O conhecimento dos sintomas das doenças mais comuns permitirá o reconhecimento precoce da doença e evitará a infecção de todo o rebanho. Neste artigo, descrevemos os sintomas, tratamento e prevenção da pasteurelose em bovinos.

  • Que tipo de doença?
  • Causas e agente causador
  • Sintomas de manifestação em diferentes formas
    • Sharp
    • Subaguda
    • Superbright
    • Crônico
  • Diagnóstico da doença
  • Tratamento da pasteurelose em bovinos
  • Medidas preventivas

Que tipo de doença?

A pasteurelose é uma doença infecciosa contagiosa suscetível a animais domésticos e silvestres. O agente causador desta doença é a bactéria Pasteurella multocida (às vezes P. haemolytica).

Pasteurellas são encontrados nas membranas mucosas do trato gastrointestinal (TGI) dos animais, mas a doença se desenvolve apenas em animais enfraquecidos e não enxertados.

Entrando no sangue, a bactéria transporta o sangue através do corpo e causa inchaço, inflamação, hemorragias em vários órgãos: pulmões, pleura, intestinos, articulações.

O mais novo é considerado o mais suscetível a doenças infecciosas, já que nos primeiros dias após o nascimento, os bezerros não têm uma defesa imunitária completa. Em bovinos, os surtos de pasteurelose são mais freqüentes no verão e no início do outono - em julho, agosto e setembro.

Voce sabe Louis Pasteur recebeu uma cultura pura do patógeno e pela primeira vez tentou fabricar a vacina morta. Em sua homenagem em 1910, esse microorganismo foi chamado de pasteurella.
Esta doença leva a grandes perdas quando se trata de grandes explorações pecuárias, uma vez que leva à morte e abate de gado, o custo do tratamento.

Causas e agente causador

O agente causador da pasteurelose Pasteurella multocida refere-se a bactérias aeróbicas. Quando a cultura microscópica, você pode ver varas ovais curtas, localizadas em pares ou cadeias.

Estas são bactérias imóveis, gram-negativas para coloração. Pasteurellas são de baixa estabilidade, desde que não formam uma disputa: no estrume, eles podem ser encontrados dentro de 2-3 semanas, e em cadáveres eles persistem por 3-4 meses.

Estas bactérias perecem rapidamente sob a influência da luz solar e muitos desinfetantes. As fontes de infecção do gado podem ser quaisquer animais doentes (porcos, cavalos, vacas) e portadores de pasteurel.

A desinfecção é muitas vezes realizada com a ajuda da droga "Brovadez-plus".
Os portadores não são indivíduos doentes, que foram mantidos próximos aos pacientes. Em algumas fazendas, o portador de pastagem pode chegar a 70%. Vacas que entram em contato com animais doentes podem ser uma fonte de infecção durante o ano.

A incidência espontânea de pasteurelose é facilitada pela alteração das condições de detenção, condução ou transporte de gado, pois isso pode enfraquecer os animais.

Importante! Muitas vezes a pasteurelose se desenvolve como resultado da autoinfecção em fazendas ricas - com uma diminuição na imunidade da pasteurela, que estão no corpo do portador, penetram no sangue e afetam os órgãos internos.

Animais doentes excretam o patógeno com fezes, urina, saliva, leite e quando tossem. As vacas podem adoecer no contato com os objetos de cuidado, estrume, forragem, água. A infecção também pode ocorrer através da pele danificada, por exemplo, com uma picada de roedor ou insetos sugadores de sangue.

As bactérias entram nas membranas mucosas do trato gastrointestinal e do trato respiratório ou diretamente no sangue (arranhões, picadas de animais e insetos).

Sintomas de manifestação em diferentes formas

O período de incubação dura até 2-3 dias, e se entrar diretamente no sangue através da pele danificada, a doença se desenvolve em poucas horas. A duração da doença pode variar e depende da imunidade do animal, a virulência da bactéria, as condições de manutenção do gado, doenças concomitantes.

Muitas vezes a pasteurelose ocorre em combinação com salmonelose, diplococose, parainfluenza e infecção por adenovírus. Dependendo da duração da doença e da taxa de desenvolvimento dos sintomas, as formas aguda, hiperativa, subaguda e crônica da doença são diferenciadas.

Voce sabe Você pode se infectar com pasteurelose mesmo quando estiver em contato com animais selvagens. Até os gatos podem ser metacarpos.

Sharp

Em vacas agudas, a temperatura é aumentada para 40-42 ° C. O animal fica lento e piora. A alocação de leite pára. Em alguns casos, desenvolve mastite.

Contra o pano de fundo de febre, há inchaço da faringe e cavidade oral (forma edematosa). A pasteurelose mamária do gado é caracterizada por uma predominância de sintomas de insuficiência respiratória, que aparece no contexto de pneumonia crupolosa e uma violação da deglutição. A vaca doente respira frequentemente e com força, pode ser uma tosse seca. Em animais jovens, a forma intestinal se desenvolve na maioria dos casos. Em fezes aquosas há uma mistura de flocos e sangue.

Às vezes, hemorragias nasais, inflamação da conjuntiva dos olhos e uma mistura de sangue na urina começam. A intoxicação, as violações da respiração e a atividade cardíaca levam à morte em 2-3 dias.

Você provavelmente estará interessado em ler sobre as principais doenças das vacas e métodos de sua prevenção.

Subaguda

O fluxo subagudo é caracterizado pelo desenvolvimento de pleuropneumonia, inflamação das articulações (artrite) e mucosa nasal (rinite). Contra o pano de fundo da febre, há uma secreção de tosse, mucosa ou mucopurulenta do nariz.

No final da doença, a diarréia sanguinolenta pode começar. A doença termina em um resultado letal em 3-5 dias.

Superbright

Quando o excesso de fluxo está rapidamente desenvolvendo sintomas da forma da mama da doença. A temperatura sobe para 41 ° C, a inflamação das cordas vocais e faringe começa. Isto é manifestado pela respiração pesada, tosse. O pescoço e a região pré-maxilar incham. Em alguns casos, pode aparecer diarreia com sangue.Os animais morrem dentro de 12 horas do dia devido a asfixia ou edema pulmonar.

Em alguns casos, a morte ocorre de repente por causa da insuficiência cardíaca aguda antes do aparecimento de manifestações clínicas da doença. Na forma séptica, a morte rápida de um animal ocorre em um contexto de diarréia e febre alta.

Crônico

Para o curso crônico da doença, distúrbios menos pronunciados de respiração e digestão são característicos. A diarreia prolongada (frequentes evacuações líquidas) leva à perda de peso e exaustão.

Pneumonia se desenvolve lentamente. Aos poucos, há inchaço das articulações. Com esse curso da doença, os animais morrem em poucas semanas.

Diagnóstico da doença

O diagnóstico é feito levando-se em conta a análise de dados sobre a incidência de pasteurelose bovina na região, com base no desenvolvimento de sintomas em vacas doentes. É obrigatório realizar autópsia de gado morto para avaliar alterações estruturais nos tecidos.

Amostras de órgãos parenquimatosos e sangue são coletadas para exame microscópico e bacteriológico.

Alterações patológicas nos órgãos dependem do curso e da forma da doença.No desenvolvimento aguda e hyperacute da doença no coração e fígado encontrado várias hemorragias.

As mudanças inflamatórias nos pulmões, inchaço corpos focos de necrose nos rins e no fígado são cronicidade característica da doença. Os órgãos dos animais mortos são levados para exame até 3-5 horas após a morte. Quando o tempo está quente, antes de transportar as amostras têm de preservar uma solução de glicerol a 40%. vitelos afectados pasteurelose e vacas adultas no estudo, tendo o muco nasal e sangue.

O diagnóstico laboratorial é:

  • exame de esfregaços de sangue ao microscópio;
  • isolamento da cultura em mídia especial;
  • infecção de camundongos e coelhos de laboratório com cultura desenvolvida em meio nutriente;
  • determinar o grau de virulência do patógeno.

Tratamento da pasteurelose em bovinos

Vacas doentes são isoladas em um quarto quente e seco. Durante o tratamento, é importante fornecer ao animal uma nutrição adequada. Por via intravenosa e por via intramuscular antibióticos administrados para que a Pasteurella sensível: tetraciclina, nitoks, cloranfenicol, estreptomicina e drogas sulfa.

No tratamento da pasteurelose em animais, são utilizados medicamentos como "Nitox", "Lozewal" e "Tromexin".
Para o tratamento, os soros hiperimunes são usados ​​contra a pasteurelose do gado. Além disso, injetar por via intravenosa uma solução de glicose e solução salina. A introdução do soro começa quando os primeiros sintomas da doença aparecem.

Um bom efeito terapêutico é a administração intravenosa combinada de uma dose profilática dupla de antibióticos séricos e de ação prolongada. Os animais doentes durante 6-12 meses têm uma boa defesa imunitária contra a pasteurelose.

Voce sabe Alguns bezerros nascidos em fazendas problemáticas têm uma imunidade natural à pasteelada. Sua imunidade nem sempre é herdada das mães, mas transmitida por uma geração.

Medidas preventivas

Importante para a prevenção da pasteurelose é a observância das normas sanitárias para manter e cuidar do gado, pois isso contribui para melhorar a imunidade das vacas. Se um rebanho de pasteurelose for encontrado, o gado doente deve ser vacinado.

Após uma administração dupla da vacina precipitada, forma-se uma imunidade que persiste por 6 meses. A administração única de vacinas emulsificadas fornece proteção imunológica contra Pasteurella por um período de pelo menos um ano.

Como profilaxia, o soro é injetado nos jovens nos primeiros dias de internação na fazenda. Os adultos devem ser vacinados antes do transporte. Novos animais são colocados em uma sala de quarentena por 30 dias e são inspecionados diariamente. Dada a possibilidade de inserir a infecção por roedores e insetos sugadores de sangue, é necessário fazer vacinas preventivas uma vez por ano. Para evitar a infecção em massa, devem ser realizadas inspeções regulares de toda a população de bovinos.

Importante! Recomenda-se que apenas vacas vacinadas sejam colocadas em complexos de criação de gado.

As instalações nas quais os animais doentes foram mantidos são desinfetadas. Desinfecção é necessário realizar de solução alcalina que contém pelo menos 2% de cloro activo, solução a 2% de hidróxido de sódio, 3-5% de solução de 1% quente solução kreolina de formaldeído.

O tratamento das instalações é repetido a cada 10 dias até que a quarentena seja removida. A quarentena é encerrada 14 dias após a conclusão do tratamento de animais doentes e a vacinação de todos os animais saudáveis ​​e em contato.

As roupas do pessoal, que cuidou das vacas doentes durante o período de tratamento, devem ser completamente desinfetadas. Para isso, as coisas são fervidas em uma solução de soda a 2% ou embebidas em cloramina a 1%. O calçado de borracha é imerso em cloramina a 5% durante 2 horas. Cadáveres de indivíduos mortos devem ser descartados por incineração. O estrume é descontaminado com uma solução de lixívia.

Nas explorações em que foram identificados casos de pasteurelose, são introduzidas várias medidas restritivas:

  • é proibido reagrupar, importar e exportar animais;
  • É impossível executar manipulações cirúrgicas e vacinação contra outras doenças;
  • é proibido exportar estoque, alimentos ou itens de cuidados;
  • proíbe categoricamente a venda de leite de vacas doentes.

A fim de proteger suas vacas contra doenças, observe as regras de cuidar do gado, tome medidas preventivas e adquira animais somente em complexos agrícolas seguros.

Preste especial atenção às inspeções regulares de vacas jovens e adultas. Lembre-se da regra importante: a prevenção de doenças do gado é mais barata que o tratamento.

Pin
Send
Share
Send